terça-feira, 21 de maio de 2013

Ocarina of Time VS Majora’s Mask


É a discussão de todos os tempos, entre fãs é muito comum você ver uma briga com esse assunto: É Link adulto pra lá, é Máscaras para se transformar em outra raça pra cá e o velho bla bla bla. Enfim, qual é o melhor?!
Não se sabe e ninguém. É... NINGUÉM! Pode afirmar com absoluta certeza qual é o melhor até porque há diferentes pontos (tanto positivos e negativos) no jogo e também diferencia muito a preferência de jogador para jogador mas quais são os pontos de cada jogo em relação ao outro?

OBS.: As Vantagens e Desvantagens muita das vezes serão apenas o mesmo quesitos vistos de diferentes gostos considerando a preferência de (quase) cada um.



Bom, comecemos com Ocarina of Time:
  • Vantagens
  1. História Original e fundamental para a série.
  2. A boa (aliás ótima) e velha receita do “Salve-a-princesa-e-mate-o-vilão”
  3. Bom Enredo
  4. Ótimas Quest e Side-quests
  5. Sistema de trocas (para a Biggoron Sword)
  6. Link Adulto (É sério... tem gente que gosta só por causa desse quesito)
  7. Master Sword (A Oportunidade de empunhar uma espada lendária e enfiar no/na bucho/cara de Ganondorf além da história de sermos o "escolhido" coincidentemente)
  8. Ocarina of Time foi assim como muitos outros da época (mas no caso Zelda) a deixa o Jogador explorar por completo (mesmo!) o seu "Universo" por assim dizer, ou seja, com certas exceções claro.
  9. Ocarina of Time (mesmo sendo apenas o 1º do Nitendo 64) foi para muitos fãs o (FIST!) Primeiro jogo zerado.
  10. Durabilidade de Jogo (Afinal por mais que você não faça as Side-Quets ou até mesmo a Sequência de Trocas você tem vários Dungeons para enfrentar)
  11. Temas para quase tudo que é coisa (Desde sua casa até o Mercado), tais músicas inclusive (para muitos fãs) tem o efeito nostalgico.
  • Desvantagens
OBS.: Somente para quem acha tais questões abaixo ruins.
  1. A velha questão do “Salve-a-princesa-e-mate-o-vilão” (Fica meio chato, você salvar uma princesa [Skyward Sword, Minish Cap, FS eu não sei, Ocarina of Time, A Link to the Past, Legend of Zelda e Adventure of Link, < humildes exemplos])
  2. Durabilidade e Dungeons (3 Pedras Espirituais e + os Templos além da Ganon's Tower que é um MINI-Resumo pelo o que nós passamos além de ter o quesito em que quase todo Dungeon Final tem: O USO DE TODAS OS EQUIPAMENTOS
  3. Mudança de visual só no quesito túnica (Ficar vermelho ou azul é essencial para sobreviver no calor ou respirar embaixo d'água respectivamente... Mas apenas mudar de cor não é legal...)
  4. História Comum (Um SUPERDUPERMEGAULTRATERA Clássico)
  5. Máscaras apenas para "brincar" mesmo... (Aff...)
  6. Certos Itens disponíveis para uso só na fase criança/adulta.  (Usar um Deku Nut como Adult Link é simplesmente INPUSIBRU.)

Agora Majora's Mask

Vantagens

  1. Máscaras Úteis (Qual graça tinha você ser quase atropelado pelo corredor que vinha na velocidade da Luz após ter dado a máscara do coelho lá e quando você usava nada fazia além de deixar Link mais... fofinho.)
  2. Coisas menos clinchês (Desde o próprio título em si [contando que o Tio Ganny não aparece e Zelda aparece só em um momento], até sua História única).
  3. NPCs mais interativos (Você pode conversar com eles até 2x que eles podem dizer coisas diferentes :) Além do mais, você pode interagir com alguns de certa forma, ele assim demostrando emoções diferentes)
  4. + Side-quests  (Nada melhor do que juntar um casal, ajudar o [no último dia] frustado carteiro a fazer sua última entrega (especial inclusive), ajudar Malon Cremia, etc.)
  5. O Super Challenge de fazer tudo e salvar todos em 3 Dias não necessariamente... afinal você é o FODÃO "herói do tempo" pode voltar no tempo (Sacou? Você tem 72 horas para começar e terminar, [As quests principais] contando desde quando você dá o primeiro passo em Clock Town, por assim dizer.)
  6. Um dos títulos mais obscuros, além das história e mistérios (além de mitos) que envolvem a trama, sendo alvo assim de várias teorias de suas origens e o que aconteceu (A Origem da Fierce Deity Mask por exemplo...)
  7. Um mundo mais amplo para se explorar, por mais que Majora's Mask tenha como seu foco principal (Só a quest por assim dizer) 4 Dungeons e a Lua, você tem um ENORME mundo com DIVERSIDADE de coisas para se fazer/achar/desvendar.
  8. Uma cultura única a qual define BEM o povo de Termina, mostrando seus gostos e costumes.
Desvantagens

  1. Sistema de "Save" (Algo realmente frustante, não como você salvar em um canto e aparecer na sua casa, ou no começo do Dungeons, às vezes você é obrigado a começar desde a porta de Clock Town)
  2. Durabilidade da Quest Principal (4 Dungeons irritantes para qualquer jogador [Maldito seja o Templo lá pelas bandas da Great Bay] além de enfrentar 3 fases do Final Boss sem pausa qualquer enfrentando Majoras [Com/Sem a Fierce Deity Mask]) 
  3. Considerados por muitos uma grande mas curta (3 Dias sacou?) viagem na maionese.
~Le pequeno Resumo: Enfim, Termina de longe é infinitamente mas diversificada do que Hyrule. É composta por Pântanos, Montanhas (de Gelo), Praias, Torres. A Cultura de Termina é algo também que pesa muito na balança em relação a de Hyrule. Além do mais em Termina não é simplesmente passar de Dungeon em Dungeon derrotando chefe... Na maioria das vezes através de umas pequenas ajuda de itens conquistados em Side-quests você passa entre os Dungeons e ainda tendo a visão da horrível terrível cara-de-psicopata que a lua tem lembrando você da responsabilidade que está em suas mãos de salvar não só Clock Town mas como o Reino Termina toda... Nisso tudo é imbutido todas as questões tradicionais de um Zelda mas mantendo a exclusividade que é Majora's Mask.

Ajuda e inspirações em:
Nitendo Blast
Fórum Zelda
e Outros...

PS.: Peço desculpas por não ter colocado mais conteúdo "discutivo", mas estou sem tempo, paciência, internet para fazê-lo e julguei (malmente) melhor publicar o conteúdo acima já concluído. É uma fração do meu pensamento e/ou opinião, e de uma visão diferente, peço perdão se eu insultei, julguei ou falei errado algo.


Igor Fabiano (Mr. Igor/Cyrus) - É redator, e membro da equipe do Hyrule Map. Ele é o responsável pela coluna "As Espadas da Série", "As coisas únicas de Título".  também é o responsável pela coluna Tirinhas da Semana além de também compartilhar notícias/imagens/eventos que fazem no mínimo referências a Serie Zelda.

5 comentários:

  1. Realmente, o save de MM deixou a desejar...

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    1. Dava uma raiva quando eu tô no meio do Dungeon, aí é a maldita hora que as forças do universo se voltam contra você e você tem que sair e eu tenho que voltar malditamente para algum ponto que tenha a Coruja ou algo assim...

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  2. ri litros!! mas velho, a sensação que eu tenho jogando majoras é a mesma que eu tenho jogando silent hill manja??eu já sei o que vai acontecer, mas à cada esquina que eu viro, não passa nem uma agulha(se é que vc me entende...)majoras, pelomenos comigo, é um jogo com um fator replay baixissimo justamente pela pressão e o clima sombrio que ele possui. mas, talvez justamente por isso, em certos detalhes eu o prefiro. ocarina é "tudo de bom", como vc mesmo descreveu, mas enjoa. a historia dele mesmo, que é tão aclamada pelos fãns e tudo, só se adequou ao tipo de jogabilidade que o 64 tinha a oferecer(como qualquer outro jogo na verdade, e não somente os zeldas). majoras por sua vez, já tinha a experiencia do ocarina, então tiveram a oportunidade de se trabalhar melhor a trama, deixando-a mais profunda(e consequentemente ou não)mais sombria. acho justo citar os oracles como exemplo. o motor engine já tava pronto, com o belissimo links awakening, então trabalharam melhor a interação(e um pouquinho da historia), na mesma pegada do majoras.
    muito boa essa analise/comparação, é assunto mesmo pra horas de conversa!

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    1. All this.
      De fato é como você falou, e ainda concluiu epicamente que é assunto para horas e horas de conversa, mas batalha infinita é quando você é fã de Majoras e enfrenta aquele cabeça dura que não vê que Majoras tem mais conteúdo, história que posso meio que afirmar (ou não) que é Spin-Off (quase que) por isso totalmente original... Enquanto que Ocarina, pode-se até dizer que é espelho do ALttP... bem citado também os Oracles, tenho que admitir que foram bem "enginizados" com o não só Belíssimo, mas: ÉPICO! LENDÁRIO! INESQUECÍVEL! MERECEDOR DE MAIS UM REMAKE (que eu duvido) - LINK AWAKENING!

      E por fim, obrigado Nivaldo Wesley, além de ajudar a doar um Rupeer para o abrigo e alimentação às vítimas de Ganon em Hyrule, você também me inspira e me encoraja para continuar estre árduo (ou não) trabalho, e como eu já disse, é uma pena eu não poder colocar mais, mas é até prudente parar onde eu parei, senão eu iria fazer um Livro só falando disso. :) Por fim, obrigado. Aguarde para ver o que vem por ae (ou não).

      P.S.: Seu comentário foi épico. ^^

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  3. desvantagens do Oot: Water temple.

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