domingo, 2 de abril de 2017

Detonando! The Legend of Zelda: Skyward Sword - Parte 2: Atravessando a barreira do céu

*Voz de narrador de programa de quinta* No último episódio, Link e Zelda saíram para voar um pouquinho nas nuvens, mas, eles foram atacados por um tornado que surgiu do nada e os derrubou e eles ficaram tontos. Link então ouviu uma voz familiar e viu uma moça azul voando no céu, aí ele viu a Zelda. Link achou que podia salvar ainda a Zelda, mas ele estava errado e descobriu que foi tudo um sonho... Err... Foi um sonho ele achar que podia pegar a Zelda... O tornado foi de verdade mesmo...



A espada antiga

Bem, depois que você consegue passar no teste da Academia e vê a cena (relativamente triste) onde Zelda é puxada para o chão com um tornado, você estará de volta à Academia, onde o diretor Gaebora informa o que aconteceu. Apesar de Link ter sido recuperado, graças ao seu maravilhoso Loftwing Rubro, a pobre Zelda não foi encontrada e, naquele momento, está MIA (Missing in Action, ou desaparecida, em inglês!!) Rééé, Hyrule Map também é cultura!),

Depois de um breve diálogo, Gaebora afirma que é melhor que uma missão de resgate ocorra pela manhã, devido ao motivo relativamente obscuro (e não muito bem explicado) de que Loftwings não voam durante a noite.

Quando Gaebora sair, no entanto, Link ouvirá uma voz curiosa e bem familiar vindo do lado de fora do quarto dele, e é aqui que você vai ganhar controle de novo. 
Sem pestanejar, saia do quarto, e você vai encontrar a garota que você viu antes, em algumas cenas do jogo. Não vamos perder tempo introduzindo-a agora; isso vai acontecer já já. 
O que você quer fazer é ir atrás dela, simples assim. 



Siga a garota por dentro da Academia, o que é até uma boa forma de mostrar como o andar superior do lugar parece (assumindo que você ainda não passou por ele). Quando ela sair pela porta ao final, faça o mesmo, e você estará do lado de fora novamente. 

Eu gostaria de aproveitar o momento para deixar bem claro que, durante a noite, Skyloft é um lugar bem diferente e, vale dizer, bem mais agressivo. Alguns monstros serão bem comuns por aqui, tipo aqueles que você encontrou na caverna que visitamos antes. Não é nada de muito ruim, no entanto, ainda mais considerando que você continua com sua espada em mãos. 

Enfim, uma vez do lado de fora, continue acompanhando a garota misteriosa, sem mudar muito seu rumo, até ela chegar a uma área verde, que é quando reencontraremos Mia. Então, lembra o que eu falei quando disse que Skyloft é um lugar mais agressivo? Pois é... Isso conta com os... Uh... Gatos voadores também. 

"VOCÊ ME ACORDOU DO MEU SONHO MARAVILHOSO!"

Por algum motivo, eles ficam extremamente violentos, e vão atacar você assim que perceberem a sua presença. Isso, infelizmente, conta com a Mia também. Mas, não se preocupe! Eles são bem fáceis de desviar, então você nem precisa se preocupar com ela direito (e nem ousem atacá-la, SEUS MONSTROS!!).

Um pouco depois disso, você encontrará uma pequena fissura para a qual você deve pular e se segurar. Quando isso acontecer, antes de você pular na direção dela, faça a si mesmo um favor e pule para a parte de baixo, onde você deverá estar vendo um espaço ainda em verde. Por aqui, tem um baú contendo 20 rupees para você. 

Depois que você pegar seu tesouro, suba novamente e tente ir para a fissura. Evitando gastar muito de sua energia, você deverá conseguir chegar ao outro lado sem grandes problemas. 
Feito mais isso, desça quando puder, e continue seguindo a garota. Isso vai incluir alguns pulos que você terá de fazer para algumas vinhas. Mantenha-se focado e prestando atenção em seus saltos e, eventualmente, você vai chegar até a Estátua da Deusa, que foi onde você conversou com a Zelda mais cedo. 
Quando você chegar mais perto, ela vai desaparecer na Estátua, mas, uma abertura vai se formar por onde ela passou. Siga por essa passagem.

Logo quando você entrar, você vai se deparar com uma espada verde presa em um pedestal de pedra. Aproximando-se dela vai fazer com que uma outra cena se inicie. A garota misteriosa vai aparecer novamente, e vai se revelar como "Fi", o espírito que habita a espada verde que você está vendo ali. Não só isso, ela lhe falará do grande destino que você tem a cumprir, além de dizer que Zelda, apesar de ter sido pega por um FRICKIN' TORNADO ainda está viva, e também está a caminho de seu próprio destino. 
Com essa nova informação, Link vai se preparar para tomar a espada verde em mãos e seguir em seu destino, de forma que ele possa reencontrar Zelda e ajudá-la em seja lá o que ela tem que fazer.

Depois da cena, você ganhará a permissão de tentar pegar a espada. Para fazer isso, basta se aproximar dela, apertar o botão A, virar o Wii Remote como se ele fosse a espada de cabeça para baixo, puxá-lo (enquanto de cabeça para baixo) para cima, erguê-lo normalmente (basta que ele esteja bem reto para cima, você não precisa erguer seu braço todo), e mantê-lo erguido por alguns instantes.
Quando você terminar seu pequeno exercício, Gaebora vai aparecer e outra cena vai começar. Nela, além de surgirem novos detalhes quanto às profecias antigas, você também deverá receber uma grande tábua de pedra com uma gema verde.
Quando MAIS ESSA CENA terminar, você terá de fazer um golpe de espada chamado "Skyward Strike", que requer que você erga o Wii Remote e o mantenha levantado por um tempo até que a sua espada se encha de luz.
Aproxime-se do pequeno monumento flutuante em forma de pássaro e carregue um Skyward Strike; quando o fizer, ataque com sua espada para disparar um raio de luz. Você terá de fazer isso várias vezes durante o jogo e, acredite, isso também poderá ser maravilhosamente útil em combate, quando cairmos nessa parte mais à frente.
Depois que o monumento for acertado, um outro pedestal vai surgir, e o que você deve fazer é inserir a tábua de pedra nele. Nada de muito complicado, apenas pressione o botão A. 

Em algumas cenas anteriores, você deve lembrar que Zelda comentou algo sobre haver uma barreira de nuvens entre Skyloft e a superfície do mundo. Como creio que ela disse antes, os Loftwings não são capazes de voar para baixo da barreira de nuvens e, aparentemente, ninguém jamais tentou ver o que havia lá embaixo. É aqui que essas tábuas de pedra entram em cena. Quando você inserir a que você tem no lugar adequado, ela vai abrir um espaço na barreira do céu para que alguém seja capaz de passar sem medo.
No caso, você fará a primeira abertura aqui.

Depois que isso for feito, outra cena vai rolar, eventualmente terminando com Link concordando em ir atrás de Zelda e ir explorar o mundo novo, por que não?

Quantas cenas já foram? Não se preocupe, o número tende a diminuir daqui pra frente.


A barreira do céu



Após tudo isso, o jogo vai retornar você ao seu quarto, no momento em que Link está terminando de vestir a sua túnica de cavaleiro. Após mais um breve diálogo com Gaebora, você ganhará controle novamente, e poderá sair de seu quarto. Antes de fazer isso, no entanto, aproveite para abrir seu armário e ver se você consegue mais uns 5 rupees! Não custa tentar!


Com ou sem esse dinheirinho, saia do quarto e, quase que imediatamente, você será parado por Fledge, que estará confiante de que você pode salvar Zelda. Além disso, ele dará a você um item bem útil, o Adventurer's Pouch, que servirá para guardar com você alguns itens secundários. Você pode segurar o botão - para selecionar qual dos itens que você tem em seu bolso você gostaria de equipar (o que, no momento, não é nenhum ainda). Falaremos de quais itens entram aqui em instantes.

Se você quiser, você pode explorar um pouco a Academia, vendo o que os outros alunos estão fazendo (pode até ver o Groose em um estado deprimido se você preferir). 
Seja como for, eu recomendo que você saia pela saída da parte de baixo da Academia. 

Logo do lado de fora, você vai se deparar com um dos Instrutores, o Horwell, o mesmo cara que presidiu o teste no dia anterior. Falando com ele, você conseguirá seu primeiro escudo, o Wooden Shield. Não só isso, como Horwell também vai recomendar que você treine um pouco com ele para se acostumar. Você pode fazer isso indo para onde você pegou a espada e usando aquele tronco suspenso com um Keese desenhado nele (o que poderá ser útil para lhe ensinar qual o momento certo de se defender e de como se defender).

Falando em escudos, creio que seja uma boa hora de comentar essa barrinha que você, sem dúvidas, vai perceber ao equipar o escudo (que eu recomendo que você faça logo). Diferente dos jogos que vieram antes (e quase nada diferente do que veio depois), os escudos em Skyward Sword tem uma durabilidade bem limitada, podendo até quebrar se forem danificados o suficiente. Existem formas de evitar isso, a mais óbvia sendo não usar o escudo em praticamente momento algum, e, a menos óbvia sendo puxar o escudo no exato momento em que um ataque inimigo irá acertar você; neste último caso, o escudo vai repelir o ataque sem ser danificado, e ainda deixará o inimigo aberto para alguns golpes. 
Além disso tudo, você também poderá preencher a barrinha novamente se usar uma Shield Potion, que é algo que iremos mostrar mais adiante.

OK, com todo esse treinamento terminado, siga para fora da Academia. Você será parado por Fi, que vai lhe avisar de que, se você quiser, você pode mudar o HUD do jogo, para deixá-lo mais minimalista ou mais completo. Fica a seu cargo, e saiba que você pode fazer isso pressionando o botão 1 e acessando as configurações no canto inferior esquerdo. 

Enfim, isso deve dar uma pausa nas interrupções por enquanto. E sim, eu sei que você quer pular direto para a GRANDE AVENTURA, mas, tenha calma. Ainda há algo que podemos fazer em Skyloft, e que será muito útil. 
O que você quer fazer é ir para aquela tenda enorme que tem bem no meio da cidade (e da qual você está bem perto).

Esse é o Bazar, o lugar onde você vai fazer todas as suas compras do jogo (ou, ao menos, quase todas). Além disso, aqui também é onde os itens que você coletar serão mandados no caso de seu bolso ficar cheio. Como nós ainda estamos no começo do jogo, não há ainda muito o que se fazer aqui, com a exceção de uma coisinha em particular, que é falar com a mulher que cuida das poções. Falando com ela, você vai ganhar um Pote e, se você já é um veterano de Zelda, sabe como esses itens podem ser extremamente valiosos. 
Ao conseguir seu Pote (que vai parar no seu bolso), eu recomendo fortemente que você gaste 20 rupees em uma Poção Vermelha (basta se aproximar do caldeirão e pressionar o botão A). Isso será muito importante, caso você ainda esteja se acostumando com os controles do jogo, e precisa ainda de alguma prática antes que fique confortável. Estou recomendando uma Poção Vermelha apenas porque, primeiro, creio que será o que vai dar com seu dinheiro e, segundo, vamos conseguir outra poção de graça logo, logo.

Com tudo isso feito, finalmente chegou a hora de sairmos de Skyloft e descermos para a Superfície.

Prossiga novamente para a Plaza da cidade, aquele mesmo lugar onde você conheceu Groose e os outros, além do lugar de onde você pulou para iniciar o Teste da Academia. Chegando lá perto, você já deverá estar vendo uma enorme coluna de luz verde visível nos céus adiante. É provável, inclusive, que a Fi já tenha lhe parado para avisar que era isso que você deveria procurar.

Quando você estiver preparado, corra pela plataforma e pule para os céus. Não esqueça que, enquanto você estiver no ar, você deve pressionar o direcional inferior para chamar seu Loftwing.




Uma vez no céu aberto (é tão estranho dizer isso...!), mexa-se diretamente para a coluna de luz verde e mantenha seu foco nela. Eu sei que o resto do céu parece bem apetitoso agora, mas, paciência! Você vai explorar cada cantinho dele com o passar do jogo. 
Ao se aproximar da coluna de luz, Fi vai aparecer novamente para informar o que eu acabei de dizer. 
Quando ela for embora, continue seu caminho.

Quando estiver logo acima do buraco feito na barreira (que é quando a coluna de luz vai desaparecer), você deverá notar o comando de descer do Loftwing e pular para a Superfície. Faça justamente isso. 
Após uma sequência relativamente empolgante, você finalmente chegará ao novo mundo.


Sealed Grounds

Quando estiver se aproximando do chão, pressione o botão B para puxar seu Sailcloth e, assim, realizar um pouso suave. O jogo vai fazê-lo automaticamente caso você demore demais, também, então, não se preocupe muito.
Ao aterrissar, Fi vai lhe notificar o nome do lugar e vai gerar o mapa da área. 

Você deverá estar notando que existe uma estátua de pássaro aqui, mas, surpresa, ela ainda não está funcionando. Não pense muito nisso também! Vamos dar um jeito nisso.

Não há muito o que fazer onde você pousou, então, prossiga pela passarela. Eventualmente, você vai se deparar com um novo tipo de inimigo, as Deku Babas. 


Apesar desses inimigos serem bem tradicionais em Zelda's 3D, a forma de lidar com elas neste jogo é um pouco diferente. 
Procure analisar a forma como elas abrem as bocas: se é horizontal ou vertical. Dependendo dessas posições, você deve golpeá-las de acordo. Creio que dois ou três golpes serão o suficiente para eliminar cada uma, mas, não fique muito confiante. Tome cuidado com esses inimigos, e, quando você sair vitorioso, siga em frente. 

Ao final da passarela, você deverá estar vendo um grande portão e, assumindo que você não tenha percebido isso quando desceu, uma grande espiral que vai se afundando no chão. 
Ao chegar perto desses dois elementos, uma nova cena vai acontecer, e o que vai aparecer é um monstro que você já deve ter visto em cenas anteriores. é uma cena um tanto... Curiosa... Quando ela acabar, você pode ir checar o portão se quiser, mas, como Fi vai informar a você, ele está selado. 
Já que não podemos ir pelo portão, vamos explorar a outra coisa que não está selada nem nada: aquela espiral super esquisita que parece levar direto pro inferno! Bom senso? O que é isso?

Desça a espiral da forma que quiser, seja andando ou pulando e aterrissando suavemente. 
Chegando perto do final, você deverá estar vendo um monumento de pedra bem firme no chão, com uma energia preta se esvaindo dele. Sai capeta!
Além disso, uma voz vai ecoar nos céus, e dirá a você que use a sua espada no tal monumento.

Puxe sua espada e faça um Skyward Strike no monumento para dar um fim (temporário) à energia preta. Além disso, vários buracos vão se encher de ar, permitindo que você suba novamente para o topo da espiral sem ter de andar tudo na marra.
É por aqui que Fi vai aparecer (de novo) para introduzir a mecânica de "dowsing", uma habilidade com a qual você usa a sua espada como uma espécie de radar. Basta pressionar o botão C para puxar a espada e apontá-la para ver em qual direção está o seu objetivo. Isso poderá ser útil bem mais à frente no jogo, mas, com este guia, é uma habilidade bem... Desinteressante, digamos assim.
Enfim, use o dowsing para ver de onde está vindo o sinal de Zelda que a Fi diz que sentiu, e suba novamente para o portão selado (que, surpresa, não estará mais selado). 

Passe pelo portão e, dentro desse templo enorme, há uma estátua de pássaro para você salvar o seu joguinho maravilhoso. Além da estátua, também há uma velha senhora, sentada, paciente, logo abaixo de um feixe de luz, então, creio que é bem difícil de você deixar passar. 


 

Fale com ela para descobrir que Zelda está, de fato, naquela terra, como havia sido previsto muito tempo antes. Dito isso, a senhora revela que Zelda não deveria ter chegado ali da forma que chegou. Sabe o que isso significa? SABOTAGEM!!!
Para ajudar você em sua aventura, a senhora vai lhe introduzir MAIS UMA MECÂNICA, que é a de marcar o seu mapa. Ela vai lhe demonstrar e tudo o que você tem a fazer é marcar o ponto X do seu mapa. É bem simples, mas, não se surpreenda se você não conseguir colocar de primeira, essa parte é escorregadia por algum motivo...

Depois de mais esse tutorial, ela vai destrancar a porta, e você estará livre para prosseguir com sua jornada. Mas, antes de fazer isso, aproveite para abrir um pequeno baú que está escondido do lado direito da senhora (o lado mais próximo da porta que ela abriu). Lá dentro, terá um novo Pote para você, que ainda vem com um pouco de Poção para Escudos! Yaaay!

Com mais essa pequena conquista, saia pela porta que foi destrancada.

Logo do lado de fora, Link vai perceber como o marcador ficou no mundo (um grande feixe de luz azul). Útil!
Depois desse momento de contemplação, suba as escadas e você vai encontrar um pobre e miserável Goron sendo atacado por vários inimigos, os Bokoblins!



Como o jogo está prestes a atirar você em quase um ninho deles, creio que seja válido aproveitar o momento para explicar um pouco como o combate com esses nojentos vai funcionar. 
Assim como foram as Deku Babas a pouco, combater Bokoblins requer que você preste atenção nos sinais físicos que eles vão demonstrar. No caso, fique bem atento às espadas que eles carregam, e ataque rapidamente em uma direção que não seja bloqueada por eles.
Agora, e preste atenção nessa, enfrentar Bokoblins requer um pouco de velocidade. Você deverá ser rápido com os golpes, e seguro com eles, inclusive, se quiser derrotar pelo menos um. Faça cortes horizontais ou verticais dependendo da forma como os Bokoblins seguram suas espadas e, adivinha só, os nojentos IRÃO se adaptar à sua forma de segurar a espada, rapidamente se protegendo caso percebam que você está com a espada apontando para a direita ou esquerda, por exemplo.

Um método relativamente seguro é realizar um spin attack para quebrar a defesa deles e seguir com uma série de golpes rápidos. Apesar de eles serem os caras maus do jogo (parecendo até pequenos diabos), os caras sabem respeitar, então, você poderá enfrentar um deles com calma antes que os outros decidam se meter na briga (embora eles irão fazer isso com ou sem a sua vitória). 
Um outro método é se manter parado e esperar a vez deles atacarem. Assim que perceber o movimento deles, use seu escudo para bloquear o ataque. Se feito na hora certa, não só seu escudo vai manter a durabilidade no lugar, ele também vai paralisar o inimigo por um instante, deixando-o aberto para ataque. Procure usar essas táticas caso você ainda não se sinta muito confortável com os controles.

Depois de escolher a melhor forma de lidar com os Bokoblins, você terá salvo o Goron, que vai se apresentar como Gorko, e vai apontar para uma estátua de pássaro que, segundo ele, é bem especial. 



Se você quiser, pode ficar conversando com ele, ouvindo as teorias que ele tem sobre como é a suposta "terra acima dos céus", e tudo, mas, o que interessa é que, assim que o diálogo terminar, e não importa como ele vai terminar, a estátua em si vai ser ativada por Link. Com isso, todas as estátuas de pássaro da superfície serão ativadas, e, importante, eu recomendo que você pare para salvar EM TODAS ELAS quando você as encontrar. 
Estou falando isso porque, quando você eventualmente voltar aos céus, você poderá escolher uma das várias estátuas pelas quais você passou (e usou) como pontos de retorno na superfície, o que vai economizar muito de seu tempo. 

Existem duas coisinhas que podemos aproveitar para fazer aqui. A primeira envolve alguns dos insetos que estão nessa região. Você deve ter notado que existem vários deles parados nas paredes e coisa e tal. Pois é, se você rolar em uma parede, vai fazer com que eles caiam, permitindo, assim, que você possa colecioná-los. Eles serão úteis para algumas funções, que exploraremos a fundo no futuro.
Seja como for, hora de fazer a segunda coisa.
Da estátua, olhe para trás, e você deverá encontrar uma parede coberta de vinhas. Suba essas vinhas e você chegará ao outro lado dos Sealed Grounds, a área onde pousamos anteriormente. Logo aqui, inclusive, há uma grande tora de madeira. Empurre-a para criar um atalho, para o caso de você querer pousar aqui e precisar ir para o outro lado sem passar pelo grande templo.
Se você tiver sorte, é provável que vai encontrar uma Amber relic, um pequeno tesouro, abaixo da tora.

Com isso resolvido, retorne para a área anterior e prossiga pelo caminho que você estava indo. Acho que o marcador ainda deve estar lá. Siga até ele, e você vai perceber que estará de frente para uma ladeira um pouco grande demais para que se possa subir... Felizmente, haverá uma grande tora bem pertinho, só esperando para ser empurrada. Faça isso para que você subir nela e, dela, ir para o topo da ladeira. Continue pelo seu caminho feliz. 

E isso é tudo por hoje! A boa notícia é que já estamos bem encaminhados para, finalmente, chegar no jogo de fato.
Na próxima parte, exploraremos a Floresta Faron, e descobriremos mais sobre o nosso próximo objetivo!

<-- font="" introdu="" o="">

A floresta Faron-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário