domingo, 20 de agosto de 2017

Detonado: Zelda - Phantom Hourglass: Parte 17 - O impostor!

Após agradecer à Odin por desta vez podermos passar sem ir no Templo do Rei do Oceano, vamos entrar numa fria para pegar o segundo metal puro. Mas antes, vejamos algumas coisas caras que provavelmente você não vai querer comprar mas são precisas pra zerar 100%.




Primeiramente, temos na loja da ilha a bolsa de bombchu, um pequeno upgrade. E caso compre a Aljava (Quiver) e esse upgrade de bombchu na atual ilha, irá estar disponível para compra um Heart Container na Goron Island, Molida Island e Mercay Island. Porém após comprar em qualquer uma delas, desaparecerá nas outras. Muito provavelmente você pode terminar o jogo tranquilamente essas coisas, não acho que irão fazer tanta falta, mas como eu sou obrigado à juntar dinheiro pra essas coisas azar o meu...
Também é valido falar que mais hora menos hora vai chegar uma carta com uma Courage Gem de Gongoron.

Acho útil ir atrás do sapo dourado à leste da Goron Island, seu símbolo para a lousa ciclone é o ômega.

Agora podemos zarpar. Vamos para a Isle of Frost, a grande ilha à nordeste do mar do sudeste, que é coberta por gelo. Você precisará contorná-la enquanto destrói o gelo com o canhão, para então entrar nela.

Nesta ilha moram os Anouki, se você andar um pouco aqui e falar com o primeiro, ele falará para consultar o chefe sobre onde está o metal puro. Então falemos com ele. Há uma casa mais elevada que as outras perto do porto, nela reside o chefe.

O chefe, por sua vez, dirá que está com um problema.

Os ancestrais dos Yooks, outro povo da ilha e os dos Anouki brigaram à cem anos então fizeram um trato para separar a ilha para Yooks e Anoukis. Mas há um Yook mal escondido entre os Anouki. E o chefe pede que você descubra quem é.


Vá à parte norte da ilha onde há seis casas, com um Anouki em cada. O Yook é um deles. Traduzirei o que cada um fala a seguir. Com certa adaptação. Certas partes também foram cortadas por serem fúteis e sem tradução exata.

Gumu: "FoFo ou Aroo estão mentindo para você."
Aroo: "Kumu está mentindo."
Mazo: "Eu não ligo se você acredita em mim, eu e Dobo só falamos a verdade."
Dobo: "Os Yooks mentem e Mazo é honesto. O cara nunca mente!"
Kumu: "O Yook que você está procurando é um mentiroso. Mazo ou Aroo estão mentindo para você."
FoFo: "Gumu nunca mente!"

Eu irei deixar para que quem quiser solucionar este problema solucione, mas falarei a resposta nas próximas linhas. Gumo diz que FoFo ou Aroo estão mentindo. FoFo diz que Gumo nunca mente. Nesse caso, ou FoFo afirmaria que é o infiltrado (o que seria uma verdade, ou seja, não pode ser FoFo) ou afirma que Aroo é o Yook. Só a partir disso já temos a conclusão de que Aroo é o Yook, os outros moradores só farão confundir ou atrasar a resposta. De todo o modo, vá na casa de Aroo e fale com ele, confirme que tem suspeitas dele ser o Yook e siga conversa. Após afirmar mais uma vez que o acha culpado, se revelará o Yook, uma criatura similar à um gorila. Atacará Link e então fugirá. Fale com o chefe e agora teremos acesso à parte leste da ilha, para o Templo de Gelo.

Antes de ir para a parte oeste, teremos de passar por uma caverna, é só falar com o Anouki na entrada e ele lhe deixará passar. Nesta caverna há uma pedra escrito a fraqueza dos Yooks, está apagada, então só parte da mensagem é legível, porém, o que deveria estar escrito na pedra é que quando os Yooks respiram fundo antes de atacar, é só jogar uma bomba em sua boca. Um padrão bem simples de Zelda. Após sair da caverna teremos uma área com alguns Yooks. Também temos o vento atrapalhando. Derrote todos os Yooks aqui e o gelo que bloqueia a passagem será derretido.

Na próxima área, terá um desafio contra o Yook impostor. A forma de vencê-lo tanto como a sua forma de lutar é igual à dos outros, porém ele pode eventualmente partir para cima de Link golpeando-o, mas é algo simples de se desviar. A batalha não deve ser problemática. Após isso, siga em frente para o Temple of Ice

Temple of Ice 

Siga para os blocos vermelhos, acerte o cristal vermelho com o bumerangue ou com a espada e passe, já a frente dos blocos vermelhos, use o bumerangue nos azuis para passar por eles. Siga por esse caminho até chegar numa passarela de gelo, passe tomando cuidado com as armadilhas e ao fim pise no switch para abrir uma das portas dessa sala.
Volte um pouco na passarela de gelo e de lá use um bombchu para acertar o cristal e abrir caminho para as escadas à nordeste da sala. Suba mais uma vez neste outro andar.







Aqui cuidado com o gelo pois caso ande ele fará Link deslizar. Vá um pouco para baixo e verá uma pequena plataforma de madeira, aperte nela para subir em cima e aqui use o bumerangue para acertar o cristal próximo, isso derreterá o gelo, siga para a próxima parte e suba um pouco para achar um baú com um Big Green Rupee.

Há quatro alavancas aqui, porém, elas precisam ser puxadas na ordem correta. Para sabermos a ordem precisaremos ver as pedras que estão nas extremidades da sala e aviso, essa sala é chata de se passar. Temos aqui também um novo inimigo semelhante à um inseto que usa uma máscara de ferro para proteger a parte de frente do seu corpo, por agora ignore-o. Primeiramente, daqui da área das alavancas, siga sul reto e encontrará uma pedra que dirá para traçar uma linha para o norte, a pedra que estiver nesta posição será última. No extremo sudoeste da sala há uma pedra dizendo que a mais a esquerda é a primeira. A pedra à extremo noroeste diz que a segunda é a que está sob a língua, e a terceira então só pode ser a que sobrou. A ordem final é a seguinte: 1 4 3 2.
Isso vai abrir uma porta um pouco à sul daqui. passando por ela teremos plataformas de gelo ligadas por passarelas estreitas, então cuidado pra não cair, e invés de desviar procure golpear os insetos para mandá-los para longe. Passará por uma porta trancada e vários cristais mas agora não seremos capazes de ligar todos ao mesmo tempo, então siga até o fim deste caminho, onde é possível ver um cristal azul na plataforma abaixo, jogue uma bomba nele. Agora algumas partes novas da sala serão acessíveis, próximo daqui tem um baú bem a vista agora com o caminho aberto. Ele contém uma Winsdow Gem. Suba para as plataformas de gelo de novo, agora por causa dos blocos azuis temos um novo caminho à oeste onde temos uma pedra indicando em que ordem devemos acertar os cristais, e daqui é possível acertar todos eles. Basicamente, deve acertar o cristal ao seu nordeste, logo após este, o do noroeste, então o do sudoeste e então sudeste. De certa forma, os ligando em sentido anti-horário. Uma chave vai cair ali perto, com o bumerangue, pegue-a. Abra a porta trancada de antes e siga por ela para um desafio contra dois Yooks, que é simples. Nada de novo no combate contra eles. Aqui aparecerá um baú com o Grappling Hook Com esse item Link pode prender o gancho do Grappling Hook em materiais como madeira para então passar de um ponto a outro do local, além de poder ligar dois pontos criando uma ponte com a corda.



Aproveitando isso, vá um pouco para a esquerda e ao outro lado da sala é visível uma haste de madeira, com o gancho, mire nela e Link será levado até ela. Daqui siga  pela escada.

Nesta sala, teremos de novo nossos inimigos insetos, agora podemos usar o Grappling Hook para tirar suas máscaras de ferro, acuados, fugirão. E estarão vulneráveis. Bem, aqui temos mais daquelas estátuas que parecem Yooks, todas estão com as línguas pra fora, mas a do meio mostra menos a língua. Mire com o Grappling Hook nesta língua para puxá-la, derretendo o gelo mais à sul da sala. Onde o gelo derreteu, passe do buraco usando de novo o Grappling Hook na haste de madeira do outro lado do buraco, e em seguida pise no switch para abrir um atalho ao começo da dungeon. Aqui perto, no início da dungeon mesmo, temos mais estátuas daquelas. Faça o mesmo de antes. Isso derreterá o gelo das escadas próximas. Siga por elas.

Aqui temos uma parede rachada, bomba nela e teremos um switch, ao pisar nele aparecerá um baú numa plataforma próxima. Use o Grappling Hook nele para prosseguir pela dungeon (ele contém um Big Red Rupee), ao lado dele há outro switch, que ativa uma ponte entre as plataformas. Siga leste.
Mais a frente temos alguns potes, em baixo de um deles há uma marca no gelo, isso não poderia estar aqui por nada. Bomba aqui também. Aqui, podemos usar o Grappling Hook em duas hastes de madeira na mesma jogada, para criar uma corda entre as duas pela qual Link pode atravessar. Se ir para a esquerda, haverá mais uma marca no chão possível de se explodir, para a direita, teremos um caminho de gelo, para baixo, gelo fechando a passagem. Cuidado com os buracos, e aqui teremos uma alavanca que Link não é capaz de alcançar. Use o Grappling Hook entre a tocha e a alavanca e isso criará um baú próximo daqui. Seguindo leste encontrará mais uma estátua perto de uma porta trancada, puxe sua língua e o gelo que interceptava o caminho derreterá temporariamente, siga então por seu caminho. Abra o baú e encontrará uma chave. Empurre a caixa que aqui há para cima e tire-a do caminho que leva ao switch, pise nele e pela ponte criada volte para a porta trancada e abra-a.

Aqui abra o baú com uma Winsdow Gem e perceba que há um cristal vermelho/azul. Saia desta parte da sala antes e use o bumerangue para acertar o cristal e não se trancar aqui. Agora volte um pouco e siga oeste até se deparar com a seguinte cena:
Daqui indo para a esquerda teremos mais hastes, faça uma ponte entre as duas últimas deste caminho e do meio da corda use o bumerangue para acertar todos os cristais ao redor do gelo à frente. O gelo derreterá e então use o arco e flecha no olho aqui, um gelo no começo da sala derreterá, volte para onde ele se localizava e use o Grappling Hook na estátua aqui, isso abrirá uma porta temporariamente na parte nordeste da sala, mas lembre-se que quanto mais esticada estiver a língua da estátua, mais tempo você terá para chegar à porta usando o Grappling Hook para passar entre as plataformas da parte esquerda da sala até então chegar à o local onde a passagem foi aberta, aqui teremos uma porta que leva à sala do chefe, mas não temos à chave mestra, então apenas desça as escadas à leste daqui.


Aqui siga oeste, quando chegar num buraco use o gancho na tocha do outro lado e então siga em frente para um desafio contra um Yook. Siga a mesma tática de antes e então vá para norte, criando pontes com o gancho novamente até chegar no fim do caminho (alguns morcegos podem atrapalhar, nesse caso, use o bumerangue), onde haverão mais duas hastes, crie uma corda entre elas e use as como um estilingue para se jogar do outro lado da sala como na imagem abaixo.
Nesta área busque quatro cristais juntos, acerte-os com a espada num golpe giratório e uma porta se abrirá à sul daqui, além de aparecer um baú ainda bloqueado por gelo. Volte na sala e vá para leste, próximo do centro da sala há duas tochas que podemos usar como estilingue novamente, desta vez para subir numa plataforma. Continue seguindo por aqui até dar de cara com um olho, acerte-o com uma flecha, siga por aqui e teremos mais madeira. Pule para a pequena plataforma entre as outras e da marca  de gelo no chão crie uma ligação de corda entre as hastes e use flechas na corda para que acertem ela e voltem nos olhos. Um baú aparecerá com uma chave. Na ala sudeste desta sala abra a porta trancada e siga para mais um desafio contra outro Yook, vença-o como de costume, também será necessário vencer os dois Ice Keeses daqui para completar o desafio. Duas portas abrirão e um baú com um Big Red Rupee aparecerá. Siga para sudeste da sala.

Aqui use o Grappling Hook para atravessar o buraco e derrote o Ice Bubble (esse crânio voador cheio de ar gelado ao redor) com o bumerangue. Agora suba em cima da haste de madeira e daqui use o gancho na outra haste. Suba em cima desta também e repita o processo para a outra. O switch aqui derrete o gelo que bloqueava o caminho à outra parte da sala, vá por este caminho e no fim haverá outro switch, este derrete o gelo que leva ao grande baú do início da sala, ele contém a Boss Key. Abra-o e com as escadas próximas suba de volta para o andar anterior, aqui, use a Boss Key na porta para desbloquear o caminho para o chefe.

Aqui o mesmo ritual de sempre, se reabasteça com os potes, leia o que há escrito na pedra para criar um portal que leva ao início da dungeon e quando estiver pronto, suba as escadas para o chefe.



Chefe: Gleeok, Two-Headed Dragon.
Na tela acima, você poderá visualizar os dragões e seus movimentos. Na de baixo, poderá ver quatro hastes como as de antes. Em certo momento, Gleeok vai atirar uma bola de fogo ou de gelo, se a azul atirar uma de gelo, faça uma corda diagonal entre as hastes que faça a bola de gelo recochetear e ir em direção à vermelha e vice-versa. Procure desviar de suas mordidas que procedem as bolas de fogo e de gelo. Certa hora, o dragão vai mergulhar na água, aumentando o nível da água, nessa hora, suba em uma das hastes e quebre as pedras de gelo que aparecerem. Após três golpes em cada cabeça as suas máscaras devem quebrar, levando a batalha para uma nova fase.
Agora o dragão destruirá as hastes da frente e tentarão atacar com suas línguas, nessa hora, ligue sua língua até uma haste para deixá-los temporariamente atordoados. Nesta hora, ataque-os com tudo. Repita o processo até a vitória.

Ao fim, abra o baú com o Heart Container  e siga pelo caminho de gelo até o portão. Abra-o com o toque e siga para o segundo metal puro, a Azurine.
Agora pise no portal para sair da dungeon!


Na próxima postagem do detonado vamos pegar alguns itens interessantes na ilha e achar a última Carta Náutica no Templo do Rei do Oceano, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário