sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Bestiário de Hyrule

1. Octorok

Descrição: Octoroc's são os inimigos mais comuns de todos os títulos da franquia, sendo que eles apareceram em praticamente todos... Eles são bem parecidos com polvos, a diferença é que costumam caminhar na terra. Octoroc's tem a péssima mania de atirar pedras em você.
Estratégia: Dependendo do jogo, os Octoroc's podem ser ou aquáticos ou não.

01. Na água: equipe seu escudo e o deixe preparado. Fique de frente para o inimigo e espere ele atirar uma pedra. Por estar com seu escudo preparado, a pedra baterá no escudo e voltará ao Octoroc, acertando-o em cheio.

02. Na terra: essa é, talvez, a forma mais simples dos Octoroc's. Tudo o que você tem a fazer é acertá-los com sua espada. Um golpe deve ser o suficiente.


2. ChuChu


Descrição: Este inimigo teve sua aparição mais marcante nos jogos em cel-shading da série. Os ChuChu's são, definitivamente os inimigos mais fáceis de serem derrotados de toda a série, pois são derrotados muito facilmente. Eles vem em diferentes cores, cada uma com uma alteração.
01. Vermelho: Essa é a versão mais fácil de ser derrotado, basta um golpe com sua lâmina.
02. Verde: Esses já são mais difíceis, pois se tornam em uma poça verde quando percebem que vão ser atacados. Basta cronometrar bem os ataques.
03. Azul: Essa variação de ChuChu é capaz de criar choques elétricos temporários, danificando quem o atacar. Basta esperar que a eletricidade cesse para começar os ataques.
04. Amarelo: Parecido com o ChuChu azul, com a diferença que sua corrente elétrica é permanente. só cessando quando este é paralisado. Usa-se ataques à distância, provenientes do Bumerangue ou do Arco e Flecha.
05. Prata: Uma variação irritante, pois eles são capazes de cobrir o corpo em espinhos, deixando-os invencíveis quando o fazem e danificando quem se aproximar. No entanto, essa transformação é passageira, sendo cerca de alguns segundos.


3. Deku Baba


Descrição: Deku Baba's são um tipo de planta carnívora que tem um certo gosto por carne humana. O habitat de Deku Baba's é justamente a floresta ou o campo aberto; até mesmo buracos podem servir. Portanto é difícil de encontrá-las em lugares muito quentes ou muito frios.
Estratégia: existem dois modos de matar uma Deku Baba, cada modo lhe presenteia com um item.
01. Deku Nuts: Para conseguir uma Deku Nut, simplesmente lute com a Deku Baba. Para isso, defenda-se com seu escudo e espere ela dar o primeiro golpe. Quando ela o fizer, ataque com sua espada. Se você permanecer nesse modo, você receberá uma Deku Nut.
02. Deku Sticks: Obter um Deku Stick é mais simples. Basta a utilização de uma Deku Nut, o que paralisará a Deku Baba. Enquanto ela está paralisada, golpeie-a até que ela seja derrotada. O "pescoço" dela se tornará em um Deku Stick.

4. Keese


Descrição: Esse é um inimigo assíduo e está presente em todos os jogos da série. Keese's são, na verdade, morcegos exageradamente grandes, que podem ser derrotados com praticamente qualquer coisa. Agora, eles possuem certas variações...
Estratégia: Os Keese's são inimigos fracos. Tudo o que é necessário fazer para derrotá-los é esperar que eles se aproximem. Quando eles o fizerem, basta atacá-los ou com sua espada ou com seu arco e flecha. No entanto, é necessário cuidado extra quando o Keese está cercado por chamas ou por gelo. Quando em chamas, ele o queimará, destruindo o escudo de madeira que você estiver carregando. Quando em gelo, ele vai congelar você, o que vai retirar um quarto (1/4) de coração por segundo.

5. Armos

Descrição: Armos são estátuas que ganham vida caso você se aproxime muito. Elas são bem agressivas, mas retornam a seu posto caso você se afaste demais.
Estratégia: dependendo do jogo, os Armos tem uma estratégia diferente.
01. Zelda's 2D: Caso o Armos ganhe vida, basta começar a dar golpes de espada até que ele seja derrotado.
02. Zelda's N64: Armos só ganhará vida quando você tocá-lo. Para derrotá-lo, utilize uma Deku Nut para causar uma paralisia e ataque-o. Com um golpe, ele irá começar a girar insanamente até explodir.
03. Twilight Princess: O ponto fraco dos Armos se encontra nas costas. Use um Back Slice para acertá-lo por trás. Com três golpes, o Armos vai começar a girar insanamente até explodir.
04. Zelda's DS: É um pouco mais difícil, pois a espada não lhe causa efeito. O truque é jogar uma bomba nele, o que o derrotará instantaneamente (lembrando que bombas são limitadas).

6. Lizalfos


 Descrição: Os Lizalfos são uma mistura de homem com lagarto. Apesar de parecerem intimidadores, não são tão perigosos na realidade. As batalhas contra os Lizalfos não são tão comuns, visto que eles geralmente ficam dentro dos calabouços, vezes atuando como mini-chefes, vezes simplesmente como inimigos normais. A única excessão aconteceu em Twilight Princess, quando estes inimigos saíram dos calabouços e deram as caras no Overworld. Uma coisa a ser considerada: os Lizalfos são presentes somente nos jogos de console de mesa, não tendo aparição nos Zelda's portáteis.



Estratégia: as batalhas contra os Lizalfos geralmente são fáceis. A primeira coisa a se ter em mente é equipar o escudo, justamente para evitar dano desnecessário. Não é necessário ser paciente aqui, você pode golpear rapidamente com sua espada, o que, geralmente, deixa o inimigo tonto por um instante. Aproveite para golpeá-lo o máximo possível até que ele seja derrotado.



7. Leever
Descrição: Um dos inimigos mais antigos da série. Leevers são oponentes peculiares e interessantes. Essas criaturas vivem na areia e, quando percebem que há presa por perto, saem da areia para atacar.
Como você deve ter notado, Leever's vivem em áreas com muita areia, sendo essas desérticas (no caso da maioria dos títulos da série) ou litorâneas (que é o caso de Majora's Mask).
O maior problema na luta contra os Leever's é que eles são imprevisíveis e podem aparecer em qualquer lugar...

Estratégia: Não existe surpresa alguma nas batalhas contra os Leever's. Na verdade, eles são tão fracos que apenas um golpe é necessário para derrotá-los de uma vez. No entanto, existem algumas considerações:
1. É sempre bom que você esteja preparado para enfrentá-los quando chegar em áreas com areia, afinal, eles podem sair de qualquer lugar.
2. Leever's, apesar de serem derrotados facilmente, podem vir a atacar em bando (não muito normal, mas não muito anormal também). Portanto, é interessante que você use um Spin Attack se possível, para acertar mais de um com um golpe só.
3. NÃO vá para áreas com muita areia quando estiver com poucos corações, pois os Leever's podem surgir do nada e lhe acertar com um golpe muito irritante, lhe derrotando...

8. Freezard
Descrição: De longe, os Freezard's estão dentre os inimigos mais chatos da série. Estes inimigos são irritantes, pois eles tem um péssimo hábito de soltar um sopro congelante que... congela... você. Por compensação a seu poder estupidamente chato, eles não são comuns, só aparecendo em áreas muito geladas, como calabouços com o tema.

Estratégia: Existem dois jeitos de se derrotar Freezard's:
N64: Basta se aproximar e atacar até que ele seja derrotado!
Twilight Princess: Eles são capazes de congelar você a qualquer distância, seja a longa (o hálito de gelo) ou curta (contato) distância. Fique a uma distância segura e use a Ball & Chain duas vezes para derrotá-lo, mas cuidado! Uma vez derrotado, o Freezard se dividirá em mini-freezard's.

9. Like Like
Descrição: Estes são inimigos repugnantes e extremamente irritantes. Olhando de longe, percebe-se que não há nada de especial, e não há mesmo. O problema é que Like Like's adoram comer escudos e túnicas especiais. Apesar de seu poder, eles só podem aplicá-lo quando estão próximos o suficiente. Não dê essa chance a eles!!
Estratégia: Como você deve ter deduzido, a melhor chance é a luta à distância. Mire com qualquer uma de suas armas de longa distância (arco, bumerangue, hookshot...) e ataque o máximo possível. A espada também é bem efetiva, mas é arriscado se aproximar demais dessas bestas. Caso você seja engolido e, digamos, perca alguma parte de seu equipamento (escudo ou túnica), procure derrotar o monstro o mais rápido possível, pois, talvez, ainda é possível recuperar seu equipamento!

10. Iron Knuckle
Descrição: Certamente estão entre os inimigos mais poderosos e habilidosos da série. Seu gigantesco machado é capaz de ceifar quatro corações em um só golpe, os tornando ameaças perigosíssimas! Por sorte, eles não costumam aparecer muito, tendo um certo gosto por Palácios e calabouços. Iron Knuckle's geralmente guardam áreas importantes e baús com conteúdo precioso, o que aumenta a necessidade de passar por eles.
Estratégia: Nos Zelda's do N64 (sua participação mais marcante), Iron Knuckle só atacará se for provocado. Eles geralmente são encontrados sentados em tronos de pedra ou de pé, esperando pelo adversário. Em ambos os casos, eles procuram se passar por estátuas. Um golpe com a espada os despertará (?) e eles irão à luta. Cuidado é importante: seu poderoso golpe com o martelo pode lhe derrotar facilmente. A melhor coisa a fazer é ficar prestando atenção e esperar ele atacar (no caso, sempre que chegar perto de você). Quando o ataque for sendo aplicado, desvie (visto que seu escudo não defende esses golpes) e ataque logo em seguida. Repetindo essa operação fará com que a armadura superior caia. Isso deixará o Iron Knuckle extremamente mais rápido, mas vem com uma desvantagem: cada golpe seu vai ferí-lo diretamente, fazendo com que ele dê uma "paradinha". Se você for rápido, a vitória estará em suas mãos.

11. Deku Scrub

Descrição: Deku Scrubs seriam os substitutos para os Octorock's na parte terrena dos Zelda's 3D. Deku's costumam ficar, somente, em áreas de extrema vegetação, como florestas e buracos úmidos. Eles tem a péssima mania de cuspir deku nuts em você. Uma curiosidade é que, sempre que derrotados, eles dão dicas de movimentos.
Estratégia: Eles são derrotados do mesmo jeito dos Octorock's em Zelda's 3D. Fique um pouco distante, senão ele vai se esconder na grama. Fique com seu escudo preparado para que este rebata a Deku Nut de volta. O Deku Scrub sairá de seu esconderijo e correrá pelos lados. Aproxime-se dele para evitar que ele se esconda novamente.

12. Moblin

Descrição: Moblin's são inimigos com cara de porco/cachorro, muito semelhantes a Ganon. Dependendo do jogo, eles mudam de forma. Geralmente, Moblin's são bem fortes e tem uma aparência física considerável. Cuidado é recomendado. Em Ocarina of Time, os Moblin's não foram utilizados em combate, mas fazem sua aparição rondando áreas de Sacred Forest Meadow, forçando Link a se mover cautelosamente.
Estratégia: No caso de jogos 2D, a luta se refere ao mero atacar. No entanto, Moblin's vão se defender com o uso de espadas, flechas, lanças e por aí vai. Em todo caso, é bom ficar com o escudo preparado e atacar sempre que ver uma chance...



13. Dodongo

Descrição: De chefes até inimigos normais, Dodongo's são lagartos poderosos que cospem fogo. Eles aparecem em diversos locais, embora tenham preferência por lugares quentes demais (Ocarina of Time) ou frios demais (Majora's Mask) e calabouços em geral.
Estratégia: Nos jogos 2D, enfrentar um Dodongo requer que você tenha paciência, velocidade e, principalmente, bombas. Coloque uma no caminho que ele a devorará, se machucando com a explosão do processo. Já nos 3D, faça bom uso do Z-Target, e acerte a calda dele. Ele vai se virar para atacar, desvie do golpe dele (no caso, cuspir fogo) e ataque a calda dele enquanto ele está distraído.

14. Bokoblin
Descrição: Eles tiveram sua primeira aparição justamente na estréia dos jogos cel-shading da série (The Wind Waker). Bokoblin's são inimigos cômicos e possuem suas qualidades, eles parecem dominar bem o The Great Sea como piratas malvados, mas nunca fazem o trabalho direito.
Estratégia: Bokoblin's vão lhe atacar com armas grandes, dentre elas espadas, facões e até tochas! Use suas habilidades com a espada para derrotá-los! Aproveite e pegue as armas que eles derrubam para sair derrotando o resto!!



15. Darknut
Descrição: Darknut's são, sem dúvida, os inimigos normais mais poderosos da série. Eles geralmente são protegidos por uma armadura espessa e, de quebra, possuem armas poderosas para acompanhar. Geralmente o jogador precisa de cautela para enfrentá-los. Na maioria das vezes, eles aparecem sozinhos, mas quando aparecem em grupo, aí é entrar em desespero (ou não).
Estratégia: Como muitos inimigos, a estratégia para enfrentar um Darknut depende do título. No Zelda original, as lutas se limitavam ao atacar, se bem que Darknut's gostavam de tirar muitos corações. Em Zelda II, a luta se tornava dolorosa devido ao fato da maestria com escudo deles (dependendo da cor da armadura), é recomendada paciência extrema em Zelda II. Nos títulos como The Minish Cap e Twilight Princess, as lutas com Darknut's passaram a se focar em acertá-los por trás ou deixá-los tontos. No caso de The Minish Cap, coloque uma bomba próxima do Darknut e faça com que ele seja atingido pela explosão, o que o deixará tonto por um breve momento, acerte-o com sua espada nessa hora. Já em Twilight Princess, faça o melhor uso possível de Backslice's e Helm Splitter's, pois estes são incrivelmente efetivos. Cada ataque irá retirar uma parte da armadura dele, até que ela seja toda removida. Quando estiver dependendo somente do manto de aço, o Darknut jogará sua gigantesca espada em sua direção (desvie) e puxará uma espada mais fina. Mantenha a luta do mesmo jeito, ou use o Spin Attack para deixá-lo indefeso, e use o máximo de sua espada para derrotá-lo!

16. Shell Blade
Descrição: Shell Blades são inimigos encontrados em oceanos, lagos ou qualquer área de água profunda (calabouços inclusos). Como você deve ter deduzido, eles são muito semelhantes às conchas, mas, diferente delas, eles não ficam imóveis deixando você passar. Nada disso, ao sentirem sua presença, eles nadam em sua direção e tentam atacar você. Por sorte, estes caras só dão as caras em Zelda's de mesa.
Estratégia: 
N64: Ao afundar em locais como Water Temple, Great Bay e Great Bay Temple, as chances de encontrar este maldito são grandes. No entanto, derrotá-lo não requer tanta estratégia, e sim, paciência. No caso do Water Temple, ao se encontrar com ele, prepare seu escudo (com o Z-target, claro) e o Hookshot/Longshot, daí, se aproxime. Quando ele abrir a boca, ele mostrará um tipo de tecido muito sensível. Use o Hookshot para acertá-lo nessa hora. Apenas um golpe será o suficiente, mas, caso você erre, Shell Blade vai nadar em sua direção, de costas, atacando com os espinhos que possui. No caso de Great Bay, você pode se aproximar da mesma forma, mas troque seu Hookshot pelas nadadeiras de Zora Link.
TP: Em Twilight Princess, Shell Blades estão de volta, mas eles tem algumas diferenças. Primeiro é que eles nadam em sua direção, tentando lhe acertar. Fique a uma distância segura e, quando eles chegarem mais perto, foque-se no ataque. Um ponto interessante é que, sempre antes de eles nadarem (com um salto), Shell Blades tendem a abrir a "boca" antes. Quando eles o fazem, um tecido sensível fica à mostra. Use um Spin Attack para derrotá-lo. Caso você erre, eles vão atacar logo em seguida.

17. Buzz Blob
Descrição: Buzz Blob's são inimigos que enganam todos os jogadores novatos. Ao andar pelos campos do jogo (somente os portáteis, e o A Link to the Past), você se depara com esta coisa verde andando feliz por aí, tenta acertá-la e leva a surpresa de um choque. No final das contas, você causou um dano para si mesmo!
Estratégia: Derrotar um Buzz Blob... Isso é fácil, desde que você tenha uma arma de distância. Ataque com um arco, Hookshot, não importa, contanto que você não faça um golpe direto, tudo estará bem. Até o Magic Powder funciona, deixando-o vulnerável e você poderá golpeá-lo com sua espada.

18. Poe
Descrição: Nomeados em homenagem ao escritor Edgar Allan Poe, Poes são fantasmas, almas que possuem arrependimentos da Terra e não conseguem se desprender, acabando por se corromper e atacar aventureiros.  Poes aparecem em qualquer lugar, no meio do campo de Hyrule, durante o reino de Ganondorf, em mansões, mas eles tem um certo gosto por cemitérios (porque será, né?). Eles sempre andam com uma lanterna em mãos e atacam com ela, quando veem a chance...
Estratégia: Derrotar um Poe não é nada complicado, mas requer paciência. O primeiro ponto a se descobrir é que, eles podem aparecer em qualquer lugar, pois estão na maior parte do tempo invisíveis. Isso só não ocorre nos cemitérios, onde você pode ver a lanterna que eles seguram. Quando você se aproxima o bastante, eles se revelam. Usando o Z-target, eles ficam invisíveis, mas você ainda os tem na mira, então não há problema. Eles vão começar a balançar a lanterna e voar em sua direção, simplesmente defenda, ou saia do caminho. Com isso, eles voltarão a ficar visíveis, ataque-os nessa hora e mantenha a operação.

19. Tektites
Descrição: Tektites são inimigos muito semelhantes a aranhas, além de serem bastante comuns e bem fracos. Elas tem diferenças na cor, apenas, e essa cor está de acordo com o local. Existem as vermelhas, inimigos que só aparecem em montanhas, ou áreas semelhantes, e existem as azuis, que aparecem onde há água.
Estratégia: A estratégia é quase inexistente nesses inimigos. Tudo o que há para fazer é atacá-los até que eles morram. Nada mais, nada menos. Se existe algo de diferente, ocorre nas azuis. No caso delas, atraia-as para fora d'água e lute normalmente com elas em terra firme.

20. Stalfos
Descrição: Não se sabe ao certo como são criados os Stalfos. Em Ocarina of Time, diz-se que são pessoas que se perderam na floresta, mas isso não faz muito sentido quando se observam os demais jogos. Em resumo, o Stalfos é um esqueleto vivo e armado.
Estratégia: O Stalfos faz com você um típico duelo de espada e escudo, mas não chega a ser tão complexo. No primeiro Zelda, bastava atacá-los. Em Zelda II, você deve atacá-lo nos joelhos. Nos Zeldas em 2D que vieram depois, cada Stalfos ficava diferente, por isso estes serão explicados em outra parte deste guia. Em Ocarina of Time, o truque era atacar o Stalfos depois que ele atacasse, ou assim que ele começasse, pois você o pegaria indefeso e poderia atacar. Em Twilight Princess, a coisa fica um tanto diferente: basta usar o máximo de Backslices, ou um simples Helm Splitter e, assim que ele caísse no chão, colocar uma bomba e dar adeus.

21. Bulblins
Descrição: Bulblins são os "fiéis" seguidores do King Bulblin e invadiram Hyrule, aparecendo em quase todo o terrítório. Apesar de seu visual tenebroso, Bulblins são inimigos um tanto cômicos e bem fáceis de se derrotar. Eles possuem dois tipos de armas: sejam suas maças ou arcos.
Estratégia: Bulblins são bem fracos. Eles podem ser derrotados com alguns golpes de sua espada facilmente. No entanto, existem formas bem mais eficientes... Tudo o que você tem a fazer é usar seu Arco ou seu Estilingue e, com apenas um projétil, eles são derrotados. No entanto, eu não recomendo um golpe como o Jump Slice contra um Bulblin com arco, pois ele irá atirar em você sempre. Fique com os golpes normais e você ficará bem.


22. Bulbos
Descrição: Bulbos são uma espécie de Javali usados pelos Bulblins como montaria. Teoricamente, eles não são inimigos, e apenas atacam quando estão sendo montados por Bulblins. Eles também não podem ser derrotados, mas podem ser derrubados.








23. Bomskit
Descrição: Bomskit's são encontrados na sessão ao sul de Hyrule Field em Twilight Princess. Eles só aparecem por lá. São inimigos extremamente rápidos e praticamente inalcançáveis, mas sempre que são derrotados, liberam uma minhoca, que pode ser usada na pesca.
Estratégia: Para derrotá-los, você não pode contar só com sua espada. Você precisará ou do Arco e Flecha ou do auxílio de Epona. No caso do Arco, basta mirar com cuidado e, quando o inimigo parar de correr, atire. Com Epona, tudo o que você precisa fazer é atropelar o Bomskit.




24. Stalchild
Descrição: Stalchilds são inimigos mortos-vivos que perambulam por Hyrule ou Termina. Eles geralmente só aparecem à noite e sempre atacam em grupos. Em Majora's Mask, é possível conversar com eles e lhe dar algumas ordens com o auxílio da Máscara Captain's Hat.
Estratégia: Derrotar os Stalchilds não requer estratégia alguma, tudo o que você tem a fazer é atacá-los com sua espada até que eles sejam derrotados. São poucos golpes. Em Ocarina of Time, você pode evitá-los no Hyrule Field, se ficar na parte amarela (que representa a estrada) do campo e evitar a grama.




25. Bubble
Descrição: Bubbles são caveiras com asas (ou flutuantes) que se mexem pelos calabouços em busca de presas. Geralmente não há muito o que temer nelas. Elas são, também, cobertas por uma chama de cor variada. Dependendo da chama, o efeito em Link é diferente. Bubbles tem muitas semelhanças com Keeses nos jogos 2D e nos portáteis da série.
Estratégia: Bubbles nunca são descobertas agradáveis. Na maioria dos casos, encontrar um Bubble (de aura azul neste caso) e deixar que ele te toque não só vai lhe machucar, mas também vai impedir que você use sua Espada por um dado momento, o que é muito irritante. No caso dos jogos 3D (maioria deles), você deve puxar seu escudo e ficar com ele na frente, bater de frente com o Bubble (o que causará a extinção de sua chama) e só então atacá-lo. Isso é efetivo contra quase todos os Bubbles. Em certos casos, a chama desaparecerá com o tempo para voltar novamente e em outros casos, não acabará. A melhor forma contra o último caso é usar ataques à distância.

Um comentário:

  1. octos são um crassico!Uma pena terem afastado eles nos jogos mais recentes,restringindo-os a areas com agua.A estrategia é a mesma de um deku scrub,vc poderia ter dito.eu fiz algumas ilustras de inimigos tbm,mas fui mais guiado pela nostalgia.do octo foi o que eu mais curti!passa lá no meu blog depois pra vc ver!!

    ResponderExcluir