quinta-feira, 12 de julho de 2012

Nintendo 3DS - Impressões

Foi na quarta-feira passada que eu, seu mapeiro favorito, consegui adquirir o último portátil feito pela Nintendo, o 3DS. Admito que uma das principais atrações foi a minha curiosidade a respeito do aparelho: antes dessa data, eu jamais havia nem tocado um 3DS.

Mas, antes que essa conversa se afaste do verdadeiro foco, vamos começar a falar logo o que realmente interessa. Como vocês podem perceber, tem certas coisas no portátil que realmente chamaram minha atenção, ao ponto de eu querer falar a respeito do aparelho aqui!
Se você quiser saber quais são minhas impressões a respeito do aparelho, confiram o texto depois da quebra.

1. Os aspectos físicos do console
Primeiro de tudo, vamos nos focar em falar a respeito do visual do aparelho em si.

Não me refiro a gráficos, e sim à cara do portátil mesmo. Apesar de ele parecer um DS normal, ele possui algumas diferenças notáveis. Primeiro de tudo são as telas, que tem tamanhos um tanto diferentes uma da outra. Em outras palavras, uma é mais larga (a superior) do que a outra (a inferior). Não só isso: é fácil de se notar também o Circle Pad, chamado também de botão móvel. Apesar de ter sido um pouco cético a respeito dele, descobri que é um botão incrivelmente confortável, e deixa uma sensação melhor do que no DS.
Outra coisa que considerei um tanto estranha foi a posição e formato dos botões SELECT, HOME e START. Admito que os achei um tanto difíceis de se acessar no começo, mas, à medida em que você vai mexendo, acaba por se acostumar, de forma que começa a preferir que eles estejam por ali mesmo.
Agora, teve um pequeno porém, que seria, justamente, onde foi colocada a Stylus do aparelho. Diferentemente da posição dela no DS Lite, que ficava, convenientemente, no lado direito do aparelho, fácil de se retirar, a "canetinha" do 3DS ficou justamente na parte de trás do aparelho, deixando-a bem mais difícil de se acessar.
Isso faz com que o jogador fique com ela preparada já na mão o tempo todo. Talvez este seja o único grande erro do 3DS.
Curiosamente, a Stylus do 3DS consegue ser um tanto melhor do que a do DS. Isso porque, além de ela ser retrátil, ou seja, pode ter seu tamanho um tanto alterado, dá a sensação de que funciona melhor mesmo.
Claro, a tela tátil do 3DS também permite que você use seus dedos, ao invés de usar apenas a Stylus, o que dá mais de uma opção (e talvez justifique o porque de ela ter sido colocada em um canto mais difícil de acessar.).

2. Aspectos virtuais: o que o console tem de especial
Uma coisa que eu temia a respeito do 3DS era que ele ficasse como o DS fica sem jogos (me refiro à versão Lite): praticamente sem uso. No entanto, o 3DS prova que ele pode ser usado, e muito, sem qualquer necessidade de jogos, pelo menos por um certo tempo. Na verdade, ele é bem mais útil do que o Nintendo Wii quando está parado, já que contém câmera, um gravador de voz interessante, um grupo de cartões de realidade aumentada (que são muito legais quando vistos pessoalmente) e um curioso minigame chamado de Face Raiders, que demonstra de forma espetacular os controles gyro do 3DS, além da capacidade da câmera e um pouco do poderio gráfico que o 3DS é capaz de fazer.

Mas o que mencionei acima é o que entretém o que está desconectado à Internet. Daí, surge a pergunta, o que um jogador com um 3DS conectado é capaz de fazer?
Além de poder mexer em um navegador de Internet bem curioso (embora um pouco limitado, mas já dá pra visitar seu mapa favorito), você pode acessar a já incluída e-shop. Cá entre nós, isso é tudo o que você precisa.
A e-shop funciona como uma mistura entre o Wii Shop Channel e o Nintendo Channel do Wii e consegue ser ainda mais interessante e melhor do que ambos mencionados.
Na e-shop, você pode conferir, além dos jogos produzidos para ela (o jogos feitos para o serviço de download do 3DS, no estilo DSiWare), pode ver muitos vídeos (com um player muito melhor do que aquele visto no NC), conferir avaliações de outros jogadores a respeito de algum jogo, ou fazer o download de algumas demos de jogos do 3DS, isso tudo sem falar do Virtual Console do 3DS que, apesar de ainda estar engatinhando se comparado ao do Wii, já tem várias pérolas em seu repertório.
A e-shop, no geral, é excelente e permite que você veja o que o portátil tem a oferecer em questão de softwares.

3. Jogabilidades
Eu não cheguei a jogar nenhum jogo em cartão completo no 3DS. Apesar de ter o aparelho há uma semana,  ainda não tenho nenhum jogo, mas já fui capaz de experimentar algumas demos do jogo, sem contar com um título do Virtual Console (já chego nele).
Os jogos que experimentei foram Resident Evil: Revelations, The Amazing Spider-Man e Heroes of Ruin. Foi com essas três experiências (especialmente o jogo do Homem-Aranha) que me mostraram como é interessante jogar no 3DS. O esquema, em seu geral, se provou bem mais confortável do que no DS. A posição do Circle Pad, assim como os botões em geral, estão em ótimas posições e dão uma sensação de conforto. Claro, não posso deixar de falar do 3D, que realmente faz a diferença, especialmente nos jogos, mas eu falarei disso mais à frente.
Um jogo que peguei para o 3DS e joguei até o fim (para minha surpresa) foi uma pérola do Virtual Console: The Legend of Zelda: Link's Awakening DX. Jogar Link's Awakening no 3DS foi, para minha surpresa, uma experiência extremamente gratificante, e tudo isso porque o esquema de controle é tão natural e confortável que deixou a experiência em si bem mais proveitosa. Pra se ter uma ideia, terminei o jogo em pouco menos de 24hs, lembrando que não conseguia me familiarizar com o título.
Em resumo, pra jogar, o 3DS só recebeu nota boa pro meu lado.

4. Efeito 3D
Talvez o fator mais característico e importante do 3DS. Se você já ouviu falar do aparelho, é quase certeza que foi por causa desse detalhe.
Antes de mais nada, eu gostaria de explicar que o efeito 3D não faz muita diferença na jogabilidade, ao menos dos títulos que experimentei. No entanto, ele faz uma diferença visual gritante, e, quando é bem aplicado, deixa a experiência um tanto mais imersiva. O efeito 3D funciona bem nos jogos do 3DS e e-shop (grupo 3D Classics incluído), a ponto de deixar o jogo mais bonito também, mas é, obviamente, inexistente no DSiWare e Virtual Console. No entanto, ele não faz falta nestes.


Pra não prolongar ainda mais esse artigo, vamos logo dar a conclusão. O Nintendo 3DS é um aparelho excelente. Estava na dúvida se queria comprar um 3DS ou não? Minha recomendação é que sim: compre um 3DS se tiver interesse. Apesar de ele ser limitado em alguns pontos, ele pode ser altamente interessante, especialmente se você souber usá-lo bem. Até porque, ele tem alguns aplicativos pré-instalados interessantes e que podem prender a sua atenção, mesmo que seja por um certo tempo.

Nota: Excelente

2 comentários:

  1. Eu também concordo que o 3DS é um excelente portátil, mesmo tendo alguns aspectos limitados em comparação ao seu rival no mercado, o PS Vita. Eu recomendo você comprar o Ocarina of Time 3D, que, mesmo pra quem já jogou o original, é muito divertido e vai te entreter por horas!

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  2. Concordo plenamente! O 3DS é um marco. Agora c vc quer ver efeito 3d mesmo compre o ocarina of time 3d. Vc vai pirar. Já zerei umas tres vezes e num canso de jogar.

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