terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Detonando! The Legend of Zelda: Ocarina of Time - Parte 2: O encontro com a princesa





O jogo vai dar uma introdução a Hyrule Field. Aproveite essa deixa para sair decorando alguns locais que poderão ser importantes no futuro.

Ah, agora sim!

Lembre-se dessa estrada. É a que lhe leva para a floresta

Link começará em uma passagem um tanto estreita e linear (é a passagem para a floresta). Aqui, siga para frente e direita (já que não há outro caminho para seguir). Assim que você fazer a... curva (?)... você dará de cara com uma nova personagem: a coruja Kaepora Gaebora.

Conheça Kaepora Gaebora. Ela lhe ajudará muito, embora seja um tanto irritante...
Só para constar (especialmente aqueles que nunca jogaram esse jogo), essa coruja tende a aparecer muito, interrompendo suas viagens e tal (ela faz um papel muito semelhante ao da coruja de Link’s Awakening). Nesse caso, ela vai apenas falar do começo de sua viagem e de mais alguns pontos, muitos deles sem muita importância. Ao final do diálogo, diga que entendeu e ela irá se despedir, voando para longe. Bom, depois disso, você terá a oportunidade de andar por Hyrule Field, talvez o local de maior área e extensão do jogo.
Grande, não? Só tome cuidado por onde anda.
Por ser o campo principal, ele está ligado a quase todas as porções da terra de Hyrule, o que significa que você vai passar um bocado de tempo andando por aqui. O curioso é que, em Hyrule Field, existe a transição de dia para noite e vice-versa. A maioria dos locais podem ser acessados a qualquer hora, mas a boa maioria dos locais de cidades, como casas e lojas, só estão abertas durante o dia. Outro ponto, durante a noite de Hyrule Field, diversos inimigos, os Stalchilds (esqueletos em forma de criança) aparecem e vão atacar o viajante que encontrarem (ou seja, você).


Fique na estrada durante à noite...

Ou enfrente a ira dos Stalchid!

Uma versão maior deles sempre aparece depois que você derrota um número grande deles.

Como você deve ter notado, a floresta (local de onde viemos) fica no sul do território. Nosso próximo destino: o castelo de Hyrule está ao norte. Se você quiser andar um pouco para conhecer o campo, fique muitíssimo à vontade, mas, quando você acabar, siga para o castelo, que fica no norte do mapa. Mas, saiba de uma coisa, o castelo só poderá ser acessado durante o dia. A ponte que conecta o castelo com o campo aberto é fechada quando começa a anoitecer. Caso você não consiga chegar a tempo, você terá de esperar até o amanhecer para que possa seguir caminho para o castelo.

Seu destino.

Uma vez passando pela ponte, sua jornada continua...

O castelo (ou, pelo menos, a fachada) é composto por duas partes: primeiro temos a agitada cidade que fica ao sul do castelo (entramos por ela), aqui, nós vemos várias lojas, dentre elas o Bazar, a Loja Mágica, o Jogo de Bombchu (detalhado mais à frente), a Galeria de Tiro, e vemos uma localidade muitíssimo importante para a história em si: o Templo do Tempo, mas todas essas áreas serão explicadas mais adiante; em segundo, temos o Castelo de Hyrule propriamente dito, no caso, seus jardins e arredores. Não chegaremos a entrar no castelo, o que é uma pena...

A primeira tela que você vai ver é essa.

Bem-vindo à cidade de Hyrule!
Como foi dito, você entrará pela cidade... Comparando-a com a floresta, nota-se que ela é bem menor (ênfase no menor)... Bem, vamos ao que interessa. Aproveite que está aqui e dê uma volta, para ter uma ideia de como as coisas funcionam, só evite comprar alguma coisa. Existem certos itens aqui, muito caros, que podem ser encontrados de graça (me refiro ao Hylian Shield). Depois de dar uma volta e conhecer tudo o que precisa (ou não), procure por uma garota ruiva que está próxima à fonte.

Conheça Malon... Garota amável, certo?
Fale com ela. Ela irá se apresentar como Malon, a garota do Lon Lon Ranch, e irá ficar surpresa por encontrar um garoto da floresta por ali. Ela irá comentar que seu pai, Talon, foi mandar leite para o castelo, mas ainda não tinha voltado. Quando falar com ela, siga para o castelo, está bem diante de seus olhos, então não há como errar.

Depois do papo, siga para o castelo.
Que vista, hã?
Quando você sair da cidade, você estará nos arredores e entrada do castelo (embora o jogo diga que estamos no castelo, mas enfim). Aqui, nos encontraremos novamente com Kaepora Gaebora.

Gaebora novamente...
Ela fará o comentário de que o tempo corre normalmente aqui, enquanto que ele fica paralisado quando você entra em uma cidade ou vila. De fato, é verdade. Ela fará mais alguns comentários, mas eles não são importantes já que você tem este guia. Ela perguntará algo, e você deve responder Não. Quando ela sair, role (A) na direção da árvore na qual ela estava de forma que você colida com ela. Disso sairá a Golden Skultulla #4. Destrua-a e pegue o amuleto, como fez da última vez.

Role na árvore...

E pegue-a.


Eis o truque aqui. Estamos aqui para falar com a Princesa do destino, mas não acredite que os guardas vão permitir uma criança estranha (e ainda por cima armada) passar para falar com a herdeira do trono. O que faremos? Teremos de passar de fininho pelos guardas e procurar pela princesa. Mas há um problema. Não poderemos fazer muito aqui ainda. Antes de qualquer coisa, espere anoitecer, sim? Ao anoitecer, retorne para a cidade (vamos fazer uma pequena busca). Uma vez na cidade, siga para a tenda que fica na esquerda da saída (de onde você entrou na primeira vez) e toque no cachorro branco que está por lá.

Procure por aquele cachorro.
Daqui, siga todo o caminho para a direita, e você chegará em um dos becos. Na porta que está virada para você (além de ser a única aberta), entre e fale com a mulher (com o cachorro lhe seguindo).



Ela ficará contente por você ter entregado o seu cachorro e lhe cederá o Pedaço de coração #1.


Depois disso, retorne ao castelo e talvez Malon (a garota ruiva com a qual falamos há pouco) apareça e fique por perto. Caso isso não aconteça, retorne para a cidade e volte para o castelo logo em seguida.
De qualquer forma, Malon terá de dar as caras. Quando ela o fizer, fale com ela, e você receberá um Pocket Egg. Este item deverá ser utilizado por aqui e, ao raiar do dia (considerando que você está na noite) ele se tornará em uma galinha. É estranho o fato de, de um ovo, sair logo uma galinha e não um pintinho (lógica de videogame para vocês).



Quando você o possuir, você tem duas opções: você pode subir os cipós que estão ao lado de Malon, ou você pode ficar enchendo o guarda do portão para que ele deixe você passar (10 rupees nesse caso).



No primeiro caso (subir os cipós), vá andando por aqui (sem cair, obviamente) e, ao se deparar com a área superior do portão (o... teto, no caso), Desça as escadas que tem por perto.


Desça por aqui...
Com isso, saia pela porta. Aqui também começa a parte do guarda, então igualou tudo.

Os guardas vão lhe chutar pra fora assim que notarem sua presença...

Evite-os subindo por aqui.
Daqui, siga cuidadosamente e, ao ver a parte inclinada do chão na qual você pode subir (o que vai lhe permitir ignorar os guardas), suba, com igual cuidado para não se deparar com outro guarda. Vá seguindo pela grama, em direção a uma parede de terra.





 Se você olhar bem, você verá uma parte da parede que é destacada, o que indica que você pode subir nela. Faça isso, e, quando ver que pode descer, pule na água.


Vá nadando (e ganhando rupees enquanto faz isso) até encontrar uma área na qual você pode subir (é uma porção de terra inclinada). Daqui, simplesmente ande normalmente pelo resto do caminho e você acabará encontrando um homem (muito semelhante a certo encanador italiano) deitado e roncando no chão.


Nessa hora, você já deve ter uma galinha de bolso... Coloque-a em um de seus botões C e use-a. Isso vai acordar Talon.

Acorde e conheça Talon.

Erguido graças ao susto dado pelo cacarejo de sua galinha, Talon perceberá que deixou Malon para trás e, um pouco nervoso (só um pouco) ele sairá daqui.


Não o veremos por um tempo... Você deve ter notado que, por aqui, existem umas caixas de madeira grandes, com uma cabeça de vaca como símbolo. Elas não estão aqui só para enfeite.


Percebeu também que essa parte do chão é um pouco mais funda? Empurre as caixas de forma que elas saiam para a fossa. Não se preocupe, elas não vão afundar. Coloque uma, depois a outra, e você conseguirá uma plataforma mais alta a seu dispor.

Empurre a primeira caixa até ela cair.

E coloque a segunda logo em cima...

Eis o que você vai formar...

Suba nela e pule para a fonte que deve estar na parede do castelo (um buraco pequeno, com o símbolo da família real).




Siga pelo buraco (pressionando A, é claro).


Bem-vindo ao jardim do castelo. É por aqui que iniciaremos uma curta sessão de esconde-esconde. No caso, por estarmos agora em domínios do interior do castelo, esta área possui mais guardas do que antes. No entanto, não posso dizer que eles são muito espertos... Outro ponto a ser considerado é que, aqui, eles se mexem... De qualquer forma, estes guardas vão lhe expulsar do jardim assim que lhe encontrarem, então é melhor se manter escondido. Para nossa sorte, existem arbustos e pedras convenientemente localizados, que poderão servir de esconderijos perfeitos, assim como diversas fontes que existem aqui.

É importante se manter escondido dos guardas até que eles se afastem...

Nesse caso, espere que os dois fiquem igualmente afastados e fique fora do alcance de visão deles...

Use o ambiente para sua vantagem. Aqui, por exemplo, você deve seguir por essa parte.
Fique sempre escondido e, ao ver que o guarda está afastado, corra em direção ao outro lado. Vez ou outra você terá de lidar com dois guardas, mas não é algo tão mais difícil: você apenas deve esperar a hora certa: ou seja, quando ambos estiverem juntos e bem afastados.
Nesta parte, tudo o que você precisa é de paciência, calma e um pouco de velocidade. Se você conseguir juntar essas três coisas, você passará disso aqui sem problemas.


Eventualmente, você chegará em uma sessão do jardim diferenciada, com uma música aparentemente tocada em ocarina.



Através do campo de flores, você verá uma garota olhando pela janela para dentro do castelo. Fale com ela para que um evento ocorra.


Curiosamente, ela deduz que você possui uma pedra verde. Ela perguntará se você tem. Responda que sim e ela contará um sonho que ela teve: um sonho profético. Veja a curta cena, na qual ela descreve o sonho (e preste atenção, caso você goste de ver a história do jogo). Ao final, ela vai se perceber rude por não ter se apresentado, e dirá seu nome: Zelda.



De fato, esta é a pessoa da qual a Great Deku Tree havia nos dito no passado. Ela terá mais algumas coisas a dizer, dentre elas a lenda da Triforce e sua conexão com o maior tesouro da família real: a Ocarina do Tempo.
Diga Yes para a pergunta e ela dirá que estava espiando pela janela um acordo que seu pai, o rei de Hyrule, estava fazendo com o líder das Gerudos, Ganondorf.


Ela perguntará se você quer dar uma olhada. Diga que sim e você poderá olhar para o vilão do jogo, o mesmo que fez a maldição na Great Deku Tree. Zelda diz que não confia nele, e que acha que ele fará algo horrível em Hyrule. Por fim, ela pedirá a sua ajuda para impedir que Ganondorf consiga pôr as mãos na Ocarina do Tempo e impedir, também, que ele domine Hyrule. Diga que irá ajudar, e Zelda continuará falando um pouco mais.


Ao final, ela lhe dará um papel, com sua assinatura: Zelda’s Letter. Segundo ela, precisaremos disso mais adiante.


Com isso, você finalmente ganhará controle de Link e, dessa vez, temos uma missão especial: procurar as outras Pedras Espirituais antes de Ganondorf (se você prestou atenção ao texto, você vai saber que não estou brincando). Vire-se e siga pelo caminho do qual você veio e você dará de cara com Impa, atendente de Zelda.



Ela reafirmará o que a princesa disse (aparentemente, é a única que acredita em Zelda) e ensinará você uma música de Ocarina: a Zelda’s Lullaby.


ZELDA’S LULLABY: <--, /\, -->,<--,/\, -->


Ouça Impa assobiar a música duas vezes e, quando esta terminar, toque a música usando os botões C em sua Ocarina.
Nota: Essa música será muito importante agora nesse começo: com ela você ganhará acesso a certas áreas que, sem ela, são inacessíveis.




Quando você tocar a música, Impa e Link aparecerão fora do castelo. Impa irá lhe mostrar onde fica seu próximo destino: Kakariko Village (a leste do castelo) e desaparecerá logo em seguida.

Introdução

Imagem extra!

3 comentários:

  1. Você teria como fazer o detonado completo? É a primeira vez que eu jogo um jogo Zelda (considerando que eu sei a história de um monte deles mais nunca joguei e sou apaixonado pela série) e eu estou me batendo pra passar do Fire Temple(noob). Faz esse favor???

    ResponderExcluir
  2. Continua o detonado, está excelente !

    ResponderExcluir
  3. quando tava onde a zelda tava vi a peach,yoshi e mario nos quadros .-.

    ResponderExcluir