quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Detonando! The Legend of Zelda - Parte 5: Lagarto

Eu gostaria começar dizendo que essa será uma parte um tanto longa. Mais do que o normal, na verdade, e tudo tem a ver com o fato de que, com as ferramentas que conseguimos na parte anterior, não só seremos capazes de conseguir mais dois contêineres de coração, como também abriremos espaço para conseguir a melhor espada do jogo, e ainda adquirirmos um item a mais.

Será uma jornada um pouquinho longa, e de rota aparentemente redundante, mas, valerá a pena!
Obviamente, tudo isso é opcional, então, se você quiser apenas seguir com seu jogo, basta pular direto para o quinto templo, que está escondido por trás de um quebra-cabeça bem simples.
Mas, eu realmente recomendo que você tente se esforçar para fazer essa parte, mesmo assim! O templo onde entraremos hoje começará o padrão de desafio que vai acontecer pelo resto da jornada, e, sendo bem direto, o que pudermos usar para garantir nossa segurança será mais do que bem-vindo!


A ESPADA MÁGICA

Para conseguirmos a melhor espada do jogo, a Espada Mágica, primeiro, vamos precisar adquirir mais dois contêineres de coração e, por sorte, é justamente isso que já podemos pegar agora - eis o motivo de não termos feito isso antes.

CONSEGUINDO CORAÇÕES

Nossa primeira parada será na praia lá para o leste. Assumindo que você estará saindo do último templo, siga para o sul uma vez para voltar ao continente. Logo que fizer isso, rumo ao leste!


Um pequeno detalhe é que você pode pegar 10 rupees na primeira tela ao leste: basta queimar o primeiro arbusto da fila inferior (da esquerda para a direita).
Isso me lembra, também, que precisaremos de muitos rupees para hoje, já que há algo a ser adquirido lá no templo que pode ser MUITO útil, se tivermos o dinheiro para pagar. Por conta disso, à medida em que for seguindo para o leste, derrote todos os inimigos que você encontrar.

Quando chegar ao final da floresta dos Moblins (a mesma onde fica localizado o segundo templo), siga para o sul e continue pelo leste na próxima tela.
Daqui, vá seguindo até a praia; lá, aproveite para comprar as Flechas se você ainda não o fez; elas vão ajudar contra um inimigo no templo.
Inclusive, acho que já passou da hora de eu explicar como elas funcionam, certo?

Ao comprar flechas, elas ficam no mesmo canto do Arco, e funcionam do jeito que você espera: pressione o botão B e a flecha vai voar pela tela, acertando, e machucando, o que estiver em seu caminho. Obviamente, isso não é algo que você pode usar sem preocupação! Por algum motivo conhecido apenas pelos mestres Miyamoto ou Tezuka, a munição para as flechas são RUPEES! ... Isso aí! A cada flecha que você dispara, você gasta um rupee. Isso sim é Pay 2 Win! Por isso, é melhor depender de sua espada e do bumerangue por enquanto, já que ainda precisamos de VÁRIOS rupees no decorrer da nossa jornada.


Pois bem, estando na loja, siga para o norte, pela praia. Logo que fizer isso, você perceberá um coração flutuando no oceano. Com a escada que você adquiriu no último templo, será possível ir até lá e pegar o Contêiner de Coração.


Dessa tela, siga novamente para o norte, e o faça até o mar bloquear o seu acesso, mostrando apenas um píer e um caminho para a esquerda. Use sua jangada para navegar do píer até uma área escondida ao norte. Lá, faça a escolha certa para conseguir o Contêiner de Coração - e, por isso, eu quero dizer, NÃO PEGUE A POÇÃO! NÃO VALE A PENA!

Falando em poções, é possível fazer um pequeno desvio para começar a encontrar poções para se vender.
Indo do píer, se você for para o oeste, norte, oeste, norte e leste, e subir a escada da direita, você encontrará uma caverna, onde um homem idoso terá uma Carta para a mulher idosa, que pode ser encontrada em algumas cavernas.

Daqui, desça e vá para as escadas da esquerda, que levarão você a OUTRA caverna, onde a mulher idosa estará. Entregue a carta a ela (usando-a como qualquer outro item) e, a partir desse momento, você poderá comprar poções em algumas cavernas. A poção azul, que só pode ser usada uma vez, é vendida por 40 rupees, enquanto que a poção vermelha, que pode ser usada duas vezes, está no preço de 68 rupees.
Eu... não me lembrei de fazer isso enquanto estava gravando, então, é por isso que não temos imagens. Mas, na próxima parte, poderemos tirar um momento para explorar isso novamente.

A ESPADA NO CEMITÉRIO

Agora, apesar de estarmos próximos do quinto templo (tipo, BEM próximos), é uma boa ideia procurarmos por uma espada mais forte. Como eu disse antes, os desafios do quinto templo serão bem maiores do que antes e, se temos a chance de entrar lá com um equipamento melhor, então que seja!
A espada está localizada no cemitério, que fica no extremo oeste. Existem várias maneiras de se chegar até lá, incluindo uma que seria mais rápida, mas, bem... O caminho estará cheio de Lynels. Com a Espada Branca, é possível lidar com eles, sim, mas, será algo bem mais difícil do que poderia ser. Além disso, eu falei antes que precisaríamos ter bastante dinheiro, se quiséssemos ganhar algo bem bacana, certo? Por conta disso, é melhor tomarmos um caminho longo, onde há mais inimigos, e inimigos mais fáceis de derrotar, garantindo que você ganhe uma boa quantidade de dinheiro.
Recomendo, então, que você siga a praia do leste e dê a volta: indo de leste a sul, e, de sul a oeste, conforme o vídeo de demonstração deste guia.

Dê a volta até chegar novamente no ponto de partida, onde tudo começou. Daqui, siga para o norte uma vez, antes de continuar a seguir para o oeste. Cruzando a ponte, e entrando na floresta, continue indo para o oeste. Dentro da floresta, você poderá encontrar uma centena de rupees, o que eu recomendo que você pegue, assumindo que sua carteira já não está cheia com 255 rupees, ou com qualquer coisa que seja mais de 155, honestamente.


Quando árvores vermelhas bloquearem o seu progresso, queime a árvore isolada mais ao norte (a primeira dessa coluna de árvores isoladas) para descobrir uma passagem secreta, onde o Moblin de dentro vai lhe pagar 100 rupees! Show!

Mesmo com toda essa grana, continue derrotando os inimigos para garantir uma boa quantidade de dinheiro; assumindo que sua carteira já não esteja cheia, é claro.

Dessa descoberta, você pode seguir para o norte, ou sul, contanto que você chegue no labirinto do outro lado. O caminho mais rápido é o norte, no entanto... Siga para o norte e leste, queimando o arbusto inferior direito para encontrar mais 10 rupees, e siga para o sul.


Você chegará em um suposto labirinto: a Floresta Perdida (Lost Woods, haaaaaa!). Tentar sair daqui pode ser um grande problema, se você não souber a direção em que precisa ir (podendo simplesmente ir para a saída do leste caso você ainda não se sinta preparado, por qualquer motivo). No entanto, não será problema para nós!
Cruze a floresta saindo pelo: Norte, Oeste, Sul e Oeste, especificamente nessa ordem, e você chegará do outro lado!

Quando o fizer, tenha cuidado com os Lynels e Peahats que estarão por essas bandas... Siga para o norte e, logo, você encontrará o cemitério!

Aqui, nosso objetivo é encontrar uma passagem secreta, escondida abaixo de um único túmulo. Por sorte, nós sabemos qual é (ou... eu sei qual é, e vou falar para você... é, isso faz sentido...?). Da entrada do cemitério, siga para o leste uma vez, e vá para o norte até você não poder mais.
Tome cuidado para não tocar nos túmulos, senão, você vai despertar os Ghinis, criaturas fantasmagóricas que patrulham esse lugar. Eles morrem fácil, e não são muito difíceis de evitar, mas, podem se tornar um grandíssimo problema em números maiores.

Quando estiver na parte mais alta do cemitério, você estará vendo três fileiras de túmulos (assim como todas as outras partes). Aqui, você deve empurrar o terceiro túmulo (esquerda para a direita) da segunda fileira. Fazendo isso, você encontrará a passagem!


Lá dentro, o homem idoso lhe permitirá levar a Espada Mágica, assumindo que você tenha 12 corações. Pegue-a e, parabéns, você tem a espada mais poderosa do jogo!


Não só essa lâmina é duas vezes mais poderosa do que a Espada Branca, ela também é ESSENCIAL para se terminar o jogo, então, mesmo que você ainda não queira tê-la consigo, bom, você precisará dela mais à frente.

Pois bem, hora da última parada.

UM ÚLTIMO DESVIO

Desça para o sul e entre na primeira passagem ao leste. Entraremos em uma região cheia de Lynels, a mesma que eu falei antes. Mesmo que sua nova espada seja capaz de derrotá-los rapidamente, eles ainda machucam muito, então, tome cuidado, mesmo assim!

Estaremos perto SEXTO templo, mas, ainda não queremos entrar lá. Ao invés disso, vamos continuar para o leste. Quando você chegar em uma área cheia de estátuas brancas, suba as escadas da direita (você também pode explodir a parede entre as escadas para encontrar uma loja de poções). Siga para o leste mais uma vez para pegarmos o último item dessa busca toda.


Você deverá estar vendo duas filas de estátuas Armos. Ative o Armos superior direito (literalmente o último da fila de cima) para descobrir a existência do Bracelete do Poder. Esse item lhe permitirá mover certas rochas pelo continente. Não será um item que usaremos muito neste guia. Mas, ele poderá ser útil para caso você esteja se sentindo explorador.

OK, chega de conversa, vamos seguir para o próximo templo!

SUBA, SUBA A MONTANHA À FRENTE!

De onde você conseguiu o Bracelete, siga para o norte uma vez e, daqui, vá seguindo para o leste. Literalmente, não haverá desvios! Apenas continue andando, tomando cuidado com os inimigos que estarão patrulhando cada tela!
Siga e vá embora; eventualmente, você passará por um rio, pelo qual nós passamos antes, e, logo depois da cachoeira de onde vem o rio, você encontrará várias pedras.


Essa área aqui funciona como a Floresta Perdida, no sentido em que você precisa passar pela direção certa. Curiosamente, a montanha é bem simples.

O que você quer fazer aqui é simplesmente ir para o norte. Fazendo isso quatro vezes, você chegará na porta do quinto templo, que é onde vamos entrar!



NÍVEL 5 - LAGARTO

Agora que temos a Espada Mágica, parte considerável deste templo será bem mais simples do que seria originalmente... E, se você já comprou as Flechas, melhor ainda! Elas não são necessariamente ESSENCIAIS ainda, mas, já vão ajudar.

Logo que você entrar, passe para a esquerda, onde você encontrará os Pols Voice: inimigos em forma de... cabeça de coelho...? Esses caras são bem resistentes, mesmo com a Espada Mágica. No entanto, eles são bastante fracos contra o arco e flecha: basta um tiro para despachá-los completamente. Se você estiver jogando na versão japonesa do jogo, com um Famicom e tudo, é possível derrotá-los de uma vez apenas gritando no microfone do segundo controle (o que não rola na versão ocidental).
Derrote-os para conseguir a Chave #1.

Você pode explodir a parede norte para encontrar o homem idoso falando algo sobre uma criatura Digdogger não gostar de um certo som.

Seguindo pelo norte, da entrada, você encontrará mais um inimigo novo: os Gibdos! Esses monstros mumificados também não são lá um grande problema, sendo apenas resistentes, mesmo. Um deles carrega a Chave #2 consigo!
Se você quiser ganhar tempo, exploda a parede da esquerda para pular umas duas salas; no entanto, vamos nos manter com o caminho mais longo, por enquanto.

Na sala ao norte, você encontrará não um, nem dois, mas TRÊS DODONGOS!!


E, se você não tomou aquele atalho de antes, derrotar esses caras virou obrigação, já que precisaremos passar para o lado direito do templo!
Por sorte, mesmo havendo três deles, a estratégia é literalmente a mesma: faça-os engolir duas bombas, ou faça com que eles fiquem paralisados com uma explosão antes de dar o coup de grace - que, agora, é só um com a Espada Mágica!
Você ganhará bombas pela sua vitória, o que é show.

Siga pela direita, para encontrar um monte de Zols achando que são gente! Prove que eles NÃO SÃO gente, e pegue a Chave #3 aqui. Desça para o sul.

Um grupo de Gibdos estará lhe esperando na próxima sala, um deles carregando uma bomba. Derrote-os e exploda a parede da esquerda, seguindo pela passagem aberta, onde você descobrirá que a vida é bem cruel.

DARKNUTS. DARKNUTS. PIOR AINDA!! DARKNUTS AZUIS!!

Essa versão dos monstros é ainda mais resistente do que seus irmãos vermelhos! Mas, eu estou exagerando... Com o uso da Espada Mágica, cada um deles precisa apenas de dois golpes para cair. Mesmo assim, seja cuidadoso enquanto lida com eles! Um descuido, e você será derrotado.

Quando os Darknuts forem embora, empurre o bloco que está mais para a esquerda para ganhar acesso às escadas no meio da sala.
Siga pela passagem que vai ser revelada, e você estará em uma parte bem diferente do mapa!

Na verdade, estamos na parte mais ao norte do templo...
Essa área é inacessível por outros meios, e foi uma boa ideia virmos logo aqui, já que poderemos pegar duas coisas importantes.
Vamos logo para a OBRIGATÓRIA.


Siga pela porta da esquerda, e você encontrará seis Darknuts azuis patrulhando. Derrote todos eles para poder empurrar o bloco do meio da sala, e revelar uma passagem secreta. Siga por ela, e você vai conseguir um item obrigatório, a Flauta (chamada de "Recorder" pelo jogo por se tratar da variedade conhecida como Flauta Doce - HA, aposto que você não sabia disso!).


Ao tocá-la em certos lugares do mundo, você será transportado para um templo já visitado, ou vai revelar um segredo naquela área específica. Aqui dentro, precisaremos desse item para combater o guardião...

Se quiser, você já pode voltar para a parte sul do templo, mas, queremos ir atrás daquela coisa paga que eu falei antes.
Siga agora para o sul, e pegue a Chave #4, que está sendo protegida por Keese. Depois disso, exploda a parede da direita para ganhar acesso a uma sala secreta.

O homem idoso estará aqui, e ele vai oferecer uma maneira de "ter mais bombas" em troca de 100 rupees. Foi por isso que nós pegamos tanto dinheiro no caminho até aqui, então, pague o homem!


Agora, você poderá carregar até 12 bombas, ao invés de apenas 8!!
Essa não será a última atualização de bombas, mas, não há mais nenhuma por enquanto.

OK, agora sim, nós terminamos nossas buscas no norte. Vamos voltar à área sul do templo.

Na sala onde você enfrentou os Dodongos (que, muito provavelmente, estarão vivos de novo - não se preocupe, você não precisa mais lutar com eles), use uma chave para destrancar a porta do norte e, na sala escura que segue, pegue o seu Mapa.


Agora, de novo na sala dos Dodongos, siga para a direita, derrotando os Zols daqui e conseguindo um prêmio MUITO GENEROSO de 5 rupees. Ugh...


As únicas salas, agora, estarão lhe levando para o norte. Você encontrará Gibdos e a Chave #5, Darknuts vermelhos e a Bússola, e vai parar em uma sala com Gibdos, Keese e Pols Voice com a Chave #6.

Estamos na reta final, já, então, mantenha-se rápido e saudável para o guardião!

Primeiro, passe para a esquerda, onde haverão mais Gibdos e a Chave #7. Passando para a esquerda de novo, você encontrará um grupo de Pols Voice. Daqui, você pode explodir a parede ao norte, e ouvir uma dica para o final do jogo ("Dizem que há um poder secreto na flecha"), ou ir para a esquerda e enfrentar o guardião!

CHEFE: DIGDOGGER


Vamos direto ao assunto: Digdogger é, potencialmente, o chefe mais fácil do jogo. Com o uso da Flauta, ele realmente não é nenhum obstáculo.
A maior dificuldade, no entanto, virá dos projéteis disparados pelas estátuas. Você precisará se manter sempre em movimento para evitar levar golpes demais. Por sorte, com a Espada Mágica, você não precisará passar muito tempo aqui.

Assim que você entrar na sala, toque a flauta para ver Digdogger se reduzir a uma fração de seu tamanho. Nesse estado, ele não só é vulnerável, como é ridiculamente fácil de derrubar. Apenas dois golpes de sua Espada Mágica serão o suficiente para derrotá-lo.
Não esqueça de pegar o Contêiner de Coração quando a briga acabar!

Até mesmo durante a luta, você também pode ir para a sala ao sul, onde você encontrará alguns Gibdos. Não há mais nada aqui além deles.


QUE SEJA! Siga para o norte, e pegue o quinto Pedaço da Triforce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário