quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Detonando! The Legend of Zelda: Skyward Sword - O Templo da Terra

"Templo da Terra"? Mais pra "Templo da Pedra Derretida"...! HA! ... E-entendeu? Porque tem muita lava no calabouço e... AHDEIXAPRALÁ. Pelo menos a música tema é muito boa...


PRIMEIROS PASSOS


Zoeiras à parte, chegamos ao segundo calabouço do jogo e, bem, o estilo desse aqui já será dramaticamente diferente do último. A boa notícia é que esse aqui é bem variado e, nele, faremos algumas coisas bem interessantes e únicas, por assim dizer. Esse calabouço também vai exigir certo conhecimento dos seus arredores, então, fique atento a cada nova sala, para que possa encontrar seus segredos com facilidade. Falo sério, a propósito, até porque, algumas das salas desse lugar tem diversas passagens, e teremos de explorá-las de diversos ângulos.
Vale também ressaltar que encontraremos um número absurdo de Keeses de fogo em praticamente todas as salas. Para ganhar tempo, não os mencionarei, mas, você pode esperá-los com frequência. A boa notícia é que, se você trouxe um escudo metálico (o que você deve ter feito, honestamente), não haverão muitos problemas em termos de defesa.

Logo da entrada, já vamos ganhar tempo e começar nos movendo para aquele lago de lava bem à frente. Você encontrará uma série de plataformas indo para a frente, e, adivinha só, cada uma delas é segura e estável, apesar de estar logo acima de LAVA. Siga por elas até aquela área mais firme à direita.
Na plataforma que segue, você encontrará dois possíveis caminhos: um para a esquerda e outro para a direita/frente.

Seguindo para a esquerda, você vai encontrar um dos Mogmas que vimos antes de entrar aqui, e vai ouvir que o amigo dele ficou para trás no fundo do templo (ele ainda vai embora sem nem se preocupar em ir atrás do colega... babaca). Você também encontrará alguns buracos (um dos quais possui um ChuChu).
O caminho da direita é onde você quer ir. Siga para aquele pilar que fica bem na parede, e cave no buraco mais próximo para criar uma corrente de ar, que vai lhe permitir ganhar boa altitude e subir no pilar, onde um baú com 20 rupees lhe espera.



Próximo ao pilar (e mais próximo da divisão de caminhos), há algumas escadas, que lhe deixarão em uma boa posição para observar o resto da sala. Ela também servirá para lhe mostrar que a lava, vez ou outra, poderá erguer aquelas plataformas de pedra pelas quais passamos há pouco. Espere que elas voltem à lava para para que você possa passar pelas que estão por aqui para o outro lado (esperando que a lava as erga quando você estiver nelas, é claro).

Nessa próxima área, você precisará cortar três cordas diferentes para ativar uma ponte que nos levará à parte central do calabouço.


As duas primeiras cordas estão na sua direita e esquerda, mas, a terceira estará em um buraco na parede logo ao lado da ponte levantada em questão. Para cortá-la, você vai precisar do Beetle. Puxe-o e faça com que ele se acerte contra a corda, e a ponte vai se liberar para você.

Passando por ela (e depois de um alerta da Fi), você vai encontrar um Lizalfos, um dos inimigos mais interessantes do jogo, e que, apesar de fácil de derrubar (um tanto mais do que os Bokoblins, em minha honesta opinião), é bem divertido de enfrentar.
Para derrotar um Lizalfos, você precisa apenas atacá-lo, e ele vai entrar em uma pose defensiva/provocadora. Quando ele entrar nessa pose, ataque de um ângulo que não acerte o braço de pedra dele. Você pode realizar uma série de cortes comuns, o que eventualmente fará o monstro voltar a sua pose original, ou você pode realizar um Ataque Giratório, que já será o suficiente para derrubá-lo no chão, e deixá-lo aberto para um Golpe Mortal.
Quanto a cuidados com ele... Bem, se você acertar o braço de pedra de duas a três vezes, ele vai contra-atacar imediatamente com um soco de baixo pra cima bem difícil de bloquear ou desviar. Ele também tem um ataque de rabo que pode pegar você de surpresa, e que pode atirar você longe.
Um ponto final a mencionar é que, diferente de praticamente todos os monstros, Lizalfos sempre, e eu digo SEMPRE deixam para trás o tesouro Lizard Tail quando são derrotados. Você só não poderá pegar se ele cair na lava ou em outro lugar perigoso (como um penhasco ou areia movediça).

Enfim, chega de falar de Lizalfos. Vamos entrar na área central do calabouço.



BOMBAS E OLHOS



Antes de começarmos, vale ressaltar que, na lava, estarão inimigos bem insistentes chamados Spumes. Esses chatos ficam boiando e vão atirar bolas de fogo em você. Eles aparecem com frequência em praticamente todos os lugares do calabouço que tem lava, então, assim como os Fire Keeses, espere-os em todo lugar.

A primeira coisa que deveríamos fazer aqui é puxar o seu estilingue e mirar naquela estátua em ruínas que está na lava, bem a sua frente. Percebe aquelas Bomb Flowers grudadas na ruína? Pois é. Mire em uma delas, e atire para ver toda a estrutura entrar em colapso, com a exceção de um dos olhos, que não só vai sobreviver intacto, ele também vai ficar boiando na lava, e é o que usaremos para navegar por essa sala. Você também pode usá-lo para esmagar os Spumes e ganhar um coração por Spume derrotado (HA!).


Pule nesse olho e mova-se para uma área localizada na direita. Lá, você encontrará o outro Mogma que vimos antes, logo em frente a uma parede rachada. Fale com ele para ouvir falar de um "saco de bombas" que ele veio usando para navegar pelo templo. Ele explicará que deixou o saco do outro lado daquela parede, já que saiu apressado com a chegada de dois monstros.
Perto a esse Mogma, há um pequeno buraco por onde você pode passar.
Se quiser, suba as escadas que estão por aqui e siga o caminho (relativamente estreito) até o final para encontrar uma fada enterrada, caso você precise. O que você quer fazer, no entanto, é usar uma das Bomb Flowers que estão por aqui, fazê-la rolar pelo buraco de onde você veio e vê-la explodir a parede rachada de antes, o que vai revelar uma porta muito interessante, pela qual nós queremos passar.

Faça justamente isso, e você encontrará o primeiro desafio de verdade do calabouço.

Mini-chefe: Dois Lizalfos

Eu queria só dizer que a cena de entrada deles é bem legal. Dá personalidade a esses caras. É só uma pena que eles geralmente não sobrevivam a menos do que dois minutos contra um jogador cuidadoso e/ou habilidoso.
Enfrentar um Lizalfos não é bem difícil, mas, desafiar dois ao mesmo tempo pode ser um desafio considerável se você não tomar cuidado. 
Dito isso, a estratégia é a mesma de apenas um. Você só precisa ser cuidadoso com os movimentos de um terceiro lutador, que pode, ou não, estar no seu campo de visão.

Quando os dois Lizalfos forem derrotados, você vai adquirir um Saco de Bombas vazio. Não poderemos fazer muito com ele ainda, então, saia dessa sala e fale com o Mogma do lado de fora.
Ele ficará curioso quanto ao que aconteceu com seu parceiro (e você pode responder o que quiser aqui, embora eu sempre escolha "Worried"). Seja qual for a sua resposta, ele vai lhe dar o Saco de Bombas, mais Cinco Bombas quando você for se afastar um pouco.
O máximo de bombas é dez, então, você pode entrar naquele túnel que você foi há pouco e pegar algumas Bomb Flowers para completar, se quiser (basta levantá-las com o botão A e, em seguida, guardá-las com o botão B).

Agora que temos bombas, será mais fácil fazer o que precisamos trabalhar nesta sala, então, pule de novo no olho e vá para o lado esquerdo da sala.
Logo ao lado esquerdo da entrada dessa área central, há uma plataforma que fica logo acima de uma parte da lava que levanta com bastante frequência. Você pode cronometrar bem e atirar uma bomba nessa plataforma no momento que ela sobe para que haja uma explosão quando ela estiver bem no topo. Isso vai explodir uma parede frágil, e um baú contendo um tesouro raro, geralmente um Golden Skull, fique exposto.

Suba no olho, novamente, e vá seguindo na lava para o noroeste da sala (você precisará passar por baixo de uma ponte arruinada no processo). Por lá, você vai encontrar um baú que tem um tesouro raro (geralmente uma Blue Feather).
Desse lugar onde está o baú, siga para a direita, ainda nessa parte norte da sala, você deverá estar vendo uma ponte conectada à plataforma bem no meio da área central (que não exploramos ainda). No meio da ponte, há o que parece ser um grande botão para fora.


Use o olho para empurrar esse botão até o final, e uma parte da ponte vai se erguer, indicando que fizemos nossa parte aqui.
Agora, retorne para a parte sul da sala, e se aproxime da plataforma do meio. Essa volta pode parecer desnecessária, mas, precisaremos do olho logo, então, façamos logo isso.

Quando estiver na parte do meio, tem duas coisas que nos interessam no momento: a estátua que fica aqui para salvar o seu jogo, e aquela ponte pela qual nós passamos antes (isso sem contar os ChuChus que ficam escondidos por aqui). Salve seu jogo, se quiser, e siga para a ponte. Ela estará quebrada bem no meio, com uma grande pedra bloqueando passagem do outro lado. Seja uma pessoa esperta (e você É, tanto que está lendo este guia em particular), e atire uma bomba nessa pedra. Se você atirar direito, a bomba ficará alojada na parte de cima da pedra e, quando explodir, vai fazer papocar a pedra junto. Pule para o outro lado, tome conta do Lizalfos que vai estar esperando você lá (e que provavelmente vai lhe receber com um ataque de rabo), e siga pela porta.

Você chegará em uma sala cujos dois caminhos levam ao mesmo lugar. Essa sala, além disso tudo, também tem Bokoblins e Spumes em abundância.
Vá para o outro lado da sala, onde uma plataforma de pedra estará sendo erguida pela lava. Suba nela e espere que ela erga você, para encontrar um baú contendo o Mapa. Alguns Bokoblins estarão no caminho no entanto (incluindo um líder), então, lide com eles antes de reclamar o seu prêmio.

Com o Mapa, retorne para a sala central, e pule novamente no olho. Vamos para o lado direito da sala, desta vez.

O TÚNEL DE FOGO

Logo atrás da estátua onde você pode salvar o jogo na área central, você poderá ver uma parede rachada no meio da lava. Enquanto estiver no olho (e a uma distância segura, é claro), atire duas bombas na parede; logo que entrarem em contato com a lava, elas vão explodir, eventualmente fazendo a parede entrar em colapso, e revelar um túnel. Siga para dentro dele.

Spumes estarão lhe esperando por praticamente toda a parte, sem falar de cabeças de dragão que vão atirar lava, o que pode quebrar seu caminho se você não tiver cuidado.
Pela primeira parte do percurso, você encontrará um pequeno túnel à sua direita, que lhe levará a uma área com Chuchu's, buracos e Bomb Flowers (que você pode aproveitar para coletar caso suas munições de bombas estejam baixas). Seguindo em frente, no entanto, você encontrará uma plataforma bloqueando o caminho do olho, logo após a segunda cabeça de dragão.

Observando o seu mapa cuidadosamente, você perceberá um caminho que não parece estar visível nesse túnel, certo? Bom, ainda bem que checamos o mapa, então! Atire uma bomba logo em frente à segunda cabeça de dragão, e você descobrirá uma parede frágil. Exploda essa parede do mesmo jeito da última, e você encontrará a passagem secreta.
Siga por ela, tomando cuidado com o Spume que estarão lhe esperando para dar uma emboscada, e você eventualmente chegará ao outro lado do túnel que estava bloqueado. Siga para a primeira plataforma à sua esquerda (derrotando o Spume no caminho, se preferir, e prefira isso, já que ele só vai atrapalhar), e perceba aquele portão enorme bem à frente. Percebe que, no topo dele, há uma corda parecida com a que nós cortamos no começo do calabouço? Pois é.
Puxe o Beetle para cortar essa corda, e, quando fizer isso, é provável que você tenha visto uma corda logo do outro lado do portão. Mas, como chegar lá, eu ouço você perguntar!

Perceba que, ao lado do portão, há um pequeno túnel bem ao alto, com uma estátua para salvar o jogo bem ao lado. Puxe o Beetle e atire-o na direção daquele túnel, navegando-o com cuidado lá dentro (e vendo como os Bokoblins simplesmente perdem a cabeça com o Beetle por perto).
Logo quando sair do túnel, vire para a direita, e acerte a corda no topo do portão.

Com as duas cordas cortadas, o portão vai abrir, e você poderá seguir em frente. Suba no olho de novo, e vá indo em frente.
Mais à frente, você vai se deparar com uma parte do rio de lava que, indo contra todas as leis da física, estará suspenso no meio de um abismo.


Navegue cuidadosamente por aqui, se preparando para enfrentar os Keese de fogo que estarão à sua espera no final do percurso. O resto do caminho é bem seguro, e você vai acabar retornando à sala central, só que, dessa vez, você estará no lado nordeste dela.

Existem dois pontos de interesse aqui: uma área firme na parte nordeste, próxima a um Spume, e com um Lizalfos dando guarda, e o outro lado da ponte do norte, onde um botão estará nos esperando pressioná-lo.
Seguindo para essa área firme primeiro, você vai encontrar um baú com 20 rupees dentro.

Pressione o botão com o olho, do mesmo jeito que você fez do outro lado, e a ponte do norte da sala vai assumir sua forma final, finalmente permitindo passagem para as áreas ao norte do calabouço.

Desça do olho na plataforma central e siga dela para essa ponte, indo sempre para o norte.

A ESCULTURA DO DRAGÃO

Chegamos, assim, na parte final do calabouço, e essa parte vai começar com duas ladeiras bem íngremes, todas elas com pedras bem grandes esperando você. Antes de falarmos sobre como passar por elas, é importante mencionar que as duas serão simplesmente longas demais para você ultrapassar em uma corrida só. Preste atenção para a esquerda, no entanto, e você notará, mais ou menos no meio das duas ladeiras, uma pequena passagem horizontal, que vai servir para você entrar e descansar e desviar das colunas de pedras que serão impossíveis de desviar.

A primeira dessas ladeiras estará bem na sua frente. Como é de se esperar, você precisará correr aqui. Faça justamente isso, e, sem muita demora, uma coluna de pedras vai cair e rolar na sua direção. Há um espaço entre elas, no entanto, então aproveite para passar por ele.



Logo quando essa primeira coluna passar, a entrada da esquerda de que falei antes vai aparecer. Corra para ela, e você poderá desviar da segunda coluna de pedras, que não possuirá nenhum espaço para escapar.
Quando a coluna passar, saia de seu esconderijo e suba o resto da ladeira.

Um riacho de lava vai separar você da segunda ladeira, e, bem perto dele, há um buraco para a sua direita. Antes de subirmos nessa ladeira, vamos começar indo para o buraco. Do outro lado, algumas Bomb Flowers estarão a sua disposição, caso suas bombas estejam acabando. Aqui também tem um buraco com uma corrente de ar embaixo. Cave nele, e suba por ela para chegar no topo do pilar que fica por aqui. Vá até o final do pequeno corredor no topo, e você terá uma boa visão da segunda ladeira. Aqui, eu vou chamar a sua atenção para a parede frágil ocupando uma das entradas da parede (que é a que vamos querer usar quando estivermos na ladeira), e uma falha na própria ladeira. Acredite ou não, as duas estão conectadas por uma coisa: nossa necessidade.

Puxe uma bomba e atire-a nessa falha da ladeira. Se feito corretamente, a bomba vai rolar ladeira abaixo, e vai explodir logo depois que passar da parede frágil, mas, ainda perto o suficiente para destruir a parede. Quando isso acontecer, desça novamente e volte para a ladeira. Dessa vez, nós vamos tentar pra valer.

Suba a ladeira e já se prepare para entrar na passagem que acabamos de liberar, visto que a coluna de pedras não terá nenhum espaço. Quando a coluna passar, suba o resto da ladeira, e chegaremos no final final.
Há uma estátua por aqui para salvar o seu jogo, então, faça isso, se quiser.

Do lado esquerdo dessa estátua, há um caminho relativamente longo, mas, sem nenhum perigo aparente. Preste atenção nesse percurso, no entanto.



Ao final do mesmo, estará um baú contendo a Escultura do Dragão, que é o que usaremos para abrir a porta do chefe.



Logo que você conseguir esse item, uma grande pedra vai surgir e rolar na sua direção. Acesse o seu Indiana Jones interior, e corra dessa pedra com todo o seu vigor, usando as frutas de energia no caminho para manter você correndo.

Ninguém misturou essa cena do Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida com a parte que você corre de uma pedra do Skyward Sword, e isso me confunde, e me entristece, muito.

No final do percurso, você conseguirá escapar enquanto a pedra vai ser atirada para a frente, e vai se alojar na boca de uma estátua de dragão, bloqueando o fluxo de lava que estava bloqueando a nossa passagem para a porta do chefe. RESOLVEMOS UM BLOQUEIO COM OUTRO BLOQUEIO, YAAAS!

Ponha a Escultura na porta, de maneira que a cabeça do dragão esteja visível à direita e mirando para baixo.

Passando pela porta, você andará por um pequeno corredor, onde veremos a pedra de antes passando pelo teto, e uma corrente no chão (na qual Fi irá reconhecer a aura de Zelda).
Indo mais para a frente (você terá de pular em um corredor estreito), você irá reencontrar Ghirahim, aquele "lorde demônio" que mais parece um membro rejeitado de uma banda de K-Pop, e, para extravasar toda a raiva que ele vem guardando em si depois de descobrir que Zelda fugiu de suas mãos, ele vai fazer a pedra de antes vir em nossa direção, abrindo espaço para o chefe deste calabouço (e com uma introdução relativamente estilosa, devo admitir).

CHEFE: PYROCLASTIC FIEND - SCALDERA

https://www.youtube.com/watch?v=9ep9b10H5-w


Quando não está servindo de melhor amigo do maior assustador de Monstrópolis, Scaldera está servindo ao lorde Ghirahim como chefe de calabouço, perseguindo pessoas e atirando bolas de fogo.

Piadas à parte, Scaldera é um chefe de estratégia relativamente simples. No entanto, qualquer movimento errado pode deixar você em uma situação complicada.
Para essa batalha, vamos precisar muito de bombas, então, lembre-se de aproveitar as Bomb Flowers que ficam no topo desse corredor/ladeira caso você precise (lá também ficam alguns corações, para caso você tenha problemas mais sérios).

Como um monstro feito de lava, é de se esperar que Scaldera é bastante instável e quente, o que significa que explosões terão efeitos interessantes. Vamos começar analisando o chefe. Ele tem o que podemos chamar de dois estados, um normal e outro "mais quente". O estado normal, é o mais vulnerável, como é de se esperar, e, nesse estado, você pode, e deve, atirar uma bomba nele. Ao acertá-lo com uma explosão, ele vai se curvar em forma de bola e rolar para a parte inferior do corredor, onde ele vai logo se erguer e sugar ar para carregar um ataque bem nojento de bolas de fogo (que não machucam tanto, mas, que cobrem uma área bem grande, e podem machucar você). Aproveite esse momento para atirar uma bomba na boca dele. Ao engoli-la (e senti-la explodir por dentro), a casca que o cerca vai ficar danificada, e vai revelar um olho como ponto fraco. Acerte esse olho com sua espada enquanto Scaldera está caído o máximo de vezes que puder (o que pode ser um tanto difícil, dependendo da posição do olho, e tudo mais).

Quando ele se recuperar, Scaldera entrará no modo "mais quente" de que falei antes, e, nesse estado, ele é imune a qualquer ataque; então, mantenha sua distância e espere ele voltar ao normal para entrar na ofensiva de novo. Daqui, refaça a operação.
Vale dizer que, depois de ser golpeado, Scaldera pode fazer uma de duas coisas: continuar na mesma altura de antes, mas no modo mais quente, ou, esticar as pernas e ficar inatingível por um tempo. Nesse segundo caso, ele irá até bem longe do corredor e, quando chegar no topo, ele vai se enrolar e descer como uma bola; acontecendo isso, SAIA DA FRENTE, ficando em um dos cantos do corredor; o mais longe, de preferência!

A cada bomba que ele engolir, Scaldera ficará mais e mais exposto. O problema é que isso dará ao olho do monstro mais espaço para se mover, e se afastar de sua espada. Por isso, quanto mais machucado ele estiver, mais difícil será de acertá-lo. Dito isso, não se deixe abater! Continue lutando e, eventualmente, Scalderá será derrotado.

Com a derrota do monstro, pegue o Heart Container e siga para a porta no final do corredor.

Do outro lado dela, será iniciada uma nova cena, onde, finalmente, nos encontraremos com Zelda, que estará ao lado de uma mulher misteriosa (a mesma que vimos mais cedo, no vulcão).
Apesar de Zelda tentar entrar em contato conosco, a mulher não vai permitir, e as duas vão desaparecer (mas, não antes de a mulher bancar a babaca e dizer que você dormiu no trabalho e que você é um bobão... praticamente... ela não diz isso, exatamente).

Só uma coisa a fazer depois disso. Siga para o final desse corredor e use um Skyward Strike no símbolo de pássaro, como você já fez várias vezes antes, para receber o terceiro tablete de pedra, dessa vez com uma pedra de âmbar.

Com esse último prêmio, terminamos o segundo calabouço.

Na próxima parte, vamos explorar Skyloft para ver o que mais podemos acessar, e, talvez, quem sabe, não estou dizendo que vai acontecer, explorar o terceiro grande espaço da superfície.

Nenhum comentário:

Postar um comentário