segunda-feira, 13 de julho de 2015

Mensagem a Satoru Iwata (1959-2015)

Venho tentando dar tempo ao tempo... Tentando entender como aconteceu... Não costumo falar nessas ocasiões, mas farei uma exceção.
Você, muito provavelmente, não sabia meu nome. Nem fazia ideia de que eu existia, sem dúvidas, mas eu sabia quem era você... Mais do que isso, eu respeitava você, não pelas suas decisões, mas por como você as fazia.

Era um homem sagaz, corajoso, um tanto ousado, capaz de se colocar no fogo para garantir que tudo sairia bem. Não tinha medo das críticas. Na verdade, sempre pareceu que você as esperava com ansiedade, só para fazer sua próxima cartada. Surpresas, você nos deu muitas...

Nos deixava ansiosos, nervosos, de vez em quando irritados mas, mesmo assim, nos deu muito pelo que sorrir. Mais importante do que isso, você nunca nos decepcionou quando chegava a hora certa para rirmos um pouco.



Talvez, esse seja o ponto que melhor lhe representou. Mesmo que muitos criticassem sua gestão, todos nós concordávamos que você tinha muito carisma. Era um homem, sem dúvida, divertido, do tipo que muitos gostariam de ter conhecido pessoalmente, de ter apertado a mão. Sei que sou um deles.



O seu desejo de inovar, de ir contra a maré, era mais do que especial. O fruto disso, muitos de nós almejamos, alguns conseguem e cuidam com carinho. Ligamos nossos Wii's, Wii U's, DS's e 3DS's, sempre pensando "há mais do que negócios aqui. Há amor. Há carinho."


Parte disso veio de você, de sua liderança, de seu desejo incansável de seguir em frente. A prova disso está em seu trabalho. Um homem que se recusava a ser derrotado por uma doença, que continuava trabalhando, que continuava sorrindo, fazendo seu serviço com rara paixão, e que tentava dar o máximo de si para nos deixar sorrindo ainda mais.


Mais do que nunca, o futuro está incerto. Não sabemos como vai ser daqui para frente sem ter você, seu sorriso, suas icônicas frases e gestos, nos recebendo, nos deixando entusiasmados. Mesmo assim, não há o que temer, já que, mesmo em sua hora final, você conseguiu nos lembrar de tudo o que nos ensinou. Sabemos, hoje, que não devemos temer o futuro, mas, sim, abraçá-lo.
Ouvimos o seu chamado, para que passemos a ver as coisas de uma forma diferente, mais colorida e divertida.


Digo novamente, não costumo falar nessas ocasiões, mas abro aqui uma feliz exceção, pois o homem de que falo, Satoru Iwata foi um interminável poço de inspiração. Seu carisma, seu estilo, sua vontade e sua perseverança são algumas das intermináveis marcas que o fizeram tão espetacular.
Obrigado por tudo o que você fez, sr. Iwata. Agradeço de coração, pois o senhor mostrou a mim o caminho que deve ser seguido para que possamos alcançar nossos sonhos e sermos únicos enquanto fazemos isso.
Deixe a sorte aos céus. Obrigado, Iwata-san.

Nenhum comentário:

Postar um comentário