sábado, 12 de janeiro de 2019

Discussões: Precisamos falar sobre o Nintendo Switch Online



Juntar as palavras "Nintendo" e "online" é uma tarefa bem chatinha de se realizar sem criar uma frase que não inclua as expressões "insatisfatório", "deixa a desejar", e mais coisas que tenham a ver com decepção.
Apesar de ter ocorrido uma melhora interessante durante a última geração - com um método simples e fácil de compreender - a aproximação da gigante japonesa em relação a um serviço online pago - que tomou a forma de seu Nintendo Switch Online - não só é obtusa como é algo feito com claro desinteresse em observar o que já foi feito pelo mercado, e adaptar tais métodos de maneira apropriada, e comercialmente justa.

Só uma coisa que direi de antemão: eu mesmo não tenho uma assinatura nesse serviço. Pelos motivos que direi a seguir, acho que é algo desinteressante e com pouquíssimos atrativos de peso - para não dizer nenhum.

Para aqueles que não sabem, o NSO, que é como iremos nos referir a ele, se trata de um sistema de assinatura que, em tese, dá benefícios àqueles que se interessarem em pagar por ele. Os quatro principais benefícios incluem a habilidade de jogar online com outros jogadores, o acesso a um serviço de nuvem no qual os jogadores podem armazenar seus arquivos de save, um acesso a vários jogos do NES com pequenas alterações em alguns deles, e, finalmente, acesso a "ofertas" exclusivas.
Mesmo sabendo que o preço não é tão ruim - na verdade, a assinatura mais longa parece requerer pouco menos de dez reais por mês, considerando alguns cálculos que fiz no outro dia - o que é oferecido não deixa de ser algo pouquíssimo interessante, e veremos o que quero dizer logo a seguir.

O primeiro ponto que temos é em relação a jogar online e, pelo que pude ver em comentários afora, é praticamente a única coisa que faz com que as pessoas façam suas assinaturas, jogos como Splatoon 2 e Super Smash Bros. Ultimate sendo os principais motivos para tanto. Somando com isso, ainda temos aquele aplicativo do smartphone, que é para complicar ao extremo algo que virtualmente todo mundo faz de maneira bem mais simples desde meados da DÉCADA PASSADA.
O problema é que esse era, até boa parte do ano passado, algo completamente gratuito. Mesmo sabendo que é necessário arcar com os custos de algo desse calibre, poder jogar online simplesmente não é o suficiente para justificar um pagamento mensal - é preciso mais, muito mais do que isso.

É óbvio que as pessoas por trás do NSO sabem disso, tanto que tentaram adicionar esse quê a mais. É só uma pena que eles adicionaram muito pouco.

A parte do acesso à nuvem, por exemplo, é uma função quase risível, já que ela não está aberta a todos os jogos presentes no Switch. Vários títulos, e títulos grandes, vale ressaltar, não têm suporte a essa função. Qual é a lógica aplicada que explique porque somente alguns jogos permitem que se salve na nuvem, e outros não? Ainda mais tendo em mente que isso é um padrão há muito estabelecido em outros serviços - alguns gratuitos, inclusive!

Também temos o acesso aos jogos do NES e, puxa, isso realmente não precisa ser dito. Jogos do NES, não importa quais são, podem ser acessados de inúmeras maneiras, e de forma que não requer um pagamento mensal! O Virtual Console continua sendo um exemplo fortíssimo disso. E, mais ainda, jogos do NES como prêmio por pagamento?! Se fosse algo muito maior, que contasse com jogos de toda a história da Nintendo, indo do NES até o GameCube, ou até mesmo o Nintendo 64, até seria compreensível, mas, só do NES?
Sejamos muito honestos por um segundo, sem pensar em qualidade, nem questões de nostalgia ou preferência, QUEM ainda coloca o NES em um patamar como esse?
Sim, foi um console importantíssimo, que ajudou a salvar a indústria de videogames, e, sim, é um console muito respeitado e amado por um mundo de pessoas, mas, estamos também falando de um aparelho com jogos de mais de 30 anos. Já passou da hora de seguir em frente.
A ideia de ter acesso a esses jogos sem custo adicional - mesmo que haja um pagamento mensal - não deixa de ser boa, não me entenda mal! Mas, ser só jogos do NES, e que ainda são adicionados ao que parece ser conta gotas, não é tanto um absurdo, como é simplesmente estúpido!

E, finalmente, temos as tais "ofertas" exclusivas. O nome parece interessante, mas, o que eles querem dizer com isso é que você pode COMPRAR itens que ninguém mais pode. Então, em outras palavras, você gasta dinheiro... Para gastar mais dinheiro. OK, então... Que itens temos aqui? Talvez, haja algo que explique toda essa pompa.
...
Não, não há.
Desde o anúncio, e chegada do sistema, as únicas coisas disponíveis são dois Joy-Cons em forma de controles do NES, e o código para uma roupa em Splatoon 2. Eu preciso dizer o quão INSUFICIENTE isso é? Não só o nome indica que estaríamos falando de jogos com mais promoções, preços mais baixos, coisas assim, que acontecem nas concorrentes há anos, como também é de se esperar algo mais do que um controle de 30 anos atrás!

Infelizmente, esse serviço do NSO se apresenta como algo arcaico e, por que não dizer, mal pensado.
Além dos exemplos já mencionados, há muito o que se fazer para criar um bom sistema, basta ver o que já é feito em outros serviços como esse. O problema aqui, no entanto, é que estamos falando da Nintendo, uma empresa que já provou diversas vezes o quão cabeça-dura ela é com tecnologias e métodos exteriores. É tanto que ela nem ao menos chamava Breath of the Wild de um jogo de "mundo aberto". "Ar aberto" foi o nome que ela preferiu.
O número de pessoas insatisfeitas com o sistema do NSO não só é claro, como também bem vocal e, se não fosse a existência de Splatoon 2 e Smash Bros. - especialmente Smash Bros. - tenho a impressão de que esse sistema já teria falido há muito tempo...

Há muito o que a Nintendo pode, e deve, fazer para melhorar, e, frente às mudanças que ela teve quanto a certos pontos como o seu programa de criadores do YouTube há alguns meses, ficamos na torcida para que mudanças respeitáveis, e notáveis, aconteçam logo para fazer desse sistema algo digno de ser pago.

Qual a sua opinião quanto ao NSO? Acha que é um bom sistema? Talvez precise de apenas uma mudança aqui ou ali? Ou é um sistema realmente digno de tantos depoimentos negativos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário