quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Kno-Yo-Smash-Bro - EarthBound (Ness)

Quando se pensa em um RPG, logo se vê aqueles dragões de 10 cabeças, espadas, escudos, armaduras, castelos e muito mais coisas que remetem á era medieval, bem, em EarthBound (ou Mother 2 em seu título japonês) podemos dizer que a coisa é diferente.

EarthBound foi feito de muitas maneiras para zoar com a cultura americana dos anos 90, Aliens, poderes Psíquicos, viagens no tempo entre muitas outras coisas.

A história do jogo é muito bem trabalhada, cheia de detalhes, nada complicada de se entender, empolgante e bem aplicada ao jogo; Ness é um garoto comum, quando de repente ouve um barulho á noite, ele acorda e descobre que um meteorito caiu perto de sua casa, e quando vai investigar conhece um inseto que veio de 10 anos no futuro chamado Buzz Buzz que lhe diz que no futuro, Giygas destruiu tudo, e você deve gravar as 8 melodias dos 8 "Your Sanctuarys" e se juntar á dois garotos e uma garota que o ajudaram á obter o poder necessário para vencer Giygas.


EarthBound foi o RPG mais inovador que já joguei. Além das magias tão conhecidas em RPG's serem trocadas por "PSI's", ou poderes psíquicos, muitas das PSI's deixavam status depois do ataque, como por exemplo o Freeze, uma habilidade de gelo podia deixar o inimigo congelado por certo tempo, coisas que muitos RPG's copiam até hoje.
Outras coisas que se percebiam em EarthBound é que as armas, ou os "Equips" não eram coisas como espadas, escudos, cajados, entre outros, como na maioria dos RPG's, observe Ness por exemplo, sua arma principal é um Bastão de Baseball ou um Yo-yo.
Outro conceito dos RPG's que mudou em EarthBound foram os críticos, invés de terem o respectivo nome de "critical", se davam o nome de SMASHHH!

No jogo três personagens se juntavam á Ness para vencer Giygas: Paula (ela tem autos poderes Psíquicos, inclusive telepatia), Jeff (ele não tem poderes psíquicos, mas pode usar sua habilidade Spy, onde ele analisa o inimigo e vê seus pontos fracos, e tem itens que só ele pode jogar), e Poo (O mais forte da equipe, conta com muitas PSI's, ataque e defesa regulados).

O jogo tinha uma dificuldade que varia bastante durante o jogo, o que faz dele bastante acolhedor para novatos no gênero e ainda sim um desafio para seus veteranos, com suas dungeons e inimigos de cair o queixo!

Não só quanto á jogabilidade mas também quanto as músicas, os desenvolvedores estão de parabéns! As músicas quase sempre são simples mas bem feitas, ouça por exemplo o tema de Saturn Valley:

Quanto aos gráficos do jogo eram simples, mas ainda sim bonitos, claro que alguns sprites ficaram meio zoados como os da mãe de Pokey, e o próprio Pokey mas entendam que era para o Pokey ter um "Nariz de porco" mesmo.
O jogo está sendo vendido para Wii U na eShop, pelo jogo ser antigo deve estar bem barato, então quem tiver um Wii U importado lá de sei-lá onde, pode aproveitar esse jogo por um preço bem pequeno comparado á quanto iria gastar na fita do jogo para SNES restaurada.

Por que um fã de Zelda iria gostar deste jogo?

EarthBound contém elementos e dungeon, chefes entre outros variados recursos para conquistar qualquer público, o jogo é muito bom, e todo fã de RPG poderia dar uma chance ao jogo, pois ele merece!
Entendedores entenderão.

A série Mother

Mother 1 lançado para NES não chegou á vir para o ocidente, até o Mother 2 (EarthBound) se popularizar e Mother 1 ser lançado para Famicom como EarthBound Zero/EarthBound Beginnings. Mother 3 ia ser lançado para N64, porém o projeto foi cancelado por conta de que a geração do N64 já estava para acabar, e também por conta de certos problemas no motor 3D, então ele foi lançado para GBA em 2006, onde também ficou Mother 1+2, um jogo que, como o nome sugere, trás a opção de jogar Mother 1 ou 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário