quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

As Influências Culturais Da Série #2

Oiee, aqui estou eu postando a segunda edição do tema que estreei aqui no blog, já que foi tão bem recebido :D
Então vamos começar...

Mitos e seres fantásticos
Os mitos sempre ocuparam um papel importante na compreensão da realidade de determinado povo. Assim, por exemplo, compreender a estrutura do pensamento mitológico grego era compreender um pouco mais sobre como os próprios indivíduos gregos agiam. Algumas vezes, os mitos se tornam tão fortes que se perpetuam para sempre, influenciando a cultura de época milhares de anos à sua frente. Por isso, não é de se estranhar que mitos celtas, romanos e gregos sirvam de inspriração para o universo de Zelda.

Em OoT, as Fairy Fountains se parecem com construções romanas.
Alguns acreditam que a base para toda a inspiração visual da série vem da mitologia celta. A própria aparência de Link, com sua túnica verde e orelhas pontudas, lembram os elfos e os duendes das antigas histórias mitológicas do oeste europeu. Na mitologia celta, há um grande apreço pelos recursos vindos da natureza e uma valorização do aspecto rústico. Uma característica marcante é considerar seres vivos como seres divinos, sobretudo árvores. Lembra-se da Grande Deku Tree, árvore sagrada que é amaldiçoada por Ganon em OoT?
A influência é tanta que a nossa querida companheira Epona, recebeu esse nome graças à deusa de mesmo nome da mitologia celta, que é protetora dos cavalos.
Epona
Outro elemento da cultura celta bastante visível é a presença de instrumentos musicais típicos, como a gaita irlandesa e o Bodhrán (instrumento de percussão parecido com um pandeiro). Também tem os javalis. Os celtas acreditavam que esses animais simbolozavam a força. Em Twilight Princess, os bullbos, claramente inspirados nos javalis, são utilizados para montaria e possuem grande força, sendo utilizados por inimigos para ataques combinados contra Link.
Além da influência celta, a mitologia romana é perceptível quando falamos das ninfas, criaturas que usam magia para realizar bons feitos. Em vários títulos de Zelda, localidades escondidas abrigam fadas que recuperam a energia de Link. As Fairy Fountains são claras referências aos tepidários, local de banho público na Roma antiga. Em A Link to the past, a rainha das fadas é chamada de Vênus, a deusa romana do amor, beleza e fertilidade.

Gregos e Hylians
Hermes
 As influências gregas na nossa cultura são gigantescas, e isso acaba aparecendo também na série. A complexidade desta mitilogia inspirou itens, personagens, inimigos e até chefões. Alguns exemplos legais são as Pegasus Shoes, presente em vários títulos, que ganharam esse nome por causa de Pegasus, o cavalo alado famoso por sua velocidade. Em OoT, as Hover Boots são claramente referências às botas utilizadas por Hermes, o mensageiro dos deuses.

E ainda tem mais
Além dessas referências mais específicas, a série também usa elementos presentes nas grandes epopeias da humanidade. Em Wind Waker, o dilúvio é um dos elementos centrais do enredo. O mito da inundação como sinal de mudança é recorrente em várias religiões, como o cristianismo (na história da Arca de Noé).
Contudo, a série é ancorada em uma concepção dualista do mundo, na qual as pessoas são boas ou más. Essa visão é muito influenciada pelas religiões ocidentais, que acreditam na existência de forças más que prejudicam a vida dos indivíduos. Enquanto Link é o bem, a luz, a esperança e a bondade, Ganondorf é o seu aposto: mau, obscuro, melancólico e maldoso.
É, nesses vinte e cinco anos quase vinte e seis, Zelda nos mostra que muitas vezes esquecemos que cada pequeno detalhe de um game é cuidadosamente pensado para fazer sentido dentro de um todo, e cada detalhe desses carrega em si muitos significados diferentes. Depois de ver tantas coisas interessantes sobre a série, garanto que você vai concluir que eles não estão aí por acaso, mas sim para nos ensinar muita coisa. Quem me dera se história ensinasse sobre Zelda, tenho certeza que todos aqui tirariam 10 :D

Enfim, é isso, por enquanto... Espero que tenham gostado dessa edição.
Até Mais :)

Um comentário:

  1. se Zelda for baseado na cultura Celta,nós estamos mais proximos do que eu imaginava.......

    ResponderExcluir