segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Detonando! The Legend of Zelda: Majora's Mask - Parte 2: O Colecionador de Máscaras

Parte 2: O Colecionador de Máscaras

Agora que Link recuperou seu corpitcho, ele será bem mais aceito na comunidade de Clock Town (bando de racistas). A coisa agora é a seguinte: vamos nos aproveitar dessa situação para irmos adquirindo alguns itens MUITO úteis logo agora, no começo.
Mas, primeiro, tem uma coisinha que você precisa saber...

____________MANIPULANDO O TEMPO COM A OCARINA______________
Fãs veteranos de Zelda, especialmente os amantes de Ocarina of Time, devem saber qual o poder por trás do instrumento musical de Link. Como o próprio nome diz, a Ocarina tem a capacidade de controlar o tempo. Você mesmo já deve ter presenciado esse poder... Isso mesmo, a Song of Time vai sempre lhe levar até o amanhecer do dia 1 quando você tocá-la. Mas não é só isso que você pode fazer. Se você conversou com um dos espantalhos que moram aqui, você deve ter ouvido falar de uma “música com propriedades mágicas”, que pode acelerar ou retardar o tempo. Essa música, nós já temos, que é a Song of Time.
Ao tocá-la de diferentes maneiras, você poderá fazer isso. Vou citar abaixo as duas maneiras a mais que você tem em mãos:


SONG OF REVERSED TIME: \/, A, >, \/, A, >

Essa primeira é a Song of Reversed Time. Como você pode observar, ela é uma versão reversa da Song of Time original. Ao tocá-la, você fará o tempo ir mais devagar. Ela é bem útil, e você, provavelmente, vai usá-la o tempo todo.


SONG OF DOUBLE-TIME: >, >, A, A, \/, \/

Essa outra música já serve de maneira diferente. Sempre que você tocá-la, você vai avançar até a “sessão” seguinte do dia. Entenda sessão como: amanhecer, anoitecer. Em outras palavras, se você tocá-la durante qualquer hora do dia, vai pular para a noite, e vice-versa. Use-a sabiamente...

Quando você usa essas duas músicas, você ainda mantém coisas como munição e dinheiro com você. Só dizendo...

E, falando nisso, um aviso final... Quando você toca a Song of Time regular e volta no tempo para o dia 1, todo o seu progresso será resetado, com exceção dos itens que você adquiriu, como armas, potes, máscaras, itens chave, pedaços de coração, etc. Todo o resto, como mini-games, dinheiro, quebra-cabeças, volta à estaca zero.
Sabendo disso tudo, vamos prosseguir.

____________BOMBER’S NOTEBOOK_______________________________
Muito bem, primeiramente, vamos logo pegar um item muito importante: o Bomber’s Notebook, que vai nos ajudar a ter uma ideia de quais side-quests fizemos, e tudo... OK, vamos lá.

Você ainda se lembra do código que os Bombers cederam a você antes? Se você ainda lembrar dele, siga para a entrada do observatório e fale o código para o garotinho de lá. 


Então, entre e siga para dentro da passagem secreta. Passe uns instantinhos lá, e então saia de novo. Nessa hora, o chefe dos Bombers vai aparecer e perguntar como raios você conseguiu o código (ALERTA DE PARADOXO TEMPORAL!). 


Obviamente, ele vai ficar impressionado com sua habilidade de... “adivinhar”... (A-HAM!) o código e vai lhe colocar no lugar do Skull Kid. Com isso, ele vai lhe dar o Bomber’s Notebook



Esse caderno será muito útil para nós, e eis aqui o por que: durante sua jornada por Termina, você vai encontrar algumas pessoas com problemas bem peculiares. O caderno vai servir para nos ajudar a lembrar quem são essas pessoas, assim como os horários em que elas tem de ser encontradas para determinado evento, e o que foi adquirido ao ajuda-las. É bem complexo de se explicar assim, mas você vai entender logo de cara quando as coisas começarem a rolar.

Eis aqui uma imagem do caderno. Não se preocupe, ele vai ter mais informações com o passar do jogo.

Caso você não lembre do código, basta refazer aquele joguinho de pega-pega com os Bombers novamente (atire uma bolha no balão em sua forma Deku, e tire a máscara para falar com o Bomber chefe). Eles vão lhe dar o caderno ao final.

_________MÁSCARAS__________________________
OK, agora vamos tratar de coisas mais... Interessantes. Supondo que ainda são umas 7:00 AM, pegue a fadinha que precisamos para recuperar a Great Fairy. Quando acha-la, leve-a até a fonte na ala norte da cidade. Por lá, fale com a Great Fairy. 



Dessa vez, você vai receber um item por tê-la ajudado: a Great Fairy’s Mask. Essa máscara vai lhe ajudar a encontrar Stray Fairies, que estão presas dentro dos calabouços do jogo. Mas, entraremos em detalhes nisso depois...

Agora, vamos adquirir mais algumas máscaras.  Siga para a ala leste da cidade. Acho que nós ainda não exploramos com detalhes essa área, então vou colocar abaixo, em tabelas, os horários e função de cada uma:

_____PREFEITURA______________________________________
Horário de funcionamento: 10:00AM às 18:00PM
Personagens importantes: Mayor DotourMadam Aroma e Toto
Função: como você pode imaginar, é o local onde coisas importantes são decididas. Você vai encontrar três personagens importantes aqui.
-------------------------------------------------------------------

_____STOCK POT INN____________________________________
Horário de funcionamento: 08:00AM às 20:00PM
Personagens importantes: AnjuAnju’s grandmotherGorman (ele só é introduzido aqui), “???”As GêmeasGuru-Guru (durante o dia)
Função: Este hotel é o local que geralmente está lotado de pessoas que vem para passar o Carnival of Time. Ele possui os visitantes mais exóticos e, nessa temporada, ele está sendo visitado pelos membros da Tropa Gorman.
-------------------------------------------------------------------

Aqui na ala leste, primeiramente, siga para o Stock Pot Inn. Ele fica na parte mais baixa, logo abaixo de uma tenda de palha. Uma vez lá dentro, fale com a recepcionista, Anju. Não importa muito o que ela vai dizer ou coisa do tipo. Só estamos aqui para que ela fique registrada no Bomber’s Notebook.

Depois de falar com ela, procure bater um papo com Gorman, que deve estar atrás de você (isso às 8:00AM). Ele não vai querer conversas, mas será registrado no caderno, também. 

Eu adicionei você no meu caderno e não há NADA que você possa fazer!
Agora, siga para as escadas e fale com a mulher vestida de forma imprópria. Ela será registrada no caderno. 

História engraçada, ela estava no lado esquerdo dessa imagem, aí ela se virou e saiu...

Termine de subir as escadas, e vá até o último quarto do corredor. Lá dentro, você vai ouvir aquela música viciante da caixa de música. Fale com Guru Guru, o tocador, e ele será registrado no caderno. 


Por fim, desça as escadas e vá para a porta que está atrás das escadas. Entre lá, e fale com a senhora. Escolha a primeira opção para não perder tempo com ela (a que não tem parênteses vermelhos). Ela será registrada no caderno, também...


Com isso tudo feito, procure por Gorman. Assim que der 09:00AM, ele vai sair do hotel e vai para a prefeitura. Você pode segui-lo, se quiser, caso você não saiba onde a prefeitura fica, ou simplesmente para dar tempo para que ela fique aberta.
De todo jeito, quando forem 10:00AM, esteja lá.

Quando você entrar na prefeitura, primeiramente, siga pela porta da esquerda. Aqui dentro, você vai encontrar alguns homens conversando (a música até muda!). Ao tentar falar com um deles, você vai ver que estão discutindo se o povo que ficou na cidade deve fugir, ou não, da cidade. Quando você falar com qualquer um deles, Mayour Dotour, o prefeito, será registrado no seu caderno. 


Não há nada mais que possamos fazer aqui, então saia...

Nossa próxima parada é a porta da direita. Siga por ela, e você encontrará uma outra reunião, só que, aparentemente, bem mais tranquila. Dependendo do horário, Gorman já estará aqui. Considerando que ele ainda está na recepção, prossiga e fale com a mulher do outro lado da sala. Ela é Madame Aroma, a primeira dama da cidade. Ao falar com ela, ela vai perguntar se você é um investigador profissional. Responda “Yes” quando ela fizer uma pergunta e a primeira dama lhe dará uma tarefa importantíssima: encontrar o seu filho desaparecido. Então, além de ficar registrada no caderno, ela lhe dará a Kafei’s Mask. Ainda não iremos fazer tudo dessa máscara, então aguarde, OK? Precisaremos de muitas coisas antes que possamos prosseguir com isso.



Agora, fale com o Zora que está próximo. Ele se chama To-To, e é o empresário da banda Indigo-Go’s. Ele também será muito importante mais à frente, então ele será registrado no caderno. 


Você pode esperar para que Gorman entre na sala, e você será testemunha de uma conversa bem interessante. Aparentemente, Gorman, que representa um grupo de artistas para o Festival do Tempo, não poderá mais fazer isso, visto que o Festival foi cancelado. Então, ele vai sair arrasado, e bem mais irritado...

EXTRA: O caderno de Kafei___________________
Você pode entrar na porta que está próxima de Madame Aroma. Lá dentro é o quarto dos habitantes da prefeitura (dela, do prefeito, e do filho deles, Kafei). Se você for para a área isolada que fica ao final da sala, você encontrará o diário de Kafei. Eis o que ele diz:
A cerimônia de casamento é em breve. Pode estar cedo, mas eu terminei minhamáscara de casamento. Me pergunto se Anju fez a dela?
Ela tende a fazer as coisas no último minuto, então provavelmente não. Terá um encontro com o pessoal no Milk Bar hoje à noite.
Eu pretendo mostrar minha máscara de casamento e falar do meu amorzinho o melhor que eu posso.
Ao ler o diário, ficará claro que Kafei é noivo de Anju, e que eles irão se casar muito em breve. Iremos tratar disso mais à frente, então, não se preocupe.
_____________________________________________

Não sei o que vocês acham, mas parece que essa cidade vem enfrentando alguns problemas, não é verdade? Tudo isso, com certeza, é fruto da Lua, que vai cair na cabeça de todo mundo em três dias, SE nós não a impedirmos.

Pois bem, agora chegou a hora de irmos pegar mais máscaras. Vejamos, mais três serão o suficiente. Pois bem, siga para a Laundry Pool, aquela região pequena que fica ao sudoeste da cidade (um dos lugares onde podemos pegar a Stray Fairy). Uma vez lá, toque a Song of Double Time para que fique de noite. Assim que anoitecer, veremos um homem tocando a viciante Song of Storms. Fale com ele (que se chama Guru-Guru). 


Ele dirá que estava praticando a música em seu quarto, mas, como estava incomodando os outros, ele saiu. Ele é parte da Gorman Troupe, o grupo de artistas de Gorman. Se ele ainda está praticando, significa que Gorman não falou a ninguém que o show foi cancelado (se você for querer investigar, na verdade, ele passou o dia todo no Milk Bar, se “embriagando”). 
Fique aqui e ouça o que Guru-Guru tem a dizer. Quando ele terminar sua história (que é um pouco estranha), ele vai lhe presentear com a Bremen Mask. Usaremos essa máscara a nosso favor em alguns dias, mas, primeiro, vamos pegar a última máscara disponível agora em Clock Town. 


Ainda sendo de noite, corra para a ala norte da cidade. Siga para lá, e espere até as 00:00/01:00AM. Mais ou menos nesse horário, uma velhinha vai aparecer carregando uma mala pesada. Em pouco tempo, ela será assaltada por um ladrão (lembre da cara deste infeliz). Corra para o ladrão e golpeie-o com sua espada! 


Ele deverá soltar a mala e sair correndo. Quando ele for embora, a velhinha irá agradecer você, e lhe dará a Bomb Mask. Essa máscara será muito útil para nós mais à frente.



No momento, vamos aproveitar que estamos aqui para conseguir uma coisinha paralela às máscaras.

________Um Pedaço de coração_________________________________
Agora, se você ainda não tiver feito isso, toque a Song of Reversed Time, e foque todos os seus esforços por aqui. Estando na ala norte, você deve ter notado um escorregador próximo, não é mesmo? Pois bem, use as plataformas próximas para subir no topo dele. Quando estiver lá, não desça pelo escorregador. Ao invés disso, olhe para o lado, e você deverá estar vendo uma árvore com um pedaço de coração nela. Pule para ela e pegue o Pedaço de coração #2. Com isso, saia da árvore.


Quando você conseguir seu pedaço de coração, aguarde até o terceiro dia.

______A ÚLTIMA MÁSCARA DESSA PARTE________________
OK, estando no terceiro dia (e tendo certeza de que você está com o tempo mais lento), siga para a ala sul da cidade... Uma vez lá, siga até o guarda que deve estar de frente para o portão. Ele não vai deixar você passar até que você fale com ele na forma humana. Ao notar sua espada, ele vai se desculpar e permitirá sua passagem. Saia da cidade.


Bem-vindo a Termina! Uma linda terra que, de acordo com o nosso relógio, será completamente dizimada por uma lua ameaçadora e feia em menos de 24 horas! É melhor ir andando...

Aqui do lado de fora, evite explorar muito por enquanto, sim? Já que estamos no terceiro dia, não é muito sábio perder tempo... Então, siga para a região sudoeste de Termina (entre na primeira à esquerda de onde você está). Existe um pássaro bem grande por perto, então você irá perceber logo de cara.


Logo em frente, você deverá estar vendo uma grama bem alta. Procure aqui por borboletas que estejam sobrevoando o lugar. 

Eu estou bem em frente ao buraco. Desse ângulo, eu posso andar pra frente um pouco e cairei nele.

Quando você as encontrar, ande através delas ou ao redor delas para encontrar um buraco e cair (para mais referências, uma Deku Baba está logo à esquerda do buraco). Nesse buraco, você vai encontrar um monstro chamado Peahat. Use sua espada para atacar o ponto inferior dele, e seja insistente, atacando o máximo que puder. 


Quando ele morrer, vai surgir um baú. Abra o baú para adquirir o Pedaço de coração #3. Com isso, saia do buraco, e siga para a saída ao sudoeste de Termina (onde estávamos indo originalmente).


Nessa trilha, você deverá encontrar uma estátua de coruja parada. Puxe sua espada e golpeie-a para que ela abra asas. Isso nos ajudará mais à frente... 


Agora, apenas vá seguindo sem parar, e você deverá encontrar um homem com uma picareta em frente a uma trilha. Passe por ele, e você chegará ao Romani Ranch.

Essa área será muito importante mais à frente, mas, agora, há pouco que podemos fazer... Se você seguir a trilha, você vai iniciar uma cutscene onde Link e Tatl vão encontrar Epona! Ela estará presa em uma cerca. Você pode tentar falar com as duas moradoras do rancho, Cremia (que está dentro do estábulo) e Romani (que está do lado de fora). Mas, além de registrar os nomes delas no caderno, você não poderá fazer mais nada por enquanto...
O que podemos fazer mesmo é seguir até o outro lado do rancho, na parte de trás. Mais ou menos na área noroeste, você deverá estar vendo uma parede com desenhos de galinhas. Procure a porta nessa parede e entre nela.


Aqui, você deverá estar vendo um bando de pintinhos e um cara sentado na base de uma árvore. Fale com ele, que se chama Grog, para registrá-lo no caderno e ouvir que, antes de morrer, ele gostaria muito de ver os pintinhos se tornarem em galinhas. 


É aqui que entra a primeira máscara que vamos usar para conseguir outra. Equipe a Bremen Mask e pressione e segure o botão B para que você comece a entrar em marcha. 


Marche pela área, sem parar, atraindo todos os pintinhos. Eles estão bem espalhados, mas você poderá encontrar todos eles sem problema se for paciente. Quando todos forem reunidos pela marcha, eles irão se transformar, um por um, em galinhas. Quando todos estiverem transformados, Grog não terá mais nenhum arrependimento e vai lhe presentear com a máscara mais útil do jogo, a Bunny Hood! Essa belezinha permite que você dobre a sua velocidade e, em alguns casos, a distância de seus pulos! Já pode até guardar um lugarzinho pra ela nos C-slots, porque você não vai deixar de usá-la em quase nenhum momento!

DANE-SE a Máscara de Majora! O Bunny Hood é mutissíssíssíssímo melhor!

Você pode comprar um mapa para Romani Ranch na trilha anterior por 20 rupees. Se você tiver o dinheiro, não tenha medo de gastá-lo.

Feito tudo isso, retorne para Clock Town e deixe o dinheiro que você pode ter conseguido no banco. Com isso, siga para a ala sul da cidade, e procure por uma estátua de coruja (ela deve estar aos lados da torre do relógio). Ataque-a com sua espada para que ela abra as asas.


Então, volte para o primeiro dia, para que possamos iniciar nossa aventura, pra valer dessa vez.


ANEXO: BIG BOMB BAG____________________________________
Já é possível adquirir a Big Bomb Bag a essa altura do jogo, mas você vai precisar de 90 rupees. Ela não será usada até a parte 4, mas é bom que você já tenha pronto um arsenal de bombas. É mais conveniente pegar o Big Bomb Bag logo, antes do Bomb Bag, obviamente por causa do número de bombas que ele pode carregar.

Depois que você salvar a velhinha na noite do primeiro dia de ter seus bens roubados, siga para a ala oeste da cidade no dia seguinte. Chegando lá, procure pela loja de bombas (é a loja mais alta do lugar). 


Na loja, fale com o vendedor, e você poderá escolher o Big Bomb Bag logo de cara, por aproximadamente 90 rupees, e você poderá carregar até 30 bombas de uma vez. Isso será bem útil para caso você esteja sem poder usar a Bomb Mask. 

_______________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário