sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Detonando! The Legend of Zelda: Oracle of Ages - A ilha Crescente e os Tokay

Estalem os dedos e se preparem para uma viagem longa e árdua. Por que? Porque para encontrarmos a terceira essência, precisaremos ir a onde nenhum bravo herói jamais foi...! Leia-se: aquela ilha a cinco minutos de nado de Labrynna.
OK, essa, sim, é uma parte bem bacana do jogo como um todo, e vai ser uma baita aventura chegar até lá. Então, vamos começar.


PARA ATRAVESSAR O OCEANO

UM PEQUENO DESVIO


Antes de tudo, vamos pegar um Pedaço de Coração dando sopa não muito longe daqui.

Saia da floresta, como se estivesse indo para a vila de Lynna. No caminho, você chegará a uma tela que contém um Octorok e um buraco impedindo progresso para o norte. Pule por esse buraco, e suba as escadas que estarão logo à frente, entrando na caverna onde elas vão lhe deixar.


Lá dentro, você deve utilizar tanto o bracelete quanto a pena para atravessar o enorme buraco, pulando nas plataformas, em sentido anti-horário, para pegar o Pedaço de Coração bem ali.
Aqui por perto também há uma área para você plantar as sementes Gasha, mas, como há um espaço na vila para isso também, vamos falar disso quando chegarmos lá. Ah, sim, o objetivo é esse, tá? Voltar pra Lynna...


Você lembra daquele Relógio que conseguimos na última parte? É hora de trocá-lo. E, sim, essa é uma das melhores chances para fazer isso. A gente podia ter feito isso antes e tudo, mas, eubuabsduhadiduasdas.

Da entrada da vila (a que você pegou, vindo da floresta), siga para o norte uma vez, e duas vezes para a direita. Você encontrará uma casa onde mora um carteiro desesperado para encontrar uma maneira mais eficiente de ver o tempo.
Fale com ele para oferecer o relógio, e, em troca, você receberá um papel para carta.


Agora, antes que você pense em escrever uma carta melosa para aquela pessoa que você tá morrendo de vontade de sair, vamos entregá-la a quem mais precisa. Do carteiro, siga para a esquerda até você encontrar uma casinha.
Lá dentro, você vai encontrar uma entidade conhecida apenas como "???". É uma mão que pede por papel por motivos ~desconhecidos~.

Entregue o papel para carta e, em troca, você receberá o Saco Fedido. Nojento? Um pouco. Útil? Veremos.


Aproveitando que estamos aqui, há um espaço para semente Gasha imediatamente ao norte dessa casinha. Falemos disso, então.

Em algumas partes do mundo, você poderá encontrar partes do chão que permitem plantar uma semente Gasha. Uma vez plantadas, essas sementes lentamente crescem para se tornarem árvores, que dão um tal de "Fruto Gasha".


Dentro desse fruto, você pode encontrar uma variedade de itens, como rupees, anéis raros e, mais importante, um Pedaço de Coração. O crescimento da árvore, assim como o conteúdo do fruto está diretamente relacionado a quantos monstros você abateu, e o quanto você andou. As chances de conseguir algo mais raro depende de quantos inimigos você derrotou, então, é uma boa ideia plantar uma semente e esquecer dela por um tempo, coletando o fruto depois de um tempo.


NADADEIRAS E CORDA


Mas, chega disso, vamos tratar de negócios. Seu principal objetivo, no momento, é seguir para a costa da vila. Para chegar lá, basta ir ao sul da tela onde há uma estátua de sereia. Indo para o sul, você inevitavelmente poderá ir para dois lados; indo pelo lado com areia, à esquerda, você encontrará um jovem rapaz que diz sonhar em fazer jangadas, mas, que é incapaz de fazê-las por, aparentemente, não existirem cordas que não estraguem com água. Falando mais um pouquinho com esse cara, ele vai revelar o nome de um Cheval, um inventor ao leste.
Se você seguir pelo caminho da direita, que tem grama, e ir andando para a direita, você logo poderá passar por uma ponte quebrada (usando a pena para atravessá-la), e chegará à casa de Cheval. Fale com ele, para ouvir seu interesse em ajudar o mundo fazendo itens que possam durar na água.

Depois de falar com Cheval, saia da casa dele, e o Ralph vai lhe agraciar com sua presença. Ele vai dizer ter ouvido falar de Cheval, graças a um túmulo que existe no presente. Talvez essa seja nossa chance?


Com esse novo conhecimento, vamos voltar ao presente por enquanto.

Retorne para o cemitério, e, andando um pouco, você logo encontrará um urso sendo aterrorizado por três fantasmas, ou Ghinis. Derrote os três e fale com o urso.


Chamado de Moosh, ele vai nos ajudar a encontrar o túmulo de Cheval. Retorne para a tela anterior e siga para o norte. Você chegará em uma área cheia de buracos. Usando a habilidade de voo do Moosh (que basicamente se resume a ficar pressionando repetidamente o botão A para mantê-lo no ar por algum tempo), atravesse os obstáculos até chegar do outro lado, onde haverá um túmulo. Empurre-o, e desça as escadas.

Dois Hardhat Beetles e dois Zols estarão à sua espera, então os despache, se quiser, e prossiga para o norte. Mantenha-se caminhando na terra seca, até você chegar a uma área com umas ilhotas, atravesse a água pulando. Você logo vai chegar em uma área com uma placa, dois blocos acima de uma escada e, mais ao norte, uma alavanca. O segredo aqui é ser um tanto rápido: puxe a alavanca com o bracelete, e, quando não for mais possível puxá-la, solte-a e CORRA para a escada, atravessando os blocos antes que eles se fechem de novo.

Logo após este pequeno desafio, as Nadadeiras Zora serão suas.


Como é de se esperar, elas lhe darão a capacidade de nadar na água. No entanto, diferente do que você deve estar acostumado a ver em outros Zeldas, não será possível nadar em TODOS os corpos de água. Veremos isso com mais detalhes bem depois, mas, enquanto é possível, sim, nadar em água como a que está nesta caverna, não temos a capacidade de atravessar as águas do oceano, por exemplo.

Seja como for, use seu novo item para nadar e explorar melhor seus arredores. Nade para o norte, e dê a volta pelo bloqueio, prosseguindo, então, para a esquerda. Ao final do percurso, você encontrará a Corda Cheval, o item que mais vamos precisar no momento.


Saia da caverna, e, para voltar à entrada do cemitério, basta remover a pedra à esquerda e pular pelo buraco que ela bloqueava.
Na entrada, você vai reencontrar o Moosh, que, depois de ver que você está bem, vai sair voando. Dependendo de como você for fazer as coisas, ainda iremos vê-lo novamente.

UMA CARTA NÁUTICA


OK, agora que temos a corda, é hora de voltar para o passado, e entregar para o cara que faz as jangadas. Lembra onde fica? Ao sul da estátua de sereia? No passado?

Entregue a corda ao rapaz, e ele vai começar a trabalhar na jangada. O problema é que, segundo ele, também será necessário utilizar uma Carta Náutica se você quiser ir a qualquer lugar no oceano... Inconveniente, mas, prudente.

Saia daqui e siga para o norte, onde o Ralph vai aparecer mais uma vez para compartilhar sua impressionante sabedoria, falando que um "cara estranho" é nossa melhor aposta.

OK, essa parte da Carta pode ser um pouquinho obtusa, mais por falta de direcionamento do que qualquer outra coisa. Mas, nada de impossível.
Primeiro, retorne para o presente, e siga para a área inicial do jogo. No caminho, você encontrará uma canguru chamada Ricky, que vai afirmar estar chateada por ter perdido suas luvas de boxe. Ela vai mencionar que acha que as deixou na árvore da praia.


Da canguru, siga para o sul e, então, para a esquerda, continuando pelo sul. Você vai ver, de fato, um cara muito estranho por aqui, mas, ele estará inacessível no momento. Continue indo para o sul, até você chegar à praia.
Siga à esquerda, e você vai dar de cara com uma árvore. Uma árvore, hã?
Use sua pá para cavar as pilhas de areia e, por baixo de uma delas, estarão as Luvas da Ricky.


Retorne para onde a Ricky está e as entregue para ela.

Grata por sua ajuda, ela vai lhe ajudar um pouco. Suba nela e vá pulando pelo mesmo caminho que você usou para ir à praia. Lembra do cara esquisito? É exatamente para ele que estamos indo.

Como a Ricky é uma canguru, isso significa que ela tem boas habilidades de pulo. Na mesma tela em que você consegue ver o cara esquisito, pule para o topo do pequeno monte ao norte (basta andar na direção dele enquanto montado na Ricky). Siga o resto do caminho, pulando os buracos ao sul do mesmo jeito, e dê a volta para o norte. Pule mais um monte, e você chegará de cara no homem estranho.

Saia da Ricky e use uma combinação da pena com sua espada para estourar o balão do homem, e fazê-lo notar você.

Fãs veteranos de Zelda com certeza devem ter reconhecido o Tingle logo de cara, mas, para aqueles de vocês que são novatos, ele é, basicamente, esse esquisitão que acha mesmo que é uma fada, mesmo já não tendo idade para sequer pensar nessas loucuras. Se bem que a gente veio até aqui com uma canguru falante... É, talvez ele não seja tão doido afinal.


Diga que reconhece o Tingle como um amigo, e ele vai lhe dar a Carta Náutica como um símbolo de sua amizade.

A JANGADA

Acho que você sabe o que deve ser feito agora, certo? É, eu sei que aquelas escadas parecem empolgantes, mas, no momento, elas não levarão a nenhum lugar que possamos atravessar. Na verdade, precisamos retornar para o passado de novo. Faça justamente isso, mais uma vez indo para o cara da jangada.

Chegando lá, ele vai anunciar que ela está pronta, e que você já pode usá-la. Saia pela porta da tela da direita, e suba na jangada para usá-la.


Daqui, você poderá navegar um pouco pelo oceano. Agora, antes que você pense que haverá uma grande jornada a partir deste momento, e não sei mais o que, não se apresse muito.

Boa parte do oceano estará, basicamente, inexplorável, por fatores que veremos depois. Por isso, o caminho que você tem pra seguir aqui é, na verdade, bastante linear. Vejamos... Saindo da costa, siga para o sul duas vezes, para a direita uma vez, então, para o norte mais duas vezes.
Uma tempestade vai ocorrer logo em seguida (tendo até uns macacos voando pelo ar - é louco), e, depois de um breve momento, sua jangada será atingida por um relâmpago.


Por sorte, esse não é o fim da nossa jornada... Você vai acordar em uma ilha, cercado de criaturas de aspecto reptiliano. Pra piorar a situação, eles vão saquear alguns de seus itens. Logo quando verem que você está acordando, eles vão bater o pé dali, deixando você sem nada...


Ok... Droga.

A ILHA CRESCENTE

OS TOKAY SÃO UNS LADRÕEZINHOS...!!

 
Aqueles Tokay! Os nojentinhos acham mesmo que só porque você estava desacordado, eles podiam aparecer e surrupiar suas coisas! Bom, eles podiam fazer isso mesmo, mas, ninguém falou que eles DEVERIAM fazer isso.

Como você deve estar imaginando, não poderemos fazer progresso algum sem nossas coisas; portanto, o foco aqui é recuperar nossos itens. Falo assim, mas, há um pequeno problema. Se você foi daqueles que comprou um escudo antes de chegar aqui (como uma pessoa sensata faria), não ache que vai recuperá-lo sem ter que pagar de novo. Essencialmente, você vai precisar comprar outro escudo. Por sorte, há um lugar na ilha onde você pode comprar um escudo, só é chato ter que gastar dinheiro de novo com isso.

Certo, vamos tratar de falar da ilha como um todo, sim? Há duas coisas importantes que estaremos tratando por aqui: a nossa maior prioridade é, obviamente, recuperar as ferramentas que perdemos; no entanto, enquanto nós nos ocupamos com essas questões, também vamos nos preocupar em fazer pequenas tarefas extras na ilha, a fim de não só conseguir certos itens de volta, como, também, para nos preparar para o que vem depois disso tudo.

Sem mais delongas, vamos começar.

RECUPERANDO A PÁ E A ESPADA


Da praia em que você acordou, comece indo para o sul. Haverá uma pequena semente solta no meio da praia. Empurre-a para a direita, de maneira que ela fique em frente a uma vala na parede, antes de continuar pela direita você mesmo.


Ignore a caverna que estará à frente por enquanto, e continue andando pela praia, indo ao sul, e, logo, você vai dar de cara com um Tokay safado segurando a sua . Fale com ele para dar uma bronca, e ele, envergonhado, vai abrir mão do item e devolvê-lo a você.


Retorne para aquela caverna pela qual você passou. Lá dentro, você deverá estar vendo um Tokay segurando a sua espada. Precisa dizer porque isso é prioridade? Siga para o canto superior direito da caverna, e empurre a pedra verde para a esquerda, usando a pá para remover a poeira do caminho. Daqui, basta andar até o Tokay e exigir sua espada de volta.


Há também um baú aqui dentro, mas, tendo em mente nossa falta de ferramentas, vamos ignorá-lo por enquanto.

SOBRE O BRACELETE E A PENA


Retorne para o lugar onde você acordou depois do naufrágio e, dessa vez, siga pela direita (falando com o Tokay no caminho se você quiser ouvir falar sobre o nome da ilha e coisa e tal). Há monstros a partir daqui, então ter a espada em mãos é essencial para aqueles que não querem se machucar mais do que o necessário.

Vamos fazer a rota mais simples: da tela com o Tokay solitário, siga para a direita, sul, direita. Nosso objetivo ainda não é nesta tela, mas, é aqui que você vai encontrar um Deku Scrub com o escudo à venda... Por 50 rupees.


Rendendo-se ao sistema consumista e capitalista ou não, prossiga para o sul, onde você verá, além de um Leever muito chato, outra daquelas sementes. Empurre-a de maneira que ela esteja na posição da imagem, e, então, continue pelo sul e vá para a praia.

Fique seguindo pela praia até você encontrar uma cabana no fim do percurso. Lá dentro, você encontrará tanto a Pena quanto o Bracelete. Ótimo!
Mas, você precisará trocar a pá para ter um ou o outro. Não tão ótimo!


Na verdade, o que acontece é que ele está "vendendo" os itens, com o preço sendo um certo número de sementes, às quais nós não temos acesso porque nosso saco de sementes também foi roubado. No entanto, ele está disposto a emprestar os itens QUE NÃO SÃO DELE em troca da pá.
Pegue o bracelete primeiro, e retorne para o lado de fora.

PEGANDO ITENS COM O BRACELETE


Lembra da tela de onde você saiu da floresta e entrou na praia? Pois é, volta pra lá.

Na divisória, siga pelo caminho da direita, acima da areia, e use o bracelete para remover a pedra que estará no caminho.


Desça as escadas, ignore as pedras rachadas, e empurre as pedras de maneira que você possa passar para o outro lado. Subindo as escadas de lá, você poderá readquirir as suas bombas!
Se quiser adqurir uma semente gasha, você pode usá-las para explodir as pedras rachadas na área anterior.

Faça o que quiser, mas, retorne para a praia.

No meio do caminho para a cabana onde está a pena, use suas bombas em uma parede bloqueada, a mesma tela onde há um Tokay dando bobeira.


Isso vai liberar espaço para um pequeno joguinho cujo prêmio será uma semente especial. Parece que não é importante? Olha, eu não diria isso. O jogo custa 10 rupees, então, eu recomendo que você pague. Se o dinheiro tá ruim, é só voltar para a tela onde está o Deku e cortar os arbustos de lá até a grana aparecer. Ah, como eu queria que fosse assim na vida real.


As regras do jogo são simples: você deve pegar a carne que estará caindo no chão, e atirá-la para os Tokay que estão passando nos lados direito e esquerdo da tela. Parece simples, mas, tendo em mente que você precisará garantir que todos eles tenham carne, que você não pode simplesmente atirar perto deles, precisa ser nas mãos deles, e que eles não ficam parados, esse talvez seja um desafio considerável. A boa notícia é que, uma vez que você tenha entrado no ritmo, fica tudo 100% certo.


Ao final, você receberá a Semente de Cheiro, que precisaremos aproveitar para conseguirmos todos os nossos itens definitivamente.

Retorne para a cabana da pena e do bracelete. Pegue sua pá de volta e, quando estiver com ela, troque-a pela pena. É, você meio que precisa passar por esse processo.

CADÊ AS NADADEIRAS?!


Retorne mais uma vez para a divisória entre a floresta e a praia, e, dessa vez, use a pena para passar pelos buracos da esquerda. Na próxima, entre para o norte, e use uma das bombas que você adquiriu para explodir a parede à frente.

Há muita água nessa caverna, e, vendo a completa ausência das nossas nadadeiras, será preciso combinar as suas bombas com seus pulos para atravessar esse lugar aqui. Atire uma bomba nas pedras rachadas e, quando elas explodirem, atravesse com um salto.


Prossiga pelo único caminho acessível com suas ferramentas, e, logo, logo, você estará batendo boca com o Tokay para pegar suas Nadadeiras de volta.

Volte à cabana para recuperar o bracelete e, com ele em mãos, retorne para essa caverna inundada. Mas, espera, como você vai fazer isso sem a pena?! É aí que entra a mágica da atenção! Siga para o norte na tela dividindo a floresta da praia e use o bracelete para remover as pedras da esquerda. Isso vai abrir espaço para a caverna.

Lá dentro, siga para o canto superior esquerdo da tela, e use o bracelete para se livrar das pedras, abrindo espaço para uma pequena poça. Mergulhe lá e prossiga pelo resto do caminho, subindo escadas e tirando pedras, até você retornar à superfície. Sem pular daqui, fale com o Tokay que está do outro lado para recuperar o saco de sementes e, finalmente, ter o meio de recuperar todos os itens de uma vez... Ou quase isso.


Lembra daquela semente que eu falei para você colocar em um canto específico, agora, pode empurrá-la para a sua posição final, já que não temos como cair em cima dela.

Dessa tela da semente, siga para o norte, esquerda, norte e direita. Fale com o Tokay que está aqui para que ele pegue e plante a Semente de Cheiro que você adquiriu antes. Ela não vai virar árvore de uma vez, nem nada, então, nem se preocupe com ela por enquanto.


Daqui, siga para a direita para ir direto para a cabana da pena e bracelete.

Use as Mystery Seeds que estão no seu saco de sementes para comprar a pena de volta, mas, não pegue a pá. Voltaremos para cuidar dela depois.

UMA ÚLTIMA VOLTA POR AÍ


Volte mais uma vez para a divisória e siga pela esquerda. Agora que você tem a pena E o bracelete juntos, poderemos explorar a caverna que fica logo depois desses buracos.
Usando ambos os itens, você é capaz de atravessar essa caverna inteira. É um caminho linear, e simples. Tão simples que se eu fosse explicar, seria um insulto à sua inteligência.


Do outro lado, você encontrará um Tokay com a Harpa das Eras em mãos. Fale com ele para recuperá-la. Você deve ter notado um caminho ao norte, mas, vai por mim, iremos seguir para ele em alguns instantes. Primeiro, vamos recuperar a nossa pá.

Retorne para a praia, especificamente para o lugar onde havia um símbolo de um portal das eras (que você deve ter notado e deve ter gritado mil vezes em frustração por eu não ter falado nada a respeito até agora).

Use a Harpa para ativá-lo e retornar ao presente. Acho que você já sabe o que nós vamos fazer.

Mas, antes de tudo, logo que você chegar ao presente, siga para o sul, e entre na cabana que vai estar por lá. Lembra daquele Saco Fedido que pegamos mais cedo? Saca só.
Fale com o Tokay daqui e, em troca do saco (que vai curá-lo de um entupimento nasal terrível), ele vai lhe dar a Carne Saborosa.


OK, de volta aos itens.

O layout geral da ilha não ficou muito diferente em todos esses anos, com a exceção de alguns lugares que estariam inacessíveis se você não tivesse empurrado todas aquelas adoráveis sementes para os lugares certos (coisa que eu honestamente espero que você tenha feito). Então, tudo bem.
Prossiga para o lugar onde a Semente de Cheiro teria sido plantada no passado, e uma Árvore de Cheiro estará no lugar. Use sua espada para adquirir as Scent Seeds, que é o que nós precisamos para recuperar a nossa pá, e progredir.


Eu daria mais atenção a elas como itens em si, mas, elas são, efetivamente, um dos itens que você vai menos utilizar nesse jogo.

Com elas, volte para o lugar onde o portal estava, e retorne para o passado. Retorne para a cabana, recupere a pá e, finalmente, compre o bracelete com 10 Scent Seeds.

Agora que temos todos os itens de volta, é hora de FINALMENTE retornarmos para a nossa maior missão: coletar as Essências!

O PRESENTE GUARDIÃO DA ILHA


Lembra daquele caminho ao norte do Tokay que tinha a Harpa? Estamos indo para lá agora.

Seguindo por ele, você perceberá que não tem muita escolha em termos de onde ir, e logo vai se deparar com outro espaço de portal escondido atrás de poeira. Use a Harpa para ir ao presente.

Você tem duas opções agora que está no presente: seguir pela direita para encontrar uma fonte de fadas e se curar, ou seguir sempre ao norte para ir direto à porta do próximo calabouço. Faça isso na ordem que preferir.

Ao fim do percurso (que inclui um portal que eu recomendo com todas as minhas forças que você NÃO ative - já que ele só serve para lhe deixar de volta no canto onde você naufragou antes, lhe forçando a andar todo o caminho de volta até aqui), você encontrará uma construção no meio de várias palmeiras. Esse é o nosso destino.


LEVEL 3 - MOONLIT GROTTO


O calabouço pelo qual vamos passar agora é um bem simples em termos de estrutura e que, além de alguns pequenos desafios e voltas extras, não tem muito apresentar. Acho que é a maneira de compensar a volta enorme que a gente teve de fazer para chegar aqui. Eu não duvidaria disso...

Mas, enfim, uma característica que esse lugar tem é a sua referência a um dos calabouços de Link's Awakening. Se você jogou aquele jogo e lembra bem da Eagle's Tower, você vai ter uma sensação de deja vu por aqui. Essencialmente, existem quatro cristais espalhados pelo primeiro andar que vamos precisar quebrar para termos acesso completo ao andar de baixo e, mais especificamente, à Essência.
Para isso, eu espero que você venha praticando suas jogadas de bombas, porque você vai precisar atirar muitas delas aqui.

Mapa

Logo da entrada, eu recomendo que você exploda um dos blocos rachados do canto superior esquerdo para ganhar acesso a uma sala onde dois Pols Voice, inimigos com aspecto de coelho que só podem ser derrotados com bombas, bloqueiam um baú contendo o seu Mapa. É, estamos começando forte!


Há alguns arbustos na sala que podem ser cortados para readquirir munição, também.

Bússola

Volte para a entrada e siga para o norte, onde dois mini-moldorms estarão à espera. Derrote-os e siga para a direita, onde o primeiro cristal vai aparecer. Quebre-o com sua espada, e prossiga para o norte daqui. Há alguns helmarocs dando voltas, mas, você realmente não precisa se preocupar com eles (basta acertá-los por trás com sua espada para despachá-los, se você REALMENTE precisa matá-los, seu monstro!).

Na sala ao norte, você vai encontrar uma das principais características desse lugar: a rotatória. Como você deve estar vendo, se aproximar dela vai fazer com que ela lhe leve na direção que suas setas estão apontando. Faz mais sentido quando você a experimenta por si só; é uma pena que nós vamos apenas usá-la algumas vezes, já que sabemos exatamente para onde ir.
Aproxime-se para ser levado ao lado direito da sala, e prossiga por ele.

Há outro cristal nessa sala, e você precisará usar algumas bombas para chegar até ele. Dê a volta até chegar a um bloco rachado cercado de pequenas estátuas, exploda-o e atire uma bomba pela passagem que ele estava bloqueando. Acho que você já entendeu o que deve fazer daqui, não é? Empurre o bloco que estava acima desse segundo que papocou, vá pelo espaço aberto para atirar outra bomba, dê outra volta, e empurre esse último bloco liberado para chegar ao cristal e quebrá-lo.

Aproveite que está aqui, e empurre a estátua mais próxima para o cristal de maneira que ela se alinhe com as demais. Basicamente, siga as instruções a seguir: direita, direita, cima, cima, esquerda, baixo.
A nossa primeira Chave vai cair, e você poderá coletá-la antes de voltar para a sala onde havia dois mini-moldorms.

Siga para o norte, onde você encontrará alguns peahats, uns Zols verdes e, mais importante, um buraco à esquerda. Pule nele feito um cara de paraquedas, sem o paraquedas!

No andar de baixo, você será emboscado por Zols e Tektites. Despachando-os ou não, prossiga para a sala ao sul, onde haverá um mini-moldorm isolado, e algumas portas para o sul. O ideal aqui é derrubá-lo para abrir as portas, então, minha sugestão é atacá-lo com sua espada (já que ele está bem ao seu alcance). Depois de ele cair, siga para a porta ao sul (a que está mais à direita, a mesma que você consegue alcançar).
Dois Pols Voice estarão à espera, e ambos deverão ser derrotados se você quiser seguir. Depois de fazer isso, siga para o norte pela porta da esquerda (ou... do centro, considerando que é a que você consegue alcançar), e você vai parar em frente ao Moldorm isolado novamente, só que em uma área isolada da sala.
Atire uma bomba no mini-moldorm (como ele está isolado em uma área bem apertada, não vai ser exatamente difícil acertá-lo), e prossiga pela porta que vai abrir no canto inferior esquerdo.

Continue pelo caminho, e você vai encontrar uma alavanca/esfera azul em frente a uma esteira. Use uma bomba para ativar a alavanca (mirando bem para que ela não exploda muito longe da alavanca), e isso vai ativar um Armos na sala.
Assim como em outros jogos, o Armos é uma estátua de cavaleiro em armadura que ganha vida em determinados instantes. DIFERENTE de outros jogos, no entanto, esse nojento aqui é do tipo que só morre com um ataque MUITO forte - leia-se, uma bomba. Eu recomendo que você detone esse babaca aqui para conseguir a Bússola.


O Atirador de Sementes

Vá pelas escadas que ele estava bloqueando, e, no andar de cima, siga para a saída no canto inferior esquerdo da sala (ou seja, ainda na altura em que você se encontra). Na sala seguinte, empurre os blocos da área mais ao norte de maneira que eles estejam refletindo as posições dos blocos ao sul, e você vai receber outra Chave.
Agora, volte para o andar de baixo, e para a sala onde o mini-moldorm isolado estava. Ao invés de entrar em conflito com ele, siga para o norte, subindo as escadas para voltar ao andar de cima e dar de cara com o terceiro cristal. Quebre-o.

OK, agora é a hora de começar a dar aquelas voltinhas que falei mais cedo. Dessa sala do terceiro cristal, siga para a direita, e você vai dar com a rotatória de novo. Passe por ela para ser levado ao lado sul. O que você quer fazer agora é dar uma volta para acessar a rotatória novamente, e pela mesma passagem que você usou agora.
Feito isso, você será levado por ela para a área norte do andar.

A próxima sala tem dois Like-Likes, então tenha cuidado se você recuperou seu escudo!
O quarto, e último, cristal também está aqui, mas, como não podemos acessá-lo ainda, se preocupe em sair pela direita.
Você vai sair em uma área com quatro Armos, que serão ativados no momento em que você pressionar o botão no canto superior direito. Prepare-se para gastar algumas bombas e acabar com eles. Fazendo isso direitinho, você vai conseguir a terceira Chave. Volte para a sala anterior quando conseguir.

Siga agora para o norte, cortando os arbustos se você estiver precisando de corações e bombas. A próxima sala contém um grupo dos nossos ARQUI-INIMIGOS, OS LADRILHOS ASSASSINOS! Se você pagou cinquentinha pelo escudo, essa sala não será lá um problema muito grande, já que basta pegar um canto da sala, levantar o escudo, e esperar quietinho que o problema se resolva sozinho. Se você NÃO pagou cinquentinha pelo escudo, mantenha sua ESPADA levantada para se defender de cada ladrilho em particular. Não é lá tão simples, mas, é bastante efetivo também.
Quando o massacre deles terminar, siga pela esquerda, e fique atento para não ser pego de surpresa por nenhum dos besouros escondidos embaixo dos arbustos. Há vários deles por aqui.

Siga o caminho linear até encontrar uma porta trancada, logo ao lado de uma escada. Ignore a última e siga pela porta.
Continue prosseguindo, e você encontrará uma sala com dois mini-moldorms e mais dois inimigos chamados "arm-mimics", que repetem seus exatos movimentos, mas, que são bem fáceis de derrubar. Com todos eles despachados, abra o baú para adquirir o item da vez, o Atirador de Sementes.


Essa é uma ferramenta muito útil, e que vai servir para disparar as sementes do saquinho por longas distâncias, chegando até a fazê-las ricochetear nas paredes. Use-o em conjunção com as Ember Seeds para acertar a tocha da sala anterior e destrancar a porta.
Suba a escada que você ignorou antes, e prossiga pelo corredor até o final, onde você vai encontrar um baú contendo 30 rupees.

Ponto central

Indo para o sul, você vai dar de cara com a sala com o buraco. Use a rotatória de forma que você voltará para a sala ao norte e use o atirador de sementes para acertar o último cristal. Uma pequena nota: eu recomendo muito que, quando for usar o atirador para quebrar coisas ou ativar alavancas, você utilize as Scent Seeds, visto que elas não tem muita utilidade além dessa.

Com o último cristal destruído, a rotatória que estávamos utilizando desceu deste andar para o de baixo, e, em seu lugar, ficou uma sala grande e vazia, com um baú contendo uma Semente Gasha.

Desça para o andar de baixo, se utilizando daquele amável buraco, e, quando chegar lá, siga para a direita, onde a rotatória estará.
Passe para o lado sul por ela, e você chegará a uma sala que pode, muito bem, ser ignorada se você não se importa com as sementes Gasha. Se você se importa, basta empurrar os blocos dos cantos para o abismo e usar uma combinação do atirador com as Ember Seeds para acertar as duas tochas isoladas, fazendo aparecer um baú com outra Semente Gasha.
Fazendo isso, ou não, siga para a esquerda.

Voltaremos à sala com o mini-moldorm isolado. Ele é quase nosso amigo a essa altura. O nosso objetivo é passar para o lado norte desse andar, então, precisamos voltar à rotatória, faça isso para conseguir chegar lá.

Enfrentando, ou ignorando, os Peahats, corte os arbustos daqui para recuperar corações, se for necessário, e siga para a sala ao norte, onde o desafio aguarda.

MINI-CHEFE: SUBTERROR


Ignore o nome melodramático, esse cara não é lá essas coisas. Ele só é horrivelmente irritante.
Como a aparência dele deve ter indicado (assim como o nome), Subterror passará boa parte do combate escondido debaixo da terra, e precisará ser arrancado de seu esconderijo com uma pá.
Talvez devido ao seu tamanho, ele ainda é perceptível debaixo da terra, e isso permite a você uma maneira de ver por onde ele anda. Se você não conseguir tirá-lo debaixo da terra a tempo (o que é bem possível, por algum motivo, a pá pode não funcionar muito bem aqui), ele vai por seu... chifre... pra fora, causando dano. Quando ele estiver fora da terra, no entanto, ele é completamente vulnerável, e você deve atacá-lo o mais selvagemente que puder.
Apesar de ser um tantinho irritante, há uma chance de você encontrar um coração enquanto está cavando atrás do mini-chefe, lhe dando também meios de se curar.

Depois de pegar a fada para curar seus ferimentos, prossiga para o lado esquerdo.

A bruxa sombria

Estamos atrás de uma chave, então, seremos breves aqui. Prossiga até encontrar dois mini-moldorms dando voltas. É necessário que você abata os dois. No entanto, há uma chance de um deles aparecer do lado esquerdo da sala, que fica isolado do resto. Ainda é possível derrotá-lo com a espada, se você estiver se sentindo paciente, mas, se não me engano, também é possível simplesmente sair da tela e entrar de novo para reestabelecer as posições deles.
Quando ambos forem derrotados, empurre o bloco que está fora de padrão para mais próximo dos outros para, assim, conseguir a quarta Chave.

O que vamos fazer agora é seguir para a ala leste do andar de baixo. O problema é que precisaremos andar um pouco para fazer isso.

Retorne à sala do mini-chefe, e siga para a rotatória, ativando-a essa primeira vez. Da rotatória, prossiga para a sala onde está o mini-moldorm isolado - o nome dele é Carlos e ele ainda mora com os pais. Mate o Carlos para abrir a porta ao sul, onde você vai despachar os Pols Voice com bombas de novo, siga pela porta do meio, e vá andando para o norte até chegar no andar de cima. Retorne para a entrada, e use o teletransporte criado com a derrota do mini-chefe para voltar à sala dele. De lá, desça de novo para a rotatória que, você lembra, ainda está ativada. Passe por ela para ir ao lado direito.

Há um quebra-cabeça bem simples aqui que envolve o uso do atirador de sementes.
Tem um botão do lado direito da sala que controla as duas barras em um buraco. Essas mesmas barras estão bloqueando acesso a uma alavanca que nós queremos ativar. O truque aqui é que as barras mudam de posição toda vez que o botão se mexe. Por exemplo, ambas estão na horizontal normalmente, elas ficam na diagonal (\ \) quando você pressiona o botão; então, se você sair do botão, elas ficarão na vertical. O que você quer é tocar o botão uma segunda vez para que elas fiquem em um diagonal mais apropriado para o que vamos fazer (/ /). Atire uma semente pela diagonal superior direita, e na posição certa, para que a semente passe pelas barras e acerte a alavanca, destrancando a porta ao norte.


Na sala seguinte, há apenas um baú, contendo a Chave do Chefe. Pegue-a, e saia pela esquerda.

Siga uma última vez para a rotatória ao sul, e ela vai lhe direcionar para a esquerda. Estamos na reta final!

Da sala seguinte, siga para a saída ao norte, e você chegará a uma área que vai testar bastante a sua atenção e um pouco da sua habilidade com o atirador. Há também muitos Peahats aqui, então, se prepare para ficar irritado.
O truque aqui, e pelas próximas salas, é acertar as alavancas no meio para que você possa atravessar o abismo. Para acertá-las, você poderá se utilizar das barras vermelhas, que funcionam de uma maneira semelhante à qual nós vimos antes. A diferença é que elas mudam de posição toda vez que você acerta as esferas azuis. Teste aqui primeiro acertando a primeira esfera azul para que a barra ao norte fique na diagonal ( \ ). Então, atire uma semente na barra para ver a mágica acontecer.
Pegou como faz?

Do outro lado, você pode conseguir alguns rupees se repetir o processo, dessa vez deixando a barra na posição oposta. Daí, é só seguir a ponte que vai se abrir para encontrar o baú com 20 rupees dentro.

Na próxima sala, a ideia é a mesma; a maior diferença é que você precisará usar o atirador para acertar a esfera azul na primeira vez - você está usando as Scent Seeds, certo?
Tome cuidado com os Peahats, e mantenha essa lógica simples para ir ao norte, onde a porta do chefe lhe espera.
Corte os arbustos se precisar de munição, e entre.

CHEFE: SHADOW HAG


Essa é um dos chefes mais interessantes do jogo, e até testa as suas habilidades um pouco. Basicamente, ela alterna entre duas fases.
Na primeira fase, a bruxa se divide em quatro esferas no chão, e você precisa se manter em movimento para desviar delas.
Na segunda fase, que ocorre logo após, a bruxa vai tentar lhe distrair com algumas mariposas que ela vai invocar. Enquanto você briga com as mariposas, ela vai aparecer atrás de você e tentar lhe acertar. Por incrível que pareça, é isso que você quer. O truque aqui é simplesmente atirar uma semente na parede imediatamente à sua frente, e vê-la ricochetear, e acertar a bruxa de cara, fazendo-a se esconder no chão, e repetir o processo. Eu recomendo o uso das Ember Seeds aqui para aumentar o dano que você vai causar à bruxa.
Vale dizer que você não pode simplesmente se virar para acertar a bruxa, visto que ela irá desaparecer no momento em que você fizer isso.
Mantenha-se atento a suas ações, e tome cuidado para não acertar as mariposas sem querer com suas sementes, e esse será mais um chefe derrotado.

Depois de pegar o seu Contêiner de Coração, siga pela porta da esquerda para encontrar a terceira Essência, o Uivo Ecoante.


Uma cena breve vai rolar logo em seguida, mostrando como a Torre Negra está progredindo, e ela já está bem próxima de ser completa! Mas, ainda faltam cinco essências! Oh, não!

Na próxima parte, voltaremos ao continente, e descobriremos como encontrar a próxima Essência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário