domingo, 19 de fevereiro de 2017

Ocarina of Time - Desvendando o mini-game de pesca

Aviso: O artigo a seguir possui TEXTO PRA CARAMBA!!

Se você acompanha este blog há algum tempo, provavelmente sabe que eu absolutamente ODEIO o mini-game de pesca de Ocarina of Time. Provavelmente sabe, também, que ele já foi eleito aqui como o pior mini-game da franquia Zelda, e não é por menos! A pescaria em Ocarina of Time é INFAME por uma chuva de motivos, sendo a tal esperteza dos peixes, a aleatoriedade de vitória e AQUELE PEIXE SAFADO DO MEIO alguns dos mais famosos.

Eu odeio o mini-game de pesca, você odeia o mini-game de pesca, todos odeiam o mini-game de pesca. Mas, mesmo assim, apesar de meu ódio incontrolável pelos peixes em Ocarina of Time, quando comecei a rejogar a versão do 3DS porque eu amo o Ocarina desse jeito, eu acabei percebendo que havia algo naquele mini-game que me fazia querer entender como funciona... Haveria algum tipo de truque? Quem sabe eu apenas estava fazendo errado...? Será que os programadores do jogo simplesmente não sabiam o que estavam fazendo e o mini-game de pesca foi lançado porque eles não eram competentes o suficiente para criá-lo de fato?!

Cansado dessas perguntas, e mais cansado ainda daquele peixe do meio safado que insistia em rir de mim, eu decidi enfrentar o mini-game de uma vez por todas, para descobrir seus mistérios e derrotá-lo para sempre!!!

Depois de duas horas de batalha sangrenta e dolorosa, cheia de mortos e feridos... Eu consegui.

FASE 1 - O PEIXE DO MEIO


Como eu precisava dos prêmios tanto de Young Link quanto do Adult Link, decidi começar meus estudos com o Young Link; eu estava tendo dificuldade em pegar até mesmo um único peixe como Adulto, então, imaginei que, jogando o mini-game como Criança, de alguma forma, os peixes seriam mais fáceis de capturar como Adulto; por algum motivo, minha cabeça cismou que essa mecânica de experiência funcionava. Parti como Young Link e comecei os testes.

Ao iniciar minha campanha contra aquela lagoa e seus peixes, a primeira coisa que eu quis fazer era estudar o comportamento do peixe do meio. Como todos sabemos, ele é, sempre, o maior peixe da lagoa (o que eu quero dizer com isso? Espera que vamos chegar lá!): mirar nele para conseguir o prêmio do mini-game de primeira é quase que uma boa ideia... No papel.
O problema é que ele não só é o maior peixe da lagoa, ele também é o peixe mais difícil de se capturar de primeira, exigindo uma grande quantidade de sorte; ao mesmo tempo, mesmo que você consiga capturá-lo, ainda existe a chance absurdamente grande de ele soltar a linha no meio do caminho (que, graças ao seu tamanho e força, é um caminho looooooongo) e ir para o fundo da lagoa, onde ele fica absolutamente inacessível sem a Sinking Rod.
Para quem não sabe (que, eu assumo, são muitos de vocês), a Sinking Rod é uma isca secreta do jogo que, como o nome diz, afunda na água, chamando a atenção dos peixes mais submersos, os mesmos que a isca regular não consegue alcançar.

Meu objetivo inicial era tentar entender como conseguir chegar naquele peixe novamente sem a Sinking Rod, visto que adquiri-la me parecia uma tarefa tediosa e infrutífera (e, como eu descobri depois, impossível no meu estado de então). Antes de começar, no entanto, acabei lendo o que o dono da pescaria tinha para dizer, e fui lembrado de que pressionar os botões R + A ao puxar o anzol resultaria em um movimento muito mais rápido. Me perguntei se isso teria algum efeito quando os peixes mordessem a isca. Fui pego de surpresa: funcionava, pelo menos até certo ponto. Com essa informação, voltei a pensar no peixe maior.

Originalmente, eu acreditava que, quando o peixe do meio ia para o fundo da lagoa, era necessário sair da área de pesca e entrar de novo, gastando 20 rupees toda vez que isso fosse ser feito. Fiquei inconformado com a possibilidade de perder tanto dinheiro assim. E se o peixe fosse para o fundo da lagoa tantas vezes que o meu dinheiro iria acabar antes que eu pudesse pegá-lo? Não, não podia ser quebrado assim...
Foi então que parti para a próxima ideia.

Me lembrei que os demais peixes poderiam me arrecadar alguns rupees, se eu pegasse peixes de tamanho apropriado, é claro. Um peixe médio (digamos... 6~7 libras para o Young Link, 10~13 para o Adult Link) daria 5 rupees. Então, ao capturar quatro, eu recuperaria o meu dinheiro e poderia sair e voltar sem prejuízo.
Foi testando essa tática que percebi algo curioso, e muito interessante: o peixe do meio voltou para a superfície.

Muito curioso com aquilo, tentei capturá-lo novamente. Não tive sorte, visto que um peixe menor apareceu logo na frente dele e mordeu a isca, assustando o peixe grande para dentro da lagoa de novo.
Ao invés de explodir o mundo com minha fúria mais flamejante do que milhares de estrelas, que é o que costumo fazer, decidi capturar o peixe menor e testar para ver se o peixe do meio voltaria.

Depois de capturar alguns dos outros peixes, percebi que o peixe grande retornou, e tentei pegá-lo mais uma vez. Depois de uma verdadeira batalha (quem jogou sabe como o peixe do meio é teimoso ao morder a isca), consegui capturar o peixe e garantir o meu pedaço de coração. Mas, meus testes não haviam acabado.

Enquanto eu lutava contra o lago, dei uma olhada online para descobrir se havia algum truque ou elemento que eu poderia usar em minha vantagem. Ouvi vários relatos interessantes, inclusive um que vamos destacar logo, logo.

FASE 2 - A SINKING LURE


Foi dando uma olhada online, também, que descobri que, para adquirir a Sinking Lure, era preciso, primeiro, capturar o peixe grande do lago. Obviamente, eu achei aquilo a coisa mais absolutamente estúpida de todas.

Depois de conseguir o peixe grande com Young Link, eu dei uma olhada nos lugares onde a Sinking Lure deveria aparecer (lembrando, trata-se de um item invisível, e que pode ser adquirido se, enquanto você estiver andando, você tocar nela). Para minha surpresa, eu a encontrei (pela primeira vez). Obviamente, fui correndo para testá-la e, adivinha só, a efetividade dela é assustadora. Mal ela cai na água, os peixes piram em cima dela. Além disso, ela realmente afundava e realmente chamava a atenção dos peixes maldosos do fundo da lagoa. Por conta desses mesmos elementos, eu ainda a achei um pouco difícil de controlar.

Apesar de ter adorado finalmente ter encontrado item tão... "mágico", digamos assim, fico triste em dizer que a Sinking Lure é, de todas as maneiras possíveis, completamente inútil, já que só pode ser adquirida quando você não precisa mais dela.
Mas, acho que ela é bem interessante para aqueles que gostam do mini-game de pesca para relaxar.

FASE 3 - COMO REALMENTE FUNCIONA O MINI-GAME?

Primeiro, eu gostaria de apontar para o que foi escrito em nosso boxe de explicação sobre como funciona o mini-game de pescaria. Lá vai ele:

"Péssimas memórias desse aqui. O Fishing Pond deve ser o mini-game mais memorável do jogo, pelo simples fato dos peixes do local parecerem treinados... De qualquer forma, sua espada será trocada por uma vara de pescar. Ela é bem fácil de usar e em uma questão de pouco tempo, você terá se acostumado. Bom, o verdadeiro truque disso é saber como pegar os peixes. No caso, a maior reclamação que vai haver é a seguinte: os peixes são muito traiçoeiros e poderão soltar a linha a qualquer momento. No caso, jogue a linha, espere eles se aproximarem e então puxe (com o analógico para a diagonal enquanto pressiona A) e se mantenha na briga, sempre parando de puxar quando o peixe sai da água. É algo bem complicado, e é melhor se você tentar por conta própria. Uma dica: os maiores peixes sempre estão no meio. Tenha paciência, seja persistente e você conseguirá pegá-los!"
Pegue tudo o que foi escrito aqui e JOGUE FORA. Sabe por que? Por que eu estou para IMPLODIR SUA MENTE!

Depois que eu tinha o pedaço de coração, tinha chegado a vez de bater de frente com o Adult Link. Como eu temia, devido ao tamanho elevado dos peixes na lagoa, isso significaria que eles seriam bem mais difíceis de se capturar. Mas, dessa vez, eu estava pronto para perder alguns peixes.

Dessa vez, eu tinha outro objetivo: entender como a lagoa funcionava como um todo.

Quando eu pesquisei por ideias online, li que os peixes da lagoa aumentavam de acordo com o peixe que o jogador tinha consigo (aquela ideia de "keep the fish"). Achei curioso, e decidi testar.

De primeira, no entanto, tentei bater com o peixe do meio que, como sempre, me ignorou completamente e brincou com meus sentimentos. Meu coração já estava mais frio do que os Polos Norte e Sul, então, decidi deixar para lá e ver como aquela ideia que eu tinha lido funcionava.

Mirei em um grupo qualquer de peixes e comecei a capturá-los. Primeiro, peguei um de 9 libras. Coisa besta. Tentei de novo e, para minha surpresa, eu havia pego, no mesmo lugar em que peguei o de 9, um de 11 libras. "Será...?"
Guardei o peixe de 11 libras, e mirei no mesmo lugar, de onde veio um peixe de 13 libras. Na próxima tentativa, veio um peixe de 14 libras, grande o suficiente para me dar acesso à Sinking Lure e à Golden Scale, que é o prêmio da vez.
Eu havia conseguido o peixe de tamanho certo SEM TER que pegar o peixe do meio. Não só isso, tal coisa significa que os peixes do jogo podem ficar insanamente maiores, chegando até 20 libras ou um pouquinho mais.

A ideia, então, surgiu para mim: o que o jogador tem de fazer é capturar vários peixes, praticando com cada um deles, até ele ficar pronto para receber peixes maiores que, obviamente, serão mais desafiadores. Se o jogador quiser, ele pode tentar pegar o peixe do meio, mas, talvez ele ainda não tenha os reflexos necessários para capturá-lo, ou, está enferrujado demais para ir direto nele. Por isso, é ideal que ele saia pegando vários peixes menores, que ficarão maiores dependendo dos peixes que ele capturou e guardou consigo até então, até adquirir o tamanho certo para conseguir o prêmio ou, se ele tiver interesse, conseguir o maior peixe possível.

FASE 4 - ENTENDENDO PORQUE ESSA ESTRATÉGIA FUNCIONA

O mini-game de pescaria tem um sistema um pouco difícil de pegar de primeira. Não só é extremamente fácil perder o peixe que você conseguiu, como também pode ser difícil trazê-los até você com velocidade.
É aí que entra a necessidade de começar com os peixes menores: não só eles são mais leves e podem ser puxados com mais facilidade, eles também costumam morder a isca com muito mais frequência, permitindo múltiplas tentativas caso saia algo errado. À medida que você captura peixes, você aprende a lidar com eles, começa a entender como pegá-los da maneira mais efetiva, e de uma forma que não é terrível ou tediosa.

Graças a esses estudos que fiz (que, honestamente, deveriam ter sido feitos há anos), finalmente dá pra entender como fazer desse um mini-game bem interessante de se jogar.
Com tudo isso em mente, irei atualizar os nossos boxes de mini-games do Ocarina of Time, com a explicação mais apropriada para a pescaria, imediatamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário