sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Detonando os chefes! - Twilight Princess (Atualizado)


Demorou um milhão de anos...! MAS, aqui está! A nossa nova versão do guia de chefes de Twilight Princess. Prepare seus escudos de madeira e potes com poções vermelhas porque, apesar de contar com os chefes mais fáceis de toda a franquia (e isso não é exagero, prometo), os monstros de Twilight Princess também estão dentre os mais estilosos e, por vezes, os mais assustadores também!
Para esta nova versão do guia, analisaremos tanto os grandes chefes que guardam os calabouços, quanto os minichefes que guardam os tesouros dos ditos calabouços.

Vejamos como lidar com essas bestas!



Ook________
Forest Temple_____




Seu primeiro mini-chefe não requer nenhum item ou habilidade especial, mas, é bom que você esteja atento a onde ele vai e o que está fazendo.
Logo quando começar a briga, Ook vai liberar algumas Serpentes Baba na arena, então, sua primeira atitude deve ser exterminá-las. Faça isso rápido e se aproxime dos pilares que estão no centro da sala, onde Ook estará saltitando. Use o Z-targeting para acompanhar os movimentos do nojento. Em termos de ataque, ele não tem nada de especial: apenas aquele bumerangue que ele atira vez ou outra.
Existem duas formas de lidar com ele, embora só uma delas tenha uma eficiência maior.

A primeira forma (e a mais eficiente) envolve esperar que Ook atire seu bumerangue. Quando ele o fizer, desvie da arma e role para bater no pilar onde o babuíno está. Isso irá desestabilizá-lo. Daqui, é simples: espere o bumerangue voltar para acertá-lo de cara (fique rolando contra o pilar para manter o babuíno parado). Quando isso acontecer, Ook irá ao chão e estará vulnerável a seus ataques. Golpeie-o sem dó até ele dar um salto e voltar aos pilares.
Não há nada de novo depois disso. Repita até você vencer.


Twilit Parasite: Diababa____________________
Forest Temple_____



A batalha contra esta aberração da natureza tem duas fases. A primeira você nem vai ver passando, mas a outra é mais memorável.

Na primeira fase, o que você terá como oponente são duas Deku Babas gigantes, que não podem ser atacadas de maneira direta, visto a piscina de veneno na qual elas estão.
O que você deve fazer aqui é usar o Gale Boomerang, que você adquiriu da briga com Ook, e mirar nos Bomblings (as criaturas que funcionam como bombas) que ficam por perto das Deku Babas. Aproveite a habilidade do bumerangue e faça as bombas irem direto para as bocas dos monstros.

Quando ambas as Deku Babas forem derrotadas, você dará de cara com a forma verdadeira de Diababa. Não se deixe intimidar pelo visual aterrorizante, mesmo em sua segunda fase, o chefe não é um grande problema.
A primeira coisa que você deve ter notado é que, para a sua chegada, Diababa afastou todos os Bomblings, o que significa que não há um meio direto de atacá-la... Ainda.
Sobreviva ao encontro por alguns instantes (evitando ficar muito perto da poça para que o chefe não lhe ataque) e Ook vai entrar em cena, carregando um Bombling e se movendo de um lado para o outro da sala. Curiosamente, a cabeça principal de Diababa vai ficar acompanhando o movimento do primata, embora as outras duas continuem do jeito de antes.
O que você quer fazer aqui é usar o Gale Boomerang para levar a bomba que Ook está carregando até a cabeça principal. Apesar de ser possível, sim, atacar primeiro as cabeças menores, isso é, honestamente, uma grande perda de tempo: vá direto para a cabeça principal. O movimento constante de Ook pode fazer com que mirar nele seja um tanto difícil... Mas, nada tema! Caso você acabe errando o alvo, ou perca o Bombling de alguma forma, Ook irá retornar logo com outro.
Quando você acertar a cabeça principal, Diababa vai entrar em colapso no chão, deixando o olho, seu único ponto fraco, exposto. Aproxime-se dele e ataque da maneira mais feroz possível até a cabeça se recolher.
Como contra-ataque, Diababa vai cuspir o mesmo veneno no qual ela está banhada como um gêiser. Mantenha-se afastado e não chegue perto desse veneno (você pode até se mover de maneira constante... embora não seja um ataque nada difícil de desviar), pois este é, de longe, o ataque mais violento da chefe, e vai lhe deixar em uma situação delicada se você for acertado.
Quando o gêiser parar, Diababa vai voltar ao estado de antes, e, logo mais, Ook retornará com outro Bombling. Repita a operação só mais uma vez (usando o ataque final que lhe for sugerido para uma luta mais rápida) e BAM, Diababa está exterminada.

Dangoro________________
Goron Mines_____



O soldado Goron, Dangoro, está furioso e não faz ideia do que você veio fazer ali. Isso significa que é hora de brigar.
A batalha vai acontecer em uma plataforma altamente instável, e, se você não estiver prestando atenção, poderá muito bem tomar um banho maravilhoso de lava (eu soube que faz bem pra pele).

Para evitar que esse banho chegue logo, eu recomendo que você tenha as Iron Boots equipadas, visto que a plataforma é magnética e você ficará grudado caso equipe as botas; isso, obviamente, também vai querer dizer que você ficará bem mais lento, mas, para esta luta, isso não será um problema.
Sugiro ficar próximo do minichefe, não só para se aproveitar de uma manobra dele (a qual vamos falar em um minuto), como também vai lhe garantir o benefício de ataque; apesar de ele defender boa parte dos seus ataques, é importante manter-se atento para cada movimento dele, aproveitando quando ele abrir a própria defesa para atacar.
De todas essas manobras, a que você mais vai querer ver é quando ele começar a girar (mais um motivo para manter as Iron Boots por perto). Use esta linda oportunidade para agarrá-lo (estando perto o suficiente dele), e Link vai atirá-lo para trás. Estando mais próximo das bordas da plataforma, isso significará que Dangoro cairá na lava e é ali que ele levará dano.

Depois de pular por ela por alguns instantes (porque é assim que essas coisas funcionam), ele voltará à arena e a luta vai continuar.
Não há mais segredo aqui, honestamente... Basta repetir suas ações até Dangoro desistir de se levantar.

Twilit Igniter: Fyrus__________________
Goron Mines_____


O que acontece quando você pega o Balrog do universo de J. R. R. Tolkien, deixa ele menor, mais lento, e com cara de referência? Simples, você consegue o Fyrus.
Essa abominação é a versão corrompida do patriarca Goron Darbus, e, apesar de PARECER intimidador, derrubá-lo não é exatamente difícil.

Os itens que você precisará para este embate são as Iron Boots e o Arco. A primeira coisa que você deve perceber é que Fyrus tem duas correntes amarradas aos seus pés, e, conforme você aprendeu nas Goron Mines, é possível segurar e puxar tais correntes. Mas, para fazer isso aqui (onde as correntes estão amarradas a algo móvel e hostil), precisaremos dar um jeito de distrair Fyrus. É aqui que entra seu Arco e Flecha. Mire bem e atire na joia da coroa do chefe (ou chapéu, capuz, o que você quiser chamar); isso fará com que ele ande a esmo e em dor. Aproveite a oportunidade para se aproximar de  uma das correntes dos pés dele e, colocando as Iron Boots (para deixar você mais pesado), pegue-a e vá puxando-a. Eventualmente, o chefe irá tombar e cair, ficando completamente aberto a ataques. Tire as botas e corra até a cabeça dele, golpeando-a sem perdão até ele conseguir se levantar de novo. Repita tudo até ele finalmente ser derrotado.

Você deve ter percebido que ainda nem falei dos ataques que o chefe pode realizar, e há um motivo para isso: Fyrus é simplesmente lento demais para você. Se você se manter sempre atento, é possível derrubar o chefe sem ele nunca realizar um ataque de verdade. Mas, isto é um guia, e, mais do que isso, Fyrus possui ataques bem poderosos (que demoram uma eternidade para carregar), então falemos deles brevemente.
Existem apenas dois golpes de Fyrus que devem ser evitados (ainda mais se você estiver no Hero Mode da versão HD): um simples golpe de correntes e uma explosão. O golpe de correntes não tem nada de especial, mas a explosão, apesar de ser fácil de evitar (basta não se afastar e deixar o chefe sozinho por muito tempo; mesmo assim, se ele chegar a usar o ataque, basta ficar bem longe, que você nem vai sentir) é devastadora se chegar a acertar você, arrancando cerca de dois corações de uma vez (o que PODE ser um problema no começo do jogo).


Deku Toad_____________
Lakebed Temple_____



Se você já jogou algum Zelda antes desse, é bem possível que você considere algumas das ideias por trás desse minichefe como bem familiares.
Logo quando ela cair, a Deku Toad vai se separar de seus girinos que estarão indo em sua direção quando a luta começar. Disponha de todos eles, sem se preocupar muito com a sapona (não deixe isso lhe impedir de atacar os pequenos rápido).

Quando acabar com eles, a câmera focará na minichefe, que vai dar um salto e ficar fora de vista. NÃO baixe sua guarda! Logo que ela fizer isso, a sombra dela aparecerá no chão e você deve se esforçar para sair completamente de baixo dela...! Se não o fizer, você será esmagado pela sapa e essa inconveniência é bem mais IRRITANTE do que precisa ser.  Além do mais, ser esmagado lhe impede de poder atacá-la, tendo de esperar ela pular e tentar de novo.
Caso você esteja fora do caminho quando a sapa cair, ela ficará completamente imobilizada por alguns instantes, e com a língua de fora ainda por cima. Por algum motivo, aquela língua é o seu ponto fraco. Ataque-a ferozmente antes de a minichefe poder se levantar de novo.
Quando ela o fizer, ela vai mostrar a língua por um instante bem breve antes de pular novamente.
Para os jogadores mais habilidosos, ou aqueles que querem terminar essa luta o quanto antes, tenha equipado o combo de Flechas e Bombas e fique mirando para ela depois que ela se levantar do momento de imobilização (use o Z-targeting para facilitar). Quando ela mostrar a língua, dispare uma flecha-bomba para imobilizá-la imediatamente, o que irá apressar, e muito, o percurso da luta.

Repita a operação quantas vezes forem necessárias (e não são muitas) até ela morrer.

Twilit Aquatic: Morpheel____________________
Lakebed Temple_____ 

  
Veteranos de Ocarina of Time muito provavelmente acharão que essa batalha será tão fácil quanto a do chefe que inspirou o nome de Morpheel, mas, vamos com calma. Além de ter duas fases, esse chefe é bastante severo com jogadores que não tem reflexos muito bons...

Como foi dito antes, Morpheel tem duas fases, e, logo de cara, a primeira fase é a mais desafiadora (e menos divertida). O que você deverá estar vendo do chefe é sua bocarra acompanhada de uma série de tentáculos e, pra completar, o que parece ser um pequeno olho indo de um tentáculo para o outro. Se você já jogou Zelda antes, o ponto fraco do monstro é bem óbvio a essa altura: aquele olho!
O que você deve fazer é usar o Clawshot para puxar o olho para si e golpeá-lo (depois de colocar as Iron Boots para que possa fazer isso) antes que ele nade para de volta para o corpo principal. Fácil falar...
Morpheel está disposto a se defender, e utilizará diferentes meios para fazê-lo. No começo da luta, seu único ataque é usar o tentáculo mais próximo de você para agarrá-lo, mastigá-lo por uns instantes, e cuspir você para fora. Isso não é exatamente muito problemático, mas, é altamente irritante e faz a luta demorar um pouco mais.
Depois de dados alguns golpes, o chefe vai mudar de tática, soltando aqueles "peixes-bomba" que povoam o templo. Isso deverá deixar as coisas um pouco mais intensas.
O truque principal para esta primeira fase da batalha é ter atenção no que acontece ao seu redor, e não focar sua atenção somente na posição do olho. É preciso observar em especial os tentáculos: se um deles estiver perto de você e se mover para agarrá-lo (o que não é difícil de perceber: eles assumem uma posição horizontal), você pode usar ou um Spin Attack para despachá-lo, ou tentar arriscar e fugir imediatamente na direção oposta, para depois voltar e tentar de novo.
Nem preciso dizer que os peixes-bomba podem atrapalhar muito, e irão requerer que você também atente aos movimentos deles (devendo até fugir, se necessário, para evitar a explosão que eles causam quando se machucam).

Depois que o núcleo levar dano suficiente, Morpheel vai sair de seu esconderijo na areia e começará a nadar pela enorme arena. Essa é a parte mais fácil da batalha, já que o núcleo do chefe está fundido na cabeça do mesmo. Você deverá nadar agora, então se livre das Iron Boots, mas, mantenha o Clawshot preparado.
Usando o Z-targeting, tudo o que você precisa fazer, honestamente, é sair pressionando o botão A para nadar rapidamente na direção do chefe. Quando chegar perto o suficiente, use o Clawshot para ser levado direto ao núcleo, que já estará exposto. Nisso, Link ficará fixo no chefe, e você poderá atacar com sua espada. Faça justamente isso até o chefe se balançar e atirar você para fora.
O único perigo que existe nessa fase só pode acontecer se você, por algum motivo, decidir enfrentar o Morpheel frente a frente; se fizer isso, você será imediatamente mastigado e cuspido para fora (acho que esses monstros não entendem que se eles engolirem a presa, não existe mais luta). Portanto, procure sempre se aproximar do chefe pelos lados ou até por trás, mas, não pela frente.


Basta repetir a operação mais uma ou duas vezes, e a vitória será sua.


Death Sword__________
Arbiter's Grounds_____



Só pra deixar bem claro: a luta contra Death Sword começará assim que você cortar uma das cordas que seguram as placas de selamento.
A luta contra Death Sword é uma das mais criativas do jogo, e uma das mais perturbadoras, também! Pra completar, ela possui duas... "fases", digamos assim...

Na primeira, você deverá estar vendo apenas a espada titular flutuando na arena. Se você conhece um mínimo de cultura japonesa, deverá saber que aquelas placas não estavam segurando somente uma espada, mas, um espírito poderoso e vingativo... E, a essa altura, você já enfrentou quatro espíritos nesse calabouço.

Assuma a forma de Wolf Link e ative seus sentidos, o que lhe permitirá ver o espectro maligno. Para atacá-lo, você precisará esperar que ele faça o primeiro golpe. Quando ele o fizer, ele será envolto em uma luz roxeada (ou rosada, como preferir). Ataque-o nesse momento e, logo depois de uma única investida (assumindo que você seja bem agressivo nela), o véu do monstro sairá e a segunda fase terá início.

Para a segunda fase, assuma a forma humana e puxe logo seu arco e flecha. Death Sword ficará voando pela sala, e você deverá acertá-lo com uma flecha para trazê-lo ao chão.
Quando o fizer, puxe logo sua espada e dê-lhe uma surra que ele não vá esquecer tão cedo, até ele perceber que ficar ali não é uma boa ideia, e começar a voar de novo. Ele se mexe muito nesse processo todo, então é preciso que você mantenha sua atenção redobrada. Vale ressaltar, inclusive, que, quando ele está no ar, o Z-targeting não é capaz de rastreá-lo; isso só será possível depois que você acertá-lo com uma flecha e ele for ao chão.

Acho que não preciso dizer isso, mas, a espada que ele carrega não é mero enfeite, e ele a usará antes de voltar ao ar. Nesse momento, tudo o que você precisa fazer é manter seu escudo levantado e desviar quando necessário. Não é um golpe difícil de prever e, se você for atento, nem ao menos se machucará nessa briga.

Repita o processo da segunda vezes o suficiente para que ele finalmente perca sua espada e seu corpo se desfaça em insetos... Eca.

Twilit Fossil: Stallord____________________ 
Arbiter's Grounds_____



Stallord é, provavelmente, o chefe mais desafiador do jogo até agora. Para enfrentá-lo, você vai precisar quase que exclusivamente do Spinner, junto de seus próprios reflexos e habilidade com o item.

A arena na qual Stallord se encontra é cercada pelos "trilhos" do Spinner, e você poderá usá-los para ganhar velocidade. Só não fique muito à vontade, visto que duas armadilhas de espinhos estarão acompanhando você; fique atento aos seus arredores e saia dos trilhos quando ver elas se aproximando.
Para derrotar Stallord, você precisará acertá-lo na vértebra com o ataque do Spinner. O problema é que a arena será ocupada por diversos soldados mortos, que ficarão em seu caminho e atrapalharão seu progresso. O anti-problema é que, ao acertá-los com um golpe do Spinner, eles não voltarão mais, deixando aquela passagem livre; tenha isso em mente.
Você precisa acertar a vértebra do chefe três vezes. A primeira não é tão ruim, mas, a segunda e a terceira serão mais difíceis por conta dos soldados que cercarão o ponto fraco do chefe e servirão como um "escudo" que você deverá quebrar. Paciência é chave, mas, não deverá ser algo que demore muito.

Com três golpes, Stallord será derrubado e a areia da arena, drenada. Use o Spinner no ponto indicado bem ao centro e, quando você erguer toda a estrutura, o chefe voltará para um segundo round.

A segunda fase da luta é bem mais simples, visto que Stallord tem apenas sua cabeça agora. O que você precisa fazer é usar o Spinner para ir lentamente subindo a estrutura e, quando Stallord aparecer e estiver bem ao seu lado (acredite em mim, você saberá: a câmera praticamente entrega ele), você deve acertá-lo com o item. Vejamos, agora, os detalhes.
Na primeira vez, isso deverá ser simples de fazer: quando Stallord surgir, ele tentará atirar um projétil que você pode desviar pulando do trilho da estrutura para o da parede. Desvie repetidamente até você acertar o chefe. Quando ele for golpeado, Stallord ficará no chão, e você poderá se aproximar e atacá-lo rapidamente com sua espada. Ele logo vai se levantar e tentar tudo de novo.
Da segunda subida em diante, já não será mais tão fácil: algumas armadilhas aparecerão em diversos lugares dos trilhos, e você terá de prestar atenção a elas: seu principal foco é subir a estrutura, mas, se você der de cara com uma armadilha, nem pense duas vezes: pule para o outro trilho, pulando logo de volta quando a armadilha desaparecer (tenha em mente que nem o trilho da parede será seguro).
Quando você subir o suficiente, o chefe aparecerá de novo, e você poderá repetir aquela ideia de desviar dos golpes até acertá-lo em cheio no rosto.
Não há surpresas depois disso: continue indo dessa maneira e você sairá vitorioso.

Darkhammer___________________

Snowpeak Ruins_____


Contrário ao que o nome indica, há zero martelos envolvidos nessa batalha. O que você deverá tomar cuidado, no entanto, é uma imensa bola de ferro que é uma dor de cabeça para desviar, e que é absolutamente perfeita para festas de grande escala.

Lutar contra Darkhammer não seria tão ruim se não fosse pelo espaço extremamente limitado que você tem à sua disposição. Dito isso, você tem mais liberdade do que pensa, já que todo o teto pode servir de alvo para o seu Clawshot. Inclusive, essa será a sua principal atividade por aqui.

O ponto fraco do minichefe é o rabo, única parte do corpo dele que não está protegido pela armadura. No entanto, por causa daquela maldita bola de ferro, atacá-lo de trás vai requerer que você seja um tanto... criativo.

Primeiro, espere ele começar a girar a bola e veja ele lentamente se aproximando. Enquanto isso acontece, eu sugiro que você já puxe o seu Clawshot e já fique mirando para a parte do teto já atrás de Darkhammer. Espere ele se aproximar um pouco e aproveite a chance para ir atrás dele. Feito isso, ataque-o na calda enquanto ele entende o que está acontecendo. O principal perigo nesse processo é justamente a bola de ferro, que, possivelmente, poderá estar ainda girando quando você passar de um lado para o outro. O ideal é você esperar Darkhammer atirar a bola antes de se lançar para o outro lado; o problema disso é que você tem o risco de calcular errado e levar uma boa pancada no rosto (ou não: você fica invencível quando o Clawshot está lhe levando para os lugares), então, sugiro cautela se você for mesmo fazer isso.
Mesmo que você se machuque, não há muito o que temer: a essa altura do campeonato, você possivelmente já tem diversos corações e, relativamente falando, a bola não causa muito dano (embora ela seja irritante que dói). Mantenha essa estratégia indo até o inimigo cair, deixando a bola de ferro para trás.



Twilit Ice Mass: Blizzeta____________________
Snowpeak Ruins_____



Chegou a hora de usar a bola de ferro contra algo mais... Interessante. A batalha contra esse monstro pode ser tanto divertida quanto irritante; realmente depende do que você acha de equipar e desequipar a bola de ferro durante praticamente toda a batalha.

Assim como alguns chefes que vieram antes, a luta contra Blizzeta será dividida em fases, sendo a primeira delas a mais fácil.
Nesse primeiro momento, a chefe ficará no chão congelado, e começará a girar. Ela só machucará você se ela lhe tocar, então procure ficar girando a bola de ferro e atirando-a na chefe. A cada golpe que você acertar, a chefe ficará menor e mais rápida, eventualmente soltando diversos projéteis em diferentes direções, tudo para pegar você de surpresa. No entanto, se você for rápido e atencioso, ela mudará de fase antes que algo de ruim possa acontecer.


A segunda fase dessa briga é consideravelmente mais longa, e um tantinho mais chata também.
Logo quando começar, a câmera focará no chão congelado, permitindo que você veja os movimentos de Blizzeta. Perceba que ela está cercada de pilares de gelo que, após um breve sinal, irão cair em cima de você. Se você ficar em movimento, poderá desviar deles. Aproveite a oportunidade de ter ficado em pé para usar a bola de ferro nos pilares quando eles pararem de cair, a fim de destruir PELO MENOS um deles. Isso será importante para o próximo ataque de Blizzeta, que é cercar você com os pilares e lhe esmagar enquanto você está encurralado; no entanto, se você conseguir destruir pelo menos um pilar, você terá como sair do cerco. Fazendo isso, espere a chefe ir ao chão para atacá-la com a bola de ferro; você só poderá fazer um golpe, então use-o com cuidado. 

Feito isso, ela irá recriar os pilares de gelo, e essa parte da luta vai recomeçar. Repita a mesma operação, ficando empolgado quando a música tema começar a tocar no meio de tudo, e a vitória será sua!

Darknut____________
Temple of Time_____


Darknuts são inimigos lendários em Zelda, e são pesadelos ambulantes para todo mundo que jogou os dois primeiros jogos da série. Mesmo com tal pedigree, nada tema: eles são inimigos bem mais fáceis de lidar aqui. Na verdade, assim como no primeiro jogo, Darknuts só são um problema quando estão em grupos. A sorte é que não será esse o caso aqui.

Para derrotar um Darknut, é necessário que você use, de maneira criativa, as diferentes habilidades de espada que você veio aprendendo durante o jogo. Mesmo que isso esteja fora de seu alcance, nada tema.
Durante o embate, o minichefe ficará constantemente com seu escudo levantado, só tirando-o do caminho para atacar. Sua melhor aposta é esperar que ele ataque, desviar do golpe e atacar logo em seguida: geralmente, um combo de três golpes é o máximo que você vai conseguir fazer antes de ser bloqueado. Curiosamente, a cada golpe que você dá, um pedaço da armadura do Darknut vai sair. Mantendo essa estratégia, você eventualmente destruirá toda a armadura exterior de seu inimigo, e ele ficará apenas com uma proteção básica. Na verdade, ele perderá até sua espada e escudo, ficando com um espadim como último recurso. No entanto, diferente das Iron Knuckles nos jogos de N64, será necessário mudar um pouco sua estratégia para quando chegar a esse ponto.


O Darknut defenderá boa parte de seus golpes com o espadim, e, agora, você poderá quebrar suas defesas com um golpe forte o suficiente (o ataque seguindo de um rolamento para o lado quase sempre é bem efetivo). Você não arrancará nenhum pedaço da armadura de baixo dele, mas, deverá ser capaz de causar bastante dano no processo. Se aproveite disso!
Dados golpes suficientes, ele vai cair. 



Twilit Arachnid: Armogohma__________

Temple of Time_____

 
Tem aracnofobia? QUE PENA! Hora de enfrentar seus medos na marra! Armogohma pode ser a encarnação mais impressionante da espécie Gohma, em termos visuais, mas, ela também é uma das mais simples de se derrubar, mesmo com seu enorme tamanho.
As armas que você mais vai querer usar aqui são o arco e flecha e o Dominion Rod.

Como Armogohma está fora de alcance, tudo o que você pode fazer é acompanhar seus movimentos no teto (podendo muito bem prestar atenção nas sombras que ela vai gerar), e esperar até que ela pare. Quando ela fizer isso, ela abrirá o olho / ponto fraco e atirará um laser. Sim, um laser. Para machucá-la, você deve esperar que ela abra o olho, para disparar uma flecha que a acerte em cheio, fazendo-a cair perto de uma das estátuas gigantes que você, sem dúvida, viu por aqui. Aproxime-se da estátua próxima de Armogohma, use o Dominion Rod para controlá-la e, feito isso, esmague a chefe com um golpe da estátua. Isso, obviamente, vai perturbar a aranha gigante, que voltará imediatamente para o teto.
Lá em cima, ela vai despejar uma série de ovos que criarão as aranhas menores vistas no decorrer do calabouço. Livre-se delas rapidamente para que você possa voltar sua atenção a Armogohma e repetir a operação.

Dados golpes suficientes, o corpo principal da chefe vai ser destruído, mas, o olho que estávamos atacando vai se mostrar como a verdadeira criatura por trás de tudo. Essa "segunda fase" da luta é apenas para fins de comédia, e você poderá acabar com ela praticamente num instante. Basta atirar algumas flechas para derrubá-la. No entanto, caso você esteja sem munição, sua espada será tão efetiva quanto.

Aeralfos___________
City in the Sky_____

 
Aeralfos requer paciência, atenção, e um Clawshot bem no meio da fuça.

Por ser um monstro aéreo, você precisará puxar o minichefe pro chão se quiser atacá-lo. O que você precisa fazer é ficar de olho no que ele está fazendo. Enquanto estiver no ar, o Aeralfos só terá um ataque, que é dar um golpe de investida. A boa notícia é que TODA VEZ que ele vai fazer isso, ele vai erguer o escudo por alguns instantes antes de descer. Se você veio prestando atenção, com certeza notou que o escudo do Aeralfos tem o mesmo padrão dos alvos do Clawshot. Adivinha o que dá pra fazer?

Use o seu Clawshot para puxar o nojento e, quando ele estiver no chão, golpeie sem dó.
A ideia aqui é que, depois de algumas pancadas, o Aeralfos tente atacar você brevemente (coisa que você pode defender facilmente com seu escudo) e, logo em seguida, ele comece a voar. Dito isso, é possível mantê-lo no chão por mais um tempo com um Shield Bash bem calculado para paralisá-lo e um Helm Splitter em seguida. Se você fizer tudo isso e ainda se manter próximo do minichefe, você pode atacá-lo com outra rodada de golpes até ele cansar e sair de novo. Fazer isso diminui, e muito, a batalha, mas, é um tanto difícil de fazer, devido à posição altamente precisa que você necessita. 

Com golpes a mais ou não, eventualmente o Aeralfos voará para longe e você poderá repetir a operação.

À medida que essa briga for ocorrendo, a estratégia de nosso colega alado vai mudar, e ele vai aproveitar as enormes janelas da arena para sair de seu campo de visão. Depois de fazer isso, o Aeralfos vai entrar em uma das quatro janelas e vai se preparar para sua investida. Para essa parte, você precisa se manter sempre preparado, até porque, ASSIM que você notar a presença do bicho, é necessário usar o Clawshot e puxá-lo para o chão. Caso ele consiga fazer uma investida, ele vai voltar ao ar e repetir essa parte das janelas, alongando bem mais a briga.
Fique com os dedos preparados e você derrotará o bichão sem problemas.


Twilit Dragon: Argorok______________________
City in the Sky_____


Lutar contra Argorok pode ser um teste de paciência altamente irritante, pelo simples fato de esse chefe requerer um tanto de velocidade com os dois Clawshots. 
Suas melhores amigas aqui, além dos Clawshots, é claro, são as Botas de Ferro, que servirão para manter seus pés no chão quando o vento forte começar a soprar. Sim, tem vento forte nessa arena. 

Como o minichefe do calabouço, Argorok é capaz de voar, e será necessário puxá-lo ao chão. Para fazer isso, você poderá usar aqueles enormes pilares que cercam a arena para ganhar altitude. Use um Clawshot para se segurar em um pilar e, de lá, mire no pilar mais próximo e suba nele, repetindo o processo até você estar em cima de um deles. Nisso, basta esperar Argorok se aproximar. Quando ele o fizer (e antes que ele possa cuspir fogo em você), atire o Clawshot na ponta da cauda dele; feito isso, imediatamente ponha as Botas de Ferro para ganhar peso, e você levará o chefe até o chão. A armadura do dragão vai se danificar e ele vai voltar ao céu. Repita essa operação mais uma vez para revelar o ponto fraco do chefe.

Machucado o suficiente, Argorok vai se livrar de sua armadura e, no processo, vai acordar os Peahats que estão nos arredores. Hora da segunda fase.

Para essa nova parte, suba novamente em um dos pilares mas, dessa vez, não espere por Argorok; atire em um Peahat e fique indo de um para o outro constantemente. Nesse processo, o chefe vai se aproximar e vai começar a cuspir fogo. A ideia é que você dê a volta pela arena, fugindo das labaredas, até o chefe estar de costas para você. Mire o Clawshot no ponto fraco de Argorok e atire: você montará no dragão, e terá oportunidade de sair golpeando. 
Eventualmente, você vai cair, e terá de repetir o processo. As coisas continuam as mesmas, MAS, Argorok agora  não cuspirá fogo somente uma vez: ele vai dar uma breve pausa, se reposicionar, e cuspir novamente. É aqui que você precisará de velocidade com os Clawshots, pois você não poderá parar até a segunda labareda se extinguir; ainda tem a questão do reposicionamento do chefe, que poderá acertar você com fogo se não for rápido o suficiente. Cuidado com isso.
Se você conseguir escapar por tempo suficiente, poderá dar um satisfatório golpe final em Argorok.




Phantom Zant_________________

Palace of Twilight_____



O Zant é um babaca. Disso, nós sabemos. O que nós NÃO sabíamos era que ele é um babaca capaz de criar cópias de si mesmo. 
Você terá de enfrentar Phantom Zant num total de duas vezes e, apesar de não serem batalhas necessariamente complicadas, elas vão requerer velocidade sua. 

A única estratégia de Phantom Zant é ficar mudando de lugar aleatoriamente (ele segue um padrão, e você pode pegá-lo de surpresa em um desses lugares que ele aparece para dar uns golpes antes do tempo). Depois de um tempo, ele vai ficar parado em um canto para disparar um globo de monstros Twili em você. Aproveite essa oportunidade para atacá-lo. Dito isso, é bem provável que, mesmo que você o acerte, ele consiga atirar os monstros. Nesse caso, lide com eles DEPOIS de dar uma surra no minichefe, até para ganhar tempo. Nenhum dos inimigos extras é perigoso, mesmo que eles venham em números. Elimine-os para voltar a se focar em Phantom Zant.

E a luta inteira é só isso... Mantenha-se atento, acerte Phantom Zant na cara de vez em quando, e aguente até ele desistir de apanhar. 



Usurper King: Zant________________________

Palace of Twilight_____


Eis o momento em que o escritor deste guia começa a chorar, porque Zant é o chefe mais versátil e com mais fases do jogo inteiro (e possivelmente de toda a franquia, ponto).

Vai ser um pouco chato para mim, claro, mas, para o jogador, não é nada de muito preocupante. Na verdade, essa luta é muito interessante por testar as diferentes habilidades que você adquiriu em sua jornada, ao mesmo tempo servindo como uma breve reprise de alguns chefes e minichefe. Tratemos dela agora.
A propósito: uma estratégia comum que Zant terá em cada uma de suas fases é atirar uma série de projéteis em você. Para todas elas, a melhor estratégia é simplesmente desviar delas. Se você bloquear com seu escudo (o que é perfeitamente plausível), você ficará preso, sem muita chance para escapar, até que o ataque termine (e quando ele terminar, Link ficará paralisado por um instante, o que poderá atrapalhar tudo). Portanto, tome muito cuidado com isso.


Fase 1: Diababa
Para essa primeira parte da luta, prepare seu Gale Boomerang. Zant ficará sobrevoando a mesma piscina envenenada que banhava Diababa, então, se aproximar diretamente não é uma boa ideia. Ao invés disso, desvie dos projéteis que o chefe vai atirar em você e atire o bumerangue nele, para fazê-lo descer. Quando ele chegar perto, ataque.
Repita isso até ele mudar de fase.


Fase 2: Dangoro
E agora, o minichefe favorito de todo mundo: Dangoro! Na verdade, essa versão da luta é um pouco mais irritante, visto que Zant adora pular na plataforma, que já é instável, deixando movimento aqui bem difícil. Como na luta original, talvez seja melhor manter as Botas de Ferro equipadas, em especial para esse momento. Depois de ficar pulando, Zant vai se teleportar para um lado aleatório e vai atirar mais projéteis em você. Nessa hora, remova as botas para que você possa se mover livremente e se aproximar dele. Zant vai parar de atirar e dar um tempo para recuperar o fôlego, e é aqui que você entra. Acabe com ele!

Fase 3: Morpheel
Logo quando você for teleportado, equipe a túnica Zora para ter alguma chance. Ao mesmo tempo, tenha as Botas de Ferro e os Clawshot sempre a postos. Zant terá dois ataques aqui, um iniciado depois do outro, ambos envolvendo uma versão gigante de sua máscara. 
A primeira ofensiva ocorrerá no centro da arena, onde a grande máscara de Zant vai surgir. Fique à frente dela (mas, não muito perto, para evitar a corrente que vai lhe tirar de posição) e espere que a "boca" abra (um adendo: não fique com as botas de ferro ainda, elas lhe limitam um pouco na hora de desviar do que vem a seguir). Assim que isso acontecer, Zant estará lá dentro e vai disparar loucamente. Se você estiver nadando, será mais fácil desviar. Atire o clawshot para trazê-lo até você, ponha as botas, e ataque antes que ele nade para longe.
A segunda ofensiva ocorrerá depois de você ter lidado apropriadamente com a primeira. Várias máscaras se erguerão ao redor do centro, e uma delas, apenas, vai abrir, revelando o Zant, que manterá sua tática de atirar loucamente. Não há segredo aqui: fique atento a todas as máscaras, aproxime-se da que você acha que está escondendo Zant (se não me engano, é possível localizá-lo por meio do Z-targeting antes que a boca da máscara abra). Da mesma forma de antes, aborde Zant e ataque-o rápido.

Fase 4: Ook
Voltamos ao Templo da Floresta, e com uma versão um pouco mais tranquila do que a luta com o Ook. Zant ficará pulando entre os pilares da arena, e você precisará acompanhá-lo para que possa rolar contra o pilar onde ele está duas vezes: uma para desestabilizá-lo, outra para derrubá-lo de vez. Quando isso acontecer, adivinha só: ataque.
Vale lembrar que Zant mantém aqui a tática de atirar projéteis: tome cuidado e desvie deles.


Fase 5: Blizzeta
Estamos quase lá! Nessa nova fase, mantenha a Bola de Ferro equipada e se prepare para desviar de Zant que, agora, se tornou gigante. Quando ele atacar batendo o pé, tudo o que você precisa fazer é acertá-lo com a Bola. A dor (somada ao fato de que Zant é um lunático de carteirinha) fará com que ele diminua drasticamente de tamanho, e é aqui que você deve golpeá-lo com sua espada. 

Fase 6
Finalmente a última fase! Aqui, não existem truques, nem mágica: Zant irá pra cima de você com tudo o que tem e, apesar de continuar sendo um embate relativamente simples, ser pego de surpresa por ele não é uma boa pedida.

Existem três ataques que você precisa tomar cuidado: o primeiro deles é uma série de golpes desordenados (fácil de desviar e contra-atacar), o segundo é uma série de golpes mais ordenados (também fáceis de bloquear e desviar, mas, eles podem lhe manter preso ao bloqueá-los e dificultar muito sua vida), já o terceiro é um ataque giratório que pode ser batido de duas maneiras (ou fazendo um Spin Attack bem posicionado para impedir que Zant se mova em qualquer direção, ou saindo de seu alcance, e esperando Zant se teleportar/cansar). Cada um dos ataques dá completa abertura para serem contra-atacados, então use-as se possível. Com golpes suficientes, Zant finalmente será derrotado.

Ganon's Puppet Zelda______________



Se você é um veterano de Zelda, não há nada de surpreendente neste chefe. 
Toda a batalha vai ser resolvida bem facilmente se você levar em consideração os três ataques que "Zelda" pode fazer: uma investida do ar (bem fácil de desviar), um golpe de luz no chão (que pode pegar você de surpresa se você estiver bem no meio de onde ele for criado) e, finalmente, um projétil de luz que pode ser rebatido com a Master Sword. A ideia aqui é que você rebata esse ataque algumas vezes até Zelda falhar e levar a pancada. Basta fazer isso mais duas vezes, desviando dos possíveis outros ataques que ela vai fazer e, pronto.
A propósito, ao menos nas versões originais do jogo, é possível fazer com que Zelda receba o projétil de luz sem nem ter chance de rebater, se você ficar logo abaixo dela e rebater quando ela atacar. Faça isso se quiser ganhar tempo. 



Dark Beast Ganon_________________________


Existem duas formas de derrubar o Lorde Bacon aqui: uma mais curta e outra mais longa. Vamos começar com a curta.

Primeiro, assuma a forma de Wolf Link e fique de olho em Ganon (que não tem muitos ataques com a exceção de uma investida). Espere ele desaparecer e, quando ele o fizer, você poderá ver alguns portais aparecendo e sumindo pela sala. Acompanhe-os até que um deles se torne vermelho. Quando isso acontecer, se mantenha preparado, já usando o Z-targeting quando ver a oportunidade. Ganon sairá do portal e, se você pressionar o botão A, Midna vai conseguir segurá-lo. Nisso, aponte a alavanca analógica para a direita ou esquerda, e a mantenha apontada, para que Ganon seja atirado de lado. Aproveite essa oportunidade para pular na cicatriz dele e atacar sem medo. Logo, ele vai se recuperar e refazer o processo. A diferença, mais à frente, é que ele poderá simplesmente se teleportar para o teto da sala e tentar esmagar você (basta ver a sombra dele no chão e ficar longe dela). Ele pode até tentar fazer a tática de depois de sair do portal, dando a você espaço para atirá-lo de lado de novo e atacar.

O método mais longo envolve que você comece sem se transformar em Wolf Link, mas, é quase do mesmo jeito até certo ponto. Quando chegar a hora de acompanhar os portais, você deve atirar uma flecha bem na testa do suíno para que ele caia (só tome cuidado para desviar, se não quiser ser atropelado na lata). Daí, ataque a cicatriz dele com sua espada. O problema com esse método é que, eventualmente, Ganon começará a desviar das flechas e você precisará mudar de estratégia (se tornando em lobo e fazendo o processo curto, agora). 

Alternativamente, você também pode fazer o método de Wolf Link, mas, na hora de atacar a cicatriz, você pode mudar de forma e atacá-la com a espada. TANTAS OPÇÕES! Um último detalhe: caso você opte pelo método longo e se veja sem flechas, você sempre pode quebrar alguns dos vasos da sala para recuperar um pouco de munição. 


Ganondorf (a cavalo)___________________


Essa parte da luta pode ser rápida ou demorada, dependendo de sua habilidade e um pouco de sorte.

Todo o combate ocorrerá a cavalo e, para completar, Ganondorf será virtualmente invencível, e a única forma de quebrar suas defesas é com a ajuda de Zelda e suas flechas de luz (que ela simplesmente tem agora porque... sim). Montando em Epona, sua missão é se manter próximo de Ganondorf, com o Z-targeting sempre ativo, para que Zelda possa mirar no vilão e disparar suas flechas. O problema com tudo isso é que Ganondorf não é um alvo exatamente fixo: ele vai dar várias voltas, sempre escapando de seu alcance, e fazendo com que Zelda erre. Além disso tudo, ainda tem a possibilidade de ele bancar o esperto e mandar fantasmas atrás de você (que podem lhe derrubar do cavalo com muita facilidade), além de poder dar uma volta e lhe atacar por trás. 
É nisso que existe o fator de sorte: é possível que ele seja bem passivo, mas, há grandes chances de ele ser altamente hostil e dar um trabalho nojento para ser derrubado. Mesmo que a luta demore, no entanto, sua vitória é inevitável. 

Dark Lord: Ganondorf__________________________



Hora do confronto final com o chefe final! Assim como os combates anteriores, a luta contra Ganondorf não deverá ser muito difícil, MAS, uma luta confortável e rápida exigirá um uso mais criativo de suas habilidades de espada.
O primeiro ponto a se mencionar é que ele irá bloquear virtualmente tudo o que você atirar nele de frente, e é aqui que suas habilidades especiais (como o Back Slice) entram na jogada. Apesar de ele conseguir bloquear todos os ataques de frente, você pode usar o Back Slice para acertá-lo dos lados (minha recomendação é atacar da direita), o que tem chances bem maiores de sucesso, já que ele nem sempre pode bloquear desses lados.
Vale mencionar que o chefe tem alguns ataques simples, como um golpe giratório (que nem adianta bloquear, ele vai lhe acertar de alguma forma) e uma apunhalada (que é possível de bloquear, mas, que vai lhe afastar um tanto demais do chefe, além de abrir você para um golpe extra). Ele também poderá dar um salto e atacar você de surpresa de um dos lados, então, assim que ver ele pulando para o alto, imediatamente se afaste e comece a rolar para evitar dano desnecessário.
Um golpe que você precisa ter em mente é um tipo de investida que Ganondorf fará. Sempre que ele for realizar isso, ele vai segurar a espada com as duas mãos e correrá em sua direção. Você pode realizar um Jump Attack nesse momento e vocês dois iniciarão um teste de força: pressionando o botão A, você poderá ganhar vantagem e deixará Ganondorf aberto para ataques por alguns instantes: aproveite esse momento para dar quantos golpes for possível até ele ser afastado.
E, honestamente, isso é a luta toda. O truque é que, para acabar com ele, você precisa realizar um golpe muito feroz (como um Spin Attack) ou refazer o teste de força para derrubá-lo no chão (ele ficará paralisado por alguns instantes, dando a você a oportunidade de dar o golpe final).
Caso você tenha problemas com o chefe de alguma forma, vale dizer que, na arena, existem algumas caveiras que escondem fadas (as quais você pode, e deve, usar para se recuperar, caso você se machuque demais).
Mantenha-se firme, e você vencerá do jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário