sábado, 22 de janeiro de 2011

Segredos de Hyrule parte 2 - Hyrule, um país e seus vizinhos

Atenção: o artigo abaixo é composto de teorias, todas da autoria do escritor, mas nenhuma é oficial, são apenas opiniões do que pode ser/ter sido.

Hyrule é o palco mais explorado dos eventos de Zelda. Geralmente existe uma saga de Link no reino de Hyrule. Mesmo que essa saga se altere a cada título, o mesmo nome sempre aparece: Hyrule. Agora, como deve ser visto o reino de Hyrule, geograficamente falando? Seria um país, ou um continente? Grande ou pequeno? E onde fica? É uma ilha gigante? Ou estaria junto a outros países/continentes?


Parece ser um quebra-cabeça impossível de se resolver, pois os títulos da franquia nunca dão pistas sobre isso. Pior ainda, quando jogamos em Hyrule, temos a sensação de estar dentro de uma jaula, uma tijela, melhor dizendo. Nos títulos mais antigos (Zelda 1 e Adventure of Link), essa idéia é extremamente reforçada, mas também tem uma justificação para ela, visto que, na época seria muito difícil fazer um caminho para novos continentes e coisas do tipo.
Em A Link to the Past, ao invés de serem pedras, eram centenas de árvores, senão milhares delas, dando a idéia de que existia mais coisas para lá, só que Link não conseguiria passar (mais uma vez lembrando dos recursos da época).
Em Ocarina of Time, com um mundo completamente em 3-D, ficaria mais fácil ver isso... Só que o que apareceu foi, mais uma vez, uma "cerca de pedra", o que impedia o progresso para lugares mais distantes. Essa cerca só não existia na Desert Wasteland, local que levava para o Desert Colossus. Isso, adicionado à pirâmide que em Desert Wasteland (vista com tempestades, no local onde se chama o fantasma), pode levar a um oceano de idéias, dentre elas o fato de que aquele local era o único que poderia servir de estrada entre Hyrule e os seus países vizinhos. O problema nesta teoria é que o Forte das Gerudos ficava por lá, indicando que elas poderiam assaltar qualquer coisa que viesse, mesmo com fins pacíficos... A não ser se a família real USASSE as Gerudos para ajudar com, pelo menos, isso...
Em The Minish Cap, a Hyrule que surge é muito diferente da que estamos acostumados a ver, mas ela ainda nos dá a sensação de aprisionamento. Agora, em certa parte de Hyrule (Mount Crenel, para ser mais exato) ao chegar no topo do monte, vemos um horizonte cheio de terras a serem descobertas, ou, simplesmente, que funcionam como estrada para outros locais.
Já em Twilight Princess (a última vez que vemos Hyrule com gráficos bons e uma ótima câmera), não existe mais uma idéia de prisão tão acentuada como era em títulos anteriores. Agora, nós vemos pequenos morros, estes cercando o campo de Hyrule. Os morros não são lá muito altos, e podem ser ultrapassados com ajuda. Link não tem essa ajuda, portanto ele não pode passar!

Apesar de Hyrule ser uma tijela de terra, ainda sabemos que é possível sair dela. Isso porque, na série Oracle, quando a ligação do jogo é feita, vemos a princesa Zelda aparecendo nas terras do jogo (Holodrum/Labrynna). Isso leva ao pensamento: os dois são vizinhos de Hyrule. Com essa parte em aberto, novas teorias acabam sendo bem-vindas.

Hyrule não é um país litorâneo (se for um país), disso nós já sabemos, mas Holodrum é. Agora, lá vai um pequeno conhecimento de geografia: o litoral, isto é, as praias de Holodrum, fica ao extremo sul. Como Hyrule não é um país litorâneo, dá a entender que Hyrule fica a norte de Holodrum (considerando que Hyrule é muito maior do que Holodrum). Mas e Labrynna? Labrynna também é um país litorâneo. Observando bem, Labrynna poderia estar ou ao leste ou ao oeste de Holodrum , mas estaria ao sul/sudeste/sudoeste de Hyrule.
Com um pouco de imaginação, não demoraria muito para perceber que a formação destes países poderia estar no formato da Triforce.

Mas, e quanto a Termina? O palco de Majora's Mask fica meio que em branco, visto que, Termina existem muitas peculiaridades, dentre elas, o fato de seus habitantes serem idênticos aos que moram em Hyrule. Mas, se isso for desconsiderado, Termina poderia estar a leste de Hyrule. Isso porque Link chegou (acidentalmente) em Termina quando seguia pela floresta (Lost Woods) e esta fica no sudeste de Hyrule. Aqui, vemos outra abertura na Hyrule de Ocarina of Time. De fato, a cerca de pedra não se faz presente na floresta, mas ela não é necessária, pois só existe um caminho certo a se seguir, e os outros resultam no retorno à entrada da floresta. Mas, e se existisse um caminho secreto, que levasse aos outros países, caminho este conhecido somente pelos governantes? Ah, isto é possível.

Uma coisa é certa: não veremos um caminho que leva de Hyrule a outro país tão cedo. Talvez em Skyward Sword, primeiro jogo da franquia com alteração de reinos (Skyloft e Hyrule), vejamos pelo menos uma ponte... Se isso não acontecer, sem previsões sobre o assunto no futuro próximo...

Escrito por Davi Mendes Freitas (SDDH)

2 comentários:

  1. Ótimo texto, muito legal mesmo :)

    Tinha lido um tempo atrás que a pirâmide era só um bug de cenário.
    Zelda... quero dizer, Link: http://www.zelda.com.br/z5_rumor-piramide.php

    ResponderExcluir
  2. enquanto a ilha de Koholint??Link chega até ela de barco!!e no final de oracles,dá a entender que Link vai retornar a Hyrule de barco,mesmo Hyrule não sendo litoranea....coisa esquisita...

    ResponderExcluir