Então vamos começar...
Mitos e seres fantásticos
Os mitos sempre ocuparam um papel importante na compreensão da realidade de determinado povo. Assim, por exemplo, compreender a estrutura do pensamento mitológico grego era compreender um pouco mais sobre como os próprios indivíduos gregos agiam. Algumas vezes, os mitos se tornam tão fortes que se perpetuam para sempre, influenciando a cultura de época milhares de anos à sua frente. Por isso, não é de se estranhar que mitos celtas, romanos e gregos sirvam de inspriração para o universo de Zelda.
Em OoT, as Fairy Fountains se parecem com construções romanas. |
A influência é tanta que a nossa querida companheira Epona, recebeu esse nome graças à deusa de mesmo nome da mitologia celta, que é protetora dos cavalos.
Epona |
Além da influência celta, a mitologia romana é perceptível quando falamos das ninfas, criaturas que usam magia para realizar bons feitos. Em vários títulos de Zelda, localidades escondidas abrigam fadas que recuperam a energia de Link. As Fairy Fountains são claras referências aos tepidários, local de banho público na Roma antiga. Em A Link to the past, a rainha das fadas é chamada de Vênus, a deusa romana do amor, beleza e fertilidade.
Gregos e Hylians
Hermes |
E ainda tem mais
Além dessas referências mais específicas, a série também usa elementos presentes nas grandes epopeias da humanidade. Em Wind Waker, o dilúvio é um dos elementos centrais do enredo. O mito da inundação como sinal de mudança é recorrente em várias religiões, como o cristianismo (na história da Arca de Noé).
Contudo, a série é ancorada em uma concepção dualista do mundo, na qual as pessoas são boas ou más. Essa visão é muito influenciada pelas religiões ocidentais, que acreditam na existência de forças más que prejudicam a vida dos indivíduos. Enquanto Link é o bem, a luz, a esperança e a bondade, Ganondorf é o seu aposto: mau, obscuro, melancólico e maldoso.
É, nesses vinte e cinco anos
Enfim, é isso, por enquanto... Espero que tenham gostado dessa edição.
Até Mais :)
se Zelda for baseado na cultura Celta,nós estamos mais proximos do que eu imaginava.......
ResponderExcluir