terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Segredos de Hyrule: O Skull Kid (Parte 2)



Antes de iniciarmos, dê um play na música! Vai ajudar na aura de ~mistério~.
OK, pode começar a ler o artigo agora!


Durante a última parte do artigo, nós formamos várias perguntas, respondemos algumas e ficamos com outras por responder. Vou colocar a seguir as perguntas formadas que nós não pudemos comentar direito, para que possamos prosseguir e, bom, respondê-las! No caso, todas as perguntas estão sendo direcionadas para a misteriosa figura do Skull Kid de Twilight Princess, que é o ~muso~ desse artigo.

1. Porque ele não é o mesmo Skull Kid do N64?
2. Qual a sua função dentro da floresta?
3. Seria ele de uma outra geração?
4. Por que ele está sozinho na floresta? Por que não existem outros?


VOCÊ SABIA?____________________________________________
Uma coisa que eu não mencionei na última parte foi que a quantidade de Skull Kids na série Zelda é bem pequena. Nos jogos da franquia podemos contar um total de quatro Skull Kids. Sim, apenas quatro... E desses quatro, só dois são realmente úteis para o universo Zelda no geral, que são o Skull Kid de Majora's Mask (o mesmo que lhe dá o pedaço de coração por ouvir Saria's Song em Ocarina of Time) e o nosso ~muso~.

O pequeno número deles sugere que são poucas as crianças que realmente se perdem nas florestas de Hyrule. Apesar de eu ter mencionado isso, eu apenas queria comentar o seu pequeno número (especialmente depois de parecer dizer que tinham populações de milhões deles, antes). De volta à teoria!
_________________________________________________________

Eu dei indícios de resposta da primeira pergunta na última parte, mas não lembro se cheguei a responder de cara ou não... Meu palpite é de que não, então vamos seguir para a resposta.
Um dos pontos que marcou o final de Majora's Mask foi a amizade selada entre o jovem Herói do Tempo e o arrependido Skull Kid, o qual desenhou em um tronco de árvore, mais tarde, um testamento dessa amizade.

Quando o futuro Herói do Crepúsculo chega à Sacred Grove, uma seção das Lost Woods, ele é enfrentado pelo que parece ser o único habitante do lugar: um Skull Kid. É fácil retirar a possibilidade de estarmos tratando do mesmo Skull Kid... Tudo o que precisamos fazer é analisar tudo o que acontece durante o encontro entre o Link e o Skull Kid de TP.

Durante o segundo embate, que é aquele onde Link pode lutar em sua plena forma, o Skull Kid não faz menção nenhuma sobre sua amizade com o herói de outrora. A razão para isso ser importante é simples, também.

Twilight Princess ocorreu depois de Majora's Mask e, no jogo, muito dos atributos do herói do tempo (que, só pra lembrar, é o mesmo de Ocarina of Time E Majora's Mask) são mencionados no jogo. Com isso em mente, seria apenas natural se o Skull Kid mencionasse alguma coisa se ele tivesse conhecido o Herói do Tempo. Você pode dizer que os dois Links estavam com idades diferentes, mas as roupas verdes do herói deveriam refrescar a memória do Skull Kid se ele, de fato, conhecesse o herói. No entanto, não é isso que acontece.

O que acontece é que o Skull Kid é capaz de ver em Link algo de diferente, e por duas vezes. Segure essa imagem por enquanto, sim? Segure essa imagem e me acompanhe por um segundo.

Sabemos que Twilight Princess ocorre gerações depois dos eventos de Ocarina of Time. Não é tempo o suficiente para virar um mito, mas é o bastante para virar uma lenda. Também especulamos que os Skull Kids são capazes de viver por muito tempo, podendo viver séculos ou até milênios.
Sendo assim, deveriam haver mais deles na floresta, não? Por que só podemos ver um deles? O que houve com o resto?

Originalmente, eu pensei se tratar de algum tipo de "falta de espécie" mesmo, se é que posso falar assim. Algo nos moldes de "todos morreram ou todos foram embora". Mas, enquanto eu procurava por música pra poder me colocar no humor certo e escrever isso tudo (eu não estou de zoeira), eu lembrei que o lugar onde Link entra em Twilight Princess, e conhece o Skull Kid, não é, exatamente, Lost Woods. É a seção Sacred Grove (como já foi dito anteriormente).

Isso meio que bateu na minha cabeça do jeito certo, e me deu uma terceira ideia, que parece fazer um pouco mais de sentido. É muito provável que a floresta englobe muito mais do que apenas a região da Sacred Grove que vemos no jogo. Se for esse o caso, podem existir vários Skull Kids além dos limites do jogo; todos tocando música e na maior paz do mundo (são crianças, afinal).

O Skull Kid de Twilight Princess pode muito bem NÃO SER o único daquela geração (que toca cornetas ao invés de flautas), criada a partir de possíveis novos Skull Kids, todos surgindo no intervalo dos eventos de Ocarina of Time e Twilight Princess, e introduzindo um novo estilo à "espécie". Mas, aí, se ele não era o único, por que ele estava sozinho? Acho que, para chegar na resposta certa, precisamos pensar o seguinte: "Por que ele estava na Sacred Grove?". O que ele estaria fazendo em solo sagrado? E justamente aquele que guardava a espada que bane o mal...

Agora, por favor, analise o que ele estava fazendo lá... Como estabelecemos na última parte, os Skull Kids tem grande desgosto por adultos, o que explicaria o comportamento hostil do nosso ~muso~ perante o herói. Mas houve um detalhe que eu não mencionei, que é a forma como eles lutam. Os Skull Kids dependiam quase que exclusivamente da sua flauta para atacar, procurando se manter o mais afastados possível, para espantar o invasor, em Ocarina of Time.

O nosso Skull Kid tem uma aproximação muito diferente. Diferente dos outros, ele tem poder. Apesar de ele também usar seu instrumento musical, o Skull Kid consegue controlar, através dos sons, imagino, vários bonecos (todos com o mesmo rosto colocado, e este sendo bem parecido com o do próprio Skull Kid), com os quais ele ataca os invasores. Isso é muito mais intimidador do que atirar balinhas pela flauta.

E outro detalhe, ele não parece confortável com nenhum outro ser na floresta. Antes de você ir para a Sacred Grove pela primeira vez, vai descobrir que uma macaca foi atacada pelos bonecos quando caiu por lá, e, por isso mesmo, ela fugiu (você até luta com eles para salvá-la). Ela, que parece ser nativa das Faron Woods, deixa a entender que nunca tinha visto aquele lugar antes.

Quando você vai visitar o lugar, pode perceber que não vai encontrar nenhum outro ser vivo por lá, ao menos não de grande ou de médio porte.

Mas aí, você pode estar se perguntando "O que isso tudo significa...?", embora eu ache que alguns já entenderam onde eu quero chegar.

Mais uma vez, como já dissemos, a Sacred Grove é o lugar na qual foi colocada a Espada Mestre. Isso, e o lugar também possui uma passagem para o Temple of Time de eras passadas.

Com todos esses dados coletados, podemos finalmente entender o que o Skull Kid estava fazendo lá e, mais importante, sua função.

O Skull Kid nada mais é do que o guardião da floresta, preparado para proteger o seu tesouro sagrado de qualquer invasor que não seja o próprio herói.
Para manter o lugar protegido e escondido, ele não permite nenhum animal lá, já que eles podem ser facilmente seguidos e acabarem denunciando aquela área secreta.

Caso alguém consiga chegar até lá, o Skull Kid usa da magia que ele possui para enviar à terra seus bonecos, os mesmos que ele utiliza para afastar os transgressores. Ele sabe que pode encontrar inimigos formidáveis e, por isso mesmo, se utiliza de vários truques para garantir que eles vão embora.

Primeiro, temos o fato de que ele joga, pelo menos, quatro bonecos de uma vez, o que deixará a maioria dos seus inimigos em desvantagem numérica e, então, ele os faz atacar até que o invasor fuja ou morra, o que vier primeiro. Caso isso não seja o suficiente, ele vai se utilizar das ilusões cedidas a ele pela floresta, fazendo caminhos desaparecerem ou surgirem do nada, para confundir seus inimigos, e de sua capacidade de camuflagem (coisa que, como estabelecemos, é cedida a todos os Skull Kids).

Eu tenho certeza que vários de vocês, ao jogarem Twilight Princess pela primeira vez, sentiram alguma dificuldade em se manter no rastro desse espertinho, não é? Se sim, é a prova de que as táticas dele funcionaram.

Diante de tudo isso, qualquer grupo de invasores seria derrotado, já que não conseguiria entender os caminhos confusos da floresta, aturar os golpes dos bonecos, ou, simplesmente, não sobreviveriam à excursão.

Quando Link chega na floresta, o Skull Kid usa sua tática (bem esperta, diga-se de passagem) para afastá-lo. No entanto, ao final do embate, o Skull Kid percebe que seu oponente é muito mais do que um mero invasor, e se trata de algo muito maior, dando a ele passagem para os cantos mais profundos da floresta, onde estão localizados os tesouros.

O mais interessante disso tudo é que ele gosta do que faz, e, pelo que dá a entender, prefere uma dose maior de desafio, dizendo ter se divertido ao ser derrotado por Link, e por ser flagrado tocando sua corneta mesmo sob ataque e sob o risco de ser descoberto (embora, em algumas ocasiões, ele consiga fugir antes de ser tocado).

Apesar de o primeiro embate dele ser contra um Link lobo, o Skull Kid enfrenta o herói uma segunda vez depois, quando Link já tem a espada sagrada em mãos. Depois dessa luta, mesmo que o jogador volte para a Sacred Grove, o Skull Kid não estará lá. Podemos especular que ele descobriu que a espada estava em boas mãos e sabia que o mundo estaria a salvo, aproveitando para tirar umas "férias".

Isso explica a sua agressão tão... especializada... Explica o que ele está fazendo lá e explica o porque de ele não estar mais presente depois que você termina o Temple of Time.

Você pode estar se perguntando agora:

"Mas, Davi, por que o Skull Kid tem de ser o guardião? Por que não outra raça?"

Meu melhor palpite é que, de todas as "raças de floresta" que vimos em Zelda até hoje, os Skull Kids são os únicos que mostram poderes mágicos próprios. Além disso, sua aparência mistura um pouco de tudo que vemos em Dekus, Deku Babas e Kokiris, até Skulwaltullas e Skultullas, os principais moradores das florestas de Hyrule, fazendo deles excelentes representantes da floresta como um todo.

Na verdade, isso também seria uma boa desculpa para explicar a roupa do ~muso~, que é bem diferente das roupas que vimos nos Skull Kids do N64.

Mesmo com todo esse papo, muito mistério ainda envolve os Skull Kids. Temos poucos exemplares para analisar e temos pouquíssimas evidências de praticamente tudo deles. Podemos assumir que são apenas crianças com poderes mágicos, e isso, talvez, nem esteja tão longe assim da verdade.

Tudo o que eu disse aqui é baseado em especulações. Você pode concordar ou não. De todo jeito, eu digo que está mais do que na hora de essa raça voltar aos jogos de Zelda, especialmente agora que eles ficaram tão populares (com um Assist Trophy em Smash Bros. e o vindouro remake de Majora's Mask 3D).

Estando minha teoria cheia de buracos ou não, eu devo dizer que me diverti pra burro escrevendo isso aqui, e espero que você tenha gostado do raciocínio. Muitíssimo obrigado por ter lido até o final, e até a próxima, pessoal!

Para ler/ver mais:
- Skull Kid (vídeo)
- Majora's Mask 3D: Bomber's Notebook será atualizado! (notícias)
- La Majora #2 (tirinha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário