sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Jogos Zeldásticos! #1 - Monster Hunter 3 Ultimate (Wii U/3DS)

Ah... Nada melhor do que começar nosso período de aniversário com uma coluna nova e amigável. Primeiramente, deixem-me introduzi-la.
Nesta coluna com o terrível nome "Jogos Zeldásticos", eu vou falar a vocês de jogos que, se não parecerem Zelda, ainda sim são dignos de sua atenção.

Por favor, leve em mente que, aqui, estarei falando de jogos de aventura e ação, talvez alguns de quebra-cabeça, RPG's mas não se afastando muito disso. E, quando eu digo falar, eu quero dizer fazer uma análise breve do jogo e dizer porque fãs de Zelda iriam gostar dele.

Pois bem, vamos começar!


Bom, o jogo que estarei falando hoje é um dos favoritos do catálogo japonês, e ainda se trata de uma franquia de nicho. No entanto, mesmo assim, ela é bem famosa mundo afora! Sim, estou falando de uma das relativamente novas pérolas da Capcom, a franquia Monster Hunter, mais especificamente, o título Monster Hunter 3 Ultimate, lançado em 2013 para o Wii U e o 3DS.

MH3U, ou só Ultimate, é um jogo de ação e aventura, com alguns elementos de MMORPG, no qual você cria um caçador de monstros e, bem, caça monstros. É, isso é praticamente tudo o que você precisa saber.
O jogo tem uma história bem superficial, e que não é nem de longe o que vai segurar você no jogo. O grande foco fica nas lutas contra os monstros gigantes e, deixe-me dizer, essas são lutas gloriosas!

A grande motivação por trás do jogador aqui são simplesmente as batalhas. Cada uma é incrível e desafiante, mesmo com os monstros mais fracos, e elas requerem o máximo de sua atenção e cautela. Caso você comece uma caçada arrogante demais, você será exterminado!


O que causa tamanho desafio no jogo é justamente a ausência de um sistema de nível. Apesar de muitas pessoas tratarem essa série como um RPG, ela está bem longe disso. Existi uma constante demanda por recursos, como em um MMORPG, e ainda há estratégia (e um pouco de vaidade pessoal) na criação de equipamento, mas o que realmente interessa no final das contas é a habilidade do jogador.

Para melhorar ainda mais as opções, existem aproximadamente dez tipos de armas diferentes que o jogador pode escolher para partir pra briga, e cada uma dela tem seus prós e contras. Umas são mais pesadas que outras, portanto mais lentas, mas, em compensação, são bem mais poderosas. Já as menores, apesar de mais fracas, são mais rápidas! Algumas abrem valor à defesa, outras são mais ofensivas. Depende muito do seu estilo de jogar.

Saber usar uma arma é apenas parte do combate. Outra parte é escolher uma boa armadura! Diferente do nosso querido herói élfico, que usa uma roupa verde com pouca defesa, os caçadores de monstros devem se utilizar de armaduras pesadas e poderosas, que lhes deem bastante defesa para sobreviver aos combates.
O bacana disso tudo é que, após um certo tempo, você poderá forjar suas armas e armaduras das partes dos monstros que você enfrentar. Existe um problema, apenas, que é ter de enfrentar o mesmo monstro várias e várias vezes para conseguir todos os materiais necessários, ainda mais quando você precisa de algum material raro. No entanto, você pode usar essa oportunidade para aprender a enfrentar dito monstro, e até mesmo a melhorar na sua própria habilidade. Apesar de ser repetitivo, é ainda muito satisfatório derrotar um monstro, e arrancar partes dele logo em seguida. Como se isso não bastasse, você ainda pode danificá-lo fisicamente, arrancando sua calda, destruindo sua pele e quebrando chifres. Isso não só ajuda você, como também permite que você tenha mais chance de conseguir mais materiais!



E, vale ressaltar, é incrível quando você consegue tudo o que precisa e sai à luta contra monstros maiores e mais fortes. E não faltam opções!
Você começará enfrentando o usurpador da terra, o Grande Jaggi; depois que ele virar uma barata em seus olhos, você irá dar cabo da rainha da terra, a Rathian; logo em seguida, você estará lutando contra o lorde do mar, Lagiacrus; então, você partirá para a briga contra o brutal Brachydios, só pra poder tentar ter uma chance contra o majestoso Jhen Mohran! E cada uma dessas bestas lhe dará uma dose sem igual de desafio, coisa que poucos jogos conseguem fazer hoje em dia. E nem tente brigar com eles se achando, pois eles não conhecem piedade, e vão destruir você caso você deixe.

Lagiacrus, o Lorde do Mar

E, pequeno detalhe, todos eles são muito bonitos e bem detalhados, mesmo tendo em consciência que os gráficos do jogo não são lá essas coisas. Eles também são ameaçadores! Olha só pro Lagiacrus ali em cima!

Dependendo de como você joga, você acabará se vendo ansioso para enfrentar monstros que você ainda nem viu. Foi o meu caso com o Brachydios, um dos monstros mais legais do jogo (e que inclusive "estréia" nessa versão).

"Brachydios" significa "problema"

Outro ponto legal de Ultimate, e da série como um todo, eu suponho, é sua trilha sonora. Enquanto o jogador não encontra o monstro que ele tem de enfrentar, tudo o que ele ouve são os doces sons da natureza. No entanto, quando ele entra em combate contra seu feroz oponente, uma trilha bem energizante começa. Geralmente, as músicas variam dependendo da área onde o caçador está, seja em uma ilha, numa floresta, deserto ou vulcão. Mas alguns monstros ganham o direito de ter uma trilha só deles, como é o caso do monstro elétrico Zinogre:



Não há exagero quando eu digo que você pode conseguir mais de 100 horas de jogo! Isso tudo se você quiser se focar apenas no offline. Você também pode acessar uma outra área que lhe permite acesso a missões mais desafiadoras, com monstros mais poderosos e em maior quantidade. E, se você quiser ainda, pode também jogar com mais três amigos! Seja online pelo Wii U ou localmente com o 3DS.

Porque fãs de Zelda gostariam desse jogo?
Bom, além do fato de que eu sou meio que fã de Zelda (não é como se eu tivesse um blog de Zelda nem nada), eu acredito que muitos aqui dariam boas-vindas ao desafio que Monster Hunter proporciona. Além disso, as lutas contra os monstros são memoráveis, e, bom, sempre que você enfrenta um monstro novo (ainda mais um que tenha construção, de alguma forma), você se sente bravo e aventureiro.
Vou admitir, é bem forçado arranjar motivos para dizer que fãs de Zelda vão gostar desse jogo, no geral, mas, para todos aqueles fãs que procuram desafio, e querem se divertir, se sentir aventureiros, e derrubar criaturas gigantescas, bom, Monster Hunter 3 Ultimate sabe entregar. É divertido, e a carga de desafio dele é algo que a série Zelda deveria aprender um pouco.
No entanto, eu não recomendo que você compre esse jogo de primeira e às cegas. Primeiramente, é melhor que você o conheça e entenda bem como ele funciona. Somente depois disso, você poderá se interessar mais e partir para a aventura!

Pra fechar essa postagem (que está longa demais pra algo que não é Zelda), eu dou meu selo de recomendação! Conheça Monster Hunter e veja se gosta ou não!


E, bom, isso é tudo o que eu tenho a dizer sobre esse jogo!
Apesar de eu já ter uma ideia para uma possível segunda edição, que outros jogos "zeldásticos" vocês acham que merecem ser comentados aqui? Deixem suas opiniões nos comentários!

Valeu pessoal, e espero que estejam gostando do período de aniversário! Afinal, ele está só começando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário