sábado, 23 de janeiro de 2016

Detonando! The Legend of Zelda: Majora's Mask - Parte 8: O canyon assombrado (3/4)


 Nem vamos perder tempo, e vamos direto ao assunto. A primeira coisa que você vai querer fazer agora é comprar uma Powder Keg. Se você seguiu este guia bem direitinho até aqui, provavelmente você já tem permissão para comprar uma. Você pode achar alguns detalhes de como pegá-los clicando aqui. Faço logo este pedido pra que possamos prosseguir no jogo sem medo de ser feliz. E, não, isso não é opcional!

Vou assumir que, desde a última parte, você voltou no tempo, e, agora, está novamente em Clock Town. Se você fez isso, ótimo, vou mostrar como entrar de novo no Castelo de Ikana (nosso grande objetivo de hoje) sem ter de andar por aquele mundo de coisa que andamos na última parte. Caso não, eu aviso de onde você poderá começar.

O REI E EU__________________________
Assumindo que você tenha já uma Powder Keg em seu poder, siga para Ikana Canyon. Logo que você chegar, utilizando-se da estátua de coruja, é claro, vire-se para trás, e você deverá ver algo semelhante à imagem a seguir.


Você está vendo aquele buraco que está à esquerda dos portões? Pois é, aquela é a entrada que você procura.

Uma vez lá dentro, vire-se para a esquerda, e você encontrará uma alavanca dando bobeira. Acerte-a de alguma forma, e uma luz vai cobrir o local onde ela está. Usando-se dessa luz, redirecione-a para o enorme bloco com um sol pintado, do outro lado, usando o Mirror Shield que você conseguiu na última parte. Quando o bloco tocar a luz e desaparecer, isso deverá ser o suficiente para retornarmos à parte que paramos. Seu principal objetivo é a passagem que fica bem no centro desta área.


Uma vez lá dentro, tome cuidado para não incomodar os ReDeads*... O que você quer fazer, primeiro, é usar uma flecha de fogo no olho congelado que está em uma coluna à esquerda. Fazendo isso vai destrancar a passagem desse lado, que é a que nós queremos, no momento. Lidaremos com a outra na hora certa...

Chegaremos em uma sala um tanto chata... Admito que não conheço um método fácil de fazer isso... Para essa sala, você vai precisar da máscara Deku, então já tenha-a preparada. O que mais deve chamar a sua atenção deve ser aquele enorme piso xadrez, com uma enorme plataforma vermelha em cima, não é? Pois é, isso é a parte chata...

Acerte a alavanca que está próxima a você e, quando a plataforma vermelha subir, corra para a flor deku que está mais próxima, e em cima de um piso laranja. Entre nela, e espere a plataforma vermelha descer: quando isso acontecer, solte o botão (como você faria para sair voando por aí), e a plataforma vai subir novamente. Então, rapidamente, corra para a outra flor em um piso laranja, para esperar o teto cair novamente: faça-o subir de novo à força, entre na flor de novo e, finalmente, flutue até a área elevada com um botão.

Basicamente, o que você quer fazer é (sempre parando entre ações para poder esperar o teto vermelho cair) correr da flor que Link está na imagem para a outra que está em um piso laranja e, dela, para a área elevada.
Retire a máscara Deku para poder pressionar o botão (já que o Deku Link é inexplicavelmente leve demais até para a gravidade levar em conta), e isso vai destrancar a porta. Daqui de cima, mesmo, use o Hookshot, ou suas flechas, se preferir, para atingir a alavanca que está bem ao lado da porta que se destrancou: isso deverá elevar a plataforma vermelha novamente, permitindo a você que pule daqui e, de preferência, usando a Bunny's Hood, correr até a porta e sair da sala.

Você chegará em outra sala absolutamente adorável: o chão está quase todo destruído, e você terá de ir pulando de plataforma em plataforma para poder se locomover...
Logo à sua esquerda, existe uma plataforma invisível (que você pode ver usando as Lens of Truth) acessível com um pulo bem executado da Bunny Hood.
Agora, a coisa complica... Nosso objetivo é utilizar a flor Deku que você deve ter visto quando entrou para ir até o outro lado da sala, onde a porta está. O problema é que a sala está com aquelas minas de antes no teto. O que você pode fazer, aqui, é: usando o Hookshot, mirar e acertar as minas de longe, para que elas se mexam e acabem acertando umas às outras. Você não vai conseguir destruir todas elas, mas, será mais fácil de se mexer de todo jeito. O outro problema são as Skultullas gigantes, mas elas podem ser despachadas facilmente com apenas uma flecha de seu arco, em qualquer ponto.
Quando a área estiver mais limpa, entre na flor Deku e flutue até o outro lado da sala. Você deve conseguir por pouco...

Muito cuidado na próxima sala, já que tem alguns Blue Bubbles de tocaia... Lembra-se deles? Pois é, eles voltaram a amaldiçoar nesse jogo: leve uma pancadinha que seja deles, e você não poderá puxar a espada por um tempo... Enfurecedor, eu sei...

De um jeito ou de outro, suba pelas escadas que estão na sala, e saia pela única porta que vai aparecer. Estaremos do lado de fora, novamente.

Cuidadosamente, suba por esses escombros que estão à sua frente, e você deverá encontrar duas plataformas em chamas, uma com uma alavanca, e outra, lá atrás, com um pedaço de coração. Vou explicar como pegá-lo, mas, aviso logo, você terá de subir tudo na marra, de novo...


__O PEDAÇO DE CORAÇÃO__
Primeiro, ative a alavanca que você pode ver daqui, para que as chamas sejam extintas e você possa ter acesso às flores de Deku. Rapidamente, pule para a mais próxima e, dela, flutue para a mais distante. Quando fizer isso, use-a para flutuar até o pedaço de coração. Simples assim.


O problema, agora, é voltar isso tudo. Dá pra fazer? Espero que você tenha disposição...

DE VOLTA AO CASTELO____
OK, agora que você voltou ao topo, suba nos escombros novamente, e siga pela trilha estreita para a esquerda. Você vai chegar na parte de cima da entrada do castelo, e, provavelmente, vai se deparar com a seguinte situação:


Eis o que você precisa fazer: pressionar aquele botão. Utilize a flor Deku para ir até ele e pressioná-lo: isso vai fazer com que um bloco, de bobeira, parado, atrás da enorme cerca que protege o resto do telhado do castelo.
Depois que o fizer, não há mais nada que possamos fazer agora aqui no telhado, então, por favor, desça daqui e vá, novamente para a sala de entrada, com os ReDeads (o que, considerando a sua atual localização, está praticamente embaixo de você).

*ANEXO: EASTER EGG NOS REDEADS__________
Por algum motivo, usar as máscaras Gibdo's Mask, Captain's Hat e Garo's Mask faz com que os ReDeads comecem a dançar dentro do calabouço. Estranho pra burro, eu sei... Mas, ainda assim, não deixa de ser algo divertido de se ver.
____________________________________________

Na entrada, de novo, ative, agora, o olho na coluna da direita, o que vai liberar, obviamente, a passagem da direita.

Ainda bem, o caminho da direita é INFINITAMENTE menos chato do que o da esquerda... Embora... Ele ainda tenha seus probleminhas...


Nessa primeira sala, você vai ser atirado para um Floormaster. Elimine-o para que possamos prosseguir com calma. Você deve ter notado, também, que há um grande feixe de luz vindo do teto, não é mesmo? Pois é, foi pra isso que nós pressionamos aquele botão agora pouco. Use essa luz no bloco com um sol para que ele desapareça, e você se depare com mais ReDeads. Passe por eles, e você vai se encontrar com um velho inimigo nosso.

MINI-CHEFE: WIZZROBE


Sim... Esse insuportável de novo... Ele está do mesmo jeito de antes, então, vou simplesmente copiar a estratégia.
A ideia é BEM simples: ele vai aparecer, de maneira aleatória, em um desses... botões(?) que estão no chão. Fique aguardando por ele (você vai ouvi-lo chegar, graças a um certo som que ele faz) e, assim que aquela cara azul de Smurf aparecer, dê-lhe uma flechada; mas espere ele aparecer completamente (ou seja, espere ele dançar), senão ele vai desaparecer e ir em outro botão.
Depois de três golpes, ele vai criar três clones que ficarão correndo de um lado para o outro feito um bando de manés.
Ignore toda essa atividade e continue procurando pelo Wizzrobe (você saberá que é ele porque ele continua fazendo a mesma coisa, diferente dos outros, que ficam correndo).
Mais três flechadas e ele baterá as botas!
(A propósito, caso você esteja com poucas flechas, você poderá acertá-lo com sua espada também.)

Depois que esse CHATO morrer de novo, você será liberado para passar pela porta. Tem uns ReDeads logo do outro lado, então, cuidado.

Suba as escadas e siga pela porta para poder chegar no lado de fora, novamente. Siga o caminho (sem cair naquele buraco que vai estar bem à sua frente) até você encontrar isto:


Lembra da Power Keg que eu avisei para comprar? É aqui que ela vai entrar em uso. Coloque-a bem em cima dessas rachaduras, espere um pouco, e pronto!


Agora, sim, caia por esse enorme buraco que você acabou de criar!

Você retornará à sala de entrada (bem no meio dos ReDeads). Use a luz que o buraco está criando para eliminar esse bloco de sol bem à frente, e teremos acesso à última área do castelo: ainda bem!

Só uma coisa: antes de passar pela porta que você vai encontrar, aproveite para recuperar suas flechas e magia com os jarros dessa nova sala, sim? Você vai precisar delas para o que vem a seguir...
Siga pela porta, e uma nova cena vai acontecer.

Permita-me resumir: a sala vai ficar escura, o rei vai aparecer, e ele vai mandar os dois capangas dele atrás de você. Pronto, fim. Chega de papo, ora da briga.

MINI-CHEFE: OS LACAIOS E O REI

"IUEHIUEHIEHUEHIHUEIHIEHUHEIHEUEIHUIEHIUHEIHEIUEHEIUH!!"
- Igos du Ikana, 2000
Um verdadeiro filósofo...
Essa batalha vai ocorrer em duas fases. Na primeira delas, você terá de lidar com os dois lacaios do rei. Eles lutam da mesma forma que os Stalfos de Ocarina of Time: defenda-se bastante e aproveite quando eles estiverem prestes a atacar (ou indo para trás deles) para desferir seus golpes. É mais fácil fazendo do que explicando...
Mesmo assim, não há muito que podemos fazer contra eles nessa escuridão, então, use as flechas de fogo para queimar as cortinas que você viu se fecharem na cena anterior. Talvez, para isso, você tenha de derrubar os dois lacaios, acertando-os na quantidade certa de vezes (contei dois a três golpes com a Gilded Sword).

Acho que o Rei não gostou que eu... ILUMINASSE a situação! HA!
Quando você tiver um pouco de luz na sala, use o Mirror Shield para mirar essa luz nos lacaios quando eles estiverem caídos. Isso será o suficiente para desintegrá-los. Faça isso com um e, depois, com o outro (ou com os dois ao mesmo tempo se você manjar dos paranauê pra valer em Majora's Mask, e quer se mostrar).

Uma vez que ambos os lacaios tenham sido derrotados, o Rei vai se juntar à batalha, e a luta funciona de maneira bem semelhante, embora ele seja um pouco mais rápido, e tem um ataque que envolve retirar a própria cabeça para atacar você, ficando invulnerável enquanto faz isso.
Mas, com esforço, dedicação, e um pouco de paciência, ele vai cair.

Quando todos os três caírem, você vai se deparar com uma nova cena, bem tolinha, mas, que vai nos dar acesso à última música da Ocarina.


Espero que você goste da música que ele está prestes a te ensinar, porque você vai ter de tocá-la muito mais vezes do que teve de tocar QUALQUER outra música nos Zeldas do N64...

ELEGY OF EMPTINESS: >, <, >, \/, >, /\, <


O Soldado sem Coração.
"No meu reino... Ilumine a luz da justiça..."

Com essas palavras, o rei vai desaparecer, e nós poderemos continuar nossa jornada.

Saia do castelo e coloque todo o dinheiro que você deve ter adquirido até agora no banco...

[~]

Então, pessoalmente, eu ADORARIA terminar essa parte por aqui, mas, para que possamos começar a próxima parte sem perder muito tempo, e, como o que ainda podemos fazer é bem rapidinho, decidi continuar essa parte até o momento em que encontrarmos a próxima estátua de coruja. Aí, a partir dela, poderemos prosseguir na próxima parte.

A TORRE DE PEDRA - EM BUSCA DA ESTÁTUA_______
De volta à área central de Ikana, há uma outra área que nós já podemos explorar e, agora que temos a Elegy of Emptiness, poderemos fazê-lo sem problemas.
Siga para a parte superior do canyon, e você deverá encontrar algo assim:


Aquela ali é a entrada da Torre de Pedra, que é nosso próximo destino. Antes de prosseguirmos, tem mais umas coisinhas que eu tenho de explicar, então, permitam-me.

#1 - Como funciona a Elegy of Emptiness?
Esse é o ponto mais importante. Diferente das outras músicas, a Elegy of Emptiness tem uma manifestação física no jogo: ela vai criar uma estátua de Link por forma. O que isso quer dizer? Simples! Quer dizer que, sempre que você tocar a música, você irá criar uma estátua nova. Existem quatro estátuas que Link pode criar: uma dele como humano, outra como Goron, outra como Zora e outra como Deku. Cada forma só pode ter uma estátua por vez: isso significa que, caso, por exemplo, o Zora Link já tenha criado uma estátua, quando ele tocar a música de novo, a estátua antiga será substituída pela nova.
Isso tudo vai fazer mais sentido mais à frente.
Ah, e, a propósito, nem tente usar a estátua da forma de Deku. Ela não tem peso suficiente para pressionar nenhum dos botões, tornando-se, em tese, completamente irrelevante... Foque apenas nas formas humana, Goron e Zora.

#2 - Subindo a Torre de Pedra
Aviso amigável: subir a droga da Stone Tower não vai ser como passear no parque. Você terá de pressionar vários botões, todos na ordem certa para que possa seguir em frente. É um tanto chato e enervante se você não souber o que fazer... Mas, é pra isso que existe esse guia! Siga as coisas do jeito que vou sugerir, e você não terá problemas. Tudo bem? Tudo bem.

Agora, com esse papo todo fora do caminho, vamos entrar na torre.

PRIMEIRA PARTE

Primeiro, pule pelas três plataformas que vão aparecer na sua frente. Faça isso e, imediatamente, siga para o primeiro botão (que também deverá estar à sua frente). Toque a música para criar uma estátua logo em cima dele.

Então, use o Hookshot para subir na área à esquerda. Em uma forma diferente da primeira, toque a música para manter este outro botão pressionado.


Use o Hookshot para subir ainda mais, e, na sua terceira forma, pressione o botão e toque a música.

Se você pressionou os três botões na ordem em que os encontrou, e deixou uma estátua diferente em cada um deles, então, deverão haver três plataformas, igualmente separadas, bem à sua frente. Use-as para seguir em frente.

SEGUNDA PARTE

Agora que você tem uma noção do que deve fazer a cada botão que encontrar, eu serei mais breve aqui. Por isso, vou repetir uma última vez: pressionar um botão = tocar a música Elegy of Emptiness sempre que estiver em cima de um dos botões.

Muito bem... Do outro lado, você vai encontrar uma fileira com três botões, mas, não pressione nenhum deles. Você não vai precisar mexer neles...
Ao invés disso, use o Hookshot para acertar o alvo que está próximo, e subir um pouco mais. Pressione o botão que está aqui e, em seguida, use o Hookshot para alcançar o outro alvo, mais acima ainda. Pode ser um pouco difícil pegar o ângulo correto, por isso, suba no alvo que está próximo a você para se posicionar e mirar melhor.

Uma vez lá em cima, pressione o outro botão (tomando cuidado com o Beamos daqui). Siga para o alvo que está ainda mais alto, e pressione o botão de lá. Isso deverá fazer com que mais três plataformas se alinhem corretamente. Pule por elas, para o outro lado.

QUASE LÁ...

Do outro lado, ignore os três botões e use o Hookshot para mirar no alvo à direita.

ISSO é mirar no alvo, caso você não faça ideia do que eu esteja falando aqui.

Suba lá, e procure uma boa posição para mirar no próximo alvo, que está mais acima.

Uma boa estratégia é ficar em frente ao alvo, mas em paralelo aos caminhos das duas pedras. A imagem acima deve servir de referência, para que você tenha uma noção do espaço ideal.

Daqui, mire para o último alvo, que deverá estar logo acima, e você chegará na parte mais alta da torre. Eu sei que esse papo todo pode ter parecido meio confuso de se ler, mas, confie em mim, é mais simples do que parece (quase todos os alvos são facílimos de encontrar - embora você ainda precise de um pouco de paciência e atenção).

Aqui em cima, tudo o que você precisa fazer é acertar a estátua da coruja para que possamos voltar aqui sem ter de subir esse mundo de coisa de novo...

Não, sério! Acerte essa estátua!!

E, com essa, nós fechamos essa parte! UFA!! Na próxima parte, nós analisamos o que mais falta na torre, para que possamos entrar no quarto e último calabouço do jogo. Pessoalmente, estou até assustado de ter que fazer tudo isso em uma parte só, mas... É o preço de escrever esse guia.

O canyon assombrado (2/4)

Nenhum comentário:

Postar um comentário