segunda-feira, 12 de junho de 2017

Detonando! The Legend of Zelda: Oracle of Seasons - O lar da Mariposa

Na última parte do nosso guia maravilhoso, nós conseguimos um de três novos melhores amigos, exploramos um pântano fedorento, saímos num encontro e ainda conseguimos o poder para chamar o Verão ao nosso bel prazer.
Nessa parte, nós vamos terminar o que começamos e ir direto para o terceiro calabouço do jogo, que, pela minha experiência, deverá abrir um pouco mais o universo de possibilidades em geral! Empolgante? Não? Ah, dane-se, vamos fazer isso do mesmo jeito!!

PARA DENTRO DO NINHO


Assumindo que você ainda está em Subrosia, retorne a nossa acompanhante Rosa para o lugar onde ela estava originalmente e volte para Holodrum. Mais especificamente, retorne para aquela área bem aberta na entrada do pântano, logo antes das comportas.
Uma vez aqui, siga para aquele único tronco de madeira, isolado do resto do mundo, e que está diretamente ao sul de uma caverna aparentemente inacessível (já que ela está alta demais para ser alcançada).



Agora que estamos aqui, chegou a hora de trazer o Verão! MAS, antes disso, seria bom eu explicar um pouquinho como funciona a mudança de estações; antes não era um problema porque você só tinha uma, porém, você tem duas para escolher! É uma mecânica bem simples: basta usar o bastão enquanto estiver em cima do tronco, como sempre; a diferença é que o bastão vai mudar a estação para aquela que seria subsequente à estação atual. Por exemplo: se é outono no jogo (como é o caso dessa região em geral), o bastão mudará para o inverno. Do inverno, ele vai mudar para a próxima estação que ele tem em seu poder, ou seja, o verão.
Parece meio complexo (ainda mais com um parágrafo desse tamanho pra explicar), mas, não se preocupe: você vai pegar o jeito assim que fizer pela primeira vez.

Seja como for, chame o verão...
Assim como as mudanças causadas no terreno durante o período do inverno, o verão vai transformar um pouquinho o mundo: especificamente, ele vai fazer isso criando várias trepadeiras, permitindo que você escale certas paredes. Um exemplo disso? Tente aquela caverna que está ao norte! Viu aí que pode subir? Então, suba!!


O LAR DA MARIPOSA


Bem-vindo ao Lar da Mariposa Venenosa (Posa-Nosa para os íntimos). Vamos começar do começo, já que eu soube que é um ÓTIMO lugar pra começar!



MAPA


A primeira sala do calabouço é, literalmente, um corredor sem nada de interessante, então, seja uma pessoa esperta e siga em frente, até você chegar na entrada de facto.
Logo ali, você vai dar de cara com o primeiro desafio desse calabouço, os Spiked Beetles, monstros em forma de tartaruga que são invulneráveis a quaisquer ataques que você tiver... Enquanto eles estiverem de pé!
Para lidar com eles, você deve puxar seu escudo e esperar eles baterem em você (com o escudo erguido, é claro). O impacto vai fazê-los ficar de cabeça para baixo, abrindo espaço para você atacar livremente na barriguinha macia e vulnerável deles... Isso soou melhor na minha cabeça.

Seja como for, você precisa derrubá-los se quiser seguir em frente.

Quando seus inimigos forem derrotados, você terá como opções ir para o norte ou para a esquerda...
Ir para a esquerda, agora, não vai nos dar bons resultados; na verdade, você não tem nada pra fazer por lá agora, então, simplesmente siga para o norte.

Essa nova sala tem alguns pontos que certamente chamaram a sua atenção. Além dos Mini-moldorms, bichos chatos dos infernos, tem um abismo à esquerda com uma plataforma que, aparentemente, nós podemos usar. Mas, não se empolgue muito... Você não pode nem chegar nela ainda! No entanto, mantenha ela na sua cabeça! Você poderá usar aquele caminho como um atalho depois que conseguir o item deste calabouço.
Então, siga pelo caminho normal da direita.

Tome cuidado, já que mais Spike Beetles estarão à sua espera! No entanto, você não precisa lutar com eles aqui, então, basta ignorá-los e continuar para a direita (já que a parte norte da sala ainda nos é inacessível.

A próxima sala, no entanto, vai estar cheia de motherfrickin' Floormasters, aquelas mãos gigantes que você teve de enfrentar no primeiro calabouço. Sim, elas estão de volta, e são tão irritantes aqui quanto foram lá!
Lide com elas cuidadosamente, enquanto você se locomove até a porta trancada ao sul da sala. Ah sim, e não se esqueça de não quebrar nenhum pote perto da área sul! Você vai ver porque...
Chegando ao sul da sala, você deve ter notado o pequeno botão (pelo qual você deve ter passado) e mais dois potes à direita, certo? A porta ao sul só vai abrir quando o botão for pressionado, e o botão só vai ficar pressionado se tiver alguma coisa em cima dele. Conseguiu seguir a lógica?
O que você quer fazer é ir para os dois potes da direita, se livrar do pote que está mais alto (o que está mais à direita) e empurrar cuidadosamente o pote de baixo até o botão. Ênfase na palavra empurrar. Se você levantar esse pote, não há como colocá-lo novamente no chão sem quebrá-lo! Então... Cuidado com isso.
Para aqueles que estão desesperados demais para fazer isso sem quebrar o pote, basta empurrar o pote seguindo as instruções abaixo:

Esquerda - 3 vezes
Sul - 1 vezes
Esquerda - 1 vezes
Sul - 1 vezes
Esquerda - 3 vezes

Siga pela porta que você acabou de abrir.

A próxima sala vai ser o lar de uma Bubble e três novos inimigos, os Arm Mimics. Não há nada de muito especial neles: eles copiam os seus movimentos (de certa forma) e não têm nenhum ataque de verdade. Mesmo assim, não os subestime! Movimente-se de forma que eles sigam até você e os despache com um Spin Attack.
Fora os inimigos, essa sala leva a vários caminhos alternativos, não é? Vamos para o caminho que nos leve a algo interessante.

Siga pela esquerda e, na nova sala, siga para o sul. Eu sei que aquela parte colorida diferente é SUPER TENTADORA, mas, não vá por ali agora.

Ao sul, você vai se deparar com aqueles pilares que vimos no último calabouço. Empurre-os para fora do caminho, tomando cuidado com as partes mais desgastadas do chão (que vão ceder e fazer você cair em um buraco se você passar muito tempo em cima delas), e mova-se até aquele baú maravilindo. Dentro dele, estará a sua primeira chave! Siga pela direita do baú e empurre o bloco solitário para poder sair daqui.

Agora, retorne para a sala onde tinha a Bubble e os Arm Mimics. Lá, você também deve ter notado uma escadaria bem no centro, certo? Chegou a hora de subir!

A sala de cima vai mostrar o retorno dos Pols Voice! Esses inimigos estavam presentes no calabouço anterior, embora eu tenha apresentado uma estratégia que permite que você pule completamente o encontro com eles! Seja como for, você pode se livrar deles usando bombas ou atirando potes neles. É fácil falar, mas, eles não devem ser uma grande dor de cabeça.

Com seus inimigos derrotados, empurre o bloco solitário de cima para cima e siga para a nova sala.
Aqui, alguns Mini-moldorm vão estar irritando. Derrote-os para descobrir um baú. Se você tem bombas, não abra o baú ainda (visto que o mesmo contém 10 bombas). Ao invés disso, se aproxime da parede com um padrão estranho no chão. Algo como isso aqui embaixo:

O X O
O O O

Ponha uma bomba no X (ou parte aparentemente normal do chão) e veja a parede explodir e despencar!
Entre na sala para encontrar um novo baú, este contendo o seu Mapa! Pergunta honesta... Você está usando essa coisa?

ROC'S FEATHER


Retorne para a sala onde os Pols Voice estavam e empurre o bloco ao lado do bloco que você empurrou da última vez para entrar nessa parte isolada de novo. Não desça as escadas ainda!
Ao invés disso, prossiga para a esquerda. Você deverá estar vendo um bloco isolado, de maneira muito parecida com o que você acabou de ver na parte do norte, certo?
Bem, a coisa é um pouquinho diferente aqui.

Empurre o segundo blogo acima do bloco isolado e, em seguida, empurre o bloco entre eles para baixo, criando sua passagem!

A próxima sala contém um quebra-cabeça bem interessante. Você verá uma série de estátuas coloridas. A fileira de cima está bem organizada e tudo, mas, a de baixo não está. Basicamente, é como o esquema abaixo:

[A1][A2][A3][V1][V2][V3]

[A1][A2][V1][V2][A3][V3]

A única fileira interativa é a de baixo, e é ela que precisamos organizar, de acordo com a organização da primeira.

Faça isso da seguinte forma:

  • Empurre [V2] e [V3] para baixo. 
  • Empurre [A1] e [A2] para baixo.
  • Empurre [V1] para a esquerda.
  • Empurre [A3] para a esquerda duas vezes.
  • Empurre [A3] para baixo.
  • Empurre [V1] para a direita três vezes.
  • Empurre [V1] para baixo.
Com as fileiras organizadas igualmente, mova-se pela porta que acabou de abrir à esquerda.

As próximas duas salas são incrivelmente lineares; basicamente um longo corredor, então, siga por elas para a esquerda sem parar (evitando contato com os inimigos no caminho). Eventualmente, você chegará em uma sala lar de duas Bubbles e com um caminho para o norte. Siga por ele.

Seu próximo destino será uma sala cheia de buracos, dois Hardhat Beetles e uns Zols pra terminar de encher. O curioso é que esses buracos vão atirar você para o andar inferior. Se você acabar caindo neles, não se preocupe; dos ângulos pelos quais você pode cair, sempre haverá caminhos para ir até uma escadaria presente na sala abaixo, que vai poder levar você direto para a sala dos buracos! Na verdade, eu até recomendo que você caia no buraco isolado mais ao norte, que levará você diretamente para um baú contendo 30 rupees. Se você cair para pegá-lo, basta subir as escadas à direita para retornar.
Seja como for, seu objetivo principal é aquela sala ao norte, próxima do buraco que acabei de descrever. Use a chave que você acabou de pegar para ir em frente.

A nova sala será um pouco... Complexa. Além de quatro Arm Mimics, o chão está em constante movimento e tem até uma armadilha verde circulando tudo. Lide com os inimigos daqui com cuidado, usando a imitação deles para sua vantagem, e, quando eles forem abatidos, um novo baú vai aparecer na sala. Abra-o para adquirir a Roc's Feather!
Este item maravilhoso vai permitir que você pule brevemente pelo ar com o toque de um botão! É bem simples de usar e, se você esteve prestando atenção, deve ter notado uma grande quantidade de lugares aqui no calabouço simplesmente perfeitos para o uso desse item!
Use a pena para sair dessa sala sem se machucar muito.




BÚSSOLA


Retorne para a sala anterior (a dos buracos), e use a Roc's Feather para pular para aquela plataforma que estava indo por cima do buraco maior. Dela, pule para o outro lado da sala, onde haverá um outro buraco, isolado do maior, que é onde você quer ir.
Caindo para o andar de baixo, siga logo para a escada daqui.

Chegaremos em uma sala de perspectiva 2D, que vai IMPLORAR pelo uso do seu item novo. Pule de plataforma para plataforma aqui, e, quando algumas plataformas móveis surgirem, pule nelas também, focando-se em sair daqui por aquelas escadas no topo da sala.

Isso tudo levará você a uma sala completamente isolada, onde há uma estátua de coruja e um... trampolim... Huh...
Antes de mais nada, pule logo no trampolim, sem tirar ele do canto. Isso vai levar você a um espaço apertado, contendo a sua Bússola!

O PONTO CENTRAL


Agora, sim, empurre o trampolim até aquele espaço diferente roxo no chão. Para aqueles de vocês que amam instruções mais específicas:

Empurre para baixo três vezes, para a direita quatro vezes, para baixo uma vez.

Pulando no trampolim, você chegará na outra seção da sala com a bússola. Siga pela passagem à direita para prosseguir.

Essa próxima sala é para pegar os desatentos! Aqui, você terá de empurrar aqueles pilares de novo, MAS, o chão está cheio de espinhos! O truque é saber empurrar e se mexer verticalmente para não ser pego de surpresa. Depois de empurrar o primeiro pilar, pule os espinhos e vá para cima, onde um novo pilar, também cercado de espinhos, aguarda você. Empurre o pilar até você passar da área aberta e pule os espinhos antes que o pilar comece a voltar.
O terceiro e último pilar vai requisitar um pouquinho mais de atenção. Empurre-o, estando mais próximo da parte de cima dele, e, quando ele passar por aquele espaço vão, siga para esse espaço e espere o pilar voltar ao ponto de origem. Com ele fora do caminho, prossiga para a próxima sala.

Na nova sala, não há nada de muito empolgante, a não ser uma escadaria que leva para baixo, então, desça por ela.

Em seu novo destino, você vai ver OUTRO trampolim, e será preciso empurrar este logo de cara. Não é muito difícil mexer com ele, mas, deixarei as instruções para lidar com ele logo abaixo:

  • Empurre para a esquerda três vezes.
  • Empurre para baixo duas vezes.
  • Empurre para a direita sete vezes.
  • Empurre para cima duas vezes.
  • Empurre para a direita uma vez.
Feito isso, pule no trampolim, e você vai chegar a uma sala com um baú à espera com sua segunda chave! Pegue-a e desça para a sala anterior; de lá, desça as escadas imediatamente à sua direita.

Você chegará em uma outra sala 2D. Siga pelas plataformas à esquerda, tomando muito cuidado com os Keeses (que poderão ser terríveis para seus pulos cuidadosos e amorosos).
Na sala seguinte, você vai dar de cara com um Thwomp! Não tema a distância dele, nem a altura, já que o nojento vai se atirar no chão assim que você chegar perto. Por isso, pule nele e, quando ele voltar à posição original, pule na plataforma seguinte e vá em frente, subindo as escadas ao final do percurso.

Isso tudo levará você de volta àquela sala onde você enfrentou os Spiked Beetles uma segunda vez. Mas, nada tema! A sala que precisamos ir agora é bem perto daqui.
Pule na plataforma logo à sua frente, e, dela, siga para "terra firme". Daqui, prossiga para aquela sala que tinha um piso marrom diferente. Você lembra dela? Vamos atualizar você, então. Dessa sala, siga para a direita, sul, esquerda.

Você deve ter percebido que, entre você e o chão ~misterioso~, há um pequeno botão, não é mesmo? NÃO PRESSIONE esse botão! Ao invés disso, pule por cima dele! Se você pressioná-lo, o chão marrom vai desmoronar completamente.

Siga pelo chão marrom para a esquerda, e você vai encontrar uma escadaria e uma porta trancada. Para facilitar nossa vida logo, vamos pela porta trancada. Use a chave que você acabou de pegar para abri-la. Chegou a hora de um novo combate!

MINI-CHEFE - CALAMAREYES



Ignore o nome esperto desses bichos. Diferente do que você deve estar esperando, essa luta não vai utilizar o item que você conseguiu há pouco de maneira alguma. Na verdade, ela vai requerer sua espada e o seu bracelete.
Existem oito poças d'água nessa sala, e, delas, três inimigos vão aparecer. O que você quer fazer é puxar um deles de dentro d'água assim que eles colocarem a cabeça para fora. Quando isso for feito, ataque-os como se não houvesse amanhã, também tomando cuidado para não deixar eles se afastarem demais e para não se machucar com os projéteis que os outros inimigos vão atirar em você. Repita o processo com todos os três inimigos até que a vitória seja sua!

Com os inimigos derrotados, uma pequena escadaria vai surgir no canto da sala. Siga por ela para que possamos prosseguir.

A BOSS KEY


No andar de cima, você só terá uma opção: ir para a esquerda. Faça isso e ignore quaisquer outras passagens até você chegar no fim do caminho. Uma vez lá (no fim do... caminho...), você deverá estar vendo essa parte curiosa do chão, que parece apontar para outra igual bem à frente, não é mesmo? Ande por ela na direção que ela aponta e você vai, automaticamente, pular para a parte em frente. Continue o caminho até você se deparar com um buraco. Caia nele.

Você chegará em uma nova sala e, aviso logo, há uma daquelas armadilhas gigantes aqui. Você pode usar a Roc's Feather para pular por cima dela.
Agora que a surpresa da armadilha já foi desconsiderada, observe o lado direito de onde você caiu. Há um baú ali! Mas... Como pegá-lo...?
Observe como há um buraco de tamanho vertical ali perto. Está vendo os blocos ao lado dele? Empurre o que está mais próximo do topo do buraco para abrir passagem e pule o buraco com a Roc's Feather. Siga para o baú, e abra-o para conseguir a Boss Key! Estamos quase lá!

A MARIPOSA VENENOSA


Retorne para a sala de entrada do calabouço e use o portal para retornar à sala do mini-chefe.

Antes de seguirmos para a sala do chefe, vamos pegar um último baú, sim? Aqui da sala do mini-chefe, saia para a direita e suba as escadas imediatamente ao seu norte. Você estará em um corredor móvel com uma armadilha no caminho. Use a Roc's Feather, e sua habilidade interna que faz de você um super-humano, para passar pela armadilha e prosseguir. O resto do caminho é bem direto, então siga sem jamais pular para fora dele. Ao final, você vai abrir um baú com uma... Gasha Seed... É, eu esperava mais também.

Retorne para a sala do mini-chefe e, de lá, siga pela escadaria no canto da sala, e prossiga pela esquerda novamente. No entanto, pare quando você encontrar a primeira "parte curiosa do chão" que você encontrar. Pule por ela e siga pelo caminho, o que deverá fazer com que você chegue de cara na porta do chefe. Quando você estiver pronto, passe pela porta.

CHEFE: MOTHULA


Esse é, possivelmente, o chefe mais fácil do jogo inteiro, assumindo que você seja cuidadoso, é claro.
Logo que aparecer, Mothula vai voar pela sala, tentando acertar você com projéteis, mariposas menores e o próprio corpo. O objetivo dela não se limita a acabar com seus corações; ela também está apta a derrubar você em um dos buracos que está no meio da sala.
Para uma luta mais fácil, pule para uma das plataformas no meio da sala e fique atacando com sua espada SEM PARAR, mesmo quando a chefe não está perto. Se golpear o tempo todo, e olhando para os lugares certos, você vai impedir que qualquer mariposa pequena consiga se aproximar de você. Ao mesmo tempo, quando a chefe se aproximar, você vai garantir vários golpes, já que Mothula é completamente vulnerável a sua lâmina. Para melhorar ainda mais a situação, a chefe vai parar em um canto, dando a você muito tempo para se aproximar e golpeá-la sem dó nem piedade!
A única coisa que você vai precisar tomar cuidado é o projétil ocasional que Mothula vai atirar em você (o que inclui um tiro carregado, que vai espalhar em oito direções), mas, um pulo rápido ou um desvio bem pensado vão proteger você dela.
Se você acabar caindo, não se preocupe muito. Basta pular no trampolim que estará no lado de baixo (sem mexer nele) para voltar à arena. Agora, quando a batalha recomeçar, a chefe estará completamente reenergizada e pronta para lutar. Então, cuidado!

Quando ela morrer, pegue o Heart Container que vai surgir, e desça as escadas ao topo da sala.

Siga pelas últimas salas e você vai encontrar a terceira essência, o Bright Sun. E, com isso, fechamos o terceiro calabouço do jogo.

Na próxima parte, vamos explorar uma nova região de Holodrum, o que inclui três formas diferentes de se aproximar dela... Oh...

Nenhum comentário:

Postar um comentário