segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Detonando! The Legend of Zelda: Skyward Sword - Retorno ao Skyview Temple



Só pra lembrar onde nós paramos.
O que vamos fazer para esta parte do jogo é algo que, curiosamente, nunca aconteceu antes em Zelda e, até o momento em que estou aqui escrevendo, ainda não aconteceu de novo.
O detalhe em questão é que, para conseguir aquela água especial que a Faron pediu tão carinhosamente para nós antes, será preciso que revisitemos o primeiríssimo calabouço do jogo. Isso aí! Estamos voltando para o Skyview Temple e, na maior parte das coisas, vai ser bem parecido - a principal diferença está nos desafios que vamos encontrar. Por conta disso, essa deverá ser uma parte relativamente curta, mas, que ainda vai conter todos os detalhes importantes para que você possa explorar esse... uh... "mini-calabouço" em detalhes!
E, pra não deixar tudo muito solto, também vamos explorar o caminho - que será bem breve - até o próximo calabouço!

Se equipe, e prepare-se para sair!

Assumindo que você está continuando daquela estátua de pássaro ao final do Lago Floria, o caminho daqui vai levá-lo direto para uma região ao sudoeste da Floresta Faron - bem próximo da entrada do Lago.
O nosso principal objetivo é voltar para o Skyview Temple, o primeiro calabouço que visitamos. Então, você pode ir para lá de diversas maneiras. No entanto, existe um pedaço de coração que podemos pegar no caminho - e que poderíamos ter pego antes, se eu não fosse um completo idiota. Além disso, até para não deixar essa parte MUITO curta, estarei cobrindo também uma pequena busca opcional que já podemos fazer lá no céu.
Se você não tem interesse por isso, pule a próxima sessão. OK? OK.


ENTRE A FLORESTA E O CÉU

Então, vamos começar retornando para a região central da floresta, a mesma por onde você ficou procurando pelo Kikwi Machi lá no começo do jogo. Por essas bandas, próximo à ladeira de areia, há o que parece ser uma passagem bloqueada por diversas pedras - coisa que você, sem dúvida, observou antes. O que queremos aqui é simplesmente colocar uma bomba para explodir tudo e abrir espaço para um Pedaço de Coração.

Isso é basicamente tudo por enquanto. Dito isso, você pode querer explorar essa região para conseguir alguns tesouros separados, já que podemos nos aproveitar do que você já tem, provavelmente, para atualizar alguns dos seus itens.

Com os tesouros, ou não, retorne para Skyloft - sim, eu sei que há um baú que ativamos por meio de um Goddess Cube, mas, não vamos mexer com ele ainda.

Entrando no bazar, você já pode atualizar tanto o seu estilingue - para uma versão que dispara mais balas de uma vez - quanto o Beetle, que poderá voar mais rápido pressionando e segurando o botão A. Eis os materiais que você precisa para fazer isso:

  • Estilingue
    • 2 Dusk Relics (aqueles tesouros que você pode ter encontrado no Reino do Silêncio)
    • 2 Ember Relics (é certeza de que você tem mais do que uma)
    • 3 Jelly Blobs (deixados para trás por monstros como Deku Babas)
  • Beetle
    • 2 Ancient Flowers (encontradas na região de Lanayru do passado)
    • 2 Hornet Larvae (podem ser tiradas de colmeias, só tome cuidado com as vespas!)
    • 1 Golden Skull (um item raro que, vez ou outra, é deixado por Bokoblins)
Caso você não tenha um desses itens consigo, mais especificamente as Dusk Relics, não se preocupe! Haverá uma chance de adquirir mais no futuro.

Você também pode falar com a mulher das poções - ou Luv, como é o nome dela - e, se quiser, ter liberdade para comprar uma Poção de Ar, que pode ser bem útil para quem não tem muita maestria com os controles de nado, ou simplesmente quer passar mais tempo debaixo d'água. Ela está à venda por um preço baixo de 20 rupees, mas, eu peço para que você tenha pelo menos um pote vazio para o nosso objetivo principal.

PAPEL DE AMOR

Ainda dentro do bazar, é provável que você fale com alguém que vai mencionar sons estranhos vindo do banheiro da Academia durante a noite. Parece suspeito? É porque é BEM suspeito. E, adivinha só, a pequena busca que vamos fazer aqui no céu tem tudo a ver com isso!

Retorne para a Academia e durma até a noite. Feito isso, siga para o banheiro no térreo (você... lembra onde fica, certo? Do lado da saída?).
Ao se aproximar, você vai acabar escutando uma voz afastada e, honestamente, um pouco medonha. Tente abrir a porta para notar que ela está trancada, e ouvir a voz clamando por Papel, qualquer tipo de papel.

Depois que isso acontecer, durma até o amanhecer e, próximo ao banheiro, estará Cawlin, o mais baixo dos capangas do Groose. Falando com ele, você poderá ouvir à história trágica de como ele está apaixonado por uma garota da Academia (que, por exclusão, já sabemos que é a Karane, uma moça de túnica verde amarelada com uma boina e tudo). Ele quer deixar seus sentimentos claros para ela, e escreveu uma Carta de Amor para isso.
Agora, me corrija se tiver errado, mas, desconsiderando e-mails e tudo, cartas são escritas em PAPEL, certo? Tipo... Papel, que serve para criar várias coisas higiênicas, também...? Hmm...
Obviamente, Cawlin não vai gostar nem um pouco da IDEIA de que sua carta poderá servir como papel higiênico, mas, ele vai entregá-la mesmo assim para você.
O legal dessa busca é que você tem uma escolha quanto ao que vai acontecer. Embora o seu prêmio seja exatamente o mesmo - 5 Cristais de Gratidão - você pode decidir se entrega a carta para a Karane, ou se vai para o banheiro durante a noite para entregá-la ao espírito.

Isso significa que temos dois possíveis finais.

Caso você entregue a carta ao espírito, que vai se revelar como uma mão fantasma, volte para falar com Cawlin no dia seguinte. Ele ficará furioso, e frustrado - ao invés de escrever uma carta nova, porque c'est l'amour e vai ficar chorando no quarto do Groose. Vá pra lá durante a noite para descobrir que a mão fantasma não só leu a carta como também ficou tão movida pelas palavras de Cawlin que se apaixonou por ele. Você ganhará seu prêmio aqui e, pelo resto do jogo, o Cawlin vai estar sempre cansado por não conseguir dormir direito, já que, durante as noites, o espírito fica lhe assombrando ~AMOROSAMENTE~.


Agora, caso você seja um ser humano MINIMAMENTE DECENTE, você vai direto para a sala de aula - também no térreo - entregar a carta para a Karane. E você vai fazer isso depois de ouvi-la comentando sobre seus sentimentos por Pipit, aquele rapaz de
túnica amarela que nos ajudou a localizar nosso Loftwing no começo do jogo.
Ela não vai ficar muito animada com a carta, mas, estará disposta a falar com Cawlin. Enquanto ela faz isso, você deve ir falar com o Pipit, que se encontra no primeiro andar. Ao saber da situação, ele vai fazer um bobo de si mesmo - ao mesmo tempo em que basicamente revela os seus sentimentos por Karane.
Retorne para a sala de aula e veja enquanto Pipit entra em cena para pedir que Karane saia com ele, enquanto o Cawlin fica tão incrédulo que ele sai correndo frustrado e de coração partido - e ele vai passar o resto do jogo bem irritado porque c'est l'amour. Ah, e você ganha o seu prêmio logo quando ouvir o novo casal dizendo que se ama.

Em ambos os casos, o Cawlin se ferra legal, mas, você acaba ajudando algumas pessoas a encontrarem amor verdadeiro. E isso é dez.

A propósito, se você veio fazendo tudo de acordo com o guia até agora, é bem provável que você tenha mais de 30 cristais. Isso significa que você pode ir dar uma visitinha ao Batreaux e conseguir uma carteira ainda maior - que vai permitir lhe carregar 1000 rupees (você já tendo passado desse limite se veio pegando todas as expansões de carteira até agora).
Mais ou menos agora, também, um baú vai aparecer na casa do Batreaux contendo um item que ele vai tentar avisar a você para ficar longe: a Cursed Medal. Esse item é, ao mesmo tempo, uma bênção e uma maldição, já que ele aumenta consideravelmente o número de rupees e tesouros que você vai encontrar no mundo, ao custo de não deixar você usar os itens de sua bolsa (coisas como potes ou escudos, sem falar das bolsas de expansão para munição). É bonitinho e tudo, então, pegue se você tiver interesse - eu mesmo admito que prefiro ir atrás desse item BEM mais tarde.

Há ainda mais algumas coisas que podemos fazer em Skyloft, mas, deixaremos para fazer isso depois de concluirmos nossas tarefas OBRIGATÓRIAS na superfície. Falando nisso, vamos voltar para a floresta, sim?

A ÁGUA SAGRADA

Só pra lembrar, nosso objetivo fica dentro do Skyview Temple, então, siga direto para lá. Lembrando que você pode muito bem ir para o céu (assumindo que você já não tenha feito isso), só para descer de novo e pousar direto na estátua marcada como "Forest Temple".

Basta entrar ali e ser feliz!

Ah, espera, você tá achando que vai ser uma linha reta, já que você já fez todos os desafios desse lugar?

HOHOHOHHOHOHOHOHHOHOHOHOHHOHOHOHHHOHO!!!!!
NÃO TÃO RÁPIDO! Desde a nossa última visita, o Skyview Temple ficou ainda mais cheio de criaturas monstruosas, e esses caras são tão nojentos que eles deram um jeito de trancar a porta que nos leva para a área mais clara do templo. Quando eu falei "mini-calabouço", eu não estava brincando.

Logo quando você entrar a Fi vai confirmar que a água para curar Faron está lá dentro, e ela vai além - calculando que o paradeiro dessa água é justamente na área mais profunda (em outras palavras, depois da sala do chefe).

Siga o caminho normalmente até se deparar com algumas borboletas voando. Puxando sua harpa e tocando-a, você irá descobrir a existência de uma Parede da Deusa. Não sei se já falamos sobre elas, mas, basicamente, você pode usar o seu Skyward Strike para carregar energia e desenhar alguma coisa na parede. Dependendo do que você colocar, a parede vai responder lhe dando algo correspondente: desenhe um rupee, e vai ganhar rupees; desenhe um coração e ganhará corações; desenhe o símbolo da Triforce e ganhará fadas. É uma mecânica bem bacaninha e, como a mecânica das Gossip Stones, é algo que vai aparecer em diversos lugares em Grooseland.

Fazendo isso, você vai chamar a atenção do Mogma chamado Kortz, que está no templo em busca de um suposto tesouro, e ele acha que você está ali pelo mesmo motivo.

Logo em frente à parede estará aquele atalho que você abriu antes - lembra dele? Caso não, continue seguindo até você chegar na primeira sala central. Só um pequeno aviso: o calabouço inteiro estará com mais inimigos do que o normal, o que inclui essa sala aqui, com Bokoblins mais atentos, e armados com arcos e flechas.



Daqui, você pode seguir pela porta da esquerda, se quiser reencontrar Kortz e ouvi-lo falar de uma chave que ele perdeu, ou pela porta da direita, para encontrar a tal chave.
A área da direita é aquela que você inundou depois de passar por um buraco na parede, lembra?
Como temos uma maneira de nadar, agora, caia na água e nade até o buraco que você usou antes. Indo pelo ângulo apropriado, você conseguirá entrar por ele. Nade até o outro lado, e até a superfície, entrando pela passagem que estará à sua esquerda. Nessa mesma passagem, você vai notar uma parte marcada no chão (EU FALEI PRA VOCÊ SE LEMBRAR DISSO!!). Cave aqui para conseguir a Small Key #3 do calabouço. Com ela, basta sair daqui de volta para a primeira sala central, e destrancar a porta para a segunda sala central.

A única diferença real aqui é o aumento na população de Staldras. Eles são inimigos chatinhos, mas, eu encorajo você a enfrentá-los, já que isso quase sempre acaba com 20 rupees a mais em seu bolso.
Não há surpresas aqui, nem quebra-cabeças extras. Caminhe até chegar na área onde fica a porta do chefe.

Aqui, sim, temos um pequeno obstáculo. A corda que leva para a sala do chefe estará guardada por dois Bokoblins de arco e flecha, e os nojentos não serão estúpidos de se meter na corda com você. Precisamos nos livrar deles de longe... Primeiro, se esconda atrás de um dos cogumelos azuis gigantes que estão nessa sala - queremos evitar aquelas flechas. Depois, puxe o Beetle e, cuidadosamente, faça o pegar uma das bombas que estão penduradas nos galhos ao redor da corda. Tome cuidado para que os Bokoblins não lhe acertem no ar. Quando chegar perto deles, solte a bomba e veja enquanto os dois otários são explodidos de cara.

Agora que não há perigo, atravesse para o outro lado e entre na sala do chefe. Só não pense que acabou! Temos ainda um último obstáculo a vencer.

MINI-CHEFE: TRIO DE STALFOS



É CLARO que alguma coisa habitou a sala de chefe depois que passamos por aqui. Só que, ao invés de ser um demônio pomposo e FABULOSO, é um trio de Stalfos. Em qualquer outro jogo de Zelda, isso não seria tão ruim assim, mas, em Skyward Sword? ... Pode ser um pouquinho complicado.

Como você deve lembrar, você precisa golpear de acordo com a posição dos braços dos Stalfos. Três deles de uma vez pode parecer assustador, mas, contanto que você tenha foco em apenas um, sem esquecer da existência dos outros dois, não é uma luta muito difícil.
Para facilitar ainda mais as coisas, você também pode usar as bombas para literalmente desarmar dois deles por alguns instantes (basta colocar uma bomba no chão e não se afastar muito dela, enquanto espera o trio de amigos passar por cima).

Seja paciente e atento, e logo, logo, os três Stalfos voltarão ao pó, nos permitindo ir para a parte de trás do templo.

Uma vez do lado de fora, você pode usar sua habilidade de dowsing para procurar pela água que estamos atrás - é, eu sei que essa área inteira está literalmente coberta de água, mas, apenas uma parte pequena dela tem as propriedades curativas que estamos procurando...

Mais especificamente, o que você quer fica em uma cascata imediatamente ao nordeste da área central. Tem até algumas fadas ao redor dela. Espero que você tenha um pote vazio, porque vai precisar dele. Encha o dito pote, e, seu trabalho feito (a Fi vai deixar bem claro que você pegou a água certa - se a música e a pose do Link não forem o suficiente para mostrar isso), você será teleportado de volta para a entrada do calabouço.

Use quaisquer maneiras você preferir para voltar ao Lago Floria e entregar a água para Faron (no caso, basta falar com ela). Só saiba que, quando isso acontecer, ela vai ficar completamente recuperada, e vai levar você até a entrada do templo que guarda a chama sagrada que estávamos procurando (você lembrava disso?).
Só uma coisinha: para entrar no calabouço, você precisará entrar na água e sair dela com uma pirueta se quiser alcançar as escadas. É bem óbvio, na verdade, mas, ainda assim, achei bom avisar.

Feito tudo isso, desça as escadas.

Na próxima parte, vamos explorar um dos melhores templos de água de toda a série Zelda, a Ancient Cistern! Vejo vocês lá!

Fonte das imagens: Zelda Wiki

Nenhum comentário:

Postar um comentário