domingo, 6 de janeiro de 2013

Integrando Múltiplos Estilos de Transporte (Zelda Dungeon)

O artigo a seguir é uma tradução livre e não completamente fiel ao texto original com poucas mudanças mas com o mesmo objetivo, artigo originalmente publicado no Zelda Dungeon mas que eu tomei a liberdade de fazer uma humilde tradução e publicar aqui, espero que gostem do assunto escolhido, e depois tem mais!

Praticamente qualquer pessoa que jogou um jogo da série Zelda deve saber o que é um transporte pelo mundo. Depois de Ocarina of Time (que introduziu a Epona) não-essencialmente, mas convincente, a série como um todo gravitou em torno mundos criados em torno de transporte. (Sacou?)
Tudo começou em Majora’s Mask, com seções do overworld exigindo Epona/Goron-Link/Zora-Link (Cercas, saltos, mergulhos respectivamente). Cada um deles ofereceu sua própria “forma de transporte” em que Link sem eles não poderia acessar (Vide as bandas de Ikana). E por mais “apertado” que o overworld de Majora’s Mask é, está cheio de coisas mais interessantes.
The Wind Waker, naturalmente, seguiu o exemplo, com o King of the Red Lions sendo obrigados a percorrer longos trechos do mar. Phantom Hourglass, Spirit Tracks, e Skyward Sword eram, como The Wind Waker, claramente definidos pelas escolhas de transporte tomadas pelo desenvolvedor. Já está meio que cansando as pessoas que “passam” por estes overworlds cada um no seu respectivo transporte. Será que a Nintendo poderia fazer algo diferente em relação à isso?
A resposta é óbvia: um overworld integrando de múltiplas formas de transporte (Suponho que como foi Majora’s Mask), dos quais muitos deles fossem não-essenciais, pode fluir mais livremente, sentir-se mais realista (mais “free” sabe?), e permitir algo melhor para a exploração. Como dito antes, nós já vimos as opções de transporte em variedade (Vide novamente Majora’s Mask). Ao invés de sentir a limitação, o jogo muitas vezes nos dá a sensação de liberdade, mesmo se eles foram essenciais. (Ou não).
Como poderia trabalhar com formas reais de transporte e não apenas máscaras? Imaginem trotar para a costa de um mar, pegar uma carona em um barco (uma alternativa para a natação, que é uma opção, mas é muito mais lento), navegando a uma ilha de gaivotas gigantes, domar uma na mosca, e subindo a um cidade flutuante, tudo sem interrupção. Pode ser difícil para integrar, mas ele só poderia valer a pena, era algo raro da série antes de Ocarina of Time.
“Com melhor tecnologia vem mais opções”, gostaríamos de ver os desenvolvedores que usam a oportunidade para tirar algumas ideias convencionais uma vez que eles tinham que colocar no centro de jogos (e ampliar) a gama de possibilidades. Deste modo, o transporte pode ser uma libertação (algo não restritivo), a abordagem de um-a-um-tempo para overworlds (Algo referente a ir pra li, e só DEPOIS ir pra lá, vide Majora’s Mask de novo). Dado experiências dos desenvolvedores com o transporte, a maioria dos que foram bem sucedidos, combinando e incorporá-los em um ambiente mais natural parece ser o próximo passo lógico. (Ou não)

Há algo errado? O Sentido foi alterado ou está completamente errado e eu sou uma besta? Então ME AVISE PELA AMOR DE DIN! Entre em Contato agora mesmo! (Ou não)


Nenhum comentário:

Postar um comentário