sábado, 8 de janeiro de 2011

Super Smash Bros. Brawl - Análise


A popularidade de SSB Melee, jogo do GC, fez com que a expectativa para um próximo Super Smash Bros. fosse muito alta.

Muitos anos depois, Super Smash Bros. Brawl chegava para o Nintendo Wii, levando muitos jogadores à loucura. Neste título, tínhamos vários personagens jogáveis e aparições especiais de outros personagens. Pode-se dizer que Super Smash Bros. Brawl é um portal para a Nintendo, revelando diversos segredos das franquias da empresa e mostrando personagens que pensávamos que estivessem mortos mas parecem estar só esperando sua oportunidade para brilhar novamente.


É tão bom quanto dizem ser?
Super Smash Bros. Brawl é o tipo do jogo que rende assuntos. Por render assuntos, é fácil que se compreenda que existe algo nele que chama atenção. O jogo está, sem dúvida alguma, na lista dos melhores jogos do Wii. E o melhor do jogo é que ele está exatamente o mesmo: você escolhe os seus personagens favoritos de sua franquia favorita e os coloca para lutar em estágios muito bem imaginados e trabalhados, usando, vez ou outra, itens de séries da Nintendo para ajudar na hora do combate.

Além disso, os personagens estão muito bem trabalhados, dando logo uma sensação de polimento e realidade, como por exemplo: o brilho da armadura de Samus e o sombreamento do escudo de Link dependendo da iluminação do ambiente.

Ainda nesse tema, não só os personagens estão muito bem trabalhados como também os cenários estão de encher os olhos. O mais incrível é que não há um único cenário no jogo que seja apenas plataformas em um canto semi-morto. No mínimo, o fundo do campo de batalha tem algo de especial a se oferecer, seja um simples mover de dia e noite a, também, uma batalha espacial que pode distrair qualquer um que se atreva a olhar para ela.

Mas o jogo é só gráficos? Não tem diversão ou desafio?
Brawl é especial: ele tem os dois! O jogo é altamente divertido, mantendo você entertido por um bom tempo (cerca de 2 horas, quando você não quer jogar...). Você não resistirá em colocar uma batalha com Link e Zelda contra Mario e Peach para ver o que acontece. Para apimentar as coisas, será normal a desativação de todos os itens (algo presente desde o começo) para manter os personagens apenas com suas próprias habilidades e vê-los lutando pela vitória.

Falando nisso, você deve pôr em mente que Super Smash Bros. Brawl tem o mesmo objetivo de seus anteriores: jogar seus oponentes para fora do estágio. Para chegar a este objetivo, você conta com o imenso arsenal de ataques que cada personagem possui, além da quantidade absurda de itens que pode cair do céu (literalmente) para ajudar seja lá quem pegá-lo.

Fora isso tudo, o jogo tem vários menus, dentre eles o antigo modo VS., chamado agora de Brawl, o modo Classic (antigamente conhecido como 1P), o modo Training, além de um modo história (que não é lá tão interessante e divertido quanto os outros, mas que é algo de especial) e vários outros modos, cada um fornecendo modos de jogo distintos (embora os objetivos sejam os mesmos no modo Brawl e modo Classic).

Além de toda a diversão que o jogo proporciona, desafios são o que não faltam em Super Smash Bros. Brawl. O modo Arena permite acesso aos "mini-games" do jogo, dentre eles o "Break the Targets". Cada um desses mini-games premiam o jogador caso este os termine em certo tempo ou com certo número de personagens.

E o que mais o jogo tem de especial?
A trilha sonora do jogo é composta mais de remixagens das mais famosas músicas das franquias, desde músicas tema até músicas que ocorrem em certos eventos de cada jogo. Algumas vezes vemos as músicas do mesmo jeito que apareceram no passado, mas, a maioria é uma remixagem das boas, dando nostalgia para aqueles que já jogaram aquela série naquele dado momento. Além disso, o jogador pode escolher quais músicas vão aparecer no estágio que as possui.

Em outros aspectos, o jogo possui colecionáveis, que podem ser adquiridos usando moedas conseguidas em algum modo de 1P ou conseguidos quando os desafios são cumpridos. Temos os troféis, os mais cobiçados colecionáveis do jogo e os adesivos (stickers) com imagens dos personagens que já fizeram parte da história da Nintendo.

E os controles?
São ótimos, tem respostas rápidas e eficientes. O jogo também tem suporte para os quatro tipos de controles presentes no Wii: o Wii Remote, o Wii Remote + Nunchuk, o controle do GameCube e o Classic Controler, cada um com ótimas respostas.

Para fechar, Super Smash Bros. Brawl é uma obra-prima da Nintendo e traz tudo o que você poderia esperar de um jogo produzida por ela.

4/4 - Inesquecível

Escrito por Davi Mendes Freitas (SDDH)

Nenhum comentário:

Postar um comentário