O artigo a seguir é uma tradução livre e não completamente fiel ao texto original com poucas mudanças mas com o mesmo objetivo, artigo originalmente publicado no Zelda Dungeon mas que eu tomei a liberdade de fazer uma humilde tradução e publicar aqui, espero que gostem do assunto escolhido, e depois tem mais!
Praticamente
qualquer pessoa que jogou um jogo da série Zelda deve saber o que é um transporte
pelo mundo. Depois de Ocarina of Time (que introduziu a Epona) não-essencialmente,
mas convincente, a série como um todo gravitou em torno mundos criados em torno
de transporte. (Sacou?)
Tudo começou em
Majora’s Mask, com seções do overworld exigindo Epona/Goron-Link/Zora-Link
(Cercas, saltos, mergulhos respectivamente). Cada um deles ofereceu sua própria
“forma de transporte” em que Link sem eles não poderia acessar (Vide as bandas
de Ikana). E por mais “apertado” que o overworld de Majora’s Mask é, está cheio
de coisas mais interessantes.
The Wind
Waker, naturalmente, seguiu o exemplo, com o King of the Red Lions sendo
obrigados a percorrer longos trechos do mar. Phantom Hourglass, Spirit Tracks,
e Skyward Sword eram, como The Wind Waker, claramente definidos pelas escolhas
de transporte tomadas pelo desenvolvedor. Já está meio que cansando as pessoas
que “passam” por estes overworlds cada um no seu respectivo transporte. Será que
a Nintendo poderia fazer algo diferente em relação à isso?
A resposta é
óbvia: um overworld integrando de múltiplas formas de transporte (Suponho que
como foi Majora’s Mask), dos quais muitos deles fossem não-essenciais, pode
fluir mais livremente, sentir-se mais realista (mais “free” sabe?), e permitir algo
melhor para a exploração. Como dito antes, nós já vimos as opções de transporte
em variedade (Vide novamente Majora’s Mask). Ao invés de sentir a limitação, o
jogo muitas vezes nos dá a sensação de liberdade, mesmo se eles foram
essenciais. (Ou não).
Como poderia
trabalhar com formas reais de transporte e não apenas máscaras? Imaginem trotar
para a costa de um mar, pegar uma carona em um barco (uma alternativa para a
natação, que é uma opção, mas é muito mais lento), navegando a uma ilha de
gaivotas gigantes, domar uma na mosca, e subindo a um cidade flutuante, tudo
sem interrupção. Pode ser difícil para integrar, mas ele só poderia valer a
pena, era algo raro da série antes de Ocarina of Time.
“Com melhor
tecnologia vem mais opções”, gostaríamos de ver os desenvolvedores que usam a
oportunidade para tirar algumas ideias convencionais uma vez que eles tinham
que colocar no centro de jogos (e ampliar) a gama de possibilidades. Deste
modo, o transporte pode ser uma libertação (algo não restritivo), a abordagem
de um-a-um-tempo para overworlds (Algo referente a ir pra li, e só DEPOIS ir
pra lá, vide Majora’s Mask de novo). Dado experiências dos desenvolvedores com
o transporte, a maioria dos que foram bem sucedidos, combinando e incorporá-los
em um ambiente mais natural parece ser o próximo passo lógico. (Ou não)
Há algo errado? O Sentido foi alterado ou está completamente errado e eu sou uma besta? Então ME AVISE PELA AMOR DE DIN! Entre em Contato agora mesmo! (Ou não)
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