sábado, 29 de janeiro de 2011

Analisando as músicas de Ocarina of Time (parte 1)

Neste artigo, iremos fazer a análise das músicas presentes na trilha sonora de Legend of Zelda: Ocarina of Time. São 82 músicas no total, mas aqui só analisaremos as 49, na próxima parte analisaremos o resto. (Revelações sobre o enredo também estão presentes: leia por sua conta e risco)



1. Title Theme (Tema do Título) (1:20)
A música é bastante simples, ela dá a sensação de que algo simples está para começar: algo comum... Essa música é marcante para qualquer jogador que seja fã da franquia.

2. Enter Ganondorf (Surge Ganondorf) (0:13)
É uma música inquieta, embora seja curta. Ela geralmente toca quando Ganondorf, vilão do jogo, é mencionado ou aparece. Essa música dá uma sensação de impotência, pois o jogador nada pode fazer quando ela toca.

3. Deku Tree (Árvore Deku) (0:36)
É uma música com tom de mistério. A árvore Deku diz alguma coisa para a fada Navi, por estar amaldiçoada. A música entoa bem isso.

4. Fairy Flying (Fada Voando) (0:23)
Navi voa da Árvore Deku para a casa de Link. A música reflete leveza e rapidez, assim como é o vôo de uma fada.

5. House (Casa) (0:36)
Essa música toca em todas as casas do jogo. Ela é bem diferente e foi reutilizada nos títulos que se seguiram. A música é bastante calma, assim como todas as casas do jogo.

6. Kokiri Forest (Floresta Kokiri) (1:01)
Essa música reflete a pureza da floresta e de seus habitantes (todos são crianças). A música é leve e muito bem tocada.

7. Open Treasure Box (Abrir Baú de Tesouro) (0:10)
A música é feita com suspense do que será descoberto naquele baú. A música só toca para baús com itens de importância maior.

8. Small Item Catch (Pegou item pequeno) (0:05)
Geralmente é tocada quando se pega rupees ou munição. A própria música revela que não é grande coisa.

9. Item Catch (Pegou item) (0:05)
Essa música já é um clássico. Ela toca quando se consegue um mapa, bússola, chave mestre ou quando se consegue um item importante. Ela já prova que é muita coisa.

10. Shop (Loja) (1:08)
É tocada dentro de lojas. É tocada como se estivesse sendo feita nos fundos da loja. Se encaixou bem.

11. Battle (Batalha) (1:07)
A música passa tensão, querendo deixar essa sensação na hora da luta. As batalhas se tornam interessantes com essa música, muito interessantes. Um tipo de bateria fica tocando a toda hora, além de uma corneta que toca quando se passaram 40 segundos. Boa e marcante.

12. Inside the Deku Tree (Dentro da Árvore Deku) (1:27)
A árvore está silenciosa por dentro, só se ouvindo o som de alguns monstros que rondam por ela. O som também não faz nenhuma relação a urgência, é sereno e constante. Calmo, até. Perfeito para o local em que é tocado.

13. Boss Battle (Batalha de chefe) (1:19)
Urgência é a palavra que define a música. O inimigo principal está bem ali e você tem que saber como derrotá-lo, e rápido! Cornetas ficam tocando a todo momento, além de tambores. Não só isso como a pressão se estabelece, deixando um sentimento de urgência durante a batalha.

14. Boss Clear (Chefe derrotado) (0:13)
Um som que define vitória sob o inimigo. A vitória foi alcançada e paz retorna àquele local.

15. Heart Container Get (Conseguiu Contâiner de Coração) (0:05)
A música é simples, apenas dando a impressão de que você está mais forte.

16. Legend of Hyrule (A Lenda de Hyrule) (1:58)
A música é tocada quando a história de Hyrule é contada. É uma música tranquila, sem grandes momentos.

17. Spiritual Stone Get (Conseguiu uma Pedra Espiritual) (0:16)
É uma canção que entoa mistério. Você conseguiu uma pedra poderosa, mas ainda não sabe o que ela pode fazer.

18. Fairy Ocarina Get (Conseguiu a Ocarina das Fadas) (0:11)
É uma música tocada na Ocarina. Indica que você aprendeu uma nova música e que agora pode tocá-la quando quiser.

19. Hyrule Field Main Theme (Tema principal do Campo de Hyrule) (4:43)
A música dá a sensação de que há algo novo a se descobrir. Algo novo que deve ser encontrado. É uma ótima música.

20. Kaepora Gaebora Theme (Tema de Kaepora Gaebora) (1:00)
A música dá a entender que está na hora de se aprender algo novo. Kaepora é uma coruja, portanto é cheia de sabedoria e pode lhe guiar.

21. Market (Mercado (0:59)
Tudo está vivo e tudo está bem. Essa música dá a sensação de que todos ali são felizes e todos estão preocupados com problemas pequenos, que não são urgentes e não são muito importantes.

22. Shooting Gallery (Galeria de Tiro) (0:39)
A música não é tão poderosa, mas está bem adequada, como um mini-game muito bem pensado, seja esse tiro ao alvo ou qualquer outro mini-game da cidade. É uma sensação feliz.

23. Hyrule Castle Courtyard (Jardim do Castelo de Hyrule) (0:53)
Uma entrada em silêncio, depois uma caminhada sem ser percebido pelos guardas. Essa música chega até a ser um pouco estúpida, refletindo os guardas do castelo.

24. Enter Zelda (Surge Zelda) (0:06)
Uma canção de surpresa. Zelda está surpresa por ter sido encontrada por um garoto dentro do castelo.

25. Ocarina Zelda's Lullaby (0:12)
Música da Ocarina, é o tema de Zelda.

26. Zelda Theme (Tema de Zelda) (0:49)
É uma belíssima música, que reflete pureza, gentileza e calma, todas qualidades da princesa.

27. Ocarina Epona's Song (0:09)
Música da Ocarina, é o tema de Lon Lon Ranch.

28. Lon Lon Ranch (Rancho Lon Lon) (2:08)
Apesar do esforço de parecer ter um vocal falhar, a música toca bem, lembrando uma música country mais calma. Bela música.

29. Mini-Game (0:32)
É uma música feliz, que deixa o jogador mais relaxado na hora de fazer o minigame.

30. Kakariko Village (Vila Kakariko) (1:44)
A música é bastante tranquila, e só. Ela faz perceber que a vida na vila de Kakariko é lenta e tediosa.

31. Ocarina Sun's Song (0:07)
Música da Ocarina, é o tema do amanhecer.

32. Hyrule Field Morning Theme (Tema da manhã do campo de Hyrule) (0:37)
Um novo dia está nascendo, assim como novos desafios podem aparecer. É uma música que define bem o amanhecer...

33. Goron City (Cidade Goron) (1:38)
A música é, em sua maior parte, composta de bongos. A sensação de estar em uma vila de pedra na montanha é grande, e combina muito bem com os Gorons.

34. Ocarina Saria's Song (0:09)
Música da Ocarina, tema da Floresta Perdida.

35. Lost Woods (Floresta Perdida) (0:39)
A música é bem alegre e viva. Ela é tocada dentro das Lost Woods, local habitado por apenas alguns seres. O lugar, apesar de ser um tanto escuro, é bastante animado, pelo menos a sensação é essa...

36. Dodongo's Cavern (Caverna do Dodongo) (0:46)
A música dá uma sensação de silêncio, mas como se alguma coisa estivesse observando você. Alguma coisa perigosa, que está querendo tirar um pedaço seu...

37. Middle Boss Battle (Batalha de Mini-chefe) (1:07)
Você está sendo atacado por alguma coisa estranha, mas que não chega a ser tão perigosa quanto um chefe pra valer.

38. Dinossaur Boss Battle (Batalha contra chefe dinossauro) (1:08)
Uma batalha infernal e perigosa é o que aguarda. Não só você enfrentará um monstro gigante, como também enfrentará um monstro virtualmente indestrutível. A fraqueza dele é difícil de ser localizada meio às escamas que cobrem todo o seu corpo.

39. Zora's Domain (Domínio Zora) (1:30)
Que maravilhas esperam na água cristalina? A música dá a idéia de que muitas maravilhas o aguardam, não só na superfície da água como também dentro dela.

40. Great Fairy Fountain (Fonte da Grande Fada) (0:35)
Algo de bom vai acontecer aos aventureiros que entrarem aqui. A música também toca no menu principal do jogo e, quem sabe, quer dizer a mesma coisa?

41. Potion Shop (Loja de Poções) (0:52)
A música tem um quê de exótica, assim como são as poções que podem ser encontradas aqui. Não só isso como mistério está no ar... Essas poções são mesmo confiáveis?

42. Inside Jabu-Jabu's Belly (Dentro da barriga de Jabu-Jabu) (0:34)
Deixe o nojo reinar, pois você está na barriga de um peixe gigante. Pode não parecer, mas, existem centenas de coisas grotescas aqui. A música contribui com sons estranhos que ecoam vez ou outra.

43. Ocarina Song of Time (0:12)
Música da Ocarina, música do tempo.

44. Temple of Time (Templo do Tempo) (1:19)
É uma música interessante, como se os próprios deuses estivessem cantando. Mistério está presente nessas paredes e um poder inimaginável está selado nelas. Uma ótima sensação. Marcante...

45. Open Door of Time (Aberta a Porta do Templo) (0:15)
Uma remixagem da música anterior. Um objetivo foi cumprido.

46. Master Sword (Espada Mestre) (0:13)
Você encontrou a espada sagrada e seu destino como Herói do Tempo o chama. Está na hora de ficar forte o suficiente.

47. Ganondorf's Theme (Tema de Ganondorf) (0:41)
Um mal sem nome se aproxima, e está cada vez mais perto. É um vilão cruel, que não liga para quem estiver no seu caminho.

48. Chamber of Sages (Câmara dos Sábios) (1:43)
É uma música serena, que reflete bem o ambiente. Ela lembra muito a música Legend of Hyrule, isso porque essa área está ligada ao evento da criação. Aqui, Link descobre que se tornou adulto.

49. Medal Get Fanfare (Conseguiu um medalhão)
Essa música dá uma sensação de vitória suprema. Você passou por desafios grandiosos para conseguir este medalhão

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