quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

DdUdH - Os acertos de Skyward Sword

Enquanto todo mundo dá uma boa dose de aplausos para os Zeldas pré-Wind Waker, é relativamente comum ver muito criticismo em relação aos Zeldas pós-Wind Waker. Isso se torna bem evidente quando vamos falar de títulos recentes. Na verdade, acho que o melhor exemplo que dá pra imaginar é o Skyward Sword.

Eu sou um grande fã do jogo desde o seu lançamento e, apesar de ele não estar mais no mesmo nível de antes na minha cabeça, eu não sou capaz de chamá-lo de um jogo ruim. Na verdade, ainda mantenho na mente que, tecnicamente falando, ele é um dos jogos mais competentes da série, superando, inclusive, títulos como Ocarina of Time e o A Link Between Worlds. Tecnicamente...

Hoje em dia, eu vejo um certo descontentamento de muitas pessoas com o jogo (que, por algum motivo, minha mente teima em achar que seja moda). As reclamações variam e tudo, mas todos chegam ao consenso de que o jogo é uma bela porcaria... O que, ao meu ver, é uma bela porcaria de exagero (10 pontos pelo jogo de palavras esperto).

Apesar de ter, sim, suas falhas, Skyward Sword é um jogo bom. Ele não possui nenhum glitch/bug que seja "game-breaking", seus gráficos são bem feitos (apesar de muita gente negar), sua música é excelente pelo que ela é, o level design é, no geral, bem criativo, e os controles do jogo são responsivos (só alguns Wii Motion Plus que avacalham mesmo). Mas eu acho que o melhor ponto de tudo é que o jogo tenta muito ser uma coisa única. Dá pra notar o quanto ele evita ficar na sombra do Ocarina of Time como muitos dos outros jogos da série tentaram fazer. É um título que quer ser especial por si só... Mas, iremos entrar em detalhes nisso logo à frente.

Só um pequeno alerta: eu meio que vou desabafar nessa postagem, e posso acabar soando um pouco grosseiro ou um pouco exagerado, desnecessário até. Então, peço desculpas se eu acabar ofendendo alguém, sim? Até porque eu amo vocês tudim. :3

Com isso fora do caminho, veja a postagem em toda a sua glória depois da quebra.


Caso você não tenha notado, a maior inspiração que me fez chegar a esse artigo foi o vídeo do youtuber PeanutButterGamer (em inglês), no qual ele tenta rever o jogo com um olhar mais positivo. Ora, se o jogo leva tanta crítica ruim, ainda mais muitas delas sendo um pouco injustas, exageradas ou só malvadas mesmo (tipo, já ouvi alguém dizer que a Zelda do jogo parece o Lula Molusco... Não, sério...), não custa nada ser um pouco positivo, não é?
Você pode ver o vídeo (em inglês) na íntegra:



A crítica mais comum que eu ouço é em relação à trilha sonora do jogo. Vou começar falando dela porque, bom, é uma reclamação válida.
Quando comparada com as outras trilhas da série, dá pra entender porque tanta gente não gosta muito dela. As músicas mais comuns do jogo são realmente bem fracas, mesmo que muito melódicas. Mas, eu realmente não acredito que elas devam ser mais lembradas do que as trilhas mais marcantes. A música tema de Fi, junto com outras faixas que acontecem em certos eventos do enredo, merece um destaque bem maior. Algumas são legitimamente tocantes, por conta de seu ritmo e tom. Acho que elas deveriam ser um pouco mais mencionadas quando vamos discutir trilhas sonoras, já que elas conseguem superar diversos outros temas da série.



Não é toda a trilha que é marcante, mas existem diversas jóias nela, apenas esperando que alguém se dê ao trabalho de procurar.

Segunda crítica que vamos fazer aqui são os visuais. 
Pessoalmente, eu nem sei pra onde ir com esse aqui... Os visuais do jogo são bonitos dentro das capacidades do Wii. Na verdade, eles são bem melhores do que nós vemos em um jogo como o Twilight Princess, por exemplo (mais por questões técnicas do que por arte em si). É tudo bonito, tem várias cores e os ambientes são sempre bem preenchidos. Os modelos dos personagens também funcionam bem, e não são, nem de longe, a aberração que muita gente teima em dar a entender. O estilo impressionista feito no fundo só abre mais esse pensamento, e me deixa querendo saber: do que raios esse povo tá reclamando?!



Terceira crítica é algo como: tudo no jogo é um porre! E essa crítica acaba batendo no tema dos controles, então vamos falar deles primeiro.
Não dá pra negar: os controles do jogo são bem aplicados, SIM. Eu não quero saber se você vem e diz que ele está quebrado e injogável... Já parou pra analisar se não é o seu controle que não está funcionando? Ou, sei lá, quem sabe, não é você que está avacalhando? Um amigo meu conseguiu me mostrar, muito bem, inclusive, que a performance do Wii Motion Plus depende da forma como o jogador segura o controle. Talvez o erro esteja aí...?
Consigo entender as pessoas que se dizem desconfortáveis com o jogo porque não gostam dos controles de movimento em geral; de boa mesmo... Skyward Sword não é um jogo que você vai querer jogar enquanto se sente preguiçoso. Ele requer que você se mexa, que você preste atenção e que tenha paciência. Sem nenhum desses pontos, tudo nele é um saco mesmo. Você tem que estar no estado de mente certo pra gostar desse jogo, caso contrário nem tente, porque você não vai se divertir...

A quarta e "melhor" crítica é essa: o jogo não parece Zelda...
Eu já até falei a respeito disso lá na análise que fiz em 2011. Realmente, Skyward Sword parece fugir das ideias mais primárias de Zelda para seguir um caminho próprio. Se isso incomoda você, eu não posso dizer, nem de longe, que você está avacalhando ou coisa assim, porque, nesse caso em particular, realmente depende de cada um. Para mim, esse é um elemento agradável, porque dá ao Skyward Sword uma identidade própria, algo que o jogo tenha que não exista nos demais. Por mais estranho que isso possa parecer, isso é uma coisa boa, pois dá novo ar a uma franquia que, na época, completava 25 anos. Mesmo que você não aprove a direção que ele tomou, acho que chamá-la de algo "ruim" em si é um pouco demais... Por que não respeitar esse desejo de mudança?

Nos dias de hoje, com tantos jogos sendo lançados como sequências ou novidade quando, na verdade, não passam de meras cópias de versões antigas (por vezes apenas um ano mais velhas), todo mundo sai criticando coisas assim. Mas, quando Zelda faz o oposto e procura uma forma nova de se mexer, todo mundo sai criticando a vontade de ser diferente. E eu não estou falando daquelas mudanças que... mudam... tudo. Estou falando de apenas alguns elementos e uma sensação que bate de vez em quando. No fundo, Skyward Sword é bem Zelda, mas, aparentemente, as pessoas precisam que isso esteja estampado na testa para que possam perceber...


No geral, Skyward Sword, independente das críticas, é um bom jogo. Claro, ele desagradou muita gente, seja por bons motivos ou não, e tem alguns erros inegáveis (ele não para de segurar a sua mão); mas, honestamente, ele não merece ser taxado como lixo. Mesmo que você ache que ele seja chato e tudo, eu apenas peço um pouquinho de respeito ao Zelda que não tentou ser Ocarina of Time de novo e deu o máximo de si para ser diferente e familiar ao mesmo tempo.

E, só pra lembrar... Majora's Mask também é cheio de elementos que todo mundo odiava na época! AH CARA, EU AMO MEU TRABALHO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário