domingo, 18 de outubro de 2020

Detonando! The Legend of Zelda: Oracle of Ages - A Torre Negra

E finalmente chegou a hora do desafio final! Do grande combate! Da batalha que vai decidir o futuro da terra de Labrynna e, também, do mundo!!! Assumindo que você esteja jogando o Oracle of Ages sem ter conectado com o Oracle of Seasons.

Bom, além de alguns pedaços de coração  (que vamos explorar em um guia à parte), realmente não resta nada a fazer, que não seja ir até a Veran e dar uma surra nela. Até a Árvore Maku concorda, já que ela lhe dirá para encontrá-la no presente!

Sem perder tempo, retorne ao presente e siga para a Árvore Maku. Agora que você tem todas as Essências, e ela lembra de tudo, ela será capaz de produzir uma Grande Semente Maku!


Com esse item, você poderá finalmente entrar na Torre Negra para começar a batalha contra Veran. Mal você fará isso, no entanto, as bruxas Twinrova (que apareceram antes, em uma cena que eu não quis descrever porque... Eu não quis descrever) vão dar as caras, e vão lhe alertar que tudo está indo bem de acordo com o plano...! Eh, quem se importa?


Você ainda se lembra onde fica a Torre, certo? No canto inferior esquerdo da cidade de Lynna, sabe?
Lembre-se de que você precisará chegar lá estando no passado, já que é nesse período de tempo em que a Veran se encontra.

Logo que chegar nos arredores da torre, você vai encontrar o Ralph. Diferente das outras vezes, ele estará um pouquinho incerto, e vai declarar que "derrotará" a Rainha Ambi para acabar com a Veran. Então, ele vai sair correndo para a Torre.
Antes que possa fazer qualquer coisa, você vai encontrar a Impa e Nayru, que revelarão que o Ralph é descendente da Rainha Ambi...! OH NÃO!! 


Resolveremos isso num minuto. Ou dois... Ou três... Ou seja lá quanto tempo formos precisar para subir a torre.

Sem mais delongas, siga o caminho para a Torre Negra!

A TORRE NEGRA

Apesar de todo o mito que construímos em cima desse lugar, a Torre Negra é um dos lugares mais diretos e simples do jogo. No entanto, aqui se encontram alguns dos inimigos mais brutais, e haverá o caso de uma ou duas salas que foram feitas só pra irritar quem entrar nelas. Quase faz você se perguntar porque eles fizeram esse lugar do jeito que ficou, se ele só serve como uma varanda alta pra Rainha Ambi, hã?

A primeira sala é uma onde nada acontece. Você pode falar com o único engenheiro que sobrou, e ele vai comentar que, a partir daquele ponto, só há monstros. Já que queremos subir, vamos ter de enfrentar esses monstros.

Certo, o caminho que você precisa tomar começa à direita. É uma longa volta que, honestamente, não tem nada de muito preocupante. Na verdade, os monstros desse primeiro andar são basicamente os mesmos que você encontra espalhados pelos campos de Labrynna. Se você pegou a Espada Nobre, é tudo ainda mais simples.
Suba as escadas ao final da volta, e você chegará ao segundo andar. Os inimigos daqui são um tantinho mais nervosos, mas, nada de novo! O único perigo real são os Like-Likes que se encontram lá pro final. Logo depois deles, há mais uma sala, com mais escadas a se seguir.
O terceiro andar estará cheio de Darknuts e alguns Wizzrobes, então é uma boa ideia começar a ter cuidado. 

Ao final de todo esse percurso, você chegará  a uma área com três portas. É aqui que a Semente Maku vai fazer sua mágica e, por meio das oito Essências que você coletou, ela vai revelar o caminho! Que é uma porta. Siga pela porta!


É a partir desse ponto que as dores de cabeça começam, inclusive. 

TORREÃO DA TORRE NEGRA

Essa primeira sala já me enche de ansiedade...! AAARRGGHH!!! Certo, vamos explicar isso aqui!


Você estará olhando para um daqueles labirintos de escadas, onde você precisa saber exatamente quais pegar para que possa avançar. Por sorte, esse aqui não é muito complicado. Na verdade, você pode até passar só na base da teimosia! Mas, eu vou lhe ajudar porque eu sou um cara legal... E também porque eu tô escrevendo um GUIA desse jogo... Ha... Fique sabendo que os dois andares estarão com Darknuts e Wizzrobes, então, se prepare para lutar ou fugir.

Certo. Comece subindo as escadas que estão mais pra esquerda. Delas, desça as escadas logo ao norte. Cuidado com o Darknut, e suba as escadas que estão no canto superior esquerdo. Evite o Wizzrobe, e desça as escadas à direita. Evite o Darknut, e prossiga caminho para subir as escadas que estão láááá no norte. Desça as escadas ao sul. Vá para as escadas ao norte, efetivamente terminando esse pequeno labirinto.

Mas, não pense que as escadas acabaram...! 


Na próxima sala, quatro chamas vão cercar você antes de saírem flutuando pela sala. Não se preocupe muito com elas. Na verdade, se preocupe (e chore, não se esqueça de chorar!) com todas as escadas que estarão nessa sala! Apenas uma delas é a correta!! QUAL SERÁ?! NUNCA VAMOS DESCOBRIR!! FICAREMOS PRESOS AQUI PARA SEMPRE!!!!!!!!!! Oh, espera, é a segunda da última fila, da direita para a esquerda. Massa.


Não é como se você sofresse uma punição muito horrível se falhasse, mas, você iria parar em um corredor com dois Lynels, o qual teria de atravessar toda vez que desse uma mancada.

Bom, agora que você está no caminho certo, quebre os vasos se quiser uma fada e algumas mystery seeds (que você vai precisar pegar, a propósito). Então, siga para o norte. 

Finalmente, você chegará no topo da torre, e terá de dar uma pequena volta (sul, direita/esquerda, norte, esquerda/direita, norte) para chegar onde quer chegar. Há uns Lynels e uns soldados de massa por aqui, então tenha cuidado!


Na próxima sala, encontraremos Ralph tentando enfrentar Ambi/Veran, e falhando miseravelmente porque ele não é um idiota, e está com medo de apagar a própria existência. 

Depois de se certificar que ele está bem (porque você é uma boa pessoa, cheia de empatia pelos outros), vá ao norte para enfrentar a Veran!

CHEFE: VERAN (R. AMBI)


Essa batalha será bem parecida com a luta que você teve com a Veran algumas partes atrás. A maior diferença é que, estando no corpo da Rainha Ambi, Veran é um tanto mais agressiva. Além dos projéteis que ela dispara, Veran também chamar um pequeno número de aranhas gigantes que, apesar de serem derrotadas facilmente (basta ir de espada na cara delas), podem atrapalhar sua estratégia.
Falando nela, é a mesma de antes: usando o atirador, acerte Veran com uma Mystery Seed para que ela fique exposta. Então, use o gancho para trocar de lugar com ela e, completamente longe do corpo de sua vítima, acerte-a com a espada. 

Procure ficar perto dela, tomando cuidado com os diferentes ataques que ela vai realizar, e atacando quando possível. Essa luta pode ficar bem caótica se você não tomar cuidado, então, mantenha a calma, e procure manter o ambiente limpo para que possa realizar sua estratégia.

Caso você morra nessa briga, é uma boa ideia retornar para aquela última sala das escadas para conseguir mais mystery seeds dos potes. 

Depois de apanhar o suficiente, a Rainha Ambi vai voltar ao normal, e vai fugir da cena. Veran não está acabada, no entanto, e ela está mais do que pronta para DESCER O TERROR EM VOCÊ!!

CHEFE: VERAN


Tomando o aspecto de uma fada demoníaca, Veran finalmente revela sua verdadeira forma e, como eu disse, ela está louca pra se banhar em sangue. O SEU SANGUE!! HAAHAHAHAAHAHAHAH! Oh, espera, isso é mal...!

Certo, essa batalha não é lá muito complexa, mas, é fácil se machucar muito nela, visto a velocidade que nossa oponente vai demonstrar. Não só isso, como quatro sombras do herói vão aparecer na arena, e elas podem atrapalhar seus movimentos, já que elas vão lhe copiar. Por conta disso, é uma boa ideia eliminá-las o mais rápido possível, para que você tenha espaço para respirar. 

A Veran continua tão vulnerável a golpes de espada quanto antes, inclusive. No entanto, ela é bem rápida, e não ficará parada em um lugar por muito tempo. O principal movimento dela é voar para fora da tela, se mantendo quase sempre longe de você, e brevemente aparecendo na tentativa de lhe acertar por contato. Além disso, ela também está pronta para disparar projéteis, sempre obrigando você a ficar na defensiva para esquivar melhor.
A melhor estratégia, na minha opinião, é ter atenção aos movimentos de Veran, e acertá-la quando ela voar perto o suficiente de você. Dito isso, se tiver de escolher entre acertá-la e desviar de um ataque, sua melhor opção é desviar do ataque.
Haverá oportunidades em que ela vai voar para perto, e ficar parada. Essa é sua chance, também! Mas, tome cuidado, já que ela pode atirar projéteis nessas oportunidades, também! 

Derrote as sombras, preste atenção, fique na defesa, e ataque quando puder! Ter paciência vai lhe garantir uma vitória bem merecida, apesar de um tantinho demorada.

Agora que a Veran foi finalmente derrotada, chegou a hora de voltarmos todos para casa! Assista a cena, com novo vigor em seu coração, sentindo a felicidade que é finalmente terminar outro jogo desses, arregalando seus olhos em choque ao ver que a Torre está desmoronando, chorando por dentro quando um Wallmaster puxar você para partes desconhecidas, e gritando o mais alto que puder em revolta e tristeza, ao ver que a Veran AINDA NÃO APRENDEU A LIÇÃO DELA. 


OK, luta final! Dessa vez, pra valer!

CHEFE FINAL: VERAN (METAMORFOSE)


Essa é uma das brigas mais tensas do jogo, justamente por requerer muita atenção da sua parte! Se você morrer aqui, terá de começar a briga com a feiticeira desde a forma da Ambi. 

Veran tem três formas nessa luta, e ela sempre começa com a forma do Besouro. Nessa forma, não há muito que ela possa fazer que não seja pular. No entanto, você precisa tomar cuidado não só porque ela vai ter que pousar em algum momento (o que já machuca), como também vai criar uma pequena poça de ácido quando for ao chão. Não há muito que você possa fazer que não seja se manter em movimento. Você só deve considerar um ataque quando ela parar e deixar o rosto à mostra. Então, use sua espada nela!

Depois de alguns golpes, Veran vai mudar de forma, e cada uma lhe dará diferentes motivos para você chorar, já que ambas são bem perigosas. Ela também não faz isso em ordem. 


É provável que sua primeira forma seja a da Abelha, e essa aqui é terrível, pelo simples fato de que ela é horrivelmente rápida, e que ela voa por toda a arena. Desviar dessa nojenta é uma tarefa difícil, mas, por sorte, você pode também acertá-la usando Mystery seeds, o que é útil se você quiser manter distância. Apesar do principal ataque da Abelha ser o voo desenfreado, ela também pode disparar ferrões ou atirar abelhas menores contra você. No caso desse último, sua melhor opção é fazer como as sombras da última luta - se livrar delas o mais rápido possível. Atenção, paciência e reflexos rápidos serão seus melhores amigos aqui.


A outra forma da Veran é a da Aranha, e essa aqui também é horrível, só que por motivos diferentes. Sua espada não terá muito efeito com ela, de primeira, então, você precisará de uma alternativa mais... explosiva. Sim, BOMBAS! Para deixar a Aranha vulnerável, você precisará  acertá-la com uma explosão. Somente dessa forma, Veran ficará vulnerável, e você poderá acertá-la com a espada. Não pense que a luta ficará mais fácil agora que você sabe disso, no entanto! A Aranha não só vai tentar desviar das bombas enquanto estiver em movimento (é melhor esperar que ela pare de se mexer antes de atirar uma bomba), como cada um de seus ataques pode ser devastador! Além da investida, ela também pode atirar uma teia que vai lhe puxar e, assim, lhe acertar no chão para arrancar dois corações de uma vez! Por isso mesmo, mantenha-se em movimento, e evite chegar muito perto!

É justo dizer que, sempre que você derrotar uma dessas formas, Veran vai voltar à forma de besouro, e você precisará atacá-la novamente para que ela ative a outra forma. Mas, depois que todas as três forem derrubadas, Veran finalmente, FINALMENTE, será derrotada, e a terra de Labrynna estará salva!

Junto de Nayru e Ralph, você sairá da torre, e vai se deparar com Ambi que, vendo a situação das coisas, foi reunir seu exército para ajudar. Pena que não precisa mais!


E, com tudo isso, o fluxo do tempo retornará ao normal, as pessoas estarão em paz, e tudo estará bem. Tem também um papo aí de uma Chama do Sofrimento, mas, isso vai ficar pra próxima, eu acho. EU TÔ CANSADO DESSE JOGO, OK?!

E, aí, créditos finais!! Peça uma pizza para comemorar, porque você finalmente terminou Oracle of Ages!!
Espero que esse guia tenha sido útil ou, ao menos, divertido de ler!

Foi show, pessoas. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário