domingo, 30 de janeiro de 2011

Analisando as músicas de Ocarina of Time (parte 2)

Essa parte finaliza nossas pequenas análises de cada uma das músicas do jogo Ocarina of Time. Hoje, vamos até a faixa 82.



50. Sheik's Theme (Tema de Sheik) (0:30)
A música é tocada por uma harpa, mesmo instrumento utilizado por Sheik quando uma música vai ser ensinada a Link. A música é bastante calma, perfeita para recitar um poema, na verdade (que é o que Sheik mais faz).

51. Horse Race (Corrida de Cavalos) (0:46)
Uma música divertida é necessária para se passar de um desafio tão complicado como este... Na corrida contra Ingo, essa música toca, dando um pouco de estímulo.

52. Horse Race Goal (Término da Corrida de Cavalos) (0:06)
Uma música curta e acelerada, que dá um alívio, como se dissesse: você ganhou!

53. Ingo's Theme (Tema de Ingo) (0:39)
É a música perfeita para um mal perdedor. Ela ajuda a demonstrar o quanto Ingo está irritado e humilhado com a situação.

54. Escape from Lon Lon Ranch (Fuga do Rancho Lon Lon) (0:09)
É uma remixagem do tema do Campo de Hyrule, só que com um tom de vitória.

55. Kakariko Village Orchestra Version (Vila Kakariko Versão Orquestra) (1:44)
A música é a mesma de antes, mas com um significado um pouco diferente: apesar de existirem novos habitantes, a vila continua com um tempo vagaroso e cheio de tédio...

56. Ocarina Song of Storms (0:07)
Música da Ocarina, é o tema do moinho.

57. Windmill Hut (Cabana do Moinho) (0:52)
A música tenta refletir o que é um moinho: algo que fica girando eternamente. A música é do mesmo jeito: começa e continua, sem parecer que existe um fim.

58. Minuet of Woods (Minueto da Mata) (0:17)
A música tem um tom leve, como se fosse o começo de algo... Mas este algo nunca terminou, pode-se ver como a amizade Link e Saria.

59. Forest Temple (Templo da Floresta) (1:52)
A música eleva o suspense, assim como o mistério do que está à espera. Como o Templo é, em essência uma mansão assombrada, a música coube muito bem.

60. Bolero of Fire (Bolero do Fogo) (0:20)
É algo quente, que dá energia e alegra a todos, assim como uma irmandade. Os laços fraternos que Darunia e Link criaram no passado se revelam fortes, como uma labareda.

61. Temple of Fire (Templo do Fogo) (0:42)
O templo é a casa de um terrível Dragão que devora Gorons. Por estarem presos neste lugar, sem poder ir a lugar algum, eles passam os últimos minutos de vida cantando uma última canção. Eles são tantos que suas vozes ecoam pelo templo.

62. Ice Cavern (Caverna de Gelo) (0:45)
Um ar gélido é o que mais existe em uma caverna coberta de gelo. Assim como esse ar, a música possui uma certa frieza, combinando muito bem com o lugar.

63. Serenade of Water (Serenata da Água) (0:19)
Uma das mais belas músicas da série. Esta música reflete um amor impossível, de certa forma, que sobrevive, mesmo congelado no topo de uma montanha ou que está no fundo de um oceano, no caso, o noivado de Link e Ruto.

64. Water Temple (Templo da Água) (1:44)
Uma maldição reina aqui, mas quem a fez está em silêncio, só observando se alguém veio atacá-lo. A música traz um pouco de serenidade, mas não deixa de deixar a impressão que algo absurdo está à espreita.

65. Nocturne of Shadow (Noturno da Sombra) (0:23)
As trevas estão em um local óbvio, mas não existe coragem para subir até lá, até que alguém deve ter o suficiente para seguir em frente.

66. Prelude of Light (Prelúdio da Luz) (0:18)
A luz está em todos os lugares, e tudo estará bem quando ela reinar em todos os tempos.

67. Shadow Temple (Templo da Sombra) (1:45)
A música por si só é sombria e medonha, dando a imaginar que milhares de monstros estão escondidos nas sombras, esperando para atacar. É tão sombria quanto o próprio templo.

68. Gerudo Valley (Vale Gerudo) (1:34)
Uma música com estilo típico de deserto. Ela levanta as malandragens e outras coisas que ladras fazem, de uma forma bem peculiar.

69. Spirit Temple (Templo dos Espíritos) (2:57)
O templo está cheio de enigmas e monstros perigosos, além de ser o covil de um mal antigo, o mesmo que deu origem ao mal que cobre a terra de Hyrule. A música faz jus a essa descrição.

70. Requiem of Spirit (Réquiem do Espírito) (0:24)
Um tom misterioso, mas com um desfecho interessante ao final. Revela a súbita confiança de Link em Nabooru e sua determinação a salvá-la sete anos depois.

71. Kotake & Koume's Theme (Tema de Kotake e Koume) (0:52)
Um pouco de comicidade, junta com um laço fraternal fraco e muito instável, é a relação das bruxas gêmeas Kotake e Koume, líderes do Templo e principais aliadas de Ganondorf.

72. Meet Again Zelda (Encontre Zelda novamente) (0:51)
A música familiar, que traz de volta lembranças de sete anos atrás, é tocada quando Link finalmente reencontra aquela que ele procurava: a Princesa Zelda.

73. Game Over (Fim de jogo) (0:09)
Um toque de decepção, como se você tivesse falhado com todos aqueles que estavam do seu lado...

74. Ganon's Castle Bridge (Ponte do Castelo de Ganon) (0:22)
Um incrível esforço daqueles que você salvou para ajudá-lo a seguir para a última parada.

75. Ganon's Castle Under Ground (Castelo de Ganon Subsolo) (0:53)
Um lugar escuro e hostil, é a área de entrada do castelo, assim como a sala que circula a torre. Seus primeiros desafios o aguardam aqui: um corredor escuro, uma sala infernal, uma sala gélida, outra governada pelas sombras e outra que grita por luz.

76. Inside Ganon's Castle (Dentro do Castelo de Ganon) (3:26)
Uma torre colossal é sua última parada, e no topo dela está o vilão e a princesa. Enquanto Ganondorf toca uma música assustadora no seu Órgão, um piano fúnebre, Link sobe as escadas quase que intermináveis para salvar Zelda e terminar com isso de uma vez por todas.

77. Ganondorf Battle (Batalha contra Ganondorf) (1:12)
A tão esperada batalha final contra o Rei do Mal, Ganondorf. É uma luta que decidirá o destino do reino de Hyrule. A música passa esse peso a seus ombros, dando a sensação de luta decisiva. Tudo pode terminar aqui.

78. Escape from Ganondorf's Castle (Fuga do Castelo de Ganondorf) (0:33)
Apesar de ter sido derrotado, Ganondorf ainda não deixará Link e Zelda saírem vivos do castelo. Com um toque de urgência e de um apelo: "precisa sair daqui", a música causa bom impacto.

79. Last Battle (Última Batalha) (2:10)
Ganondorf ainda vive e, como último movimento, transforma-se em seu alter-ego: Ganon. Link não tem chances de ganhar, mas ele não vai fraquejar e vai seguir em frente, para enfrentar seu inimigo uma última vez. A bateria é algo constante da música, refletindo o suspense: quem sairá vitorioso no final? A música compre seu papel brilhantemente.

80. Seal of Six Sages (Selo dos Seis Sábios) (0:29)
Aqueles que são herdeiros dos antigos sábios devem fazer o selo final para aprisionar Ganondorf de uma vez por todas.

81. Ocarina of Time (Ocarina do Tempo) (0:32)
Um adeus, e a sensação de que nada será como antes, pois, mesmo tendo sido vitorioso, Link deve retornar para seu tempo e alterar a história, apagando assim todos os seus atos e os motivos que lhe tornariam uma lenda. Ele faz isso, por seus amigos, por todos aqueles do reino, e por Zelda...

82. End Credits (Créditos Finais) (7:08)
Antes de Link retornar para seu tempo, o povo de Hyrule fez uma enorme festa, em comemoração da derrota do rei do mal. No entanto, alguns deles sentem falta de seus entes queridos que se tornaram sábios. Os Sábios tomam seu lugar de direito. Link, por fim, retorna sete anos no passado. Ele vê Navi indo embora, pois sua missão está terminada. Sem entristecer, Link vai para o Castelo de Hyrule e, lá, encontra Zelda. Ele vai falar tudo o que aconteceu, para que o caos não se repita. E assim o jogo fecha, não só com uma música belíssima, mas também com um dos finais mais belos da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário