domingo, 17 de janeiro de 2016

Detonando! The Legend of Zelda: Majora's Mask - Parte 8: O canyon assombrado (2/4)


Hora de continuar com o terror!!! Sem delongas, vamos continuar de onde paramos, descobrindo a fonte do mal de Ikana.

Antes de começarmos, vou aqui pedir a você que maximize TODOS os itens relacionados a munição que você tem: bombas, deku nuts, deku sticks, e por aí vai. Vamos precisar de vários deles no percurso desta parte.

O RETORNO DO GIBDO________
Sabe aqueles filmes de monstro da Universal? Vamos nos atirar em um deles agora mesmo!

Se você seguiu a Pamela para entender porque ela estava saindo da casa e para ver onde ela ia, você deve ter visto que ela ficou olhando para um enorme poço que fica na parte superior do canyon, né? Pois é, nosso grande objetivo é pular dentro daquele buraco, e ir direto para a fonte dos males.
NO ENTANTO, antes que possamos sequer pensar nisso, permita-me fazer logo um aviso.

Essa parte vai TESTAR sua paciência, e por um único motivo: ela vai requerer que você traga MUITOS itens. Não, sério, muitos MESMO: alguns deles são coisas que você sempre carrega consigo de alguma forma, e outros são bem aleatórios. Para você não ficar feito um mané entrando e saindo da porcaria do poço (como eu estarei fazendo para prover as imagens, e ver se tudo o que estou escrevendo está de acordo), eu recomendo que você leia o guia a seguir, primeiro e, depois, comece a pegar todos os itens que eu mencionar (ou, pelo menos, os mais chatos de achar), pra que você possa prosseguir sem perder muito tempo (isso e, toda vez que eu mencionar um novo item, vou dizer onde você pode encontrá-lo de maneira simples e rápida).

Vamos lá... A primeira coisa que você vai querer ir pegar é uma Poção Azul. Não estou de zoeira, é, realmente uma poção azul (aquela cara que só a peste, e que você, muito provavelmente, não comprou até agora). Por sorte, você pode encontrar uma de graça utilizando a Mask of Scents lá no pântano.

CONSEGUINDO UMA POÇÃO AZUL COM A MASK OF SCENTS___
 Existe uma forma muito simples de conseguir Blue Potions, podendo até ser de graça! Tudo o que você precisa é da Mask of Scents (que nós mostramos como pegar nessa parte), e de um pote vazio. Existem algumas áreas do jogo em que, usando a Mask of Scents, é possível encontrar o chamado Magic Mushroom. Essas são áreas bem simples de se achar, e podem ser, sempre, utilizadas várias vezes.

Você pode encontrar um aqui, no pântano (mostrado na imagem), ou dentro do hotel de Clock Town, na cama de um dos hospedados.

Uma vez identificado o local do cogumelo, use um pote para pegá-lo. Feito isso, siga para dentro da loja de poções do pântano (a mesma onde nós conseguimos nosso primeiro pote). Fale com a vendedora Kotake, e (indo pela opção Speak to the Hag), dê a ela o cogumelo.

Quando a caixa de diálogo mostrar isso, pressione o botão que está com o item (no caso da imagem, C >).
(Eu sei que isso já foi mostrado antes aqui no guia, mas, como faz muito tempo desde a última vez em  que isso aconteceu, achei que seria melhor mostrar novamente).
Depois de dar o cogumelo a ela, saia da loja e entre novamente. Agora, faça como se você fosse comprar a poção azul. Como você deu um cogumelo para ela, ela vai lhe dar a poção azul de graça!
Se você quiser realizar essa operação de novo, você vai começar a receber dinheiro para cada cogumelo que você encontrar e passar para ela.
Bom, agora você sabe como conseguir uma poção azul de graça!
_____________________________________________________________

Pois bem, vamos por partes. A primeira coisa que você quer fazer é chegar a um enorme poço que está na região superior de Ikana. Ele não é difícil de achar, na verdade, basta ir subindo o máximo que você puder pelo lado oeste.


Chegando perto, você vai querer pular dentro dele (ou descer as escadas, pra economizar os corações), e seguir por uma caverna que tem lá embaixo. Feito isso, coloque a Gibdo's Mask. Você, muito provavelmente, deve estar se perguntando pra que essa máscara vai servir, certo? Adivinha só, ela faz com que você consiga conversar com Gibdos.

Essa habilidade é MUITO importante, visto que, nessa área onde estamos, você terá de falar com Gibdos e dar a eles exatamente o que eles querem para que possa prosseguir. Ei, eu disse que seria chato.


Você chegará em uma área escura, dividida em dois caminhos. Siga para o Gibdo que deve estar exatamente à sua frente, e fale com ele. Ele vai pedir a Blue Potion, então, dê uma para ele.

Seguindo pela porta recém-aberta, você terá dois caminhos para seguir: um cheio de espinhos, e uma pequena entrada à esquerda. Siga primeiro pela entrada, para encontrar uma pequena poça com um peixe dentro.


Pegue esse peixe com um pote: vamos precisar dele logo, logo. Aproveite, também, para pegar água com um pote. Precisaremos disso tudo.
Indo para o caminho de espinhos, agora, use a flor que está bem na frente de todos eles para passar sem nenhum risco de se machucar.
Você irá encontrar mais dois Gibdos. Um deles quer água (H...2...O... HA! PIADA DE QUÍMICA!), e o outro quer algo "deliciosamente fresco" (o peixe). Siga para o que está à esquerda, que é o que quer uma fritada de peixe. Fale com ele e entregue o peixe, para que ele saia do caminho.

Nessa próxima sala, vamos aproveitar o local para conseguir alguns itens altamente necessários. Entre na passagem logo à sua esquerda para pegar mais um peixe. Existe ainda alguma água quente, logo ali, mas, não vamos pegá-la ainda. Espere o meu sinal.

Com o peixe em mãos, saia dessa sala, e vá falar com o Gibdo que quer água, dando-a a ele e seguindo pela porta que ele trancava.

Na nova sala, você tem três caminhos para escolher dessa vez. Os que estão nos seus dois lados estão cobertos por teias de aranha. Se você tiver, use as flechas de fogo para queimá-las (caso contrário, use um Deku Stick em uma tocha que está bem próxima e volte para queimar as teias).
Nessas áreas, encha um pote de insetos, e quebre os jarros do outro lado para conseguir todos os itens que ele vai ofertar (não sei dizer se isso é geral, mas eu apenas consegui bombas). Feito isso, passe pelos espinhos com cuidado, e você terá acesso a mais dois Gibdos. Tome cuidado, porque, nesta área, também há um Wallmaster (aquelas mãos que descem do teto, te pegam, e te levam de volta pro começo): elimine ele antes de tudo.
Agora, você tem duas opções. Não importa muito qual Gibdo você vai escolher primeiro, visto que os dois vão levar você a apenas mais uma sala.
Bom, se você quiser, siga minhas instruções agora...

Primeiro, vá falar com o Gibdo que está cercado por umas quatro tochas (huh, exibido). Ele vai pedir por algo... Pequeno e esquisito...


Dê os insetos a ele, e você terá acesso a uma fonte de fadas.

Agora, retorne para a parte onde você pegou insetos, e pegue mais um (caso você já não o tenha feito) e vá falar com o outro Gibdo (aquele que está sozinho no escuro). Assim como o outro, ele vai pedir por insetos, então dê um a ele.

Nesta nova sala, parece que não há nada de relevante, não é? Bom, até que tem... Usando as Lentes da Verdade, você vai descobrir um baú escondido. Abra-o para pegar 50 ruppees.

Com isso, nós fechamos a primeira parte desse poço. No entanto, ainda estamos bem longe de terminar tudo. Você deve ter percebido que a maioria deles pediu por itens que você pode colocar em potes, não é mesmo? Bom, isso foi apenas a primeira parte...

Vamos agora seguir para o outro caminho, e eles vão pedir coisas diferentes, como deku nuts, bombas, bombchu, e até Magic Beans. Não se preocupe, vou ajudar você a localizar alguns caso seja muito difícil. A boa notícia é que muitos desses itens poderão ser adquiridos dentro do poço, sem obrigar você a sair para pegar.
Sem mais delongas, retorne para a primeira sala (onde tinha um Gibdo que pediu a poção azul).

O outro Gibdo dessa primeira sala vai pedir por cinco Magic Beans... Oh... Estranhamente, esses são mais chatinhos de pegar. A boa notícia é que você pode achar uma fonte fácil indo falar com o Deku morando naquela primeira casa do pântano: ele vai vender a unidade por 10 ruppees (putz, ainda bem que pegamos aquele baú com 50 ruppees, hã?).

Só pra lembrar, você só poderá comprar os Magic Beans se estiver em forma de Deku.
Pois bem, dê os Magic Beans ao Gibdo, e ele vai ceder passagem.

Na próxima sala, há uma pequena abertura pela qual você vai querer passar à sua esquerda. Cuidado, no entanto, com o Keese de gelo, que já vai aparecer pra te congelar. Lá dentro, saia eliminando as Deku Baba para aumentar seus suprimentos de Deku Sticks. Então, cuide do Freezard e do Keese (eles poderão lhe dar flechas, mas não tenho certeza quanto a isso). Aproveite, também, para pegar um pouco da água com um pote.
Continue seu caminho, e, dessa vez, vá para o Gibdo que está mais afastado (e completamente no escuro). Ele vai pedir por 10 coisas que fazem uma luz cegante. Hmmm... Ah, já sei! Deku Nuts!!


Entregue-as a ele, e ele nos deixar passar.
Nessa nova sala, há uma entrada à sua direita (que você só pode acessar depois que o olho na parede parar de atirar fogo), onde você pode pegar vários insetos, e, bom, eu sugiro que você pegue um.
Agora, temos duas possíveis passagens aqui. O primeiro Gibdo está bem à sua frente, e terá outro se você prosseguir a sala pelo caminho da direita... Então, antes de tudo, vamos querer uma conversa com o Gibdo que está bem à frente...
Se lembra daquela fonte de água quente que nós encontramos no poço há alguns minutos? A hora de usar aquilo é agora.

A única real dificuldade é lidar com McChato aqui...

Depois que você já tiver acesso a essa sala, siga de volta para lá, pegue um pouco daquela água, e, então volte correndo para cá. Entregue a água (ainda quente) para o Gibdo, e você terá acesso a essa nova, pequena, sala.
Aqui, há um pouco de grama, duas árvores, e uma vaca. Dafuq?

Parece fora de lugar, eu sei, mas, essa é uma das três salas mais importantes dessa área.

Ei, Mimosa! Tudo em cima?
Toque a Epona's Song para ela e ela vai lhe dar um pote cheio de leite.

 Isso será essencial para que possamos prosseguir, então mantenha esse leite bem guardado.

Agora, retorne à sala anterior, e vá falar com o outro Gibdo. Ele é bem mais fácil, e vai nos pedir dez explosões satisfatórias, que seriam as nossas bombas.

A sala que ele vai liberar também é muito importante, já que ela nos dá um item praticamente impossível de pegar de maneira rápida. O que é, você pergunta? ... Um Big Poe...
Isso mesmo, na sala nova, teremos de enfrentar um Big Poe. Precisaremos dele em pouco tempo, então, é bom que já o tenhamos por perto.

Caso você não lembre como enfrentar Big Poes em Majora's Mask, vou copiar aqui a estratégia que foi usada quando enfrentamos um antes. Confira abaixo.


MINI-CHEFE: BIG POE
É, esses caras passaram de distrações para mini-chefes. Genial, eu sei! A luta com eles é um pouco diferente de enfrentar Poes regulares, então preste atenção.
Basicamente, ele vai ficar se teleportando de uma área a outra, e você tem que ficar procurando por ele, embora o padrão seja bem claro (ele sempre vai se teleportar atrás de você, por exemplo). Sempre que achá-lo, já vá desviando do golpe dele! Quando ele para de atacar, vai ficar dando umas voltinhas antes de desaparecer de novo. Acerte com uma flecha nesse momento.
Repita isso algumas vezes (acho que umas cinco) até ele morrer! Pela... segunda vez...

Pronto. Quando ele cair, use um pote para pegar a essência dele (como você faria para pegar qualquer outro item com potes). 

Pronto! Agora, vou aproveitar e te prender em uma adega escondida no subterrâneo!... Não, pera... Ah, já sei! Que tal te matar e te enterrar debaixo da sua própria casa...? Não, não... E se eu te prendesse na chaminé... Ah, deixa pra lá.
Agora, retorne para aquele outro Gibdo que nós ignoramos lá atrás, na sala com o Freezard, as Deku Babas e o Keese de gelo (a sala imediatamente antes da última que nós estivemos).
Este Gibdo vai pedir por um peixe. Você sabe onde encontrá-los aqui no poço, e sabe como dar a ele.
Na sala que ele vai liberar, você vai encontrar uma passagem à sua direita, cheia de Deku Babas (e todas elas podem te dar Deku Nuts, se você acertá-las do jeito certo).

Fale primeiro com o Gibdo que está à esquerda, e, ele vai pedir alguns insetos. Dê a ele para ganhar acesso a uma sala relativamente pequena.
Nessa sala, existem algumas Skuwaltullas gigantes invisíveis, e várias tochas apagadas. Acenda as duas tochas mais afastadas para receber um baú contendo 50 ruppees. Amável.
Retorne para a sala anterior e fale com o outro Gibdo, que vai pedir justamente pelo Big Poe que nós acabamos de derrotar.
Entregue o Big Poe a ele, e prossiga.


Bom, nós já exploramos o local inteiro, com a exceção das últimas salas... Essa em que você vai passar até que tem uma passagem legal do lado esquerdo, mas, como nós já pegamos quase tudo, e nos falta apenas uma sala, não é preciso passar por ela...

Ao invés disso, siga em frente, e vá falar com o Gibdo que está lá no final. Esse aqui vai pedir por algo "rico em cálcio"... Huh, essas múmias até que são espertas, rapaz... Lembra-se do leite, que nós pegamos antes? Adivinha só, é pra esse rapaz aqui. Entregue o leite, e você terá acesso à última sala.
A propósito, é bom que você tenha magia e flechas sobrando...
Vamos precisar disso tudo para a próxima parte.


Você chegará em uma área com quatro tochas, todas apagadas. Use as flechas de fogo para acendê-las, e um baú grande vai se materializar. Abra-o para conseguir o perturbador Mirror Shield!


Assim como a versão de Ocarina of Time, este escudo é capaz de refletir alguns tipos de luz, e será bastante usado em vários quebra-cabeças daqui pra frente.


Já faremos uso dele nesta sala. Existe um solzinho pequeno bem na parede. Usando a luz que há entre as quatro tochas (que você pode aproveitar se defendendo com o escudo e mexendo a reflexão com o controle normalmente), ilumine o dito sol para materializar uma escada. Então, use a mesma luz para iluminar o bloco com um sol que está acima da escada (e que você pode ver na imagem ali em cima). Com a luz, o bloco vai desaparecer, e uma nova passagem se abrirá. Siga por ela... Você será levado ao enorme Castelo de Ikana.


Uau, isso foi um baita trabalho, não foi? Eu sei que nós ACABAMOS de chegar aqui, mas, infelizmente, vamos ter que parar o guia bem aqui. O motivo que faço isso é para que possamos explorar o castelo com mais calma em uma parte dedicada a ele, evitando que fique tudo muito longo e confuso. Além disso, existe uma passagem fora do poço que nos leva ao castelo e, graças ao Mirror Shield que acabamos de conseguir, poderemos utilizá-la sem medo.

[~]

Na próxima parte, nós iremos ver essa nova passagem, explorar o castelo em toda a sua glória, aprender uma nova música e, talvez mais importante, encontrar a outra estátua da coruja. Estamos quase lá, então aguente mais um pouco!

O canyon assombrado (1/4)

Nenhum comentário:

Postar um comentário