quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Detonando! The Legend of Zelda: Skyward Sword - Pelo fogo e chamas de Eldin

A próxima grande busca que teremos por enquanto é, provavelmente, uma das mais simples de todas elas. Não estaremos chegando em grandes áreas novas, nem precisaremos revisitar lugares já conhecidos. Na verdade, essa é uma das buscas mais curtas do jogo, embora ela ainda consiga atirar algumas novidades interessantes.

UMA VOLTA POR SKYLOFT


Vamos começar a jornada saindo de Lanayru e seguindo para o Céu novamente.

BUSCAS OPCIONAIS EM SKYLOFT


Logo de cara, você já terá acesso a não menos do que cinco baús da deusa nos ares. Apenas três deles estão disponíveis por fora de Skyloft, no entanto. O mais legal é que estaremos olhando para três medalhas por aqui. A Potion Medal, a Life Medal e a Heart Medal.
Você precisará usar os seus Clawshots para adquirir uma delas, assim como a Water Dragon's Scale para pegar outra.

Só um adendo no que diz respeito à Life Medal. Isso é algo que eu poderia explicar um tanto depois, mas, agora que nós a adquirimos, podemos falar mais sobre ela.
Basicamente, a situação é a seguinte: em Skyward Sword, adquirindo todos os pedaços de coração do jogo não vai deixar você com os típicos vinte corações que você provavelmente já espera. Ao invés disso, você vai adquirir apenas dezoito corações!
Para ter os outros dois, é preciso que você carregue consigo duas Life Medals. A primeira delas (ou a única que qualquer um pegaria a essa altura do jogo, já que a outra é demasiado cara - voltaremos para ela no futuro) foi essa que você encontrou aqui. Em outras palavras, tenha esta medalha consigo se quiser um coração a mais.

Em Skyloft, per se, estaremos podendo pegar mais dois baús. O primeiro deles fica próximo da caverna onde entramos lá no começo do jogo (e precisaremos usar o Clawshot para chegar até lá), e o segundo fica justamente dentro do bazar.
Ambos os baús contém 300 rupees cada. Eu não iria atrás deles agora, no entanto. Há uma chance ENORME de você ter mais dinheiro do que sabe o que fazer com ele, não é mesmo? Bom, a loja do Beedle já está, a esta altura, vendendo o último bolso do jogo, pelo preço nada amigável de 1200 rupees. Por isso, eu recomendo que você só pegue o dinheiro dos baús depois de gastar tudo com essa belezinha.
Você também pode comprar uma aljava extra por 150 rupees, se você tiver interesse em uma.

Aproveitar que estamos em Skyloft, há duas buscas que podemos observar, agora. Além de entrar no bazar e falar com a Peatrice de novo, é claro.
Estando no bazar, é possível que você perceberá que o marido da mulher das poções, o Bertie, não parece muito satisfeito. Você pode falar com ele agora, se quiser ter uma noção do que se trata, mas, conforme ele deixará claro, isso é algo que você só poderá observar melhor à noite.

Feito isso, vá agora para a Academia. Mas, não ENTRE na Academia ainda. Ao invés disso, siga para o telhado dela, da mesma forma que você fez no começo do jogo, para resgatar a Mia.
Uma vez lá, procure por uma chaminé onde um alvo de Clawshot estará maliciosamente escondido. Use seu Clawshot nele e se deixe cair por ela.



Você cairá dentro de uma área secreta da Academia, de onde é possível até ver a banheira da Sala de Banhos (nós... falamos dessa sala de banhos?). Seguindo por este caminho, você inevitavelmente vai cair dentro do quarto da Zelda! É!
Pra deixar as coisas mais interessantes, você encontrará um Pedaço de Coração se abrir o armário dela. Ainda mais, se você quiser, você também pode ler o diário dela para ter uma noção do que ela pensa no geral. Nada demais, mas, continua sendo um detalhe bacana.

Aproveite que está aqui e durma até o anoitecer. Tem algumas coisas que já podemos ir adquirindo.

Durante a noite, minha primeira recomendação é que você desça para o quarto do Fledge. A essa altura do jogo, ele estará sendo capaz de fazer mais de 3500 flexões como AQUECIMENTO. Ele ficará feliz por você tê-lo ajudado tanto, e vai agradecer com 5 Cristais de Gratidão.

Não espere o amanhecer, ainda! Nós queremos, primeiro, resolver a vida do Bertie.

Aliás, você pegou o Cristal de Gratidão que fica ao lado da planta de entrada da Academia, no andar de cima? Não? Teremos que passar lá, de todo jeito, então aproveite para ver se você pegou ou não.

Siga para a área residencial de Skyloft. A casa que você quer visitar é a casa à esquerda da de onde o Pipit mora (e, se você passar muito perto desta, é provável que haverá uma pequena cena onde você vai ouvir o Pipit brigando com a mãe em relação àquele pagamento que ela lhe deu por limpar a casa - há uma escolha no meio, mas, ela não afeta muita coisa fora de um único diálogo com ele durante a noite).

Dentro da casa de Bertie e Luv, você encontrará o coitado ainda de pé, tendo de acalmar o seu bebê. Ao falar com ele, você vai descobrir que, desde que um pássaro roubou o chocalho do bebê, Bertie vem sendo impossibilitado de sequer dormir.
Se ofereça para ir atrás do chocalho, e nós resolveremos isso imediatamente.

Do lado de fora, siga para a entrada da caverna de Skyloft (de novo, é aquela caverna pela qual você passou para resgatar seu Loftwing no começo do jogo). Você veio aqui mais cedo para pegar um baú com 300 rupees.
Pois bem, a ideia é a mesma: use o Clawshot em uma plataforma ao alto, localizada à esquerda da entrada e vá subindo como der usando o Clawshot, até você chegar em uma "ilha" ou "plataforma" cheia d'água. Há um Cristal de Gratidão dentro d'água, e você pode, e deve, usar o Beetle para adquiri-lo sem arriscar uma queda.
Dê a volta pela ilha até chegar ao outro lado, de onde você poderá ver o bazar. Vire sua atenção para uma torre mais próxima, de onde é possível ver um pequeno ninho. Pule em queda livre para o topo desta torre e, quando pousar no ninho, use os Gust Bellows para afastar toda a areia. Daí, é só pegar o Chocalho e voltar para a casa de Bertie.

Como recompensa pelos seus atos, ele vai passar 5 Cristais de Gratidão!

Com tudo isso, será possível ir até o Batreaux para conseguir 300 rupees como recompensa.
Pode não parecer grande coisa se a sua carteira já estiver um tanto cheia, mas, eu recomendo que você vá falar com o Batreaux de todo jeito por um motivo bem simples: com a última atualização, a sua espada está capaz de rastrear diversos itens. Falando com Batreaux vai fazer com que a Fi ative o rastreamento de Cristais, o que é uma ÓTIMA opção para procurar por quaisquer cristais que você possa ter esquecido! Isso não vale para buscas opcionais, infelizmente, mas, ajuda MUITO para pegar aqueles cristais avulsos.

UMA ÚLTIMA VISITA À ILHA DAS MÚSICAS


Agora, chega de brincar! Vamos voltar ao nosso objetivo principal!
Acho que é óbvio a essa altura, então, siga para a Ilha das Músicas. Faça a mesma rotina de sempre, e você vai aprender a nova melodia, Din's Power - que é uma música BEM bacana, e um pouquinho contagiante, também!

Por processo de eliminação, acho que você já pode adivinhar onde você vai agora.

Voe com seu Loftwing para o Vulcão Eldin, e se prepare para um Reino do Silêncio um tantinho mais tenso do que o normal!

A BUSCA PELA CHAMA EM ELDIN


Vamos direto para o lugar, sim? O espaço que você procura é aquela mesma área onde a Impa nos ajudou no começo do jogo. Escolhendo a estátua intitulada Volcano Ascent, você já estará na cara do espaço onde o Reino do Silêncio aguarda. Toque a música, enfie a espada, e mantenha uma roupa de baixo reserva - você vai precisar.

O maior problema que muitos podem ter nesta versão do Reino do Silêncio tem mais a ver com o design geral da região do que com os Guardiões. Por conta do número absurdo de paredes e penhascos, pode ser um tanto difícil identificar quais áreas possuem as Lágrimas ou não. A boa notícia é que cada área é aberta o suficiente para permitir que você procure sem muito problema. Além disso, você nunca precisará passar por um lugar que você não visitou antes, deixando a jornada bem menos assustadora do que poderia ser.
A má notícia é que isso tudo AINDA é o Vulcão Eldin, o que significa que você terá de lidar com várias inclinações de areia, lava, aquela sala onde você pega fogo, e ainda terá que se preocupar com os Observadores E os Guardiões que serão inevitavelmente acordados.
Pode parecer muita informação, e até que é, mesmo; no entanto, assim como os outros Reinos do Silêncio, isso ainda é perfeitamente fácil de passar, assumindo que você não perca a cabeça, e procure manter sua paciência.

Adquirindo todas as lágrimas não vai lhe dar um item como os outros, no entanto. Você vai ganhar os Fireshield Earrings, um par de brincos que lhe permite ficar em áreas extremamente quentes por tempo indeterminado sem que você pegue fogo e se torne em uma pilha de cinzas verdes no processo.
Isso significa que poderemos explorar aquela área onde você sempre pega fogo sem medo.

Lembra-se onde ela fica? Você pode usar o túnel de ar próximo de onde o portal para o Reino do Silêncio estava para chegar lá num instante.

Fazendo isso, e entrando na área de fogo, o nosso herói vai hesitar um pouco, antes de ver que os brincos funcionam bem. Ao invés de seguir pela direita como uma bala, siga para a esquerda como uma pessoa que não tem mais medo de morrer queimada.
Subindo a ladeira, você encontrará uma passagem para outra região em Eldin - eu digo outra região, mas, ela é tão pequena, que, honestamente, você mal vai sentir a passagem dela!

O TOPO DO VULCÃO



Apesar de ser pequena, essa é uma área bem perigosa, e conta com uma grande diversidade de inimigos de fogo. Logo de cara, você será abordado tanto por Chuchus vermelhos quanto por Keese de fogo. Seja cuidadoso por aqui, enquanto prossegue para quaisquer das passagens à sua frente.
Eu sei que há uma passagem para a sua direita, mas, como não temos o equipamento necessário para lidar com aquele lado, vamos focar, primeiro, em seguir em frente.
No futuro próximo, poderemos explorar essa área em toda a sua glória!

Do outro lado, realmente não há muito o que ver ainda. Na verdade, é quase como se ela fosse um funil, empurrando você para o lado esquerdo, onde há uma piscina de lava com duas plataformas e dois Spumes roxos (que, diferente do que você espera, atiram projéteis que lhe impedem de usar seus itens por alguns instantes - em outras palavras, eles causam CURSE!!!).


Depois dessa piscina, haverá duas passagens: a primeira delas, bem à frente, contará com um caminho um tanto estranho para adquirirmos um cubo, e a outra nos levará a onde precisamos. Você trouxe um pote vazio, a propósito? Você vai precisar de um!
Pode parecer o contrário mas, mesmo que você não queira pegar o cubo, ainda será necessário passar por essa primeira passagem. Se você tiver como, eu recomendo que você tenha dois potes vazios consigo. Isso facilita MUITO as coisas.

Logo do lado de fora (que é ao ar livre, ao invés de ser o ar opressivo da cratera), você encontrará uma pequena poça à sua esquerda. Adivinha só? Pegue a água com seus dois potes (ou só um, se você não puder se desfazer de nada).
Para aqueles que querem o cubo, por favor, direcionem sua atenção para o penhasco à direita. Pode não parecer, mas, escondido atrás de um desses pilares de pedra (o mais próximo de você, curiosamente), estará uma plataforma com um Cubo da Deusa. Pule enquanto corre para entrar em queda livre, e se direcione à plataforma, que ficará mais fácil de encontrar enquanto você estiver no ar.
Caia nela, e ative o Cubo com um Skyward Strike.
Feito isso, você pode sair daqui usando os Clawshots em uma série de vinhas, que lhe levarão para o topo, novamente. Lá, inclusive, você pode tocar sua harpa para fazer aparecer uma Gossip Stone.

Passando por isso, siga pela outra passagem na cratera, onde você reencontrará Gorko. Ele vai apontar para uma parede de fogo que parece impassável (embora não deveria ser problema para ele, já que ele É UM GORON). A essa altura (se não for agora, é um pouco depois), a Fi vai ativar o rastreamento de Cubos, também... Tenha isso em mente para o futuro próximo.
Logo à direita dele, estará uma escultura de um sapo. Era por isso que eu pedi para que você coletasse um pouco de água (e pedi dois potes para que não fosse necessário sair daqui e voltar para a poça novamente). Suba as escadas para chegar perto o suficiente da escultura, e derrame a água na língua do sapo. Isso fará com que a parede de fogo se apague e vocês possam passar para a próxima parte desta caverna.

Do outro lado, temos algo parecido (além de um grupo de buracos com rupees e corações, e uma Gossip Stone escondida logo à direita).
A diferença é que você precisará ser um tantinho mais criativo.

Use os Clawshots para acertar as vinhas na parte superior da parede da esquerda e, de lá, siga pelo caminho que lhe deixará logo em cima da outra escultura de sapo. Do jeito que a câmera vai ficar, se posicione de forma que você esteja olhando para o lado direito da tela e, então, derrame mais água.
Mais uma parede "apagada", você poderá seguir em frente.

Você chegará em outro beco sem saída: um sapo gigante com uma parede bloqueando acesso ao que parece ser uma grande construção. Se você veio prestando atenção até agora, então você sabe que esse é um templo onde está escondida a última Chama.


No entanto, conforme Gorko ressalta, nós vamos precisar de um contêiner de água BEM maior se quisermos passar por aqui.

Antes de esquentar a cabeça com isso, no entanto, eu recomendo que, primeiro, você salve o jogo nesta estátua, e prossiga para o lado esquerdo da entrada do templo. Há mais um Cubo que podemos pegar.
Use o Clawshot nas vinhas para subir nas plataformas que estarão em seu caminho (é, literalmente, uma linha reta, sem NENHUM desvio - é impossível você se perder aqui), e, depois de um encontro com um Lizalfos, você achará um Cubo da Deusa prontinho para ser despachado.

OK, agora, vamos voltar para os céus e procurar por aquele contêiner de água. Você está pensando o que eu estou pensando?

UM DESVIO POR FARON


Em uma partida casual, o seu objetivo seria voltar para o Lago Floria. Mas, que tal aproveitar a chance para usar o rastreamento dos cubos e pegar o que está faltando na floresta como um todo?

Se você veio seguindo este guia bem direitinho, deveriam estar faltando apenas três cubos (ou quatro, se você esqueceu do cubo que fica na sala final do Skyview Temple).
Eu recomendo que você use o rastreamento para localizar todos os três, mas, para apressar um pouco, as localizações deles são as seguintes:

  • Em cima do Skyview Temple, acessível por meio de vinhas (com uso dos Clawshots) do lado de fora, direito, do templo.
  • Nos arredores da Grande Árvore - será preciso subir até a espiral com Keese e, logo antes da primeira protuberância, você pode se ajustar para cair na plataforma logo abaixo. Eu recomendo que você estude bem o posicionamento do Cubo (ele é visível logo na plataforma onde há uma estátua de pássaro) antes de tentar pegá-lo.
  • Em frente à Ancient Cistern, logo acima da estátua de pássaro próxima. Acessível por meio de vinhas. 
Siga para o Lago Floria, especificamente a sala onde você conheceu a Faron pela primeira vez. Falando com ela, você terá permissão quase imediata de levar a bacia que ela estava usando para se curar. Fi vai imediatamente chamar o Scrapper.
Depois que ele levar a bacia aos céus, siga atrás dele de volta para Eldin.


Eu sei que você ativou VÁRIOS cubos até agora, mas, vamos nos ater à missão, por enquanto. Depois de adquirirmos as chamas, você precisará passar uma boa temporada no céu, dando tempo de sobra para fazer tudo, ou quase tudo, o que precisa.

Antes que você possa escolher sua parada em Eldin, o Scrapper vai se fazer de espertão e vai correr para chegar no vulcão antes de você.
Como resultado, ele vai pousar não no topo, onde o templo está, mas, BEM no começo da região.

PROTEJA O ROBÔ!



Vou resumir o seu objetivo a partir daqui: será preciso escoltar Scrapper até o templo.
A boa notícia? Você poderá se utilizar de diversos atalhos até lá!
A má notícia? O número de inimigos terá aumentado dramaticamente, e o Scrapper só vai levar algumas pancadas antes de desativar.

Por sorte, você ainda deve ter aquele arco super show com você! Ele, junto das bombas, será de GRANDE utilidade aqui.

Saindo da entrada, minha recomendação é que você siga pelos atalhos que você criou desde a primeira vez: seguindo pelo caminho da esquerda é uma opção que já corta metade do percurso na montanha! No entanto, eu recomendo que você elimine os Bokoblins arqueiros que estarão nos arredores, para que você possa pegar algumas flechas e garantir que você tenha munição máxima antes de prosseguir. Basta uma flecha para despachar um arqueiro e, atirando o Beetle para coletá-las antes que elas desapareçam é uma ideia MAIS do que válida.

No geral, esse é um caminho bem simples de percorrer, então, não deverá haver muitas surpresas. O problema fica no que diz respeito aos Keese de fogo (que podem lhe pegar de surpresa e causar grandes problemas se você não for rápido) e os Moblins.
Você precisa de cinco a seis flechas para derrubar um Moblin com escudo de madeira, e o dobro disso para derrubar um com escudo de metal. Bombas tem GRANDE efeito, no entanto, e são mais do que recomendadas, também - atire uma para deixar o grandão ocupado e, enquanto ele está virado para se defender da explosão dela, atire outra para explodi-lo pelas costas.

Há uma área um tanto mais sensível, que é logo antes da caverna que leva à cratera.
Nessa ponte, haverá um Moblin com escudo de metal cercado por três arqueiros escondidos. Minha recomendação, aqui, é que você despache os arqueiros ANTES de lidar com o Moblin (que, dependendo do quão bem você racionou munição, precisará ser derrubado só com sua espada).

Uma vez dentro da cratera, o seu desafio tomará um ar um tanto diferente. A entrada deverá ser pouco complicada, mas, logo no outro lado (o mesmo que eu disse em que não havia nada a se explorar), dois Lizalfos estarão no aguardo. Você pode despachar pelo menos um deles com Bombas se não estiver se sentindo confiante, mas, com movimentos rápidos, é fácil lidar com os dois antes que um deles sequer toque em Scrapper.
Depois disso, nem os Spumes serão um problema. Siga o resto do caminho até a entrada do templo e Scrapper automaticamente vai atirar a bacia contra o sapo, apagando a parede de fogo, e liberando espaço para o templo.

Falando nesse templo, ele será nossa próxima parada!
Nos veremos lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário