Por conta disso, vocês talvez possam achar essa edição um pouco menor do que as outras, mas, acreditem em mim, é um tema legal e que, sem sombra de dúvida, compensa.
Se você é daqueles que jogou o Ocarina of Time pela primeira vez anos depois de seu lançamento (como creio que seja o caso de muitos aqui, meu inclusive), com certeza você estranharia um pouco se pegasse um dos cartuchos da época do lançamento em 1998 e jogasse no N64. O jogo é, em 99% dos aspectos, o mesmo. Esse 1% que fica de fora são, na verdade, dois detalhes que, se observados bem, não fazem muita diferença, mas chamam a sua atenção do mesmo jeito.
O primeiro detalhe é o símbolo das Gerudo. É quase certeza que muitos de vocês cresceram com o símbolo apresentado abaixo:
Estou enganado?
No entanto, se eu dissesse a vocês que esse nem sempre foi o símbolo dos Gerudo? Que, nas cópias mais antigas do jogo, você encontraria o símbolo mostrado abaixo:
Nas versões mais antigas, o símbolo acima era o que ficava nos locais que o símbolo anterior ficou depois. No caso, você pode observar nessa imagem:
Agora, você pode estar se perguntando o porquê de terem feito essa alteração, não é mesmo? Já chegaremos lá.
Outro ponto que também sofreu alterações foi a música tema do Fire Temple.
No caso aqui, a diferenças das músicas são algo que você pode sentir sensivelmente, ou seja, é muito fácil de perceber a diferença. Como explicar a diferença de duas músicas é algo muito cansativo e sem sentido, o melhor é que você ouça por si mesmo. Veja os dois vídeos abaixo. O primeiro contém a música das versões mais atuais (cópias tardias do N64, GC, e o Virtual Console do Wii). O segundo tem a música original.
Se você teve paciência para ouvir as duas músicas acima, você deve ter notado a diferença entre elas. Enquanto a versão atual tem um coro mais simples, a original contava com o que parecia ser uma cantoria e oração coletiva.
O ideal dessa música, originalmente, era mostrar o terror dos Gorons que, enquanto esperavam para ser comidos pelo dragão Volvagia, cantavam e rezavam, torcendo para que alguém viesse salvá-los.
Agora, vamos à possível explicação, sim?
Nunca foi explicado de forma oficial o porquê dessa alteração, mas existe uma teoria que, se você pensar um pouco, faz sentido.
Acredita-se que essa alteração de dois detalhes pequenos ocorreu por causa de um desentendimento que ocorreu com a comunidade Islâmica, mais precisamente os muçulmanos. Não há surpresa. Olhe atentamente o símbolo original:
E compare com o símbolo religioso islâmico:
Como você pode observar, ambos os símbolos são altamente semelhantes.
O mesmo ocorreu com a música, que foi alterada por conta desse desentendimento.
É claro, tudo o que eu mencionei acima é uma mera teoria, que muitos fãs de Zelda aceitam. O que realmente aconteceu, eu admito que não sei, tudo o que eu queria fazer com este curto artigo era simplesmente mostrar essa polêmica àqueles que não conheciam.
Se você acredita que foi de outra forma, não hesite em dizer nos comentários, não custa nada, e acaba nos ajudando a entender o que houve.
Bom pessoal, e isso fecha nossa curta edição de hoje. Espero que vocês tenham gostado da nossa curta, mas proveitosa, edição.
Se você tem alguma sugestão de Curiosidade e/ou Referência, ou simplesmente tem alguma teoria a mais do que poderia ter acontecido para essa mudança no jogo, sinta-se à vontade para falar nos comentários!
Valeu galera, e até a próxima!
Postagem com imagens quebradas. Atualizada com novas imagens em 02/07/15