Chegou a hora de entrarmos em algo mais polêmico aqui. Nos dias de hoje, existem pouquíssimas franquias de videogames que ainda não aderiram à utilização de dublagens para seus personagens.
De todas as franquias, a mais fácil de se destacar é, obviamente, The Legend of Zelda.
Enquanto muitos defendem que a série deva manter o seu estilo de apenas texto, existem aqueles que ainda querem ver a utilização vocal nos futuros jogos da série.
Eu mesmo admito que já fui contra esse pensamento... Mas, recentemente, minha opinião vem sendo mudada, e venho achando mais e mais que os jogos de Zelda estão precisando dessa adição.
Para conferir meus pensamentos a respeito do tema (e adicionar os seus através dos comentários), leia a postagem depois da quebra.
Só um pequeno detalhe antes de começarmos. Quando eu falo em "adição de voz", eu não estou me referindo a fazer o Link falar, e sim, eu estou dizendo que os personagens em geral do jogo devam falar. Pra mim, o herói pode se manter quieto, do jeito que está...
Abaixo, eu vou fazer uma lista de motivos de porque a adição de fala seria interessante na franquia:
- A ausência das caixas de texto
Não importa se você prefere a ideia de voz ou não; acho que todos concordamos que aquelas caixas de texto já começaram a cansar. Claro, tem toda aquela ideia da nostalgia por trás delas e tudo mas, pelo menos pra mim, já encheu... Além disso, elas quebram um pouco o fluxo de ação do jogo, e deixam as coisas mais lentas do que elas precisam ser...
- Maior rapidez de cenas
Se uma cena é grande demais ou não, é algo que realmente é irrelevante para a série Zelda. No entanto, várias das cenas que vimos em jogos anteriores, como Twilight Princess e Skyward Sword, poderiam ter ficado mais rápidas e mais interessantes se fossem com vozes.
- Entender o tom dos personagens
Parece uma ideia idiota, mas muitos personagens da série, especialmente os vilões, poderiam ter sido melhor interpretados, ou até mais ameaçadores na presença de voz. O melhor exemplo que vem à minha cabeça é o do vilão Zant, de Twilight Princess. Na primeira cena em que ele fala, você pode notar que ele não era do tipo "sério" quando você presta atenção à pontuação utilizada em sua fala. Mas, convenhamos, não é todo mundo que presta atenção nisso. Se tivesse voz, talvez Zant não tivesse sido uma "surpresa desagradável" para muitos como ele foi na época.
- Músicas cantadas se tornam uma possibilidade
É, talvez eu esteja apelando aqui... Mas, veja bem, alguns Zeldas já tentaram explorar o caminho da música cantada. O primeiro que eu lembro de utilizar esse caminho foi Majora's Mask, com a banda Indigo-Go's. Ora, há um momento em que a vocalista Lulu vai cantar, e, bom, não há uma letra para o que ela canta. É como se a cantora estivesse apenas simulando um instrumento musical. Tá, eu sei que tenho que levar em conta as limitações técnicas de capa época... Então, vamos para um exemplo mais recente, e que utilizou a dublagem de voz! Skyward Sword praticamente começa com uma música cantada, que tem até letra e tudo, mas que, infelizmente, não tem mais de 30-50 segundos. Eu acho que se tivéssemos os recursos da dublagem, poderia ter saído uma música bem maior dali.
Eu acho que eu podia continuar esse papo, mas, o texto ficaria muito longo... Isso e eu fiquei sem exemplos pra explicar melhor por que a dublagem pode ser uma boa ideia.
Se tantos jogos marcantes conseguem aplicá-la bem, por que Zelda não conseguiria? Além disso, poderia ser uma forma de chamar atenção de um novo público, quem sabe?
Se tantos jogos marcantes conseguem aplicá-la bem, por que Zelda não conseguiria? Além disso, poderia ser uma forma de chamar atenção de um novo público, quem sabe?
Mas, e você, caro e estimado leitor? Acha que Zelda deveria utilizar dublagem? Ou prefere o estilo clássico? Não deixe de comentar, pessoal, e até a próxima!
Davi Mendes Freitas (Tiranofarl) - É redator, colunista e dono do Hyrule Map. Ele também é o responsável pelos detonados de A Link to the Past e Link's Awakening. Atualmente, está escrevendo o detonado de Ocarina of Time, e fazendo os Guias de Itens para o The Minish Cap. Ele é o responsável pelas colunas Criações Fã, Curiosidades e Referências, Segredos de Hyrule, Pior de Hyrule e Discussões.
Davi Mendes Freitas (Tiranofarl) - É redator, colunista e dono do Hyrule Map. Ele também é o responsável pelos detonados de A Link to the Past e Link's Awakening. Atualmente, está escrevendo o detonado de Ocarina of Time, e fazendo os Guias de Itens para o The Minish Cap. Ele é o responsável pelas colunas Criações Fã, Curiosidades e Referências, Segredos de Hyrule, Pior de Hyrule e Discussões.