O que é o tema de Zelda? Será que a série está tão atrelada assim ao medieval? Ou essa ideia simplesmente sumiu com o tempo?
Sei o que alguns de vocês estão pensando... Zelda sempre mostrou o medieval como seu principal tema, além da fantasia é claro. No entanto, mais recentemente, os jogos da franquia vem abandonando esse tema. Pensando bem, o tema medieval deixou de ser a base de Zelda há muito tempo. Se você pensar bem, muitos títulos da série fizeram pouca alusão ao estilo medieval que tantos clamam ser a base.
O primeiro exemplo disso foi o clássico Link's Awakening, cuja história, se você observar, poderia ter acontecido em qualquer período de tempo: idade antiga, medieval, moderna e/ou contemporânea. Sabemos que é medieval apenas por conhecermos o personagem Link.
Outro bom exemplo é Majora's Mask. Não só o enredo, como a estrutura dos personagens de Majora's Mask se mostra bem independente do medievalismo, ou ao menos não o destaca. Observando bem a estrutura do mundo ao redor, tendo como nosso brilhante exemplo a organizada Clock Town, dá pra perceber que o mundo de lá não considera o medieval como sua base. Na verdade, o medievalismo se mostra em segundo plano. O grande número de lojas, um banco, uma loja de coisas roubadas, os jogos com prêmios, tudo isso não pode ser tido como parte de um mundo medieval.
A lista pode ir aumentando, chegando a mencionar títulos como The Wind Waker, The Phantom Hourglass, Spirit Tracks (lembrando que a existência de monarquia não indica se o mundo é medieval ou não). Na verdade, onde realmente quero chegar é Skyward Sword.
O mundo visto em Skyward Sword se mostra um tanto neutro nesses termos, e não vemos praticamente nada em termos de medieval. Muito pelo contrário, chegam vezes em que parece que estamos olhando para algo mais futurista.
Mas Skyward Sword continua com todo o estilo de Zelda! Então, como pode, certo?
Bom, talvez o ponto mais importante de Zelda não seja um mundo medieval, mas um mundo que dê alusão ao medieval, e o mais importante: uma grande dose de fantasia! Sim, tem que ser algo fantasioso para dar aquela atmosfera especial.
Em resumo: talvez o estilo medieval não seja tão essencial para Zelda no final das contas. Não estou dizendo que ele deve deixar de existir, nem que não seja necessário. Apenas que ele não precisa ser destacado nos jogos com tanta frequência.
Você acha que o que eu digo faz sentido? Ou acredita em outra coisa? Revele-se nos comentários!
mas,o que torna senhor dos aneis um epico, não é o medievalismo,mas toda jornada e toda fantasia presente no jogo.Por isso que zelda,até por mais simples que seja(tipo a serie oracles)vai continuar sendo épico!!!
ResponderExcluir