domingo, 29 de janeiro de 2012

As Influências Culturais Da Série

Oie pessoas, eu sou a Jéssica e aqui vai a minha primeira postagem no Hyrule Map e espero que vcs gostem..

Bem, hoje vamos falar um pouco sobre as influências da série, que são muitas, tão interessantes mas que são (às vezes) passadas despercebidamente, mas vamos parar de enrolação e ir direto ao ponto..

Entre Mitos e Histórias... Uma Lenda

Bom, Todos dizem que todo produto cultural, seja game, filme ou livro, sofre influências de tudo que já foi realizado anteriormente. Uma história contada hoje sempre tem em si um pouco de todas que já foram contadas no passado. Isso fica bem claro quando vemos as várias influências que a série The Legend of Zelda carrega. Nesses Vinte e Cinco anos virou uma das franquias mais complexas da Nintendo, Buscando sempre inspirações antigas e modernas.

Link repete a Mítica cena da história do rei Arthur, o único que podia usar a espada Excalibur
Vamos nos aprofundar nas inspirações que Zelda retirou da mitologia, da literatura e da cultura...

A Gênese

Zelda foi criado em meio a uma união de fatores: influências de histórias mitológicas, elementos vindos da literatura clássica mundial e inspirações particulares do seu criador, Shigeru Miyamoto. A própria utilizaçãodo termo Legend (Lenda) no título deixa bem claro que a base de Zelda é fruto da combinação de fatos possivelmente reais (no caso para o universo onde o game se passa e não reais para o jogador), com elementos fantasiosos.
Tomamos Hyrule. Segundo a lenda que é contada no game, o mundo foi criado pela ação de três deusas: Din, a deusa do poder, Nayru, a deusa da sabedoria e Farore, a deusa da coragem. Esse mito é bem semelhante ao da mitologia pré-árabe, que também hás três deusas: Allat, Al-Uzza e Manata, cada qual com sua função para a manutenção da ordem no mundo.

Bem, não consegui uma imagem melhor mas representa legal

 Achou interessante? pois é, na prática isso significa que a série procura mostrar que a função básica das divindades é apenas a da criação. Todo e qualquer mal é fruto dos humanos.

Das Páginas Para As Telas

Se lendas imemoriais são o fio condutor para a construção da base do universo Zelda, os elementos que preenchema aventura vem de dois nichos: a literatura universal e as mitologias européias, principalmente das culturas gregas e celta.
 Falando sobre inspirações vindas da grande literatura, as mais visíveis talvez sejam as referências às histórias do rei Arthur, figura lendária britânica que teria vivido no Séc.VI. Assim como Arthur, Link é um exímio combatente, sempre colocando o bem comum acima de seus próprios ideais , e é capaz de empunhar uma espada sagrada, concedida somente para aqueles que são dignos de possuí-la. Sim, a Master Sword parece ter sido claramente inspirada na lendária Excalibur.
As influências lendárias não param por aí. Uma das mais conhecidas é percebido logo no nome da protaginista, Zelda, que foi inspirada na famosa novelista norte-americana Zelda Sayre Fitzgerald, esposa do Link também escritor F. Scott Fitzgerald. Segundo Miyamoto, Zelda era uma linda mulher e a sonoridade de seu nome era perfeita para a personagem que dá o nome para a série.

Zelda ao lado de Scott
A literatura também influenciou outros personagens. Dead Hand, inimigo de OoT, é uma releitura da representação ocidental dos zumbis.

Eita bichinho enjoado

 E pra finalizar, os Poes, são uma homenagem ao norte-americano Edgar Allan Poe. O visual negro e misterioso está relacionado a características sombrias e misteriosas de muitos poemas e contos do escritor. Outra referência bem conhecida são os quatro fantasmas do Forest Temple de Ocarina of Time. Chamados de Joelle, Beth, Amy e Meg, eles receberam esses nomes graças às quatro irmãs da novela Little Women, da escritora americana Louisa May Alcott.

É... Zelda é uma ótima aula de história e literatura mas por hoje é só, mas se vcs gostarem do post com certeza eu continuarei a falar sobre Zelda e suas referências, pois tem muito mais que isso..
Enfim, até a próxima...









Um comentário: