domingo, 14 de fevereiro de 2016

Top Zelda: 5 melhores músicas de chefes finais

É praticamente tradição em Zelda ter trilhas sonoras boas, mesmo que alguns jogos fujam desta regra. Bom, com ou sem boa trilha sonora, praticamente todos os jogos contam com uma música fantástica que compensa, ou representa, todo o resto.


Não deve ser surpresa de que é este mesmo o caso visto nas músicas de chefes finais. Eu vinha querendo fazer alguns Top Zeldas relacionados a músicas por um tempo, então, nada melhor do que começar com essa listinha bacana. A propósito, deixe-me colocar a lista de considerações.

- Apenas jogos que eu consegui pegar e terminar (o que significa que, de todo jeito, não estarei incluindo aqui Tri Force Heroes).
- APENAS O CHEFE FINAL. E quando digo final, é final mesmo! Aquele que, depois que você derrota, não tem mais jogo: é logo uma cena final e créditos finais.
- Se o chefe tiver mais de uma fase, mas, ainda sim, for final (tipo, você bate nele algumas vezes, daí ele muda a estratégia, e a música muda junto), todas as músicas entram em consideração.

Ah, e, acho que não preciso dizer isso, mas... Spoilers...
 5. Demise (Skyward Sword)




Olha só! De novo o Demise! E, de novo, em quinto lugar! Putz, ele é quase o Brasil de Zelda (piada que ficará fora de moda em apenas alguns segundos).
Tecnicamente, existem três músicas para a luta de Demise. Uma na introdução, outra na primeira parte da luta, e outra na parte final da luta. Sendo bem sincero, as duas músicas da luta não são grande coisa. No entanto, a música de introdução (a mesma que estou colocando aqui nesta parte) é a que compensa por todo o resto, e é uma baita entrada para um baita chefe. De longe, uma das minhas composições favoritas em Zelda, que apresenta, de maneira espetacular, a calma antes da tempestade.

4. Vaati's Wrath (The Minish Cap)



Vaati é um daqueles vilões difíceis de explicar. Ele não parece grande coisa só de olhar pra ele, mas, ao mesmo tempo, ele talvez seja uma das entidades mais poderosas dentro do universo de Hyrule e, considerando tudo o que nós vemos lá, isso é muita coisa.
Das três batalhas contra Vaati, talvez a última seja a que mais grite "urgência". Digo isso porque, bom, as duas primeiras fases mostram um feiticeiro poderoso ainda aprendendo mais sobre seus poderes, e sem muita noção do que ele está fazendo. Agora, a terceira luta mostra que aquele é um ato verdadeiramente desesperado, e que ele está atirando tudo o que pode para destruir seu único obstáculo: o Herói. Obviamente, a música consegue pegar toda essa ideia muito bem. É um baita trabalho que, mesmo sofrendo com as limitações sonoras do GBA, ainda produz uma incrível produção aos ouvidos. Certamente avassalador. Um final épico para um jogo épico.

3. Ganondorf (The Wind Waker)



A jornada inteira de Link em The Wind Waker pode ter começado para que ele resgatasse sua irmã, mas, pouco tempo depois, transforma-se em uma busca para impedir o terrível Rei do Mal de conseguir chegar perto da Triforce. The Wind Waker foi o jogo que melhor explorou Ganondorf, dando a ele um motivo por trás de seus atos, além de lhe ter dado mais linhas do que apenas "A Triforce tem que ser minha". O personagem é um líder resoluto, paciente, e, mais do que tudo, intimidador. Ele praticamente rouba o show na última meia hora do jogo, e a luta final dele, logo abaixo de uma verdadeira torrente de água marítima, inundando um castelo inteiro, deve ser um dos momentos mais épicos da franquia inteira.
Na música da batalha, você pode perceber que aquele é o momento final, o ápice, o grande objetivo, e, caramba, é uma ótima vista. Igualmente, a música também passa a ideia de que aquela será uma luta final difícil e decisiva, sendo bem diferente dos chefes relativamente fáceis do jogo. Ganondorf é um grande oponente, e a música não esquece de lembrar isso.

2. Dark Lord Ganon (Twilight Princess)



Não é segredo pra ninguém que a luta final de Twilight Princess é um dos meus momentos favoritos da série, assim como é uma das partes mais épicas do jogo, mesmo que não tenha sido algo a se levar em consideração do começo.
A luta contra Ganondorf no jogo conta com QUATRO fases, e a fase final, apesar de não ser tão épica quanto o final de The Wind Waker ou Ocarina of Time, consegue se destacar de todo o resto, especialmente por causa da música. Há algo brutal, intimidador, até, nesses tambores e vocais. Você pode até dizer que a música dá um toque de poder à luta, e, putz, é satisfatório pacas.
Por muito tempo, essa foi minha música de chefe final favorita, mas, surgiu outra, e que merece ser compartilhada.

Menções honrosas
- Evil King Ganondorf (Ocarina of Time)
Apenas uma coisa me proibiu de colocar essa música na lista: esse não é, ainda, o GRANDE CHEFÃO FINAL do jogo. Isto é, não satisfaz a uma das condições que eu coloquei lá no começo da lista. Apenas isso me proibiu de colocar, porque essa música é absolutamente fantástica.

- Ganon (Oracle of Seasons / Ages)
Uma das batalhas mais difíceis contra Ganon, a música dessa luta é incrível. Ela é rápida, tensa, e consegue passar tudo o que uma batalha dessa magnitude deveria passar. Incrível, de fato, mas, infelizmente, não entra, por, simplesmente, eu preferir as outras...

- Ganon (A Link to the Past)
Certamente uma das versões mais memoráveis da luta contra Ganon, essa música até recebeu uma versão remixada em A Link Between Worlds. Infelizmente, ela não é tão chamativa assim; tanto que é até difícil achar uma boa versão dela que não seja oficial. Uma pena, mas aquela parte inicial é incrível.

- Malladus (Spirit Tracks)
O legal da música do Malladus, lá pro final, é que ela tem um começo fabuloso. Se você ouvir com o dueto de Link e Zelda, ela fica completa, e é tocante e épica ao mesmo tempo! Como pode?! Uma pena ela não ter entrado, de fato... Mas, aviso logo, ela é uma das que mais variam na ordem que existe na minha cabeça. Se eu fizesse outra lista dessa, ela poderia estar mais alto.

1. Yuga-Ganon (A Link Between Worlds)



A Link Between Worlds pode não ser um dos meus títulos favoritos, mas, olha, se tem uma coisa que esse jogo acertou em cheio foi a trilha sonora. A música da luta final, por exemplo, é absolutamente incrível: uma verdadeira chuva de tambores, cornetas, e um dos vocais mais incríveis da série.
Certamente parece a música de um chefe final, e, somada com o peso da batalha (a luta entre as três triforces), tudo ganha uma aura de importância e máxima urgência.
E, na verdade, eu não tenho muito mais o que falar dela. Acho que ela fala por si só. Então, ao invés de ficar aqui sem adicionar nada de relevante, deixo você escutando a música.


E essa é a minha listinha para as cinco melhores músicas de chefes finais. E você, leitor? Tem alguma música que você simplesmente adora? Diga qual é nos comentários! Tenho certeza de que é uma boa! Com isso, eu me despeço. Até mais, pessoal!

Outros artigos:
- Top Zelda: 5 jogos que mais precisam de um remake 
- Kno-Yo-Smash-Bro: Earthbound (Ness) 
- Biografia: Agahnim (A Link to the Past)

Nenhum comentário:

Postar um comentário