terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Discussões - Ideias para o futuro de Zelda

2022 foi um ano importante para Zelda. Muito importante, até. E, não, não foi porque a sequência de Breath of the Wild finalmente teve um título revelado, ou uma data de lançamento anunciada.
Na verdade, foi um ano importante porque, pela primeira vez em muito tempo, não houve um único lançamento ou revelação de um novo título.

Pode parecer estranho à primeira vista, mas a série Zelda teve um total de seis jogos nos últimos cinco anos, só pro Switch, e, mesmo que se tratasse de um relançamento, um ou dois remakes, e dois títulos realmente novos, o fato é que, pelo menos pra mim, a franquia estava ficando cansada. A ideia de ter um novo Zelda a todo ano pode parecer empolgante, sim, mas o que ela realmente significa é que você terá de lidar com um título novo o tempo todo, o que pode ser cansativo e chato, depois de um tempo.

Então, com um ano inteiro servindo apenas para que todos pudessem relaxar, com um ou dois grandes anúncios de Tears of the Kingdom no meio, me parece que chegou a hora de especularmos quais devem ser os próximos passos de Zelda. 

Pra resumir praqueles que não tem tempo de ler tudo e querem uma ideia rápida do que vamos falar aqui, eu vou falar sobre uma ideia para remakes, falar de um Zelda tradicional novo, meu desejo insuportável de um Hyrule Warriors 2, e de uma falta que eu venho sentindo com Tears of the Kingdom. Então, sem mais delongas, vamos lá!


1. Remakes da série Oracle no mesmo formato de Link's Awakening no Switch

Acho que deixei claro meus problemas com o Link's Awakening do Switch. Apesar dos excelentes visuais, e das pequenas adições feitas ao jogo como um todo (mais pedaços de coração, mais conchas secretas, a adição daquele criador de calabouços), o preço cheio de R$300,00 digital é uma baita facada que é difícil de aceitar. 

Dito isso, acho que todos podemos concordar que há a fundação para um estilo excelente de Zelda aqui. Na verdade, os visuais de Link's Awakening, que mais parecem brinquedos de plástico, funciona perfeitamente como uma versão em HD dos Zeldas do Game Boy Color. 




 

Isso é algo que já passou um tempo como rumor, mas eu acho que esse mesmo estilo visual e essas mudanças pequenas serviriam maravilhas para um remake de Oracle of Seasons e Oracle of Ages!

Os jogos originais já pegaram muito emprestado do Link's Awakening original e sua versão DX, então seria mais do que apropriado que novas versões deles fossem baseadas no remake do Switch.

Naturalmente, algumas mudanças teriam de ser repensadas, como a utilização dos códigos e o conteúdo extra adquirido quando os dois jogos são "conectados". Na verdade, nem isso precisaria ser pensado se os jogos fossem vendidos separadamente... O que eles NÃO DEVERIAM FAZER!

Olha, eu sei que Pokémon ainda faz de conta que vender duas versões com pequenas mudanças do mesmo jogo ainda é uma boa ideia, e que alguns outros tentaram seguir esse modelo, e que os dois Oracles são diferentes o suficiente para mais do que justificar isso, e... Oh... Ah, droga.

OK, talvez vender os dois separadamente faria sentido. Mas, francamente, sabendo como a Nintendo iria cobrar por eles (os dois a R$300,00, quem vai mais rápido?!), é, isso não ia prestar de jeito nenhum. O ideal seria que ambos fossem vendidos num pacote só, servindo como uma coletânea. Ambos os jogos já compartilham DNA o suficiente para fazer essa ação não só ser compreensível, como muito bem recebida.
Mas, se eles TIVEREM que vender os dois separados, que não seja a US$60,00 cada. Que seja a, sei lá... US$40,00 ou US$50, NO MÁXIMO. 

Urgh, eu adoraria ver remakes desses jogos (já passou da hora FAZ TEMPO), mas eu não fico nada ansioso com a ideia de ter que pagar uma quantidade excessiva por eles... De novo...


2. Um Zelda tradicional novo poderia empolgar em meio aos atuais títulos principais

Então, eu sei que estamos passando por um período diferente em Zelda, onde os títulos principais e novos estão mais focados nessa escala de mundo aberto, e tudo. Breath of the Wild foi fantástico, justamente por ter sido essa coisa diferente para a franquia, e tudo.

Mas, acho que muita gente sente falta de um jogo novo seguindo as raízes dos jogos que vieram antes. Poxa, o último jogo tradicional de Zelda realmente NOVO foi A Link Between Worlds, que vai fazer DEZ ANOS EM 2023!! Putz, se você considerar que o ALBW é só um remake fantabuloso e glorificado de A Link to the Past, então a tocha vai pro Skyward Sword, QUE TAMBÉM TEM MAIS DE DEZ ANOS!!

Essa foi a última novidade em Zeldas tradicionais.
 

Um Zelda tradicional novo seria não só incrivelmente apreciado como, depois de tanto tempo somente com remakes (Majora's Mask 3D e Link's Awakening vieram desde o lançamento do último novo Zelda tradicional), spin-offs (Cadence of Hyrule é quase Zelda tradicional, mas suas origens como jogo de ritmo traem essa expectativa) e outras variações, seria algo refrescante!

Imagina só, um novo Zelda tradicional com seu próprio estilo artístico e ideia de jogo, com um design mais linear, sim, mas menos sobrecarregado, e mais acessível! 

Por mais que o estilo de mundo aberto tenha seus prós (e vários deles), uma volta a um Zelda tradicional de vez em quando serviria como uma ótima maneira de manter a série revigorada.
Qualé Nintendo! Vai me dizer que um Zelda tradicional é tão ou mais caro que um Zelda em mundo aberto no escopo de Breath of the Wild? Não, né?


3. Eu AiNdA qUeRo HyRuLe WaRrIoRs DoIs!1!

Putz... Eu nem sei porque eu ainda tento... Mas eu já falei várias vezes que um Hyrule Warriors 2 não só seria legal, ele seria MUITO LEGAL!


 

Acho que muita gente não lembra, mas a maneira como eles tratavam o primeiro Hyrule Warriors (aquele que lançou no Wii U, 3DS e Switch), era quase como se o jogo fosse um tipo de Smash Bros. Eles anunciavam personagens esporadicamente, começavam a rolar especulações e listas de desejos para quais os personagens que poderiam ser adicionados... 

E cada nova revelação era incrível: os sábios do Ocarina of Time, a Fi e a Midna, além de Ghirahim e Zant?! E os lugares eram baseados em diferentes jogos da série?!
O primeiro jogo foi como uma grande carta de amor a tudo o que Zelda tinha conseguido conquistar em seus então 28 anos. 

E aí, teve DLC! Os novos personagens eram fantásticos, os mapas de Adventure davam ao jogo um tamanho colossal, e, a cada nova descoberta, as coisas ficavam ainda mais empolgantes.

A versão Legends serviu como uma expansão ao que já estava lá, adicionando dois novos mapas, personagens do Wind Waker, e uma conclusão mais satisfatória a certos elementos da história...

Tipo, cada novo trailer de Hyrule Warriors era legal porque dava uma ideia do que viria a seguir, e era o suficiente para deixar todo mundo louco com que outros personagens poderiam aparecer. Eu lembro que fiquei empolgadaço quando eles revelaram a Impa como jogável, e ela foi só a primeira da lista!! 

E o jogo final foi de fato uma grande conquista. Eles conseguiram fazer tanto com aquele projeto, com tanto conteúdo e tantas maneiras de se aproximar dele que, honestamente, é fácil deixar de lado o fato de que o jogo é bastante repetitivo. 

E sim, eu ainda lembro de Age of Calamity, mas, por mais que aquele jogo tenha feito grandes melhoras ao jogo em si, deixando o ritmo ainda mais frenético e aproximável, o fato de ele ser totalmente ligado ao universo de Breath of the Wild significa que, no final das contas, ele não era tão empolgante quanto o primeiro jogo.


Não, cara, eu tô falando de um Hyrule Warriors 2, MESMO. Imagina só, você jogando com o Byrne de Spirit Tracks, cruzando o campo de batalha cheio de Bokoblins de Wind Waker, enquanto a Irene do A Link Between Worlds dispara bombas de sua vassoura, e o Groose do Skyward Sword atropela inimigos usando o carrinho do Groosenator, tudo isso para chegar até a Veran do Oracle of Ages, que está controlando a mente do Link e da Princesa Styla do Tri Force Heroes!! 

É DISSO QUE EU TÔ FALANDO! Um crossover de Zelda como um todo!

O primeiro jogo conseguiu mostrar muito amor só focando nos jogos 3D, e aproveitando o DLC para celebrar os jogos de 3DS e GB. E, se juntássemos o que ele fazia com as melhoras e ritmo de Age of Calamity, aí teríamos algo que, bem, talvez não tivesse o mesmo apelo para quem não é fã da série, mas que seria TUDO para fãs de longa data.

Talvez nunca aconteça, mas eu vou ficar aqui tocando essa tecla pelo resto da eternidade se for preciso! Será minha sina...!

...

E falando em sina...

 

4. Mostrar qual é o real valor de Tears of the Kingdom

OK, eu dei vários elogios aqui a Breath of the Wild, e tudo... Mas, sendo muito honesto, minha expectativa para o Tears of the Kingdom, essa sequência supostamente hiper-mega-esperada pelos fãs, beira os números negativos. 

Apesar do primeiro trailer ter nos intrigado com a possibilidade de mais daquela versão de Hyrule, o que é algo bem raro de acontecer, nada do que foi demonstrado depois soltou faíscas. Os trailers que vieram depois apenas mostravam Link correndo por lugares bonitinhos, e, por mais que muitos jogadores tenham visto valor neles, acho que, indo de acordo com o que foi mostrado (que, diga-se de passagem, não passou de 5 minutos de jogo, até agora... Depois de TRÊS ANOS) Tears of the Kingdom promete apenas ser igual ao Breath of  the Wild, só que com algumas plataformas pra você andar no céu. 

 

É, eu sei que tem aquela mão que faz as coisas rebobinarem no tempo. Mas, e daí? Não parece muito diferente de um Sheikah Slate com uma funcionalidade nova.
Breath of the Wild começou chutando portas com a introdução do mundo aberto e dos Guardiões que, desde o anúncio, roubaram os holofotes e, até hoje, são um dos elementos mais impressionantes e únicos da série inteira!

O que Zelda precisa fazer, especialmente bem antes do lançamento, é mostrar o real valor de Tears of the Kingdom com um trailer que estabeleça melhor o contexto do jogo e demonstre algo realmente empolgante.

O jogo precisa desesperadamente disso, já que minúsculos pedaços de gameplay NÃO FAZEM NADA a não ser reforçar a ideia de que isso é apenas uma expansão do primeiro jogo que poderia muito bem ser DLC.

Urgh, eu sei que estou sendo negativo com esse jogo, e que muita gente ama o que já foi mostrado. Imagino que estou sozinho nesse barco, e que o que eles já mostraram foi super empolgante e tá todo mundo amando. Eu aceito isso, e estou completamente tranquilo com isso. 

Mas, um trailer que realmente valha à pena ainda está em falta, e essa é uma falta que precisa ser corrigida o quanto antes!


Ufa! E isso é tudo que eu tenho pra pensar sobre Zelda, por enquanto. Tenho certeza de que teremos novidades o quanto antes, e estou ansioso pra ver o que os desenvolvedores tem planejado! Espero que seja algo fantástico e divertido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário