quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Detonando os chefes! - The Legend of Zelda: Ocarina of Time

[Nota: a postagem a seguir contém revelações sobre o enredo (spoilers, no caso, quantos e quais chefes) de The Legend of Zelda: Ocarina of Time e seu relançamento Ocarina of Time 3D. Leia por sua conta e risco] 

Atualizado pela última vez em 02/06/17 



PARASITIC ARMORED ARACHNID GOHMA

Eis o primeiro chefe!! Para derrotar Gohma, você precisará do estilingue. O chefe vai se aproximar de você, deixe ela fazer isso e, assim que o olho dela ficar vermelho, use seu estilingue para paralisá-la por alguns momentos.

Então, ataque com sua espada o olho o máximo que puder. Eventualmente, Gohma se levantará e correrá até o teto, para começar a depositar ovos. Você pode deixar que eles venham e derrotá-los assim que eles chegarem ao chão, repetindo o processo em Gohma quando ela voltar também; ou pode atacar Gohma com seu estilingue enquanto ela está depositando os ovos! Isso vai fazê-la cair, já vulnerável.

De qualquer modo, ataque-a uma última vez para derrotá-la.




INFERNAL DINOSAUR KING DODONGO

Como você pode ver, o grande inimigo desse calabouço é o rei de todos os Dodongos, ou, ao menos, o maior deles. Analisando seu tamanho, dá pra ver que o bicho é poderoso. Para ter sucesso nessa luta, atenção será sua maior aliada. Eis o que fazer: Rei Dodongo vai ir se aproximando de você lentamente e, eventualmente, ele vai parar e abrir a boca, com o desejo de cuspir fogo.
Quando ele estiver com a boca aberta, jogue uma bomba ou Bomb Flower na boca dele, e ela explodirá em sua barriga.

Ele ficará paralisado por alguns instantes e é aí que você ataca. Quando ele estiver paralisado, puxe sua espada e ataque-o sem dó! Ao se recuperar, Rei Dodongo rapidamente irá se levantar e fazer um ataque em que ele começa a rolar.
Você tem duas opções aqui: ou usa o Hylian Shield para se defender impecavelmente (o que gera um efeito muito legal), ou apenas saia do caminho. De um jeito ou de outro, Rei Dodongo acabará voltando ao normal. Repita essa operação três vezes para que nosso inimigo seja derrotado.


BIO-ELECTRIC ANEMONE BARINADE

Este é, sem dúvida, o chefe mais difícil da atual parte do jogo. Barinade é um parasita, e o principal responsável pela desgraça que está acontecendo no Lorde Jabu-Jabu. Como você deve ter notado, ele está cercado de águas-vivas. Acredite ou não, o bumerangue será seu melhor amigo nessa luta. Minha primeira recomendação é que você não fique parado. Use o Z-targeting e fique se mexendo, sempre que estiver de pé (ou seja, sempre). Eis o que fazer: na primeira fase da luta, use o bumerangue (junto do Z-targeting) para cortar os tentáculos que conectam o chefe ao corpo do Lorde.
Isso levará à segunda fase.

Barinade liberará as águas-vivas da parte superior de seu corpo, mas manterá uma conexão elétrica com elas.
Evite chegar muito perto, e use o bumerangue para que este passe pelas águas-vivas e acerte o corpo de Barinade. Com isso, todas as águas-vivas perderão conexão com o chefe. Ainda com o bumerangue, mate cada uma das águas-vivas (continue atacando o corpo de Barinade para manter as águas-vivas desconectadas).

Quando todas elas forem derrotadas, Barinade começará a terceira fase, que se trata de sua última defesa: as águas-vivas da parte inferior. Dessa vez, estas estarão muito próximas ao corpo. Fique usando bumerangue para tentar passar pela linha de defesa e paralisar o corpo principal mais uma vez.
Com essa, as águas-vivas ficarão desconectadas. Mate todas elas, tomando cuidado com os raios que Barinade ficará soltando. Quando todas as águas-vivas forem derrotadas, chegará a hora de lidar com o chefe.

Barinade ficará rodando pela sala de forma bem mais agressiva e mais rápida. Use o bumerangue para paralisá-lo e se aproxime para atacar o corpo dele com a sua espada. Depois de alguns golpes, ele se fincará no chão e começará a atirar.
Afaste-se e espere ele se levantar, para que você possa repetir a operação e derrota-lo finalmente!



EVIL SPIRIT FROM BEYOND PHANTOM GANON

Essa talvez seja a luta mais difícil que você enfrentou até agora. A luta com Phantom Ganon se divide em duas fases.
Na primeira fase, ele estará montado a cavalo e entrará em um dos quadros da sala. Primeiro de tudo, fique em um dos cantos da arena (para desviar de alguns golpes, lembrando que, nessa fase, ele vai tirar 2 corações completos de você), daí puxe seu arco e fique procurando por ele nos quadros. Nessa parte, Phantom Ganon aparecerá em um dos quadros, enquanto uma ilusão dele aparecerá em outro (essa sendo bem mais escura do que o original).

No último segundo, a ilusão dele dará meia volta, enquanto o chefe verdadeiro vai sair do quadro. Nessa hora, aproveite para atacar com uma flecha. Um golpe certeiro vai fazer o chefe recuar. Faça isso mais duas vezes e a segunda fase vai começar.

Sem cavalo, mas Phantom Ganon continua perigoso. Afaste-se dele e se mantenha a uma distância segura. Hora de jogar um pouco de Dead Man’s Volley!
Phantom Ganon atirará bolas de energia em você. Rebata atacando com sua espada. Mantenha-se nisso até que um de vocês leve o golpe (de preferência ele). Quando ele receber o golpe, aproveite que ele está enfraquecido e ataque!
Mantenha essa operação até derrota-lo.



SUBTERRANEAN LAVA DRAGON VOLVAGIA


Hora da briga! Volvagia é um chefe curioso, e a luta vai requerer, muito, o martelo. Mantenha-o aposto.
A arena é composta de diversos buracos cheios de lava, certo? Volvagia vai aparecer de um deles, dando um tipo de aviso quando for sair. Fique de olho e, assim que ele sair (cuidado com o cabelo quente dele), ataque-o com o martelo. Depois desse golpe, Volvagia ficará paralisado por um instante. Use o martelo, ou a espada, se quiser, para golpeá-lo.

Com alguns golpes, ele sairá por outro buraco, dessa vez voando. Faça o Z-targeting nele e fique andando em uma trajetória circular (fique segurando uma direção nas diagonais, no analógico), evitando assim a poderosa cuspida de fogo dele.

Eventualmente, ele voltará a um dos buracos. Poderá ocorrer também de ele sair e voar em direção ao teto, derrubando pedras no processo. Fique de olho nas sombras e corra delas, até o chefe voltar a um dos buracos. O truque é sempre ficar atacando-o quando ele sair e ficar parado no buraco. Dependendo da quantidade de dano que ele levou, ele vai tentar lhe enganar quando for sair, fazendo lava sair de outros buracos. Apenas fique parado e espere, pois dos sinais feitos, só o último é ele. Mantenha essa operação com cuidado e você sairá vitorioso.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5SnYEIcxP8MmPvlggF1TATerHFjluASfXhN9rdOjnshaWQl42dl8b_yvE782opY3W7jbH3rSMj3gvCNbiXdDKdZ6tKm-iiJYBJc1n9hyphenhyphenQIlA93CnmM99Bdynz9sI0qclderM1qLijj58N/s1600/Morpha.png


GIANT AQUATIC AMOEBA MORPHA


Diferente do inferno molhado que é o Water Temple, Morpha é bastante simples, e só vai depender de sua paciência e atenção. Minha maior recomendação é sair das plataformas na água, e ficar lutando nos arredores, visto que você tem mais espaço para fugir dos tentáculos e existem mais chances de encurralar Morpha.

O chefe possui apenas um ataque: ele cria um tentáculo com essa água estranha e o mesmo tenta pegar você (dando uma quantidade bem exagerada de dano). Evite ficar muito próximo dos tentáculos... O seu grande alvo é aquele núcleo rosado... Aquilo é Morpha. Use seu Longshot para tentar alcança-lo e pegá-lo. Quando você conseguir acerta-lo e puxa-lo até você, dê um golpe nele com sua espada (de preferência com a Biggoron Sword, visto que a mesma dá mais dano). Depois deste golpe, ele vai cair novamente na água, e você terá de refazer a operação, ficando ciente que, à medida em que ele vai se machucando, mais tentáculos vão sendo produzidos. No entanto, existe também uma manha que envolve puxar Morpha e encurrala-lo na parede, desferindo golpes sem parar e resultando em uma batalha extremamente rápida. Agora, este truque é bastante complicado de se fazer... Portanto, se você o fizer, pode se sentir bonzão e o melhor do mundo... Eu deixo porque eu conheço a sensação. De um jeito ou de outro, fique atacando o núcleo sem parar até que ele (finalmente) seja derrotado.



SORCERESS TWINS TWINROVA

Kotake (gelo) e Koume (fogo) darão um belo dum show nessa luta, então o melhor a fazer é valorizar a defensiva, ainda mais nessa batalha... Mantenha o Mirror Shield equipado o tempo todo. Ponha foco em uma das bruxas, mas não use o Z-targeting nelas, pois isso vai atrapalhar o que queremos fazer. Fique na espera para que ela faça um ataque com sua magia. Então, use o escudo (mais uma vez, sem o Z-targeting) e reflita a magia para a outra bruxa.
Pode dar trabalho, já que nem sempre a outra bruxa estará por perto quando o golpe for efetuado...

Quando você der quatro golpes nas bruxas, elas farão uma fusão e tornar-se-ão na chamada “Twinrova”. Ironicamente, isso deixa a batalha bem mais fácil, já que você apenas tem um alvo para acertar. O truque para essa parte da luta é bem mais simples... Use o Z-targeting e mantenha o escudo levantado o tempo todo... Com isso, aguarde um golpe da bruxa. O poder, de gelo ou de fogo, quando acertar o escudo, será absorvido.

Absorva mais dois golpes do mesmo elemento, e desvie de golpes do elemento oposto... Quando você absorver os três golpes, o escudo vai refletir na bruxa. Assim que ela receber o golpe, ela vai descer por causa da dor.

Siga até ela e puna-a usando sua espada, sem medo de ser feliz. Eventualmente, ela vai se levantar... Repita essa operação até as duas irmãs baterem as botas em uma cena bem cômica...




BONGO-BONGO

Esta era a coisa que estava selada no poço e fugiu anteriormente... Bongo Bongo, assim como todo o Shadow Temple é uma criatura bem bizarra... A luta contra Bongo Bongo é simples. Primeiro, tenha as Lens of Truth sempre ativadas, para que você possa saber onde ele está. Segundo, você deve acertar as duas mãos dele com flechas... Apenas saiba que elas devem estar abertas quando você for atirar, ou a flecha não vai fazer efeito. Só tome cuidado com os golpes dele! Entre tapas e socos, desvie e procure atacar as mãos antes que elas ataquem você...

Quando as duas mãos dele forem imobilizadas, Bongo Bongo vai dar uma investida brutal. Aqui, você tem duas opções: você pode atirar uma flecha no olho dele para pará-lo; você pode preparar um Spin Attack e executá-lo assim que as duas mãos dele se alinharem com você.

De um jeito ou de outro, você irá paralisá-lo por um instante. Aproveite a chance para sair atacando ele no olho sem dó nem piedade!

Quando ele se recuperar, apenas repita a operação até ele cair.



GREAT KING OF EVIL GANONDORF

OK! É pra esse momento que nós viemos tão longe! Hora de vingar Hyrule!
A luta contra Ganondorf é bem simples: fique longe dele, e espere ele atirar uma bola de energia. De forma semelhante à luta com o Phantom Ganon, você deve rebater a bola com sua espada (a Master Sword, de preferência), e ficar rebatendo até que ele erre e seja acertado por ela.
Nesse momento, puxe as Light Arrows e dê uma flechada nele. Isso o deixará vulnerável.
Corra até ele (usando as Hover Boots ou simplesmente pulando mesmo), e comece a golpeá-lo com sua espada sem dó!
Depois de algum tempo, ele vai se recuperar, então saia de perto dele assim que ele estiver se levantando... Caso contrário, ele efetuará outro soco e derrubará você daqui, além de derrubar alguns outros blocos também...
Vez ou outra, ele vai começar a carregar uma quantidade insana de energia... Nesse momento, comece a carregar um Spin Attack para que, quando ele liberar o ataque, você puder contra-atacar! Feito isso, ele não terá como rebater e você poderá atirar uma Light Arrow nele.
Essa operação não é a mais rápida, mas é a mais segura. Repita-a algumas vezes até que ele seja derrotado.



GANON 

Essa luta vai exigir um pouco de raciocínio de sua parte... Estamos sem a única espada que pode derrota-lo de fato, e isso não é bom!
Por causa disso, pegue ou a Biggoron Sword ou o Megaton Hammer para usar como arma aqui.
O ponto fraco do chefe é a sua calda, e, para acertá-la, você tem algumas opções... A mais econômica é simplesmente rolar por entre as pernas dele e golpeá-lo. A segunda, e bem mais efetiva, é atirar uma Light Arrow em seu rosto (o que o deixará paralisado por algum tempo), dar a volta e atacar. Você tem outras opções, como Deku Nuts por exemplo, mas eu prefiro usar as outras antes mencionadas.
Além disso, o seu escudo VAI lhe proteger dos golpes das adagas de Ganon. Use isso para não acumular dano.
Depois de alguns golpes, ele irá cair, e a barreira de fogo que cerca vocês dois vai cessar... Aproveite essa chance para correr até Zelda e pegar a Master Sword de volta!
Quando a tiver, volte para Ganon e continue a batalha! Repita tudo o que você fez antes, mas atacando a calda com a Master Sword e, em alguns golpes, ele cairá novamente! Agora, Zelda irá atirar um raio de luz em Ganon, para paralisá-lo por alguns instantes. A Master Sword dará um brilho incomum, e você reganhará controle. Nesse momento, dê o golpe final em Ganon!

Nenhum comentário:

Postar um comentário