terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Super Smash Bros. - Análise


Jogos de luta não faltam por aí, pode anotar. Todos os videogames possuem jogos de luta, desde a época dos arcades (que até hoje existem) até a era atual. E jogos de luta possuem muita coisa que representa sua identidade: socos, chutes, golpes especiais (muitas vezes exagerados e que não correspondem à realidade). Mas, o que faltava mesmo era um jogo de luta diferente, que fugisse à fórmula comum e que fosse fácil de entender, que era divertido e que se mantivesse interessante por meses... Faltava Super Smash Bros..


Super Smash Bros? Esse jogo é legal?
Bom, pegue alguns dos maiores astros da Nintendo, dentre eles Link, Samus, Mario, Fox, Pikachu, Kirby, Donkey Kong e Yoshi. Pegou? Agora entre em um campo de batalha e enfrente-os usando o seu personagem favorito. Super Smash Bros. é o tipo de jogo que é divertido de qualquer maneira: seja com apenas um jogador, com dois, com três, com quatro, não importa!!


O legal do jogo está, não só em vermos vários dos personagens da Nintendo, mas também na diversão que o jogo proporciona na hora da batalha. O objetivo é simples, você e seus oponentes são jogados em um campo de batalha que, literalmente, flutua e está muito acima do chão ou de qualquer outra parede. Daí tudo o que você tem a fazer é jogar seus oponentes para fora do estágio! Sim, o objetivo é simples, mas não é algo tão simples de se fazer, visto que seus oponentes podem fazer saltos duplos, dar ataques até mais poderosos do que os seus, sem falar que, caso um deles seja jogado para fora, ele ainda pode retornar usando um ataque que o leva para cima (um pouco, é claro).

Os oponentes controlados pelo computador podem ter seus níveis de dificuldade alterados, passando de 1 (que é o mais fraco e qualquer um consegue derrotar) até 9 (que é bem difícil, mas que pode ser derrotado por jogadores um pouco mais experientes).

Além disso, os cenários do jogo são baseados nos jogos dos personagens. Apesar de existirem apenas 8 cenários, estes costumam se movimentar, muitos tentando lembrar de algumas coisas que apareceram nos jogos que representam, por exemplo: o barril voador do cenário de Donkey Kong, a lava que sobe e desce no cenário de Samus e a árvore do cenário de Kirby.

Agora, se você acha mesmo que vai conseguir passar por tudo isso na marra, pode esquecer. O jogo solta aleatoriamente diversos itens, alguns lembrando jogos recentes da Nintendo, outros não.

Mas e o jogo? Ele é bonito?
Os gráficos de Super Smash Bros. (como se alguém ligasse pra eles) são bem produzidos sim. O jogo consegue ser bom nesse quesito, mesmo podendo colocar quatro personagens em uma mesma tela, com um cenário que se movimenta e com itens que caem a todo momento.


Já as músicas que você ouve durante as batalhas são incríveis e dão um tom épico na hora da porrada, além de serem muito bem produzidas, elas são incrivelmente nostálgicas, você irá ouvir músicas como a tema do mundo de Zelda, de Samus, até mesmo a lendária música tema de Super Mario Bros.!

O controle é bom?
E como! As respostas são rápidas e, na maioria das vezes, eficientes. Afinal, o jogo não seria tão bom se não desse para pular e atacar por causa que os controles lhe traíram na última hora...


Fechando, Super Smash Bros. é um ótimo jogo, e um dos melhores para o Nintendo 64. Divertido? Com certeza. Desafiador? Às vezes. Cansativo? Nunca!

4/4 - Inesquecível

Escrito por Davi Mendes Freitas (SDDH)

Nenhum comentário:

Postar um comentário