sábado, 24 de janeiro de 2015

Top Zelda: Seis melhores músicas temas



Então, Zelda tem muita música boa, né? Praticamente todo jogo da série é garantia de que você vai ter pelo menos uma música pra chorar.

Sabendo de como as músicas na série são maravilhosas, eu decidi criar essa listinha para falar das minhas seis favoritas até o momento. "Por que seis", você pergunta? Não tenho certeza... Creio que seja porque minha cabeça só conseguiu pensar em seis músicas chamativas mesmo, ou ao menos que caibam dentro dos requerimentos.

De todo jeito, eu tive que filtrar as opções (para não colocar todas as músicas na lista), e usei os seguintes requerimentos para serem seguidos:


  • a música tem que ser "tema" do jogo;
  • a versão da introdução conta como música tema;
  • Hyrule Field também conta como tema, caso o jogo não tenha uma música específica para isso;
  • apenas um tema por zelda;
  • músicas de personagens não valem.


Sim, isso significa que não vou colocar temas maravilhosos como o de Nayru (que fica maravilhoso quando orquestrado) ou o da Midna, ou até o da Fi (*sniff* Fi...).
De todo jeito, espero que vocês achem minha lista, no mínimo, aceitável. Aproveitem a leitura!... Depois da quebra!


6. Skyward Sword (Goddess' theme)



Acho que foi no segundo trailer desde o seu anúncio que a música "The Goddess theme" foi introduzida em Skyward Sword. Apesar de ela não ser ouvida com muita frequência dentro do jogo, sendo guardada para cenas específicas, e ainda assim de maneira diferente da forma original, a música consegue ser tão chamativa e característica que é difícil não relaciona-la como tema musical de Skyward Sword. É até a música que toca no menu do Wii.
No geral, é uma música bem simples, e de composição relativamente suspeita (ela é, literalmente, a música tema da Zelda tocada ao contrário), mas seu impacto e sua aplicação permitem que ela seja um tema difícil de esquecer.

5. Ocarina of Time (Introdução)



Ocarina of Time e eu temos uma história praticamente de amor. Somos apaixonados um pelo outro desde o dia em que nos conhecemos, e ele é a razão do meu viver. Brincadeiras à parte, Ocarina of Time pode ser o que mais tem valor sentimental pra mim; eu amo praticamente tudo nele (menos o mini-game de pesca. Dane-se o mini-game de pesca). A música de introdução não é exceção. O seu ritmo lento, somada aos instrumentos, evocam algo humilde, mas, a melodia acaba dando a ideia de algo grande. Não sei dizer qual o motivo de eu gostar tanto dessa música, pra ser sincero, mas ela está nessa lista, e é uma que eu não removeria.
E sim, eu sei que ela não foi criada para Zelda, mas essa é a forma mais empolgante da música e, o fato de ela ter ficado tão próxima da franquia depois do Ocarina praticamente faz dela parte da "família".

4. Spirit Tracks (Introdução)



Phantom Hourglass foi um jogo divertido, mas tinha uma trilha sonora risível de tão pequena e tão... sem graça. Depois daquela enorme falha, surge Spirit Tracks pra devolver a glória das músicas boas a Zelda. Toda a trilha sonora de Spirit Tracks merece uma menção honrosa, mas a música da introdução é que confirma que seus ouvidos não sairão do jogo insatisfeitos.

3. Wind Waker (Introdução)



The Wind Waker esteve envolto em mistério para mim por dez anos. Foi praticamente o primeiro Zelda que eu joguei (na forma de uma demo da edição de colecionador), mas foi o último que eu consegui pegar. Doideira não?
Durante todos os anos em que eu estive sem poder pegar o jogo, eu apenas podia imaginar que maravilhas me aguardavam, e que melhor forma de fazer isso do que ouvindo a música da abertura do jogo?
Apesar de não ser a música mais famosa de The Wind Waker, a abertura do jogo simplesmente grita "aventura", um elemento que o jogo faz parecer tão explícito. A música, sozinha, já é uma maravilha, mas quando é colocada junto da cena de abertura, aí que tudo o que eu disse começa a bater. Aquela imagem, do Link olhando para o horizonte e com a música tocando, é um momento bem memorável por si só, e prevê tudo pelo que você vai passar no Grande Mar. Épico, em todos os sentidos... E, falando em épico...

2. Twilight Princess (Hyrule Field)



Twilight Princess é um dos jogos que mais tenta ser épico. Não só as músicas dos trailers eram espetaculares, como também a trilha do jogo em si ajuda a capturar essa sensação. O jogo não tem uma música tema muito óbvia, mas eu estou disposto a dizer que se trata do Hyrule Field do jogo, visto que existem várias rendições dele durante a trilha sonora. Assim como a abertura de Wind Waker, essa música tem "aventura" escrito por toda parte, mas se trata de um tipo diferente: mais ousado, mais centrado. Você sabe onde vai e como vai, é o tipo que você se prepara para ir, e é daqueles que, mesmo você sabendo do que se trata, não consegue deixar de se sentir empolgado. Detalhe: a música toda é feita em Midi, e não numa orquestra verdadeira. Dá pra acreditar nisso?! Ah, Twilight Princess, como sinto sua falta...

Menções honrosas:

Majora's Mask (tema da máscara)
Existe uma razão simples para essa música não estar na lista. Desculpa, eu não faço a menor ideia de qual seja, mas tenho certeza de que é simples!
Falando sério por um momento, eu gosto dessa música. Ela é bem misteriosa e seu tom realmente cai bem com a atmosfera do jogo e todo o mistério que cerca a máscara titular.
A razão por eu não a ter colocado na lista é, de fato, simples: ela não é a música tema do jogo. Até isso é um mistério! Parte de mim a considerou como tema por um tempo, mas a ideia acabou indo ao chão, já que a música tema de Clock Town parece se encaixar melhor nesse papel, mas, ainda assim, não parece ser o tema definitivo. Eu disse que era simples, nunca falei nada sobre ser fácil de entender.

Temas de trailers: Twilight Princess
(Don't want you no more)
(Medley)

Eu disse lá no começo: o mesmo jogo não pode aparecer duas vezes! Mas, essas músicas não são exclusivas do Twilight Princess... E elas também não são temas de jogo; são temas de trailer! De todo jeito é tema, e poderia muito bem ter entrado.
Eu conheci essas músicas quando ainda estava mergulhando no mundo de Zelda e, devo dizer, elas me puxaram com tanta força pro fundo do oceano, que cá estou eu fazendo esse artigo e dizendo essas baboseiras. Acho que meu gosto por trilhas de trailers e músicas orquestradas no geral também veio delas!
Ambas as músicas foram compostas para os trailers que Twilight Princess receberia antes de ser lançado e, caramba, como elas são trilhas belas! Belas demais, até... Ouso dizer que elas desbancam, fácil, fácil, todas as músicas citadas aqui.
Elas são ousadas, deixam você animado para se aventurar em um mundo épico e fantástico, salvando o povo de uma ameaça sobrenatural ou fantástica. É muito difícil não amar essas músicas, e eu realmente me pergunto porque a Nintendo nunca produziu nada nesse mesmo nível em jogos seguintes. Digo isso sabendo que eles gostaram do trabalho: gostaram tanto que usaram uma das duas (a menos popular, mas igualmente maravilhosa: Medley) no trailer de anúncio do Skyward Sword.
OK, falei demais para as candidatas que nem estão na lista... Então deixem-me terminar essa seção dizendo os porquês de essas músicas não terem entrado, mesmo sendo tão maravilhosas:

1. Seria um descaso com todas as outras músicas de Zelda, a razão é o próximo porquê;

2. São músicas feitas para trailers, e ficariam muito destoadas se colocadas junto de músicas feitas pro jogo em si.

Tema principal
Não coloquei por ser óbvio. Sério mesmo. Tipo, é CLARO que essa música está na minha lista: é excelente, bem-feita e agradável não importa a mídia. Era boa até naquele desenho pirado dos anos 80, e é do tipo que você ama e conhece. Simples assim.
Por que eu colocaria algo aqui que todo mundo já esperava? O que? Bom senso? Desculpe, mas você não vai encontrar nada desse tipo por aqui, ora bolas!

OK, é basicamente isso... Sem mais delongas, o nosso primeiríssimo lugar!

1. Hyrule Warriors (Introdução)



Se você é um felizardo que jogou Hyrule Warriors, ou que viu Hyrule Warriors, você já deve saber que a trilha sonora do jogo é espetacular, com temas próprios maravilhosos (veja as músicas "Eclipse of the [-]") e remixes de cair o queixo (o que é aquele Twilight Field, gente?!). Mas, apesar de todas essas maravilhas, acho que a que mais merece respeito é justamente a música de abertura e de menus.
É uma trilha muito simples, que mistura o tema principal da série com os de Ocarina of Time, Twilight Princess e Skyward Sword (ambos mencionados aqui!). O que a deixa acima das demais é seu tom, seus instrumentos e seu ritmo satisfatório. É como um hino da série Zelda sendo tocado, fazendo jus a quatro dos títulos mais importantes da franquia até hoje. Só de ouvir a música, você, sendo um fã de longa data, com certeza se sente sendo levado para um chamado familiar, mas diferente, que é justamente o que Hyrule Warriors representa...
Essa música também apela à sua possível nostalgia e é, no geral, uma puta homenagem ao legado de Zelda, que é imenso. Ouvir o Goddess Theme, junto do de Hyrule Field do TP, junto do tema principal, junto do Hyrule Field do Ocarina, é algo que mexe com você... São todas músicas tão boas que, quando colocadas em uma compilação desse tipo, e com aqueles instrumentos, funciona de maneira inesperada. Essa está dentre as melhores músicas tema já feitas para Zelda, e, na minha opinião de 2015 (porque opinião a gente praticamente muda mais do que de roupa), é a melhor.


Essas músicas são maravilhosas, não é? Só deixa você curioso para saber o que mais a franquia tem para mostrar no futuro.
Uma coisa é certa: trilha sonora sempre será um ponto positivo em Zelda, e praticamente toda nova entrada é garantia de que nossos ouvidos vão chorar de emoção.

Mas, diz aí, quais temas são os seus favoritos? Será que eu fui injusto ou, talvez, esqueci alguma? Diga nos comentários!

Mais Top Zelda!
- 5 melhores versões da princesa
- Melhores chefes finais
- O melhor Zelda portátil de todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário