terça-feira, 27 de outubro de 2009

Ocarina of Time - Sequência de trocas

Última atualização - 29 de janeiro de 2018

Uma busca opcional presente em quase todos os Zeldas que vieram depois de Link's Awakening foi a Sequência de Trocas. Apesar de tomar diferentes formas em cada jogo, essas sequências geralmente são grandes em escopo, e fazem com que você viaje por todo o mundo que está explorando a fim de encontrar as pessoas certas para continuá-la.

Ocarina of Time também foi o primeiro jogo da série (e, até agora, o único) a contar com duas Sequências de Trocas: uma mais curta, e sem nada de muito interessante, e outra bem mais expansiva, interessante, e que vai lhe dar a melhor arma do jogo.
Vamos explorar cada uma delas a seguir.

A SEQUÊNCIA DAS MÁSCARAS

Essa sequência ocorre durante o passado, e você já pode começá-la quando abre caminho para a Death Mountain. No entanto, como o seu "prêmio" só é algo que você pode aproveitar depois que já tiver a maior carteira, minha recomendação é que você só se preocupe em fazê-la depois de terminar o terceiro calabouço, e depois que adquirir a Giant's Wallet, que lhe permite carregar 500 rupees (a mesma pode ser adquirida quando você tem, no mínimo, trinta Golden Skultullas).

O lugar para onde você irá retornar com frequência durante essa jornada é o Happy Mask Shop, localizado logo ao lado do Templo do Tempo em Hyrule Castle Town.


Para melhor entender como tudo vai funcionar, você pode ler o resumo a seguir:

_______________________________________________

A Happy Mask Shop funciona de maneira diferente de todas as outras lojas do jogo. Aqui, ao invés de você comprar uma máscara, você irá pegar emprestado. Então, com aquela máscara em mãos (ou no rosto, nesse caso), você deve levá-la até a pessoa certa e vendê-la por um preço pré-estabelecido. Quando a máscara for vendida, você deve retornar à loja com o dinheiro em mãos. Daí, o dinheiro será entregue ao Vendedor e você terá acesso a um novo modelo... Não é complicado, especialmente depois que você faz algumas sequências.
_______________________________________________


KEATON MASK

Este é o primeiro modelo de máscara que você pode adquirir, e o preço que deve ser pago por ele é de 10 rupees. A pessoa que requer essa máscara é o guarda da Death Mountain, que fica em Kakariko Village.


Basta falar com ele com a máscara equipada, e ele lhe dará um total de 15 rupees como pagamento. Você terá um lucro de 5 rupees!

SKULL MASK




O segundo modelo custará 20 rupees, e já é bem diferente do anterior. Quem vai aceitar esta máscara é um dos Skull Kids que você conheceu em Lost Woods; mais precisamente, é o mesmo Skull Kid para quem você tocou a Saria's Song.


Apesar do preço de 20 rupees, o Skull Kid vai pagar a você apenas 10 rupees, lhe dando um prejuízo de 50%. Infelizmente, você ainda precisará pagar 20 rupees de volta na loja, então, caso você não tenha dinheiro o suficiente, você precisará recuperá-lo do jeito de sempre (cortando grama, derrotando inimigos etc.).

SPOOKY MASK



Essa máscara é a mesma que os ReDeads utilizam... Estranho, eu sei. Seu preço é de 30 rupees. A pessoa para quem você quer vender esta máscara é o garotinho que fica no cemitério de Kakariko durante o dia.


Diferente do nosso último cliente, o garoto vai pagar exatos 30 rupees pela máscara.


BUNNY HOOD


O último modelo de máscara não é bem uma máscara, e é o mais caro deles, com o preço de 50 rupees. A pessoa para quem você quer vender é um maratonista que fica correndo por Hyrule Field. Para encontrá-lo de maneira mais simples, basta seguir para a direita assim que você sai de Hyrule Castle Town. Continue andando, e, logo, você vai encontrá-lo correndo à distância.


Você terá de acompanhá-lo usando o Z-targeting e até o anoitecer. Depois que ficar escuro (e de você ficar mirando nele, não esqueça disso), o maratonista vai sentar, e lhe dar oportunidade para vender a máscara. O preço é de 50 rupees, mas, o maratonista estará tão empolgado que ele vai dar uma quantidade tão grande de rupees, que vai encher a sua carteira, não importa qual seja (por isso recomendei que você tivesse a maior carteira antes). Você deve pagar apenas 50 rupees desse dinheiro, mas, o resto pode ser usado para adquirir-se alguns outros itens, como os Magic Beans.


MASK OF TRUTH



Como premiação por suas ações, você poderá pegar emprestado todos os modelos de máscaras, incluindo três outros, representando as outras raças de Hyrule. Você também poderá pegar a Mask of Truth, que permite que você fale com as Gossip Stones, aquelas pedras estranhamente elásticas que estão espalhadas mundo afora.


A SEQUÊNCIA DE ITENS

Essa segunda é, basicamente, a Sequência de Trocas verdadeira de Ocarina of Time, em especial por ser a que vai lhe levar a um baita prêmio.
Para muitas dessas trocas, no entanto, será requisitado que você siga de uma área para outra em um período de tempo bem limitado. Por isso, minha recomendação é que você prossiga já com a Epona resgatada. Caso contrário, as coisas serão bem mais difíceis do que elas precisam ser....

POCKET EGG / POCKET CUCCO


Nossa busca é iniciada em Kakariko Village, depois que você puxa a Master Sword do pedestal, e está no futuro. Para começar, fale com a moça das Cuccos que fica em Kakariko (a mesma que lhe deu um pote como agradecimento por suas ações antes), e ela vai lhe dar seu primeiro item: um Pocket Egg que, no amanhecer do dia seguinte, se tornará em um Pocket Cucco.

COJIRO



Com o Pocket Cucco, siga para a primeira casa à esquerda, indo da entrada de Kakariko para o centro, e, lá dentro, você encontrará Talon, do Lon Lon Ranch, adormecido. Use a Pocket Cucco nele, e isso fará com que ele acorde.
Depois que ouvir a história de Talon, retorne para a moça das Cuccos, e ela vai lhe oferecer Cojiro.


ODD MUSHROOM

Sua próxima parada é em Lost Woods, logo na passagem à esquerda da entrada principal (o mesmo lugar onde o Skull Kid para o qual você vendeu a Skull Mask estava no passado). Lá, você encontrará um cara bem magrinho sentado a um tronco, e que não responderá de maneira alguma, a não ser que você mostre Cojiro para ele.

 
Como agradecimento, ele vai lhe oferecer um Odd Mushroom, mas, conforme ele vai lhe explicar, o mesmo será inutilizável depois de apenas 3 minutos. O que ele quer que você faça é levar esse cogumelo para a vendedora de poções em Kakariko Village.

ODD POTION


Com o cogumelo, corra até Kakariko, e siga para a loja de poções que fica perto da entrada de Death Mountain.
Ao entrar na loja, no entanto, siga pela passagem da esquerda (conforme visto na imagem) para chegar à parte isolada da vila. Siga pelo único caminho disponível, e você encontrará uma porta para a casa que está bem ao lado. Lá dentro, fale com a senhora e entregue o cogumelo para ela. Em troca, ela lhe fará a Odd Potion.

POACHER'S SAW



Por sorte, a Odd Potion não tem tempo limite, e você pode ir com mais calma de volta para Lost Woods, no mesmo lugar onde você conversou com aquele cara.


Infelizmente, ele não vai mais estar lá. Ao invés dele, converse com a Kokiri, e dê a poção para ela. Ela vai entregar a Poacher's Saw do cara em troca.

BROKEN GORON'S SWORD

Precisaremos seguir para Gerudo Valley se quisermos trocar a Poacher's Saw por algo mais interessante. Siga de cavalo para lá, e, logo do outro lado da ponte, você encontrará o líder dos carpinteiros em frente a uma tenda.


Fale com ele e ofereça a serra. Em troca, ele lhe dará a Broken Goron's Sword que, apesar de estar quebrada, é a nossa entrada para algo bem mais efetivo.

PRESCRIPTION

Se quisermos consertar a espada quebrada, precisaremos ir direto à fonte! Siga para o topo de Death Mountain, o mesmo lugar onde ficam as entradas para uma fonte de Grande Fada e para a Cratera da montanha. É por aqui que você encontrará o gigantesco Biggoron, o criador da espada quebrada que temos em mãos.


Ele mostrará interesse em reparar a espada, mas, explica que não pode fazer isso porque seus olhos estão irritados. Para que possamos ajudá-lo, ele entregará a Prescription.

EYEBALL FROG

Para essa próxima parte, você vai precisar ter completado a Ice Cavern, ou, ao menos, ter adquirido Fogo Azul e ter descongelado o Rei Zora.
Assumindo que você já fez todas essas coisas, prossiga para falar com o Rei e mostre a Prescription a ele.


O Rei explicará que ele não tem um colírio pronto, mas, que ele tem o ingrediente necessário. Ele lhe entregará um Eyeball Frog, que precisa ser entregue no laboratório do Lake Hylia em três minutos.

EYE DROPS

Você tem três minutos para entregar o Eyeball Frog no laboratório do Lake Hylia. É um tempo apertado, mas, definitivamente possível.


É importante ressaltar que você talvez precise falar com o cientista do laboratório antes de entregar o sapo. Seja como for, entregue-o a ele e você receberá os Eye Drops. O problema é que eles estão sem conservantes, e você terá quatro minutos para fazer a sua entrega final.

CLAIM CHECK

Eu disse uma vez que quatro minutos é tempo suficiente para retornar a Death Mountain e entregar o colírio ao Biggoron. Na verdade, é suficiente, mesmo!

O que você precisa fazer, basicamente, é voltar para a montanha o mais rápido possível, com a ajuda de Epona, é claro. Se você for completamente a pé de Kakariko até Biggoron (rolando, e fazendo mais alguma coisa para apressar os seus passos), você deverá ter aproximadamente uns trinta segundos ainda de folga. No entanto, você também pode usar o Magic Bean que você plantou na entrada de Dodongo's Cavern para cortar uns trinta segundos do seu tempo, deixando tudo bem mais confortável!


Entregue o colírio ao Biggoron, e ele será rejuvenescido. Para completar, ele vai lhe dar o Claim Check, e pedirá que você retorne dentro de alguns dias, mostre o Claim Check, e receba a espada consertada. Toque a Sun's Song para apressar esse processo (creio que três a cinco dias é o tempo que ele precisa), e mostre a Claim Check para o Biggoron. Ele, então, vai lhe entregar a Biggoron's Sword, a arma mais poderosa do jogo.


Apesar de ter mais alcance e poder do que a Espada Mestre, ela não lhe permite usar o escudo enquanto está nas suas mãos (visto que ela precisa de ambas as suas mãos para ser usada), além de não ser tão efetiva contra certos chefes (mais precisamente os chefes finais). No entanto, ela continua sendo altamente recomendada por ser bem efetiva contra praticamente tudo o mais, mesmo que seja ao custo de sua defesa.

4 comentários:

  1. Nossaaaa.. Vlw mesmo xD

    Muito bom mesmo

    ResponderExcluir
  2. Cara, na parte do broken goron sword eu, ao invés de ir para o biggoron, eu fui para o mediumgoron(gostei de chamá-lo assim) e comprei a gigant knife. Acho que ela faz o mesmo efeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas tem até o mesmo efeito... Só que, a Giant's Knife quebra depois de alguns golpes... É até bacaninha, mas não vale o dinheirão que você paga... O melhor é pegar a Biggoron Sword, já que ela é indestrutível. :)

      Excluir